Pesquisar

Descubra como e por que usar o agendamento de post no Instagram! 

Descubra como e por que usar o agendamento de post no Instagram! 
Avatar de Raphael Alves

Por

Publicado em

O agendamento de post no Instagram é o ato de programar a data e hora para a publicação de fotos e vídeos no Feed, Stories e Reels. Veja como fazer isso! 

De acordo com o Rafael Kiso, Fundador da mLabs e escritor de 2 best-sellers, ser considerado um bom social media requer ser estratégico para o cliente ou marca.  

O que acaba acontecendo é que muitos profissionais da área se preocupam somente em criar conteúdo e não entendem como funciona o negócio do cliente, o público e a jornada de compra.  

Ou seja, muitas vezes só entregam uma arte e legenda, mas não estão mergulhando fundo em dados e pesquisas para envolver estratégia nessa criação.  

É claro que existe um motivo para isso, muitos não cobram o suficiente para despender tanto tempo em uma análise profunda sobre o negócio, ou, possuem tantas atividades que não sobra tempo mesmo. – kkkcrying  

Mas e se tivesse uma maneira de economizar tempo e garantir maior produtividade, de forma gratuita ou por um preço justo? É o que o agendamento de posts para Instagram e a gestão de mídias sociais automatizada proporcionam.  

Neste texto, te ensinaremos como utilizar os benefícios do agendamento de post no Instagram para otimizar tarefas manuais para ser um profissional mais estratégico! 

Como funciona o agendamento de posts no Instagram? 

Desde 2022, o Instagram tem a sua própria ferramenta nativa que permite o agendamento de publicação em fotos, vídeos e Reels com até 75 dias de antecedência.  

A ferramenta tem como objetivo oferecer mais controle sobre o conteúdo publicado e reduzir a necessidade de usar o Creator Studio do Facebook

Aqui está o passo a passo de como agendar posts no Instagram usando o app da rede: 

  1. abra o aplicativo Instagram e toque em “Nova Publicação”; 
  1. selecione uma foto ou um vídeo e adicione uma legenda, efeitos e filtros; 
  1. antes de compartilhar o post, clique na opção “Configurações Avançadas”; 
  1. toque em “Agendar essa publicação”; 
  1. escolha a data e a hora em que deseja publicar a foto ou reels; 
  1. retorne à área de edição de publicação do Instagram; 
  1. finalize clicando em “Agendar”. 

Vale ressaltar que a funcionalidade está disponível apenas para contas comerciais. Usuários com perfis comuns não podem programar a publicação de conteúdo no Instagram. 

Qual a melhor ferramenta para o agendamento no Instagram? 

Mas quando a gente fala sobre economia de tempo na rotina de um social media que trabalha com várias redes sociais e clientes diferentes, uma ferramenta nativa pode não ser a melhor escolha.  

É aí que entra a mLabs!  

A mLabs é a solução mais completa para o gerenciamento de mídias sociais. Além de permitir o agendamento de post no Instagram, você tem acesso a uma série de outras funcionalidades de gestão e análise de dados em um só lugar. 

Com uma interface intuitiva e de fácil utilização, é possível programar as publicações, personalizando aspectos como data, horário, legendas e hashtags, de várias redes sociais ao mesmo tempo. 

agendamento-de-post-no-instagram-1: tela mlabs

Em vez de depender exclusivamente da ferramenta nativa do Instagram, você tem a chance de contar com a plataforma da mLabs para: 

  • agendar posts no Instagram em vários formatos (Feed, Stories, Carrossel e Reels); 
  • programar posts em outras redes sociais (LinkedIn, TikTok, YouTube (+Shorts!), Twitter, Google Meu Negócio e Pinterest); 
  • agendar o mesmo post em múltiplos perfis nas redes sociais de franquias; 
  • controlar o fluxo de criação e aprovação dos conteúdos; 
  •  acompanhar as atividades de vários perfis em tempo real; 
  • receber indicações dos melhores formatos, dias e horários para postar nas redes; 
  • acessar relatórios completos com métricas de desempenho. 

Gostou das funcionalidades? Se você quer ver na prática como é fácil agendar posts no Instagram pela mLabs, confira o tutorial completo disponível no site

Como agendar post no Instagram pela mLabs? 

Veja com o passo a passo como você poderá agendar postagens no Instagram usando a mLabs! 

1 – Crie sua conta ou faça login 

Se você ainda não tiver uma conta, pode criar uma de forma gratuita por 14 dias. Com nosso cupom BLOGMLABS, você ganha 30 dias de teste grátis! Pra usá-lo, é só clicar aqui! 

Agora, caso você já tenha criado sua conta, é só fazer o login. 

agendamento-de-post-no-instagram-2: tela mlabs

2- Conecte sua conta do Instagram 

No painel principal, clique na opção “Conectar Conta” em “Instagram” e siga as instruções para autorizar a mLabs a acessar sua conta.

agendamento-de-post-no-instagram-3: tela mlabs

3 – Configure o agendamento 

No menu principal, clique em “Agendar post” 

Selecione o perfil em que deseja agendar a postagem e o formato: Feed, Stories e Reels.  

Faça o upload da imagem ou vídeo que deseja compartilhar. Mas lembre-se de seguir as diretrizes de tamanho e formato recomendadas pelo Instagram. 

Adicione também a legenda e as hashtags desejadas. Após isso, selecione a data e a hora desejadas para a postagem.  

Depois dessa configuração, você poderá enviar a postagem para aprovação, publicar na hora ou agendar.  

agendamento-de-post-no-instagram-4: tela mlabs

Quais as vantagens de agendar posts no Instagram? 

Ainda está se perguntando por que deveria começar a agendar posts no Instagram? Confira alguns benefícios desse recurso que pode agilizar sua rotina de postagens. 

Organização 

É mais eficiente agendar algumas postagens de uma só vez, em vez de interromper outras atividades para publicá-las todos os dias. 

Consistência 

Manter uma agenda regular de postagens ajuda a manter o engajamento da audiência, pois cria expectativa sobre o conteúdo futuro

Análise de desempenho 

Com o agendamento, é possível monitorar o desempenho das postagens ao longo do tempo, identificar padrões de engajamento e ajustar a estratégia conforme necessário

Redução de erros 

Sempre que você agenda postagens com antecedência, tem menos chances de cometer erros ou esquecer de publicar conteúdo importante

Produtividade 

O agendamento também libera tempo para se concentrar em outras tarefas de gerenciamento de redes, como interagir com seguidores e planejar novos conteúdos. 

Como melhorar a estratégia de agendamento no Instagram? 

O agendamento no Instagram vai além de apenas publicar automaticamente os conteúdos em datas específicas. Na verdade, você precisa de estratégias se quiser bons resultados.  

É por isso que separamos três dicas básicas que não podem ficar de fora da sua rotina de agendamento de postagens no Instagram. Confira e aproveite nossos insights! 

Descubra o melhor horário para postar 

No passado, você poderia publicar posts sem qualquer frequência padronizada e continuar atraindo engajamento por horas e até dias. Mas isso mudou. 

Nos últimos anos, os algoritmos das redes sociais passaram a ser mais seletivos na maneira como apresentar as publicações para os usuários. 

É por isso que você precisa agendar as postagens no momento certo para atingir o público. 

E a melhor maneira de saber quais são os melhores horários para postar é observar o comportamento dos usuários

Para quem nunca chegou a planejar os horários de postagem, pode ser interessante tomar como referência alguns estudos sobre os períodos do dia que trazem os melhores resultados para os perfis do Instagram em termos de engajamento e visibilidade.  

Por exemplo, uma pesquisa do CoSchedule revelou que os melhores horários para postar no Instagram são 9h, 8h e 10h às quartas, sextas e terças-feiras. 

Esse resultado é confiável porque leva em consideração uma amostra com mais de 30 mil perfis de organizações, incluindo mais de 30 milhões de interações em redes sociais.  

Os horários revelados por pesquisas como essa podem servir de ponto de partida, mas é importante ir além. O ideal é que cada estratégia leve em consideração os horários mais propícios para o seu público-alvo específico

Uma dica interessante é usar o recurso de Insights do Instagram disponível para contas comerciais. Por lá, é possível ter uma ideia geral dos períodos do dia em que os posts geram bons números de visibilidade e engajamento. 

Caso tenha interesse em ferramentas mais avançadas, o melhor mesmo é contar com uma plataforma de gerenciamento de mídias sociais. 

Usando os relatórios da plataforma mLabs, você tem acesso a métricas mais detalhadas sobre os picos de interações do público de vários perfis em cada rede social. 

Assim, você tem um retrato fiel do comportamento do público e consegue planejar com ainda mais segurança o cronograma de horários para postar no Instagram. 

Encontre a melhor frequência de postagem 

Hoje já sabemos que os seguidores podem acabar esquecendo que o perfil existe se você postar muito pouco. Mas, se você postar demais, você também pode irritá-los. 

A chave é encontrar um equilíbrio para permanecer na mente do público.  

Segundo Rafael Kiso, o Fundador da mLabs, essa frequência ideal é aparecer pelo menos 2 vezes para o seguir na mesma semana.  

Para você que está gerindo o perfil do Instagram de uma empresa, aparecer pelo menos 2 vezes para o seguidor na mesma semana cria 95% de chance de o usuário lembrar da marca

No entanto, para alcançar essa frequência, é necessário que o calendário editorial de publicações no Instagram leve em consideração a jornada do consumidor. 

Em um vídeo recente, Rafael Kiso comenta outra pesquisa que revela os melhores horários para postar no Insta e termina dizendo algo importante: é necessário entender a lógica por trás das pesquisas para saber interpretar os dados

As características de cada rede social também deveriam ser levadas em consideração para definir a frequência ideal de postagens, já que os algoritmos são diferentes. 

Um estudo recente da HubSpot faz uma comparação da frequência ideal de publicações nas principais redes sociais, considerando as diferenças de cada plataforma. 

O resumo da pesquisa é: você deveria postar muitas vezes no Twitter diariamente, menos no Instagram e menos ainda no Facebook e LinkedIn

Publique diferentes tipos de conteúdo 

Manter a voz da marca pode ser algo muito importante para sua estratégia de redes sociais, mas isso não precisa significar publicar sempre o mesmo tipo de conteúdo. 

Caso contrário, mesmo que mantenha um ritmo regular nas publicações, você pode dispersar os seguidores rapidamente. A chave aqui é agregar valor ao público.  

Existe uma fórmula popular que os perfis no Instagram podem usar para programar a rotina de conteúdos, que é a fórmula 80/20, baseada no princípio de pareto. 

A regra explica que 80% do seu conteúdo deve ser educacional ou informativo, enquanto 20% deve ser promocional. 

Essa fórmula não é imutável. Normalmente, a proporção entre conteúdo educativo e promocional dependerá dos objetivos da sua estratégia de marketing nas redes sociais

Com o tempo, você pode acompanhar como os usuários se envolvem com diferentes tipos de conteúdo. Fazendo isso, você poderá chegar a um padrão em cada rede social. 

Como automatizar outros aspectos na gestão do perfil do Instagram? 

Existem outros recursos que podem ajudar a automatizar as atividades rotineiras da gestão de redes sociais. Um bom exemplo é o uso de chatbot para responder de forma automática mensagens diretas (DM’s)

Com um “bot”, você pode programar respostas para perguntas que chegam aos perfis do Instagram e direcionar os usuários a encontrar respostas para dúvidas simples. 

Há muitos recursos de automação que também estão disponíveis nas plataformas de gerenciamento de mídias sociais. 

Na mLabs, você pode receber recomendações personalizadas com o Insights mLabs e criar legendas atraentes para posts com a ajuda da inteligência artificial.  

Outra funcionalidade interessante da plataforma é a seleção de até cinco concorrentes que você deseja monitorar a performance de forma comparativa

Esses e outros recursos de automação podem agilizar a rotina de gestão dos perfis e otimizar os resultados da sua estratégia no Instagram. 

Esperamos que você tenha gostado das dicas de como usar o agendamento de post no Instagram. Lembre-se de não depender da ferramenta nativa e contar com uma plataforma completa de gerenciamento de mídias sociais para ter acesso a funcionalidades avançadas. 

Comece a agendar os posts no Instagram! Visite agora mesmo o site da mLabs e saiba como aproveitar o período de 14 dias de teste grátis da plataforma.

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis