Comprar seguidores no Instagram? Saiba porque isso não é uma boa ideia!

comprar seguidores no instagram não é uma boa ideia - imagem instagram

Eu, você e todas as marcas no Instagram queremos, cada vez mais, seguidores.

Além de ampliar o alcance dos nossos posts, é a partir deles que todos os resultados acontecem. Interações, comentários e conversões são proporcionais ao número de seguidores.

Mas, calma, essa matemática não é assim, tão simples.

Levadas pela ilusão do retorno imediato muitas marcas e aspirantes à influenciadores acabam cedendo à tentação de comprar seguidores no Instagram. E como quem procura acha, não faltam posts e APPs para quem quer insistir nisso.

Mas, será que isso é realmente um caminho “válido” para quem busca resultados?

Para além de julgar o quão ético é ou não essa prática, estamos aqui para te mostrar, de fato, porquê comprar seguidores no Instagram não é vantajoso. Além de ser uma atitude arriscada, pode trazer diversos prejuízos para a imagem da marca.

Então, se você pretende estruturar uma boa estratégia de marketing de relacionamento, interagindo com pessoas reais e que possam, de fato, se tornar clientes, veja porquê comprar seguidores não é uma boa!

Porquê comprar seguidores no instagram não funciona?

Veja abaixo, 9 motivos que provam porquê essa estratégia não funciona.

Prejudica a imagem da empresa

Entre os seguidores do Instagram e até em outras redes sociais como o Twitter, ninguém gosta dos perfis que aparecem com milhares de seguidores feito passe de mágica.

Isso acarreta uma perda considerável na credibilidade e na autoridade da marca.

Ficará difícil conquistar a confiança dos usuários se eles descobrirem que sua empresa utiliza técnicas não naturais para ter seguidores, certo?

Você será seguido por perfis falsos

Se, em um universo de 10.000 seguidores, uma empresa obtiver apenas 10 curtidas significa que: ou a postagem é muito ruim ou esse número não reflete a realidade de fãs no Instagram.

Ao comprar seguidores, a tendência é ter várias contas falsas te seguindo sem que você consiga controlar isso.

É possível observar também a inconstância no número de seguidores de um dia para outro, já que o Instagram tem a política de eliminar contas fakes.

Não leva a lugar algum

Do ponto de vista do ROI obtido com as publicações, principalmente aquelas impulsionadas por anúncios pagos, não vale a pena comprar seguidores no Instagram.

É como dar murro em ponta de faca, já que você não conseguirá mensurar corretamente os indicadores e, consequentemente, estruturar suas estratégias para melhorar seus resultados.

Um exemplo de como isso acontece na prática? Pense que você investiu pesado em um criativo para Instagram Stories e publicou no melhor horário e melhor dia para sua página. A campanha tem tudo para dar certo, mas, não dá!

Isso acontece pelo motivo citado no tópico anterior: seus seguidores, em sua maioria, são perfis fakes! Eles não interagem e não se interessam por seus posts. E isso leva todas as suas taxas lá pro chão!

Reduz sua taxa de engajamento

Este tópico é, nada mais que um aprofundamento do que dissemos no parágrafo anterior.

Considerando que muitos dos seus seguidores serão perfis falsos, o volume que criou em sua conta não terá valor algum, já que esses seguidores não vão interagir com a marca.

Você deve estar pensando: “Ah, mas e os métodos de compra de seguidores reais?”. Sim, eles existem.

Mas, acredite, o fato do seguidor ser real não significa que ele vá engajar com seus posts.

Na verdade, ele logo irá perceber que tem algo estranho em estar vendo seus posts e, voilá: te dará um unfollow rapidinho. Mais do que isso, poderá ficar muito chateado de, de repente, estar vendo posts de uma empresa que nunca seguiu!

Outra bomba pra você pensar:  como o seu post terá pouco engajamento, o efeito de perda de alcance dele será uma bola de neve: o próprio algoritmo do Instagram reduzirá por considerá-lo desinteressante.

Coloca em risco os seus seguidores reais

Talvez você não saiba, mas, ao comprar seguidores no Instagram, você estará prejudicando não apenas a sua marca, mas também a segurança dos fãs reais.

Isso porquê você acaba dando margem para bots terem acesso à sua lista de contatos e distribuirem spams livremente. E isso é MUITO CHATO. :(

É importante lembrar também que a forma de obter esses fãs de mentira pode trazer vírus e, consequentemente, roubo de dados coletados da sua conta e dos seus seguidores verdadeiros.

Gradativamente, isso prejudicará a sua comunicação com o público e ainda colocrá a sua empresa na mira de cybercriminosos.

Rema contra a maré dos seus objetivos

Se a sua empresa vende regionalmente para um nicho específico de clientes, não adiantará comprar seguidores, pois eles terão nada a ver com o seu negócio.

Isso é de tempo e recursos que poderiam ser utilizados com o público que realmente lhe interessa.

A tentadora vontade de obter milhares de seguidores comprando contas irreais também atrapalha os seus planos de posicionamento de marca.

Afinal, como é possível impulsionar de forma orgânica as suas postagens se a maioria dos followers da empresa não vai curtir, não é mesmo?

Não agrega em vendas

Normalmente, quando uma empresa cria uma conta no Instagram é para, de alguma forma, atrair visitantes ao seu site, loja virtual ou até mesmo loja física, certo?

Só que ao comprar seguidores, você não terá como obter esses tipos de resposta. Como são perfis falsos, eles não vão visualizar as publicações, muito menos acessar seus canais e se tornarem clientes.

Engana aos outros e a própria empresa

As métricas de vaidade, como seguidores e curtidas, não são os melhores parâmetros para saber se o seu negócio tem chances de dar certo ou não. Sim, elas são importantes para sua estratégia, mas desde que venham de pessoas reais e, principalmente, que esteja associadas a conversões!

Criar uma popularidade de mentira, apenas para tentar assustar os concorrentes ou provar valor para alguém é como dar um tiro no próprio pé.

Se a sua única preocupação é com relação ao número de perfis que deram likes na página do Instagram, provavelmente, é porque não entendeu muito bem como funciona uma boa estratégia para redes sociais.

Resulta em penalizações no Instagram

Se já não bastasse o prejuízo que a empresa leva em questão de autoridade e confiança na marca, a compra de seguidores pode proporcionar problemas ainda maiores.

Dentre as políticas internas dessa rede social, existem proibições a qualquer prática que gere spam e atrapalhe a boa experiência dos usuários.

Caso o perfil da empresa tenha muitos seguidores falsos, a tendência é eles serem eliminados pouco a pouco pela equipe do Instagram.

E você ainda corre o risco de ter a conta tirada do ar, pois os algoritmos da rede caçam os perfis que tem bots como seguidores.

Em resumo, ao investir no ganho de seguidores falsos para o Instagram você prejudica a credibilidade da empresa, perde tempo com perfis falsos e não obtém informações relevantes para o seu negócio.

E aí, te convencemos a desistir  de comprar seguidores no Instagram? Calma! A gente te ajuda a conquistar isso de maneira orgânica. Veja nossas dicas para ganhar seguidores no Instagram!