Você sabe o que é e o que faz um Community Manager? Descubra aqui!

Você Sabe O Que É e o Que Faz Um Community Manager?

Se você chegou até aqui procurando entender melhor o que é um community manager e o que faz, este artigo é para você!

Podemos dizer que um community manager é, em sua tradução, um gerente de comunidades e redes sociais — mas não é só isso!

O profissional que atua nessa área é responsável por construir e gerenciar as comunidades e redes sociais.

Ele não somente vai cuidar daquela marca no mundo on-line, mas também vai criar e nutrir relacionamentos com os clientes, seguidores e interessados.

Quer saber mais a fundo sobre a profissão? Então leia este artigo e saiba tudo sobre o universo do community manager!

O que é e o que faz um Community Manager?

Esse tipo de profissional precisa ter sensibilidade e capacidade analítica para notar as oportunidades que surgem nas mídias sociais.

Ele precisa compreender o que os seguidores desejam e demandam, e conseguir ser capaz de transformar essas informações em ações úteis para o fortalecimento da marca.

Assim, o community manager deve estar antenado o tempo todo e ter bastante criatividade para propor soluções inovadoras e se conectar com as pessoas.

O seu trabalho é de grande importância estratégica para as empresas que buscam uma presença digital sólida e trabalham para captar clientes na internet.

Dentre as funções de um community manager, podemos citar:

A importância do Community Manager

Graças à importância das mídias sociais para a estruturação de uma estratégia digital, o Community Manager tem um papel essencial no desenvolvimento de processos na internet.

Além da estruturação do conteúdo, é o Community Manager quem ficará à frente de todo o processo de gerenciamento das redes sociais.

Ele irá será responsável por criar processos que garantam a comunicação adequada da marca com o público nos diferentes canais, com foco em gerar credibilidade, conversões, novos clientes e, consequentemente, promotores da marca.

Além disso, precisará gerenciar crises, administrar comentários nas redes sociais e analisar o sentimento de todas as menções à marca. Essas análises devem ser apresentadas em relatórios e insights de marketing e negócios.

Perfil do profissional: as habilidades para ser um Community Manager

Agora que você entendeu o que é um community manager e o que ele faz, chegou a hora de conhecer algumas características essenciais do perfil desse profissional:

  • facilidade para gerenciar projetos paralelos;
  • empatia;
  • criatividade;
  • ser detalhista;
  • perfil analítico;
  • perfil crítico para construir relações sólidas e confiáveis;
  • ter boa comunicação interpessoal;
  • curiosidade;
  • vontade de aprender;
  • ligado nas tendências e novidades do mundo e do mercado;
  • ter jogo de cintura para lidar com as diversas situações;
  • boa comunicação escrita;
  • organização e proatividade;
  • dedicação.

Obviamente, além das características de perfil, o Community Manager precisa de uma série de conhecimentos técnicos que envolvem conceitos do marketing digital e o uso de ferramentas. São eles:

  • Ferramentas de Social Ads
  • Ferramentas gráficas como Photoshop e Illustrator
  • Ferramentas de monitoramento e gestão de redes sociais
  • Ferramentas para gestão de projetos, como Trello, Asana
  • Pacote Office e etc.
  • Conhecimentos em Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO são diferenciais que elevam a capacidade desse profissional

Community Manager e o mercado de trabalho

As mídias sociais exigiram um novo comportamento das empresas, pois tratam-se de plataformas criadas para a construção de relacionamentos.

Não basta montar um perfil e tratá-lo como mais um canal corporativo. É preciso mais: as pessoas querem manifestar suas opiniões e dialogar com as marcas.

Dessa forma, as corporações têm buscado humanizar as suas marcas para construir relacionamentos próximos e duradouros com seus clientes.

O Community Manager é essencial nesse sentido, pois é capaz de aplicar a linguagem necessária e avaliar o resultado de cada uma das ações.

Gostou deste post? Continue navegando no blog da mLabs para mais conteúdos como este e mantenha-se sempre informado!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!

Posts relacionados