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Community Manager

A internet promoveu mudanças no mundo. O acesso à informação foi facilitado, os modelos de comunicação passaram por transformações e foram criadas novas profissões. Entre elas, surgiu a função de Community Manager, que tem grande importância para as estratégias digitais.

De uma maneira geral, o Community Manager é responsável pela criação de conteúdos e por fazer interações conforme a linguagem adotada por uma empresa. Assim, eles têm a obrigação de criar um relacionamento mais próximo entre marcas e clientes, facilitando a comunicação e os negócios.

Se por um lado temos o profissional de Business Inteligence fazendo análises e a dupla redator e designer criando conteúdos, por outro temos o Community Manager colocando esses materiais na rede e cativando os clientes para se relacionarem e engajarem com as ações da empresa.

Community Manager e a estratégia digital

Devido a importância das mídias sociais para a estruturação de uma estratégia digital, o Community Manager tem um papel importante no desenvolvimento de processos na internet. Quando o assunto é marketing digital, esses profissionais estão na linha de frente dos perfis corporativos.

Eles podem atuar na criação de conteúdos para blogs, sites, e-mail marketing e redes sociais, assim como fazer a gestão das páginas empresariais.

Além disso, também desenvolve e participa de eventos, se relaciona com os clientes e contribui para o planejamento e execução de ações online.

Perfil do profissional

A principal característica desse profissional é a boa comunicação interpessoal, afinal, estará a todo momento em contato com pessoas de diferentes perfis e comportamentos. Portanto, é preciso ter jogo de cintura para lidar com as diversas situações que surgem em sua rotina de trabalho.

Além disso, é preciso ter perfil analítico para entender as exigências do cargo; ser crítico para construir relações sólidas e confiáveis; e ser curioso para que possa se manter atualizado com as mudanças de mercado e reunir o conhecimento necessário para cumprir suas funções.

Quais atribuições de um Community Manager

Esse tipo de profissional precisa ter sensibilidade e capacidade analítica para notar as oportunidades que surgem nas mídias sociais. Ele precisa compreender o que os seguidores de um perfil desejam e demandam e transformar essa informação em ações úteis para o fortalecimento da marca.

Assim, precisa estar antenado o tempo todo e ter bastante criatividade para propor soluções inovadoras e se conectar com as pessoas. O seu trabalho é de grande importância estratégica para as empresas que buscam uma presença digital sólida e trabalham para captar clientes na internet.

Mercado de trabalho

As mídias sociais exigiram um novo comportamento das empresas, pois se tratam de plataformas criadas para a construção de relacionamentos.

Não basta criar um perfil e tratá-lo como mais um canal corporativo. É preciso mais: as pessoas querem manifestar suas opiniões e dialogar com as marcas.

Dessa forma, as corporações têm buscado humanizar as suas marcas para construir relacionamentos próximos e duradouros com seus clientes. O Community Manager é essencial nesse sentido, pois é capaz de aplicar a linguagem necessária e avaliar o resultado de cada uma das ações.

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