Pesquisar

Guia completo de Call to Action: saiba tudo sobre e dicas para aplicar em sua estratégia! 

Guia completo de Call to Action: saiba tudo sobre e dicas para aplicar em sua estratégia! 
Avatar de Redator mLabs

Por

Publicado em

O call to action, CTA ou, simplesmente, chamada para ação, é um dos elementos mais importantes nas ações de marketing. 

Presente em anúncios, posts de redes sociais, landing pages e e-mails, esse recurso — que pode vir em forma de botão ou texto — tem o poder de estimular o usuário a uma ação específica. 

Mas não basta inserir o call to action de forma aleatória. Por trás de um bom CTA existe estratégia e profundo conhecimento da persona. 

Neste post você vai aprender: o que é um CTA, como ele pode ser aplicado em sua estratégia de marketing, dicas para ter um call to action mais relevante e mais! 

O que é um call to action?  

O call to action (ou CTA) é aquilo que chama atenção do seu visitante, lead ou cliente para que ele realize uma determinada ação. 

A ação pode ser o download de um e-book, inscrição em um webinar, participação de um sorteio ou até mesmo o convite para comentar no post, seguir nas redes sociais ou acessar o blog. 

Dentro da página de um site, ele é um elemento-chave porque indica o que a pessoa deve fazer em seguida. 

Por exemplo, se você terminar a leitura deste post e não encontrar nenhum estímulo para ações como ler outro texto ou navegar pelo blog, é provável que saia do site sem aprofundar mais seus conhecimentos.  

Porém, se você for estimulado a se inscrever em nossa newsletter ou ler uma postagem complementar, as chances de continuar interagindo conosco são muito maiores, certo?  

Como aplicar uma CTA na estratégia de marketing?  

Antes de te ensinar a fazer um bom call to action, você precisa entender como ele contribui na sua estratégia de conversão.  

Primeiro de tudo vamos explicar o conceito AIDA. 

Toda vez que um visitante abre uma página do seu site ou entra em contato com algum conteúdo, percorre quatro etapas até decidir por agir e você deve executar muito bem cada um desses passos. 

  • A, de atenção; 
  • I, de interesse; 
  • D, de desejo; 
  • A, de ação. 

A primeira etapa é chamar a atenção. Nesse momento, você conquista a atenção do visitante, fazendo com que ele permaneça navegando. 

Quando a atenção já foi conquistada, você deve gerar um interesse para que ele continue procurando informações sobre a sua oferta. 

A partir do momento que ele já tem informações suficientes, o visitante já consegue entender as características e benefícios, para certificar-se de que o seu desejo será satisfeito. 

Com isso, por fim, ele toma a decisão de realizar uma ação. 

Quais formatos de CTA existem? 

Existe uma grande variedade de formatos e versões de um CTA, vamos explicar quatro modelos mais comuns para você. Vamos conhecer quais são eles? 

Veja os call to actions de exemplos a seguir: 

Call to Actions em botões 

O botão é um dos formatos mais encontrados em páginas iniciais dos sites, em formulários, páginas de compra de um e-commerce, campanhas de e-mail, entre outros.

Estes botões com call to action, tem o objetivo de facilitar a tomada de decisão e a ação do usuário.

Um exemplo é a página inicial da mLabs, que tem uma chamada e o botão que completa a ação da página. 

call-to-action-1: exemplo

Call to Action em banners 

O call to action em banner, é um dos formatos mais utilizados em blogs, mídias sociais e anúncios em redes de display. 

É uma imagem que, por si só, oferece mais contexto do que apenas um botão, que vai depender de outros elementos daquela página. 

Um exemplo desse formato é um dos banners que temos em nossa página do blog: 

call-to-action-2: exemplo

Call to Actions em hiperlinks 

O call to action em formato de link nos textos, apesar de muitas vezes ter um caráter de link interno, não precisa se limitar a posts de blog ou em páginas de site. Você consegue usar esse formato em outros meios, como e-mails, vídeos, e-books, etc. 

Usar CTA em formato de texto é uma maneira de garantir que eles vão aparecer mesmo se as imagens acabem não carregando por algum problema. 

No exemplo abaixo vocês conseguem conferir um call to action que aplicamos em nosso texto sobre ícones de redes sociais

call-to-action-3: exemplo

Call to Actions em posts de redes sociais 

Como já vimos por aqui, o call to action tem o objetivo de fazer com que o lead avance entre as etapas AIDA e nas redes sociais não é diferente.

A chamada para ação nas redes sociais pode estar em diferentes lugares, como por exemplo na legenda que normalmente direciona para o link da bio ou chamando para alguma interação na própria publicação como: curtidas, salvamentos, compartilhamentos e comentários. 

Nos stories do Instagram temos o mais utilizado e famoso entre os CTA’s , o “clique no link” – antigo “arrasta pra cima” -, começou a ser amplamente utilizado principalmente após ser liberado para todos os usuários. Além dessa, também existem outras formas de estimular a ação do usuário no Story, como por exemplo: caixinhas de pergunta e enquetes.

No Twitter e Facebook, se usa muitas cta’s para link de artigos de blog e, no Youtube, vídeos sugeridos, vídeos destacados, outras redes sociais na descrição do conteúdo, curtidas e outros.

Veja um exemplo na prática: 

call-to-action-4: exemplo

Como pode reparar, nesse post usamos uma chamada de ação para que o clique no link da bio acontecesse e também criamos um estímulo para que o usuário interagisse pelos comentários.

Como aplicar o CTA na prática? 

Existe uma dica bem simples para identificar se o seu call to action está chamando a atenção ou não, o teste dos 5 segundos, você já ouviu falar? 

Esse teste consiste em chamar alguém que ainda não conhece o site e peça para que essa pessoa olhe a página por 5 segundos, tempo esgotado, minimize o navegador e pergunte a ela o que havia na página e qual era o comando dado. 

Se a pessoa não souber dizer qual seria o próximo passo que deveria ser tomado, é bem provável que o seu CTA não esteja funcionando tão bem quanto deveria. Mas fique calmo, trouxemos alguns pontos importantes para te ajudar a analisar na hora de criar o seu call to action. Fique atento: 

  • Ao tamanho do call to action em relação aos demais elementos da página; 
  • A posição onde está o CTA; 
  • A composição de cores da página e a cor do CTA; 
  • As imagens que estão sendo utilizadas; 
  • O número de opções de call to actions disponíveis; 
  • Outros elementos da página apontando para o call to action. 

Seja em rede social, landing page, blog, site, anúncios, e-mail marketing, entre outros meios. A maneira de construção do CTA é muito próxima independente do tipo de canal escolhido. 

Antes de pensar em que chamada para ação será utilizada no seu texto, existem três pontos importantes que precisam ser levados em consideração.  

São eles: 

  • Qual o seu objetivo: É preciso definir o que deseja alcançar com aquele conteúdo: mais curtidas? Engajamento? Alcance? Clique no link? 
  • Público: Conhecer bem seu público-alvo é essencial para saber como direcioná-lo da melhor forma. 
  • Construção do texto: Seja persuasivo ao longo do texto, usar argumentação forte e gatilhos mentais que reforçam seu argumento vão tornar o CTA ainda mais forte no final.  

Call to Action para Redes sociais 

As redes sociais são peças fundamentais no Inbound Marketing. Então, é recomendada a utilização de chamadas para a ação, a fim de levar o consumidor ao próximo estágio do funil de vendas. 

Dentre elas, destacam-se o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Youtube, Pinterest, entre outras redes. 

Call to Action para Página de Vendas ou Landing Pages 

Nesse formato é preciso criar boas chamadas para a ação e fisgar o consumidor de maneira rápida e eficiente. 

É importante também criar um senso de urgência para que o usuário sinta a necessidade de realizar a ação de maneira imediata. 

Call to Action para Blogs 

A maior parte dos textos do blog é direcionada ao topo do funil, ou seja, tem a intenção de atrair a maior quantidade de visitantes possível para uma página de destino. 

Por isso, é sempre bom  deixar alinhado as calls to action com os objetivos de cada etapa, assim criando conteúdo de qualidade e utilizando-se dessa estratégia para levar o consumidor entre as fases do funil. 

Call to Action para E-mail Marketing   

No e-mail marketing você vai estabelecendo uma conexão, enviando conteúdo e conquistando o consumidor. O CTA pode ser o incentivo que falta para que ele feche o negócio.  

Um call to action pode ser utilizado para diversos objetivos de acordo com a etapa do funil que ele se encontra.  

Por isso, para cada caso, o call to action deve informar o passo a seguir, de acordo com o momento dentro da jornada AIDA, que falamos um pouco acima. 

Dica: Nunca deixe um visitante perdido, se você chamou a atenção, crie formas de interação e desejo para fazê-lo agir. 

Quais as principais dicas para um CTA de sucesso? 

Então, já que você precisa criar um call to action que conquiste seu visitante e faça com que ele continue interagindo no seu site, separamos seis dicas para ter um CTA de sucesso! Bora? 

Dica #1 – Defina uma persona  

Antes de começar a colocar botões em suas páginas para as pessoas terem várias opções de navegação, questione-se sobre quem você quer alcançar e o que essa pessoa precisa. Afinal, qualquer um pode acessar e navegar em seu site. 

Com uma persona definida, fica muito mais simples criar uma trilha de gatilhos para que seu visitante tenha interesse em aprender mais. 

Neste post, explicamos o que é uma persona e como criá-la! 

Dica #2 – Identifique em qual estágio de compra a persona está  

Lembre-se que seu objetivo é resolver um problema. E manter a sinergia entre a persona e a jornada de compra dela é primordial. ¯\_(ツ)_/¯ 

Ter uma chamada à ação para o pedido de orçamento ou até mesmo de compra, ao mesmo tempo que se tem uma chamada para um conteúdo meio de funil, é um excelente exemplo. 

Nesse modelo você viabiliza um caminho para quem já está mais próximo do momento de compra e fornece informações para aquele que ainda precisa aprender um pouco mais antes de fechar negócio. 

Da mesma forma, convidar para a compra uma pessoa que está lendo um post topo de funil no seu blog pode dar uma péssima impressão.  

Não vai queimar a largada fazendo isso, hein? Que tal uma CTA para outro post complementar ou um conteúdo de meio de funil? 

Dica #3 – Escolha o melhor local para seu call to action  

Quem não é visto não é lembrado, ou clicado, rs. (^o^) 

Quando você estiver configurando sua página e definindo o layout, posicione o botão de CTA — se for o caso — para que tenha sua visualização favorecida. 

É muito importante deixar o botão de chamada à ação disponível. De preferência, posicione-o para que o visitante nem precise rolar a barra. Garanta que tudo o que for importante fique visível e de fácil acesso. 

Isso vale para desktop e, óbvio, para mobile. 

Dica #4 – Crie um texto realmente atraente 

Você sabe quem deseja alcançar, quais ações são esperadas e tem o lugar certo para colocar o botão. Fora isso, precisa contar com um texto realmente interessante para atrair a atenção e incentivar a ação. 

Lembrando que o CTA jamais deve vir sozinho, sem contexto, por isso é importante que todo o texto esteja alinhado com a intenção que você deseja passar na chamada da ação. 

Ou seja, é importante que todo o texto e seus elementos tenham a mesma linguagem para convencer o visitante a realizar determinada ação. 

Crie senso de urgência, comece com verbos, seja específico e mostre porque aquela ação deve ser feita. CTAs devem ter textos curtos que transmitam o principal benefício da oferta e digam o que acontecerá em seguida. 

Dica #5 – Tenha atenção nas cores 

As cores impactam na realização de uma ação. Elas causam uma grande diferença no momento do clique se forem contrastantes e se destacarem na página. Não adianta ter todo um plano feito se o call to action ficar apagado. 

Por isso, use o contraste, mas com moderação. Dê à chamada um destaque, para que o olhar do seu visitante seja atraído por ela. 

Hoje em dia não existem cores específicas que vão te fazer vender mais, mas existem cores que se complementam com a intenção de chamar mais atenção para alguma área específica, por isso, saber quais cores se destacam também é importante para este processo. 

Uma cor contrasta com a que fica na posição oposta, como por exemplo: 

  • Vermelho e verde 
  • Laranja e azul 
  • Amarelo e roxo 

Dica #6 – Utilize elementos complementares 

Além de um bom texto, uma boa chamada, utilizar as cores certas, os elementos também podem te ajudar a obter sucesso na ação. 

Utilizar imagens, setas ou algum outro complemento tem o poder de chamar mais atenção. 

Já dizia o velho ditado “Uma imagem vale mais do que mil palavras”, ou seja, as imagens naturalmente chamam mais atenção do que qualquer outro texto, assim também serve para as setas, se colocadas de maneira certa, transmite a sensação de que você pode ignorar tudo em volta e focar para onde elas apontam, que é o mais importante. 

Dica #7 – Crie senso de urgência 

Muitas vezes pequenos detalhes da chamada podem fazer toda a diferença. Não adianta só ser notada, é preciso torná-la interessante para ser clicada. 

Chamadas baseadas na urgência podem sim aumentar as suas vendas, portanto, use uma linguagem urgente para promover o seu call to action, frases como “o tempo está acabando”, “economize hoje”, “compre agora”, “última oportunidade”, entre outras milhares opções costumam performar muito bem em CTAs. 

Dica #8 – Como analisar o resultado de um Call To Action? 

A métrica principal de sucesso do call to action é a taxa de cliques ou o CTR (Click-through Rate). De todas as pessoas que, provavelmente, viram sua chamada, quantas delas clicaram? 

Uma maneira de conseguir essa informação é por meio do próprio DashGoo, uma plataforma que gera relatórios completos e você pode acompanhar as principais métricas do Instagram, Instagram Stories, Facebook, Facebook Ads, Youtube, Google Analytics, Google ADS e muito mais. 

O resultado da taxa de cliques é a divisão entre o número de visitantes (originados do call to action) pelo número de pessoas que acessaram a página do CTA. 

Se 100 pessoas visitaram a página que contém a chamada e nove visitaram a página que sua ação propõe, sua taxa de clique é de 9% (9/100).  

E sempre tem como melhorar! Teste, teste e teste novamente, até chegar aos excelentes resultados! 

Bônus: 6 exemplos de bons Call to Actions 

Listamos abaixo algumas ideias de bons call to action para que você tenha diversas inspirações para diferentes tipos de campanhas. 

1. Clique e confira! 
2. Teste grátis. 
3. Come back. 
4. Navegue agora. 
5. Baixe gratuitamente. 
6. Agende uma visita. 

Já deu para perceber que ter um bom texto é essencial para alcançar o call to action perfeito. 

Mas para ajudar nesta tarefa de casa vai mais uma diquinha de ouro: use as técnicas de copywriting. O copywriting tem o objetivo de levar o consumidor a executar ações específicas por meio das palavras. Acho que deu pra perceber a importância né?! Não perca mais tempo e coloque tudo em ação! 

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis