Comprar seguidores no Instagram: expectativa x realidade!

comprar seguidores no instagram não é uma boa ideia - imagem instagram

Expectativa: comprar seguidores no Instagram para ver seus posts bombando, aumentar o alcance, fazer mais pessoas conhecerem a marca, atrair novos clientes e ganhar muito dinheiro! 🤑

Realidade: custa caro, traz milhares de perfis falsos ou usuários que não estão nem aí para o seu conteúdo, diminui a taxa de engajamento e só gera dor de cabeça com as penalizações da rede social.

Tá na cara que é cilada, né? Comprar seguidores pode passar a ideia de que você vai ter resultados imediatos, mas na verdade só prejudica a sua reputação e as interações da marca.

Confira a lista de argumentos que preparamos com muito carinho e paciência (porque sempre batemos nessa tecla) para que você entenda que comprar seguidores no Instagram não é uma boa ideia.

1 – Você ganha seguidores falsos e depois perde por meio de “limpezas”

Os problemas de comprar seguidores no Instagram aparecem logo… Assim que os novos usuários entram na sua conta, você percebe que muitos perfis são falsos, bots ou inativos.

Afinal, essas listas são construídas apenas para aumentar números, não para gerar interações. E quanto mais seguidores estão na lista, mais cara é a venda, claro.

Mas o Instagram quer interações autênticas na rede social e sabe como os usuários fakes podem prejudicar a experiência das pessoas.

Por isso, atua para eliminar perfis e atividades não autênticas, com tecnologias automáticas de aprendizado de máquina.

Então, você acaba perdendo os seguidores que comprou de qualquer forma. 🤷‍♀️

Maratona Social Media Exponencial segunda edição! Inscreva-se

2 – A sua taxa de engajamento é reduzida

Com tantos seguidores falsos, a sua base de usuários não tem valor algum, já que esses seguidores não interagem com a marca. São APENAS números.

E vale a pena ter 10 mil, 20 mil, 50 mil seguidores que não interagem?

Isso só vai reduzir a sua taxa de engajamento, que divide o número de interações pelo alcance (do post ou do perfil como um todo).

Quando você aumenta a base, tende a aumentar o alcance inicialmente, mas se os usuários não interagem, a taxa de engajamento cai, não tem jeito.

Você deve estar pensando: “ah, mas e os métodos de compra de seguidores reais?”. Sim, eles existem. Mas, acredite, o fato de o seguidor ser real não significa que ele irá engajar com seus posts.

Na verdade, o usuário logo percebe que tem algo estranho em estar vendo seus posts e, voilà: te dá unfollow rapidinho. Pior que isso, ele pode ficar aborrecido de ver posts de uma marca que nunca seguiu e bloqueá-la ou denunciá-la na plataforma.

3 – O seu conteúdo perde relevância para o algoritmo

O Instagram entrega os seus conteúdos para os seguidores conforme a sua relevância para eles.

Se os usuários curtem, comentam, salvam ou enviam para amigos, aquele post é entregue para mais pessoas e contribui para aumentar a relevância do perfil como um todo.

Mas você já deve estar pensando: se a maioria dos seguidores não é real, eles não interagem.

Consequentemente, o algoritmo do Instagram entende que o conteúdo não é interessante para o público e reduz a relevância do post e de todo o perfil.

Só que isso vira uma bola de neve: os próximos posts vão ter cada vez menos interações, menos alcance e menos relevância. E os seus resultados também vão minguando…

4 – Você coloca em risco os seus seguidores reais

Talvez você não saiba, mas, ao comprar seguidores no Instagram, você prejudica não apenas a sua marca, mas também a segurança dos fãs reais.

Isso acontece porque você acaba dando margem para bots terem acesso à sua lista de contatos e distribuírem spams livremente. E isso é MUITO CHATO. ☹

É importante lembrar também que a forma de obter esses fãs de mentira pode trazer vírus e, consequentemente, roubo de dados coletados da sua conta e dos seus seguidores verdadeiros.

Gradativamente, isso prejudica a sua comunicação com o público e ainda coloca a sua empresa na mira de cybercriminosos.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

5 – As métricas de desempenho são distorcidas

Ao comprar seguidores no Instagram, a base de usuários fica distorcida. Eles não representam potenciais clientes da marca, sequer representam pessoas reais.

Então, como saber o desempenho real, o alcance ou o envolvimento, se grande parte dos usuários são robôs, falsos ou inativos?

Os números não condizem com a realidade, sejam eles positivos ou negativos para a marca.

Assim, se os relatórios não retratam a realidade, eles não servem para tomar melhores decisões.

Imagine que você pare de produzir um tipo de conteúdo que não está funcionando com a sua nova base de seguidores. Mas esse pode ser justamente o conteúdo que o seu público real quer ver.

Perceba, portanto, como as métricas podem atrapalhar suas estratégias e prejudicar os resultados de negócio.

6 – Você rema contra a maré dos seus objetivos

Se a sua empresa vende regionalmente para um nicho específico de clientes, não adianta comprar seguidores genéricos, pois eles não têm nada a ver com o seu negócio.

Isso é desperdício de tempo e recursos que poderiam ser utilizados com o público que realmente interessa.

Aqui na mLabs, por exemplo, consideramos as opiniões dos nossos seguidores para criar blog posts, webinars, ebooks e outros tipos de conteúdos, além de aprimorar as features na nossa plataforma.

comprar seguidores no Instagram: imagem de um post da mLabs em que um seguidor pede para liberar a ferramenta para mais países!

Se tivéssemos seguidores inautênticos, teríamos uma visão errada das percepções do nosso público. Assim, as decisões e mudanças poderiam jogar contra os nossos objetivos.

A tentadora vontade de obter milhares de seguidores comprando contas irreais também atrapalha os seus planos de posicionamento de marca.

Afinal, para se posicionar no mercado, você precisa mirar nas pessoas certas. É na mente do público-alvo que você deve criar uma imagem da marca que consolida o seu posicionamento.

Então, com um público de usuários “fantasmas”, essa imagem não se consolida. 👻

7 – O seu perfil é penalizado pelo Instagram

Como se já não bastasse o prejuízo para os resultados da marca na rede social, a compra de seguidores pode proporcionar problemas ainda maiores.

Entre as políticas internas da rede social, existem proibições a qualquer prática que gere spam e atrapalhe a boa experiência dos usuários.

Portanto, comprar seguidores vai contra as Diretrizes da Comunidade, os Termos de Uso e as Políticas da Plataforma.

O Instagram tem tecnologias para identificar perfis com muitos seguidores falsos — e outras ações que vão contra suas políticas.

Esses perfis podem ser penalizados com o famigerado shadowban, que limita o alcance da conta apenas para quem já segue a marca, sem que o administrador seja avisado.

Se a conta tiver muitos problemas contra as diretrizes, pode até ser excluída da rede social.

8 – Você engana aos outros e a si mesmo

Métricas de vaidade, como seguidores e curtidas, não são os melhores parâmetros para saber se o seu negócio tem chances de dar certo ou não.

Sim, elas são importantes para sua estratégia, desde que venham de pessoas reais e, principalmente, que estejam associadas a conversões!

Criar uma popularidade de mentira, apenas para tentar impressionar os concorrentes ou provar valor para alguém é como dar um tiro no próprio pé.

Se a sua única preocupação é com relação ao número de perfis que deram likes na página do Instagram, provavelmente, é porque não entendeu muito bem como funciona uma boa estratégia marketing no Instagram.

O próprio Instagram ocultou o número de likes dos posts para incentivar um uso mais saudável da plataforma, que priorize a experiência do usuário e a qualidade das interações.

A rede social tem uma grande preocupação também com a saúde mental das pessoas que buscam apenas aceitação na rede social, em vez de envolvimentos reais.

banner kit estratégias de marketing para Instagram

9 – Comprar seguidores no Instagram não leva a lugar algum

Do ponto de vista do ROI (retorno sobre investimento) obtido com as publicações, principalmente aquelas impulsionadas por anúncios pagos, não vale a pena comprar seguidores no Instagram.

É como dar murro em ponta de faca, já que você não consegue mensurar corretamente os indicadores e, consequentemente, estruturar suas estratégias para melhorar seus resultados.

Quer um exemplo de como isso acontece na prática?

Pense que você investiu pesado em um criativo para Instagram Stories e publicou no melhor horário e melhor dia para sua página. A campanha tem tudo para dar certo, mas não dá!

Isso acontece porque, como já falamos, a maioria dos seguidores são fakes. Eles não interagem e não se interessam pelos seus posts. E isso leva todas as suas taxas lá pro chão!

Percebe como é ruim comprar seguidores no Instagram? Além de ser reprovável pela ética, você pode ter problemas com penalizações, perder credibilidade e prejudicar os resultados da marca no geral.

O que realmente dá resultado é construir uma atuação consistente no Instagram, com conteúdos relevantes, frequência de publicações, investimentos e interações com os usuários.

Não perca mais tempo insistindo na compra de seguidores, ao invés isso, leia o nosso post cheio de dicas para ganhar seguidores no Instagram do jeito certo!

Facebook Comments
Quer mais conteúdo como esse? Inscreva-se na nossa Newsletter!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Posts relacionados