Como criar Stories no Instagram: 15 dicas para engajar e reter o público!

como criar stories no instagram: imagem de uma mão segurando um celular com um story da mLabs aberto na tela

AVISO

Algumas funcionalidades foram desativadas da plataforma devido à suspensão do acesso às APIs do Facebook, são elas:

  • Agendamento de Stories, Reels, IGTV e formato carrossel para o feed;
  • Agendamento de posts com marcação de produtos no Instagram Shopping;
  • Recurso desativar comentários em posts do feed, inserção de texto alternativo, localização, agendamento de primeiro comentário e marcação de pessoas;
  • Relatórios e comparativos (Facebook e Instagram);
  • Gestão de mensagens privadas do Direct do Instagram.

Adequaremos a operação da mLabs no Instagram de forma a atender todos termos impostos pelo Facebook e traremos novidades. Para mais informações, leia na íntegra a Nota de Esclarecimento: https://www.mlabs.com.br/comunicado

Se deixar, a gente fica horas no celular passando o dedo para o lado e olhando os Stories, não é mesmo?

Esse formato de conteúdo caiu no gosto dos usuários e, é claro, das marcas, que precisam saber como criar Stories no Instagram para alcançar e engajar sua audiência.

Alguns números do Instagram mostram o potencial dos Stories para o marketing:

  • 500 milhões de contas (metade dos usuários da rede) usam os Stories todo dia;
  • um terço dos Stories mais visualizados são de empresas;
  • 1 em cada 5 Stories orgânicos recebe uma mensagem direta.

Se você possui um negócio próprio ou usa o Instagram como ferramenta de marketing, confira algumas dicas com base na nossa experiência que te ajudarão a conquistar mais visualizações e interações!

1. Saiba quantas vezes postar nos Stories do Instagram

O Instagram Stories não tem limite de posts. Você pode publicar quantos frames quiser para tornar a sua história mais interessante. Isso não quer dizer que você precise cansar o usuário com milhares de publicações.

Um estudo da Buffer e da Delmondo aponta que a medida ideal para os Stories seria de 1 a 7 frames. Isso porque até o sétimo frame, a taxa de conclusão é de 70% — a partir daí, ela tende a cair.

como criar stories no instagram: imagem de um gráfico sobre stories na sequência da Buffer

Mas o próprio estudo alerta: isso não é uma regra! O mais importante é testar no seu perfil com a sua audiência. 

Pelo gráfico, dá para ver que os Stories com uma sequência de frames acima de 7 ainda conquistam resultados, o que mostra o grande potencial desse formato.

2. Dê atenção ao conteúdo do segundo frame

Além da quantidade, a dica aqui é cuidar também o conteúdo de cada frame.

Uma sequência de Stories estratégica precisa olhar especialmente para o segundo frame, que é determinante para o usuário continuar ou não vendo os frames seguintes.

O relatório da Conviva revela que, a partir do segundo frame, é menos provável que o usuário tome uma ação de interrupção, como voltar, avançar ou sair do Story.

como criar stories no instagram: imagem de um gráfico da conviva

Portanto, esse frame deve apresentar um conteúdo TOPZÊRA, que entregue um grande valor ou instigue o usuário a continuar assistindo. 

Colocar um resumo do que você vai contar nos próximos frames ou uma pergunta cuja resposta esteja nos frames seguintes, ajuda a manter os usuários engajados – testa e depois conta pra gente se funcionou! 😉

3. Use hashtags no Instagram de maneira estratégica

As hashtags são poderosas aliadas na sua estratégia. Se usadas da maneira correta, elas ampliam o alcance dos seus Stories e impulsionam a sua performance de marketing no Instagram.

Isso acontece porque ao inserir essas palavras clicáveis no seu Story, você permite que a marca seja encontrada com mais facilidade. Nós recomendamos usar hashtags relacionadas ao nicho da marca e à imagem correspondente nos seus Stories.

Existem algumas ferramentas que nós usamos na mLabs e que nos ajudam a escolher hashtags, são elas:

4. Use o Storytelling para reter a atenção do público

Realmente, deslizar o dedo para sair dos Stories é a ação do usuário que as marcas tentam e devem combater.

Como mostra o levantamento da Conviva, ações de saída diminuem à medida que o usuário avança na sequência de Stories. Portanto, o desafio é reter a atenção do usuário por mais tempo!

como criar stories no instagram: imagem de um gráfico da conviva

O Storytelling é um caminho para reter os usuários. Afinal, pessoas se engajam com histórias. Então, quando os posts têm uma narrativa por trás, a retenção tende a ser maior. 

Ao criar Stories no Instagram, pense em uma história com início, meio e fim, com protagonistas e heróis, com desafios e vitórias. Esses elementos que criam uma conexão com quem está do outro lado da tela.

5. Invista em Stories com imagens

Você sabia que o primeiro frame é o único em que imagens têm uma taxa de saída maior que vídeos?

como criar stories no instagram: imagem de um gráfico da conviva

A diferença é pequena, mas mostra que os vídeos levam as pessoas a saírem dos Stories mais do que as imagens.

Isso acontece porque vídeos geralmente têm áudio, demoram para carregar em conexões lentas e exigem mais atenção. Já o conteúdo das imagens é consumido rapidamente.

Então, aproveite que imagens são mais fáceis de produzir e invista nesse formato nos seus Stories.

Uma boa ideia é introduzir a sequência com um vídeo ou animação rápida no primeiro frame, para humanizar as publicações, e postar frames de imagens em seguida.

6. Use templates customizáveis

Ao usar templates nos Stories você deixa o conteúdo mais dinâmico e estimula a interação com os usuários. É uma ótima maneira para dar vida ao seu conteúdo e fazer com que mais pessoas participem da sua estratégia.

Dá uma olhada no modelo que nós criamos com os potinhos das alegrias do social media. Quando disponibilizamos esse template no nosso Story vários seguidores aderiram à brincadeira e preencheram os potinhos com as suas opções.

como criar stories no instagram: imagem de uma mão segurando um celular com um story da mLabs aberto na tela

Mas, não se esqueça, para que essa estratégia funcione, é preciso pedir para os seguidores marcarem o seu perfil nos Stories. Caso contrário, você não conseguirá acompanhar os compartilhamentos e nem retribuir a ação fazendo UGC (conteúdo gerado pelo usuário).

7. Faça uma enquete relacionada à sequência de Stories

Quando o usuário chega ao final da sequência de Stories, é um sinal de que ele gostou do que você publicou. Mas a experiência dele com a marca não precisa terminar por aí.

Para aumentar a retenção e o engajamento do usuário, que tal inserir uma enquete do Instagram ao final da sequência sobre o que você acabou de publicar? 

Isso faz com que o usuário volte nos Stories para retomar o que você falou e responder à pergunta com mais precisão.

O nosso big boss, Rafael Kiso (CMO da mLabs) costuma usar bastante essa estratégia ao criar sequência de Stories no seu perfil do Instagram.

8. Deixe seu Story envolvente com animações em vídeo

Criar conteúdo com animações em vídeo é uma excelente maneira de aliar dinamismo e Storytelling para despertar o interesse e engajar e encantar os seguidores no Insta.

Esses Stories animados batem recordes de alcance e engajamento na rede social. Além disso, essa é uma excelente alternativa para dar visibilidade para a marca, já o algoritmo do Instagram inibiu a exibição orgânica de todos os conteúdos postados no feed.

Existem vários temas que podem ser abordados em formato de vídeo animado, como DIY (do it your self), tutoriais, bastidores, ofertas e promoções e muito mais.

Algumas ferramentas facilitam o processo de criação e edição de conteúdos animados altamente virais, as principais são Canva, mLabs Studio, Mojo, Inshot, Life Lapse etc.

Criação-e-agendamento-de postagens: imagem com as telas do layout do mLabs studio e canva com os dizeres: Crie e edite posts para as suas redes sociais com a mlabs

O link nos Stories dá possibilidade de inserir CTAs (chamadas para ação) no conteúdo para direcionar o público a fazer algo específico em outras páginas, como compras em lojas virtuais, inscrição em webinars, acessar artigo do blog etc.

Mas para que a estratégia dê certo é preciso entregar na página o que você promete na Stories, não adianta ter um bom post, fazer as pessoas clicarem no link se, ao chegar na sua página o usuário não encontrar o que você prometeu.

Também é importante pensar na experiência do usuário no celular. Como é a usabilidade do seu site, ele está poluído demais? Tenha essas questões em mente antes de inserir um link do seu site nos Stories.

Essa funcionalidade, porém, ainda não está disponível para todas as contas na plataforma. Para saber mais sobre o tema, confira o nosso artigo sobre Como colocar link no Stories do Instagram? Veja como e quais contas podem fazer isso!

10. Marque empresas e parceiros

Ao marcar empresas e parceiros no Instagram você aumenta a interação, dá mais visibilidade para o conteúdo e, de quebra, pode conquistar mais seguidores.

Com uma boa dose de criatividade, ideias aparentemente simples acabam se transformando em chances de ouro para trabalhar a sua estratégia de marketing.

Fazer marcações nos Stories é muito simples, o pulo do gato é usar esse recurso para divulgar parcerias com empresas do mesmo segmento que você, criando uma estrutura de cooperação nas redes e mídias sociais.

imagem de um banner publicitário com chamada para baixar um guia gratuito de templates para as redes sociais da mLabs

11. Compartilhe UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário)

As publicações que os usuários fazem no seu próprio perfil falando sobre o produto ou serviço — chamadas de UGC — são extremamente valiosas para a marca.

Elas mostram que o usuário teve uma boa experiência, tanto que ele deseja mostrar isso para outras pessoas. 

Quando você compartilha no seu perfil os posts do Feed ou dos Stories desses usuários, eles funcionam como prova social e demonstram os benefícios que a marca entrega.

Então, se você ainda não faz isso, está perdendo uma grande oportunidade de não só valorizar quem publicou, mas também influenciar outros usuários. 

Nós adotamos essa prática no nosso perfil do Instagram e escolhemos dias e horários para compartilhar UGC dos nossos clientes. Se você segue a gente, provavelmente, já encontrou alguns desses compartilhamentos por lá!

como criar stories no instagram: três imagens de publicações de clientes e nos stories do instagram em que mostram o uso da ferramenta na tela do computador, uma visita no estande da mLabs em um evento de marketing e uma mensagem do cliente por direct message elogiando a plataforma

Mas como fazer os usuários publicarem sobre a marca? Olha, só de informar que quem publicar com o seu @ vai aparecer nos seus Stories, já motiva muita gente!

Mas as marcas que oferecem um benefício a mais (um desconto, um conteúdo exclusivo etc.) ou uma experiência incrível de atendimento, por exemplo, conseguem engajar ainda mais.

12. Faça perguntas para os seus seguidores

O sticker de perguntas nos Stories ajuda a aumentar o engajamento no Instagram e descobrir a opinião dos seus seguidores sobre a marca ou os seus produtos.

Confira algumas dicas de como colocar em prática:

  • peça opiniões aos seguidores: as pessoas gostam de emitir a própria opinião sobre os assuntos, especialmente em relação a produtos e serviços que utilizam;
  • traga um convidado: a marca não precisa ser a única a responsável por responder as perguntas enviadas pelo Instagram Stories, convide especialistas;
  • esclareça as dúvidas dos seguidores: dar oportunidade para as pessoas tirarem dúvidas sobre a empresa e seus produtos é uma ótima maneira de estimular o engajamento;
  • inicie as conversas: escolha um assunto que tenha identificação com o segmento da sua marca e os interesses do seu público-alvo.

13. Marque produtos do Instagram Shopping nos Stories

Se você já usa o Instagram Shopping, sabe que ao marcar produtos nas suas publicações você facilita o acesso às compras e estimula os usuários a conhecerem a sua loja do Instagram.

Mas como isso funciona nos Stories? É simples! Essa marcação é feita por meio de uma etiqueta (tag) que permite colocar o nome e o preço do produto no post. Ao criar um Story, é só usar a tag de venda. O procedimento é bem similar à utilização no feed, inclusive.

Quer um pouco de inspiração? Veja como a marca Forever 21 explora o recurso de forma criativa nos seus Stories.

instagram shopping: imagem de dois stories com uma mulher usando um vestido sentada na grama

14. Promova os seus Stories não dependa só do orgânico

Os anúncios nos Stories do Instagram são criados no Gerenciador de Anúncios do Facebook. Depois de publicados na plataforma, os Ads passam a aparecer na timeline dos usuários.

Existem, basicamente, três formatos para publicação nos Stories: vídeos, imagem única e carrossel. Nesse último, imagens sequenciais são veiculadas, aumentando a gama de possibilidades de ações.

A principal vantagem de criar anúncios no formato de histórias é que eles ficam no topo do layout e, graças a isso, costumam ser visualizados antes.

Para saber mais veja nosso post sobre Como fazer bons anúncios nos Stories do Instagram e coloque as suas ideias em prática!

15. Crie Stories no Instagram com antecedência

Não deixe a publicação dos Stories para a última hora. O app pode falhar, as imagens podem perder qualidade ou ficar fora do formato.

Por isso, é bom planejar e agendar posts nos Stories com antecedência para garantir a qualidade dos posts e a sequência de frames ideal.

Se você ainda não sabe, a mLabs pode ajudar nessa tarefa! 

A nossa plataforma de gestão de redes sociais tem a função agendamento de posts tanto para Feed ou Stories, que permite deixar tudo programado já com stickers, GIFs, enquetes, perguntas, hashtags, menções, links e vários outros recursos do app.

Para facilitar ainda mais a sua vida, a plataforma também oferece o mLabs Studio, uma ferramenta nativa de criação de imagens para o Instagram Stories e outras redes sociais, com templates editáveis e o tamanho certo para cada plataforma.

E é claro que a gente não vai deixar você só na vontade, cadastre-se agora e faça um teste grátis na mLabs para conhecer melhor todas as funcionalidades!

Com todos os macetes que você viu por aqui, a taxa de saída dos seus Stories tende a cair e MUITO! É claro que sempre tem aqueles usuários menos engajados e os haters que assistem uma parte do conteúdo para criticar.

Mas o foco da criação de conteúdo deve ser sempre no público que se identifica com a marca e precisa das soluções que ela oferece! 😉

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