Como monitorar a concorrência nas redes sociais? Entenda a importância!

Como monitorar a concorrência nas redes sociais? Entenda a importância!

Se você chegou até aqui, com certeza quer obter vantagem competitiva, certo? Saiba que, entendendo como monitorar a concorrência, é possível conseguir se destacar e manter-se um passo à frente dos seus concorrentes.

Esse monitoramento da concorrência é importante para conseguir entender o que eles estão oferecendo, quais são as tendências que estão seguindo, com o que o público está interagindo mais e a forma como estão sendo tratados.

Neste artigo, você entenderá melhor sobre o assunto! Confira.

O que é o monitoramento de redes sociais?

Antes de você saber como monitorar a concorrência, para começarmos a desenvolver o tema, precisará entender que existem dois alvos no monitoramento nas redes sociais: a própria empresa ou outras organizações — a temida “concorrência”. E ambos são muito importantes.

Nos dois casos, a mesma metodologia se aplica (apesar de terem objetivos distintos).

No primeiro, o recolhimento de dados é favorável, já que as redes sociais administradas fornecem dados valiosos sobre o comportamento do usuário.

Já no caso do monitoramento de concorrentes, as coisas são um pouco mais complicadas. Isso porque as informações recolhidas não são divulgadas na web. Ainda assim, é possível observá-las de perto por meio de ferramentas que varrem o ambiente digital.

Basicamente, a grande diferença entre o automonitoramento e a vigilância de outras empresas é o acesso aos dados.

Vamos tentar te explicar melhor. Você tem acesso ao Facebook Insights ou ao Twitter Analytics das páginas que gerencia, mas não têm esses dados dos seus adversários, certo?

E, se você quer ter acesso a esses dados de concorrentes, não tem jeito. Terá que contar com uma plataforma de gerenciamento de redes sociais capaz de extrair essas informações em forma de gráficos interpretáveis! E mais: precisará olhar para isso all the time.

Isso mesmo, você terá que monitorar todo o santo dia! Já parou pra pensar que em poucas horas um post pode viralizar?

Da mesma forma, uma crise pode começar e uma promoção ou novidade pode te impactar. E, acredite, será mais fácil lidar com isso o quanto antes você souber.

Além disso, o monitoramento contínuo da concorrência permite que a sua empresa observe o comportamento do público e, tcharam! melhore suas próprias estratégias!

E, claro, esse monitoramento acontece especialmente nas redes sociais.

A importância do monitoramento da concorrência

Você já deve ter reparado que, nos filmes de super-heróis, os vigilantes têm a missão de combater o crime. Batman, Demolidor e os integrantes dos Watchmen são apenas alguns exemplos de justiceiros que vão às ruas para acabar com os baderneiros e vilões.

Nas redes sociais, também é preciso ser vigilante!

A diferença é que, nela, o monitoramento de concorrentes tem um objetivo distinto: obter vantagens estratégicas para se destacar no mercado.

Graças a esse monitoramento, é possível descobrir os pontos fortes  — para avaliar o que realmente funciona — e os fracos — para explorar novos métodos e otimizar sua atuação.

Uma prova disso é o que fazemos aqui na mLabs. Estamos sempre de olho no movimento dos nossos concorrentes nas redes sociais (e fora delas também, é claro) e, a partir disso, conseguimos avaliar nossa própria estratégia e melhorá-la, cada dia mais. 

É uma batalha sangrenta,  à la Vingadores versus Liga da Justiça, mas, acredite: dá certo!!!

Seguindo o exemplo dos heróis, monitorar a concorrência significa que é preciso conhecer bem seu adversário e saber quais armas você precisa usar para combatê-lo.

E isso só é possível com bastante análise e visão estratégica.

Pense bem, se você não conhecer seu nicho de mercado, dificilmente terá sucesso nele. Afinal, como você vai agradar e dar ao público o que eles buscam se nem mesmo você tem conhecimento suficiente?

Então, saber como monitorar os concorrentes é importante para fazer seu negócio fluir. Você terá insights, saberá o que precisa melhorar, como atrair mais clientes, como ser o melhor do segmento e ainda vai conseguir traçar suas metas com mais precisão.

Caso você ainda não esteja convencido que dar uma Sherlock Holmes é uma boa ideia para a sua estratégia digital, antes de saber como monitorar a concorrência, confira a seguir algumas razões elementares — meu caro Watson — para começar a enxergar os seus concorrentes por meio da lupa:

1. Reinventar ideias

Nada se cria, tudo se copia já dizia algum sábio honesto. Mas, apesar de sabermos que tem muita gente fazendo isso, a coisa não é bem assim.

Não gostamos de roubar ideias, e ficamos bem #chateados quando nossos concorrentes o fazem.

Mas nós sempre tentamos olhar para o lado bom das coisas e, nesse caso, é que se tem gente copiando, é porque estamos no caminho certo. E, de fato, é normal se inspirar nas ações de quem é referência pra gente.

Mas aqui nós precisamos focar em uma palavrinha diferente: “inspiração”! 

Sim, isso é justo, honesto e vale a pena! 

As táticas utilizadas pelos concorrentes podem trazer uma vasta gama de insights para a criação de novos conteúdos, campanhas e estratégias.

Dito isso, não tenha medo. Reaproveite as ideias, inspire-se e siga o fluxo. Caso algo tenha funcionado na empresa rival, tente fazer algo ainda mais incrível. Caso contrário, quando algo não corre bem… Bom, aí está uma coisa para ser evitada.

2. Utilizar o marketing de oportunidade

Analisar concorrentes pode (e vai!) trazer benefícios incríveis. No mundo da web tudo ocorre de maneira imediata. Por isso, é preciso estar atento ao que acontece no mercado.

Uma das empresas que mais tiram proveito do marketing de oportunidade é a Netflix. Em um único post no Twitter, por exemplo, a empresa conseguiu alcançar boa parte de sua base de usuários.

Aconteceu o seguinte: em meio à conturbada situação política brasileira com os casos de corrupção envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol, o serviço de streaming lançou a série Better Call Saul. Nela, o advogado picareta resolve casos supostamente insolucionáveis.

Em seu post, havia uma foto do protagonista, que sugeria que o presidente da CBF ligasse para ele para resolver seus problemas. Uma sacada simples, mas genial, que conseguiu mesclar um lançamento com uma notícia quente do momento.

Além da referência, ainda teve a chance de se tornar um viral e ter ainda mais visibilidade ainda.

3. Falar sobre assuntos quentes

Quando falamos sobre os assuntos quentes, temos mais chances de ganhar visibilidade. É quase como o exemplo dado anteriormente sobre a Netflix, mas, nesse caso, algo mais direcionado à própria notícia do momento.

Imagine que o presidente do Facebook seja acusado de vender dados sigilosos dos usuários para beneficiar uma campanha presidencial. Bom, para você que não vive no mundo da lua, saiba que isso realmente aconteceu.

Agora vamos à situação hipotética: todos os seus concorrentes criaram conteúdos para posicionar-se diante dessa situação.

Você não pode ficar fora dessa, não é mesmo? Os tópicos mais quentes do momento precisam ser tratados, pois o timing é um grande diferencial em estratégias de social media.

Principalmente, é claro, em temáticas que estão relacionadas ao core business em que a está inserido. Não vacile como Mark Zuckerberg. Agarre a chance de engajar e informar o seu público!

4. Compreender o comportamento do usuário

Para empresas iniciantes, é muito difícil coletar dados acerca do comportamento do usuário. Sério, montar personas sem ter uma base de clientes, seguidores e fãs é um TRAMPO!

Mas, saber como monitorar a concorrência pode deixar isso mais suave.

Quando utilizamos dados referentes aos concorrentes para decolar o próprio negócio, chamamos de benchmark.

Essa técnica evitará que você precise começar tudo do zero. Afinal, se a audiência é a mesma, provavelmente o seus adversários já erraram muito antes de chegar a uma linha editorial em suas postagens nas redes sociais.

Sendo assim, analisar os adversários para planejar suas próprias ações pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso da sua estratégia nas redes sociais.

5. Observar o feedback

Pare e pense um pouco: as ações de sucesso dos seus concorrentes podem ser muito úteis na hora de elaborar suas próprias táticas, certo? Então não poderia ser diferente com os pontos negativos apontados.

Ao observar as críticas e reclamações feitas por meio dos comentários nas redes sociais, você saberá exatamente o que fazer para satisfazer os usuários — e o que não fazer para irritá-los.

E isso não está relacionado somente às suas ações no meio digital, mas também com relação a produtos/serviços, logística, suporte e outros setores do negócio.

Como monitorar a concorrência?

Entendeu sobre o monitoramento e já viu que ele é bem importante, né?

Então, agora, você verá mais precisamente como monitorar a concorrência.

Analise os canais de comunicação

Faça um monitoramento da concorrência geral sobre cada rede social, bem como o site e blog.

Atente-se para os tipos de conteúdo que postam, quais assuntos mais falados, como eles formataram o conteúdo (vídeo? GIF? Texto?), quais palavras-chaves são mais frequentes, etc.

Veja também a forma como eles falam com o público, sua linguagem e interação nos comentários. Confira o que os clientes estão comentando.

Faça inscrição para conteúdos

Inscreva-se na newsletter de seus concorrentes e na base de dados para receber os e-mails marketing. Assim, você saberá exatamente o que eles oferecem e que interessam tanto ao público.

Use seu e-mail pessoal para isso e observe a maneira que eles conversam com os leads e clientes, como é o fluxo de nutrição, quais ofertas estão oferecendo, o que é exclusividade ou não, etc.

Use o Google Alerts

O Google oferece muitas ferramentas e possibilidades no meio digital. Por isso, use e abuse delas!

O chamado Google Alerts é uma das formas de como monitorar a concorrência, pois, por meio dele, é possível colocar o nome do concorrente que deseja analisar e ele enviará a você um alerta sempre que aquela empresa/marca foi mencionada na internet.

É como um trabalho de assessoria de imprensa para saber quando você saiu na mídia, só que do seu concorrente!

Além de cadastrar o nome da concorrente, pode também monitorar por palavras-chave. Assim, você terá na palma da mão todo o conteúdo que sair sobre aquele tema.

É um ótimo aliado para suas estratégias e para entender os assuntos que estão percorrendo a mídia.

Use o SemRush

O SemRush é outra ferramenta para dar um empurrãozinho na hora do monitoramento dos concorrentes.

Ele é ótimo para te dar informações bem mais completas do site, por exemplo, ao colocar o endereço no campo de pesquisa, vai ter acesso ao tráfego orgânico da página em números, assim como o posicionamento dela nos rankings de buscas.

É possível fazer isso não somente com a home do site, mas também com páginas específicas, como de categorias ou algum conteúdo do blog.

Viu só como monitorar a concorrência é uma estratégia que DEVE fazer parte do seu dia a dia?

Aproveite para contar com a ajuda da mLabs nesse momento! Com a ferramenta de gerenciamento de redes sociais, é possível obter gráficos de comparação de desempenho seu e dos seus concorrentes.

Isso para páginas do Facebook, Instagram e Twitter.

Assim, você terá em mãos dados sobre picos de engajamento e pode buscar pelos posts que mais deram sucesso na página dos concorrentes.

Está esperando o que? Agora que você já sabe como monitorar a concorrência e sua importância, experimente sete dias grátis da ferramenta de monitoramento da mLabs e conheça nossos gráficos de concorrentes!

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