7 dicas para ganhar retweets no Twitter

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Qual é o segredo para “hitar” no Twitter? Essa expressão – que quer dizer que um tweet bombou ― o que é o grande desejo dos usuários! De fato, não existe uma receita para isso, mas ganhar retweets no Twitter certamente é um dos passos para o sucesso.

Essa é a forma mais eficiente de impulsionar o alcance de um tweet e fazê-lo chegar a um público que você nem imaginava.

E existem sim algumas boas práticas que se combinam para transformar um tweet em um “hit” na rede social. Aplicando-as em sua estratégia de social media você certamente verá seu volume de retweets crescer e o alcance de seus tweets aumentar!

Neste artigo, vamos desvendar algumas dessas boas práticas! Fique conosco!

1. Para ganhar retweets no Twitter, publique nas horas certas

Diferente do Facebook e Instagram, o Twitter manteve a exibição cronológica dos posts (embora você tenha a opção de ver tweets antigos em destaque na timeline). Isso é importante para preservar uma das principais características da rede: o acompanhamento de tweets e eventos em tempo real.

Por isso, é essencial publicar na hora certa ― em que os usuários estão online ― para ganhar popularidade.

Para saber isso, você precisará analisar os melhores dias e horários para postar de acordo com os seus seguidores (na mLabs, você encontra esse dado nos relatórios do Twitter).

Mas um estudo da TrackMaven também traz informações interessantes para ganhar mais retweets no Twitter.

A pesquisa mostrou que o domingo é um dia de poucos tweets, mas de muitos retweets! Talvez isso possa ser explicado pela preguiça de escrever no domingo (é mais fácil apenas retweetar).

pesquisa twitter

O estudo também mostra que, embora os usuários twittem mais no horário de trabalho, é à noite que eles mais retweetam. O período entre 22h e 23h é o horário ideal para ganhar retweets no Twitter (mais uma vez, a preguiça na hora de sono.).

retweets horários pesquisa

2. Vá além das palavras

Essa dica vem do próprio Twitter, então vale a pena segui-la!

Em 2014, o cientista de dados da rede social analisou 2 milhões de tweets de contas verificadas dos Estados Unidos e descobriu algumas informações interessantes:

  • Em média, tweets com fotos ganham 35% a mais de retweets;
  • Vídeos geram 28% a mais;
  • Incluir um número no tweet aumenta os retweets em 17%;
  • E incluir uma hashtag no Twitter aumenta em 16%.

Portanto, apesar da limitação de 280 caracteres, existem outros recursos para enriquecer os seus tweets. E esses recursos têm o poder de chamar a atenção do usuário para que ele queira retweetar a sua publicação.

A pesquisa da TrackMaven que já mencionamos também traz um dado interessante: mais retweets acontecem quando os posts têm imagens, letras maiúsculas e exclamações.

Esses caracteres transmitem emoção, que gera identificação dos usuários. Sabe o que isso significa? Se você quer ganhar retweets no Twitter e amplificar o seu conteúdo, humanize a sua marca: coloque uma pitada de emoção nos seus tweets.

Um dos tweets mais retweetados da história mostra isso:

post barack obama no twitter

3. Peça retweets (com criatividade!)

Para ganhar retweets no Twitter não há nada mais fácil que… pedir para os usuários. Sim, é simples e funciona!

Mas esse pedido não deve parecer uma atitude desesperada da marca para aumentar sua popularidade, ok? Explore uma maneira criativa de gerar retweets para os seus posts. E não precisa fazer em todos eles para não tornar a estratégia cansativa.

Sempre com uma linguagem descontraída no seu perfil, é isso que o Domino’s faz ― e tem resultado!

ganhar retweets no twitter dominos

4. Aproveite os Trending Topics

Quando um assunto está bombando no Twitter, todo mundo quer se manifestar! Mas nem sempre os usuários conseguem expressar sua opinião da melhor forma. Então, muitos retweetam posts que refletem a sua opinião de uma maneira mais inteligente.

Foi isso que aconteceu com o tweet da Coca-Cola Brasil em 2014, que sintetizou o sentimento dos torcedores brasileiros e foi bastante retweetado:

retweets coca cola copa

A sua marca, então, também pode se aproveitar disso:

  • Acompanhe os assuntos em alta ― não só os que estão nos trending topics do Twitter, mas também no seu mercado de atuação;
  • Entenda como a sua marca pode entrar nessa conversa de maneira original e relevante, trazendo um ponto de vista diferente (falaremos disso a seguir);
  • Use as hashtags certas, que identifiquem corretamente o assunto, para aparecer nas buscas dos usuários.

Se você fizer publicações interessantes, pode conquistar muitos retweets, até mesmo de quem sequer conhecia a sua marca!

5. Dê retweets em outros usuários

Antes de qualquer outra coisa, o Twitter é uma rede social. Ou seja, é um espaço de relacionamento, onde as pessoas conversam entre si, leem o que os outros pensam, concordam e discordam.

Por isso, não adianta a sua marca estar no Twitter apenas para falar e não interagir. É preciso curtir, comentar e retweetar outros usuários para entrar nas conversas da rede social. Você pode retweetar consumidores, mas também colaboradores, imprensa, parceiros e referências da sua área para fortalecer a sua comunidade.

Quando você retweeta outros usuários, eles passam a perceber a sua marca e valorizar a sua atitude. Assim, se você publicar algo que seja interessante para eles, a atitude tende a ser recíproca. E, dessa forma, você também vai ganhar retweets no Twitter!

6. Traga um ponto de vista diferente

Grande parte dos tweets que bombam no Twitter são aqueles que a gente lê e pensa: “como eu nunca me dei conta disso!?”. Esses tweets geralmente trazem um ponto de vista diferente sobre algum assunto do momento ou da sua área de atuação.

Se você simplesmente replicar o que todo mundo já está comentando, seu tweet será apenas mais um. Mas também não precisa escrever o tweet mais genial de todos os tempos: basta analisar o assunto e comentar algo que ninguém ainda percebeu.

Essas “sacadas” podem alavancar a popularidade do tweet e ainda mostrar como a sua marca é sagaz.

7. Posicione-se sobre temas polêmicos de forma inteligente

Temas polêmicos movimentam as redes sociais. Os usuários querem demonstrar a sua opinião e saber o que os outros estão pensando. E, para os seguidores de uma marca, também é importante saber como ela se posiciona.

Se você demonstra um posicionamento alinhado com a sua persona, as chances de ganhar retweets são grandes! Isso acontece porque, além de demonstrar a opinião do próprio seguidor, o retweet também serve para ele defender a sua marca.

É sempre importante, porém, cuidar da sua imagem. Posicione-se sobre temas que são relevantes para a sua marca e que reforcem o seu branding. E esteja preparado para receber comentários negativos de quem não concorda. Assumir um posicionamento pode atrair desafetos, mas também reforçar a identificação com o seu público.

Um exemplo foi o posicionamento do Submarino sobre o youtuber patrocinado pela marca que fez manifestações racistas. O assunto foi bastante comentado, e a empresa deu uma resposta aos seguidores:

retweets submarino

Pronto! Depois de ler essas dicas, você já sabe como ser mais popular no Twitter. Os retweets fazem o seu conteúdo ganhar popularidade e trazer mais seguidores para seu canal. Por isso, invista nas boas práticas que indicamos acima!

Mas saiba que os resultados da estratégia não dependem apenas disso. Ganhar retweets no Twitter aumenta o seu brand awareness, mas eles nem sempre geram cliques em links. Então, se o seu objetivo é aumentar as vendas ou gerar tráfego para o blog, não adianta olhar somente para essa métrica. É importante acompanhar o desempenho da sua marca também com outros indicadores que estejam alinhados com os seus objetivos.

Com a mLabs, é mais fácil garantir sua frequência nessa rede e fazer esse acompanhamento. Além de agendar tweets, na plataforma você pode analisar métricas de e gerar relatórios. Conheça os nossos planos!

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