O que é call to action e como criar um CTA relevante

O que é call to action e como criar um CTA relevante

O call to action, CTA ou, simplesmente, chamada para ação, é um dos elementos mais importantes nas ações de marketing. 

Presente em anúncios, posts, landing pages e e-mails, esse recurso — que pode vir em forma de botão ou texto — tem o poder de impelir o usuário à uma ação específica.

Mas não basta inserir o call to action de forma aleatória. Por trás de um bom CTA existe estratégia e profundo conhecimento da persona.

Neste post você vai aprender:

  • o que é um CTA;
  • como ele pode ser aplicado em sua estratégia de marketing;
  • dicas para ter um call to action mais relevante;
  • e mais!

O que é um call to action? 

O call to action (ou CTA) é aquilo que chama a atenção do seu visitante, lead ou cliente para que ele realize uma determinada ação. 

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A ação pode ser o download de um e-book, inscrição em um webinar, participação de um sorteio ou até mesmo o convite para comentar no post, seguir nas redes sociais ou acessar o blog.

Dentro da página de um site, ele é um elemento-chave porque indica o que a pessoa deve fazer em seguida.

Por exemplo, se você terminar a leitura deste post e não encontrar nenhum estímulo para ações como ler outro texto ou navegar pelo blog, é provável que saia do site sem aprofundar mais seus conhecimentos. 

Porém, se você for estimulado a se inscrever em nossa newsletter ou ler uma postagem complementar, as chances de continuar interagindo conosco são muito maiores, certo? 😉

Como aplicar uma CTA na estratégia de marketing? 

Antes de te ensinar a fazer um bom call to action, você precisa entender como ele contribui na sua estratégia de conversão. 

Primeiro de tudo vamos explicar o conceito AIDA.

Toda vez que um visitante abre uma página do seu site, ele percorre quatro etapas até decidir por agir e você deve executar muito bem cada um desses passos.

  • A, de atenção;
  • I, de interesse;
  • D, de desejo;
  • A, de ação.

A primeira etapa é chamar a atenção. Nesse momento, você conquista a atenção do visitante, fazendo com que ele permaneça navegando.

Quando a atenção já foi conquistada, você deve gerar um interesse para que ele continue procurando informações sobre a sua oferta.

A partir do momento que ele já tem informações suficientes, o visitante já consegue entender as características e benefícios, para certificar-se de que o seu desejo será satisfeito.

Com isso, por fim, ele toma a decisão de realizar uma ação.

CTA na prática 

Um call to action pode ser utilizado para diversos objetivos de acordo com o contexto da página que ele se encontra. 

Em um blog, por exemplo, CTAs podem ser:

  • leia mais;
  • assine nossa newsletter;
  • compartilhe nas redes sociais.

Se for o caso de um e-commerce, as chamadas podem ser mais focadas no comercial:

  • adicione ao carrinho;
  • compre agora;
  • adicione em sua lista de desejos.

Por isso, para cada caso, o call to action deve informar o passo a seguir, de acordo com o momento dentro da jornada AIDA.

Nunca deixe um visitante perdido — se você chamou a atenção, crie formas de interação e desejo para fazê-lo agir.

Quais as principais dicas para um CTA de sucesso?

Então, já que você precisa criar um call to action que conquiste seu visitante e faça com que ele continue interagindo no seu site, separamos seis dicas para ter um CTA de sucesso! Bora?

Dica #1 – Defina uma persona 

Antes de começar a colocar botões em suas páginas para as pessoas terem várias opções de navegação, questione-se sobre quem você quer alcançar e o que essa pessoa precisa. Afinal, qualquer um pode acessar e navegar em seu site.

Com uma persona definida, fica muito mais simples criar uma trilha de gatilhos para que seu visitante tenha interesse em aprender mais.

Neste post, explicamos o que é uma persona e como criá-la!

Dica #2 – Identifique em qual estágio de compra a persona está 

Lembre-se que seu objetivo é resolver um problema. E manter a sinergia entre a persona e a jornada de compra dela é primordial. ¯\_(ツ)_/¯

Ter uma chamada à ação para o pedido de orçamento ou até mesmo de compra, ao mesmo tempo que se tem uma chamada para um conteúdo meio de funil, é um excelente exemplo.

Nesse modelo você viabiliza um caminho para quem já está mais próximo do momento de compra e fornece informações para aquele que ainda precisa aprender um pouco mais antes de fechar negócio.

Da mesma forma, convidar para a compra uma pessoa que está lendo um post topo de funil no seu blog pode dar uma péssima impressão. 

Não vai queimar a largada fazendo isso, hein? Que tal uma CTA para outro post complementar ou um conteúdo de meio de funil?

Dica #3 – Escolha o melhor local para seu call to action 

Quem não é visto não é lembrado, ou clicado, rs. (^o^)

Quando você estiver configurando sua página e definindo o layout, posicione o botão de CTA — se for o caso — para que tenha sua visualização favorecida.

É muito importante deixar o botão de chamada à ação disponível. De preferência, posicione-o para que o visitante nem precise rolar a barra. Garanta que tudo o que for importante fique visível e de fácil acesso.

Isso vale para desktop e, óbvio, para mobile.

 Dica #4 – Crie um texto realmente atraente 

Você sabe quem deseja alcançar, quais ações são esperadas e tem o lugar certo para colocar o botão. Fora isso, precisa contar com um texto realmente interessante para atrair a atenção e incentivar a ação.

Seja específico no seu conteúdo, mostrando exatamente o que você quer que ele faça. Crie senso de urgência e mostre porque aquela ação deve ser feita! Apresente os benefícios que o visitante terá ao clicar.

Dica #5 – Tenha atenção nas cores

As cores impactam na realização de uma ação. Elas causam uma grande diferença no momento do clique se forem contrastantes e se destacarem na página. Não adianta ter todo um plano feito se o call to action ficar apagado.

Por isso, use do contraste, mas com moderação. Dê à chamada um destaque, para que o olhar do seu visitante seja atraído por ela.

Dica #6 – Meça o sucesso do CTA 

A métrica principal de sucesso do call to action é a taxa de cliques. De todas as pessoas que, provavelmente, viram sua chamada, quantas delas clicaram?

Uma maneira de conseguir essa informação é por meio do próprio Google Analytics

Para ter essa métrica, defina para onde seu CTA levará o visitante e parametrize o link da próxima URL pós CTA para rastreá-la. Você também pode criar eventos do GA para acompanhar isso de perto.

Após um tempo, verifique os resultados. Saiba quantos visitantes chegaram até a página que sua CTA apontava pelo link rastreado. 

O resultado da taxa de cliques é a divisão entre o número de visitantes (originados do call to action) pelo número de pessoas que acessaram a página do CTA.

Se 100 pessoas visitaram a página que contém a chamada e nove visitaram a página que sua ação propõe, sua taxa de clique é de 9% (9/100). 

E sempre tem como melhorar! Teste, teste e teste novamente, até chegar aos resultados excelentes!

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Agora que você já conhece a importância de ter um call to action relevante, entenda mais sobre as métricas de marketing digital que você não pode deixar de acompanhar!

E continue de olho no blog da mLabs para se manter sempre por dentro!

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