Dark Post do Facebook: o que é e tudo o que você precisa saber para criar os seus!

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Você, provavelmente, já viu todo tipo de postagem no Facebook, desde memes e gatinhos fofos a correntes da época do Orkut, não é mesmo? Mas já ouviu falar de dark post do Facebook?

Bom, não se trata das postagens realizadas no Dia das Bruxas, e muito menos daqueles terríveis vídeos macabros de creepypasta, mas, sim, de uma estratégia que pode trazer bons resultados em ações de social media.

Quer saber do que estamos realmente falando? Então, saia da forma de morcego, pegue a sua capa, afie os dentes e continue a leitura! Neste artigo, você conhecerá tudo que precisa saber sobre os Facebook dark posts! Boa leitura!

O que é um Facebook Dark Post?

Se você é fã de Star Wars e acha que Zuckerberg criou um estilo de post somente para Darth Vader e outros Lordes Sith, está muito enganado. De uma maneira bem simples, os Facebook dark posts são anúncios em mídias sociais que não aparecem no feed de notícias.

Ou seja, eles serão entregues aos usuários, mas se você acessar a mesma fanpage que os patrocinou, eles não estarão presentes na timeline.

Por isso, são chamados de posts “sombrios” ou “obscuros”, em uma tradução literal. São como postagens “fantasmas”, já que não estão postados na página corporativa, mas atingem a uma parcela do público.

Os posts patrocinados em redes sociais são segmentados. Isso significa, então, que o anunciante pode direcionar o anúncio apenas para aquelas pessoas que se encaixam em um determinado perfil, baseando-se em dados demográficos, geográficos ou comportamentais, por exemplo.

Sendo assim, os dark posts atingem somente a essa parcela selecionada, não ficando disponíveis para pessoas que curtiram a fanpage. Resumindo, eles são visíveis apenas por meio da mídia paga, para um público segmentado, ficando ocultos de forma orgânica.

E qual é a vantagem de criar um dark post?

Quando você posta algo na sua fanpage, existe a possibilidade de a publicação alcançar uma grande parte dos seus seguidores e, até mesmo, algumas pessoas que não curtiram a sua página.

Acontece que, ao patrocinar esse tipo de publicação, você corre o risco de alcançar, inclusive, pessoas que não quer.

E como isso é possível? Bom, vamos citar alguns exemplos a seguir. Acompanhe!

Imagine que você seja o social media de uma instituição de ensino. Em vez de criar uma publicação que pode atingir a todos os seguidores, talvez você prefira segmentar pelos interesses de cada curso, por exemplo.

Além disso, imagine que você tem uma empresa sediada no Rio de Janeiro e vai fazer um evento. Ora, ainda que o seu negócio atue em rede nacional, provavelmente, será uma boa ideia anunciá-lo somente para pessoas que estão em uma localização geográfica mais próxima, certo?

Deu para ter uma ideia do quanto os Facebook dark posts são importantes, não é? Com eles, é possível promover postagens para grupos de pessoas específicos, em vez de correr riscos e entregar conteúdos impróprios para certas audiências.

Como fazer Dark Posts no Facebook?

Para criar dark posts no Facebook Ads, há apenas alguns requisitos que devem ser preenchidos. Primeiro, você precisa ter uma conta no Facebook, mas isso é praticamente como ter uma geladeira em casa hoje em dia.

Depois, você precisará configurar a sua conta, cadastrando um cartão de crédito para a cobrança. Por fim, é necessário ter uma fanpage para impulsionar a publicação.

A seguir, confira os passos:

  • faça o login no Facebook e clique na seta no canto superior direito para abrir o menu. Selecione “Criar anúncios”;
  • clique em Gerenciador de anúncios no canto superior esquerdo da tela e, abaixo de “Criar e gerenciar”, selecione “Publicações da página”;

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  • se você for o administrador de múltiplas fanpages, escolha aquela na qual pretende veicular o anúncio;
  • clique em “Publicações de anúncios” para exibir todas as postagens que já foram impulsionadas;

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  • selecione o botão azul com os dizeres “Criar publicação” no canto superior direito;

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  • defina as configurações da publicação. Você pode usar diferentes formatos (link, carrossel, foto, vídeo, status), inserir uma URL, escolher o texto e, ainda, inserir um botão com chamada para a ação;

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  • aqui é onde a mágica acontece. Para criar um dark post no Facebook, selecione a primeira opção “Use essa publicação somente em um anúncio”. Depois, clique em “Criar publicação”.

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Agora, o seu post está pronto, mas você ainda não o impulsionou. Antes de prosseguir, anote o número de identificação do post, que ficará logo ao lado da publicação na aba “Publicações de anúncios”, pois ele pode ser solicitado mais tarde.

numero-de-identificação-do-post

Depois disso, volte à sua página inicial no Facebook e continue seguindo as instruções:

  •  clique novamente na seta no canto superior direito e selecione a opção “Criar anúncios”;
  • escolha o seu objetivo de marketing entre as várias opções recomendadas;

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  • dê um nome para a sua campanha e clique em “Continuar”;

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  • configure toda a sua campanha. Aqui, você deve segmentar o público, o orçamento e a estratégia de lances. Depois, clique em continuar.
  • agora, você deve prestar bastante atenção. No topo da tela, há as abas “Criar anúncio” e “Usar publicação existente”. Selecione a segunda opção;

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  • selecione a sua Fanpage e/ou a conta no Instagram na qual o seu anúncio deve ser publicado;
  • na seção “Criativo”, clique em “Inserir a identificação da publicação” e cole o número de identificação copiado;
  • verifique a prévia do anúncio e clique em “Confirmar”.

Prontinho! O seu dark post está configurado!

Não se esqueça de acompanhar os resultados e realizar ajustes para obter a melhor performance de seus anúncios! Acompanhar as métricas e desenvolver ações cada vez melhores faz parte do trabalho de um bom social media!

E aí, gostou de saber tudo sobre Facebook dark post? Veja neste post como fazer qualquer tipo de anúncio no Facebook!

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