Social media design: como criar posts incríveis sem um designer

Social media design: imagem dois braços sob a mesa mexendo no notebook e no mouse com uma paleta de cores impressa do lado do notebook.

Entre as inúmeras atividades que você deve realizar, está o social media design, uma das partes mais importantes do trabalho. 

Sabemos que vida de um social media é muito desafiadora e exige capacitação em diferentes áreas, sendo um famoso “faz tudo”. 

Portanto, para ser um mestre das redes sociais, são indispensáveis ferramentas, dicas e softwares intuitivos que facilitem o trabalho. 

Felizmente, temos pessoas de bom coração dispostas a ajudar, e muitas ferramentas à disposição para usar! 🙏

Neste post, nós separamos 15 dicas que todo social media designer precisa saber para fazer posts maravilhosos nas redes sociais.

Dá uma olhada nas dicas para já sair fazendo posts lindos no Instagram, Facebook, LinkedIn, e qualquer outra rede social!

15 dicas que todo social media designer precisa saber

Caderno e caneta em mãos? Então, anota aí essas dicas, porque vale a pena lembrá-las!

1. Determine uma meta para criar seu post

Um post não sobrevive muito tempo nas redes sociais se não tiver um porquê, ou seja, uma meta clara

As metas são fundamentais para que o post seja mais assertivo e conquiste a atenção do público-alvo que está passeando pelo feed.

Não só isso, a definição de metas permite criar posts alinhados com os objetivos de marketing da marca, trazendo a mesma identidade para diferentes redes sociais. 

Confira algumas perguntinhas que ajudam bastante a definir uma meta para o design de seus posts: 

  • Para quem você está fazendo esse design?
  • Quais redes sociais o público-alvo usa regularmente?
  • Qual dispositivo o público-alvo está usando para consumir conteúdo?
  • Qual é a mensagem que você quer passar com essa arte?
  • Qual emoção você quer despertar no público?
  • Que ação você quer que os usuários executem depois de ver esse design?

2. Escolha cores que transmitam emoções certas

As cores são poderosíssimas quando falamos de design. Cada uma está associada a determinadas emoções e sentimentos, trazendo-os à tona no espectador.

Para exemplificar, basta olhar as placas de “Pare” ou “Stop” no trânsito, elas não são vermelhas por nenhum motivo, o vermelho tende a deixar as pessoas em alerta, captando sua atenção com mais facilidade. 

Social Media Design: imagem de uma placa de trânsito escrito Stop com o folhas de árvores ao fundo.
Nas redes sociais é importante usar as cores a favor da marca para despertar os sentimentos certos no público e ter mais sucesso com o design. 

Confira as emoções que as algumas cores transmitem:

  • vermelho = energia e urgência;
  • laranja = prosperidade e vitalidade;
  • amarelo = otimismo e recreação;
  • verde = esperança e relaxamento;
  • azul = confiança e segurança;
  • rosa = romantismo e feminino;
  • preto = poder e elegância;
  • roxo = calmante e misterioso.

3. Entenda o poder de um bom contraste

O contraste é uma ótima maneira para chamar a atenção do público! 

Ele faz com que a imagem se destaque na tela pela diferenciação entre os elementos, fazendo com que um apareça mais que os outros.

Você pode aplicá-lo na cor,  tipografia, formas, enfim, com ele é possível destacar elementos e captar a atenção dos usuários de forma criativa e interessante.

A seguir, temos três exemplos de contraste: cor, formato e tipografia. Confira!

Social Media Design: imagem de três modelos de contraste: cor, forma e tipografia.

4. Surpreenda o público com estilos diferentes

Ilustrações, gráficos, infográficos, prints de tela, citações, fotos, pequenos vídeos, animações… Enfim, você pode usar diversos recursos para criar um estilo próprio nos seus posts. 

Testar novas combinações e técnicas para diferenciar o seu post de outros, principalmente dos concorrentes, é válido para destacar a sua arte e, de quebra, fazendo testes você aprenderá coisas novas.

Veja três exemplos de estilos diferentes que você pode incorporar no seu design!

Social Media Design: imagem de três modelos de estilos: memphis, popart e flat

5. Crie um modelo para o mesmo tipo de conteúdo

É importante ter modelos padronizados para os diferentes tipos de formatos ou conteúdos da marca nas redes sociais.

Os modelos ajudam o público a entender do que se trata o conteúdo, além de colaborar com a identidade da marca.

Você pode optar um modelo padrão para um tema específico como vídeos de bastidores, mood do dia, UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário), entre outros.

Confira o modelo que usamos para divulgar parcerias em Webinars no nosso perfil do Instagram.

Social Media Design: imagem de três posts do perfil da mLabs no Instagram. Todos os três modelos estão padronizados divulgando webinars diferentes.6. Escolha as linhas certas para a mensagem

As linhas são elementos visuais muito poderosos nos posts.

São elas que guiam o olhar do usuário através dos outros elementos, além de transmitirem mensagens. Uma linha reta, por exemplo, remete a ordem e organização, enquanto a linha curva indica movimento. 

Perceba a diferença entre um post com as linhas retas e curvas nas imagens a seguir.

Social Media Design: imagem de três modelos de linhas: restas e curvas.7. Hierarquia: mostre o que é mais relevante

Priorize as informações relevantes que fazem mais sentido para a mensagem que você quer passar. 

As fontes, imagens e cores ajudam na hierarquização dos elementos, destacando aqueles mais importantes e trazendo uma ordem lógica de “leitura” do post. 

Mantenha o foco na mensagem principal, use elementos para destacá-la. Em seguida, acrescente as informações secundárias de maneira suave, sem tirar o foco do objetivo maior.

Dá uma olhada nos exemplos de hierarquia que usamos em nossos posts. O primeiro destaca a imagem da xícara de café, o segundo deixa a citação em primeiro plano e o último chama a atenção para a palavra news e para os prints de tela.

Social Media Design: imagem de três modelos de hierarquia de imagem8. Adicione elementos que estimulem a ação

Você provavelmente conhece a palavra CTA (Call To Action) ou chamada para a ação. 

Um post pode até ser maravilhoso e atrair muita atenção, mas se ele não propor um próximo passo, ele não valerá de nada. 😔

Portanto, não esqueça de adicionar elementos que incentivem a interação ou qualquer outra ação que te direcione os seguidores para o seu objetivo.

9. Escolha uma tipografia que dê vida à sua arte

Temos que concordar que ninguém está nas redes sociais para ler textão, principalmente se ele for sem graça. Se a tipografia não for atrativa então, a leitura fica ainda mais rara.

Se você realmente quer que os usuários leiam os seus posts, utilize tipografias que complementem a imagem, dando vida ao seu design nas redes sociais.

Confira algumas dicas de tipografia que separamos para você!

Legibilidade

Uma das coisas mais importantes que você deve se atentar é quanto à legibilidade! Parece óbvio, mas ao escolher uma fonte, certifique-se de que o público consegue ler a mensagem.

As fontes “manuscritas” e “fantasias”, por exemplo, podem se tornar ilegíveis se usadas em textos longos. O uso delas é indicado em casos específicos para destacar uma informação.

Fonte com ou sem serifa

Fontes com serifa são indicadas para textos corridos e para impressões, normalmente, passam uma impressão mais formal.

Elas são indicadas, por exemplo, para artes de escritório de advocacia ou restaurantes mais sofisticados.

Já as fontes sem serifas – aquelas que não incluem nenhum traço extra no final das letras – são indicadas para textos mais curtos e para conteúdo online. Nós, inclusive, usamos bastante esse modelo nos nossos posts das redes sociais.

Títulos

No título é importante usar espaçamento entre duas letras ou caracteres específicos para melhorar a legibilidade.

Essa técnica tem nome, se chama Kerning e é muito conhecida e utilizada por profissionais da área.

Quantidade

Quando se trata de quantidade de fontes em uma imagem, o céu não é o limite! ✋

Não adicione muitas letras diferentes na mesma arte. O ideal é usar no máximo 3 tipos de letra para que a imagem não perca o equilíbrio.

10. Deixe os elementos em equilíbrio

O equilíbrio gráfico acontece quando todos os elementos que compõe uma imagem estão organizados de tal maneira em que a imagem passa uma sensação de equilíbrio visual.

Veja alguns tipos de equilíbrio que você pode usar nos seus designs:

  • simétrico: aquele onde todos elementos tem equilíbrio perfeito e estão em harmonia;
  • assimétrico: aquele em que os elementos são contrastantes e têm certa tensão entre eles, que traz um visual interessante;
  • radial: onde os elementos estão em sentido contínuo, mas em equilíbrio, como uma escada espiral.

Social Media Design: imagem de três modelos de equilíbrio de imagemNa hora de criar seu post, lembre-se que cada elemento tem peso diferente. Então, para uma imagem ficar equilibrada você não precisa, necessariamente, dividir os elementos ao meio, ok? 😉

11. Aplique a repetição e deixe o design consistente

Sabe aquela música chiclete que se repete tantas vezes e, depois, não sai mais da cabeça? Então, com design é um pouquinho parecido.

A repetição consiste em usar com frequência o mesmo conjunto de cores, fontes e logos. Com o passar do tempo, a repetição desses três elementos deixa a marca com uma aparência única e facilmente reconhecível.

Dessa forma, você começa a criar a identidade de marca, algo muito positivo para gerar reconhecimento e engajamento nas redes sociais.

Social Media Design: imagem de um modelo de repetição de imagem

12. Não subestime o efeito “Escala”

O dimensionamento de vários elementos na imagem é chamado de escala.

Um recurso fundamental que faz com que os usuários entendam o conceito que você quer passar no seu post.

Ao aplicar a escala você consegue destacar os elementos por ordem de importância e pela ordem que você deseja que usuários vejam.

Olha, no exemplo abaixo, como o recurso causa um impacto visual nos usuários!

Social Media Design: imagem de um modelo de escala de imagem

13. Use a proximidade e deixe tudo organizado

Junta tudo que dá certo! É praticamente isso…rs

Brincadeiras à parte, a proximidade é um conceito de design utilizado para relacionar elementos similares, seja através da similaridade de formato, cor, fonte ou tamanho.

Aproximar elementos similares deixa o design mais conciso e ajuda o público a perceber os elementos como parte de um todo. 

Social Media Design: imagem de dois modelos de proximidade na imagem

14. Guie seu público pela direção certa

Guiar o público pelos elementos certos é fundamental para que ele chegue à conclusão e entenda a mensagem que  você quer passar.

Para isso, é importante conhecer os padrões de visualização dos usuários, sendo os mais comuns em “F”, “E” e “Z”. Mas como assim? 

É simples, as letras indicam para o usuário o caminho da leitura de determinada peça: uma página da web, um infográfico, uma imagem, entre outros.

É importante inserir as partes mais importantes do post nesse caminho para guiar o usuário de forma fluída.  

Social Media Design: imagem de dois modelos de direcionamento na imagem

15. Use o espaço ao redor dos objetos

Saber aproveitar ao máximo o espaço disponível da imagem é uma arte.

O espaço ao redor dos objetos é tão importante quanto o conteúdo que você adiciona dentro. E, esse espaço pode ser usado com borda branca ou de outras formas mais criativas.

Lembre-se de usa-los, para que todo o espaço seja bem trabalhado e ajude a ter bons resultados nas redes sociais. 

Social Media Design: imagem de dois modelos de espaçamento na imagem

Ferramentas de design grátis

Ter uma ferramenta top de design para criar posts nas redes sociais é fundamental para otimizar a rotina de qualquer social media. De verdade, a gente sabe que o volume de jobs é gigantesco!

Afinal, o trabalho do nosso querido  XOXÔ 😍 vai muito além das postagens nas mídias.

Envolve desde a criação do post, aprovação do cliente, publicação nas redes sociais, interação com seguidores, extração de relatórios, apresentação de resultados e muito mais.

Pensando isso, lançamos dois aplicativos de design TOPZÊRAS na nossa plataforma, para que você possa criar posts e fazer todo o gerenciamento das redes sociais, no mesmo lugar!

Ao logar na plataforma mLabs e entrar na página de agendamento, você já consegue visualizar os dois novos crushs da vida: mLabs Studio e Canva! 🧡

Criar Posts: imagem da tela de agendamento da mLabs

Saiba um pouco mais sobre as principais funcionalidades de cada um deles!

mLabs Studio

O foco do mLabs Studio é a criação de posts para as redes sociais.

Por estar vinculado à tela de agendamento da mLabsapenas é possível criar publicações para os canais e formatos disponíveis na plataforma.  

Ao usar o mLabs Studio você consegue:

  • criar posts nos formatos ideais para as redes sociais;
  • criar posts utilizando templates exclusivos;
  • utilizar nosso banco de Imagens gratuito;
  • editar suas imagens com recursos tops (inserir textos na fotos, aplicar máscara, adicionar efeitos).

Veja esse post completo com as funções, recursos, imagens e passo a passo para usar o mLabs Studio pela primeira vez!

Canva

Ahhh o Canva você, provavelmente, já conhece, né?

Essa ferramenta, muito usada pelos profissionais da área, descomplica a vida na hora de criar um post e editar uma imagem. A plataforma tem duas versões, gratuita e paga.

Veja as principais funcionalidades do Canva Online:

  • endireitar fotos;
  • inserir textos na fotos;
  • editar balão de fala;
  • deixar background transparente;
  • aprimorar fotos e muito mais.

A mLabs permite integração do Canva com a tela de agendamento tanto na versão gratuita quanto na paga — que pode, inclusive, ser assinada dentro da nossa plataforma!

Quer saber mais? Dá uma olha no nosso post específico sobre o Canva Online.

Se você já faz o papel de social media design e ainda não conhece nenhuma dessas ferramentas, seus dias de luta acabaram!

Faça o seu teste grátis por 7 dias e explore os recursos de cada uma delas. Crie posts incríveis com pouco suor e muito resultado! 👊

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Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 120 mil marcas!

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