Quais são as métricas de Marketing Digital que você não pode deixar de acompanhar?

métricas de marketing digital

Você já parou para pensar no impacto que o Marketing Digital vem causando no mundo dos negócios?

E analisar esse impacto na sua empresa, você sabe?

Considerar os indicadores e métricas de marketing digital é fundamental para acompanhar o desempenho de uma estratégia de marketing na internet.

Isso porque, sem dados, não há como saber se um planejamento está funcionando, o que pode ser otimizado ou se existe previsibilidade sobre as próximas ações. São esses números que nortearão as próximas ações do seu planejamento.

Fizemos esse post para ajudá-lo a entender as principais métricas de marketing digital que você pode (e deve!) acompanhar! Fique com a gente!

Leads gerados

Leads são os visitantes do seu site ou blog que se interessaram por seu conteúdo e ofereceram seus contatos em troca de algo — como um eBook, uma assinatura de newsletter, um pedido de teste, o contato de um consultor etc.

A geração de Leads é uma das principais métricas do Marketing Digital, uma vez que indica o número de pessoas com que você pode começar um relacionamento e, consequentemente, para quem realizar uma oferta de venda. Quanto mais pessoas fornecerem contatos, mais chances de aumentar seus resultados.

No entanto, é preciso ir além do número absoluto de Leads. É preciso ter atenção à taxa de conversão, que é a porcentagem de visitantes que são convertidos efetivamente em Leads.

Não adianta nada, por exemplo, receber um número grande de visitantes que não estejam convertendo. Se isso estiver acontecendo, é porque há algo de errado com a sua estratégia. Vale a pena analisar se a sua buyer persona está certa, se suas chamadas para ação são realmente atrativas e até mesmo se a sua página tem botões de conversão posicionados de forma clara. O importante é nunca ficar preso a apenas uma métrica, relacionando-a com outros indicadores e, claro, fazendo testes.

Uma forma de gerar leads com as redes sociais é a publicação de Landing Pages nas páginas da empresa. Levando o tráfego dos seus canais para esse local, você certamente verá seu número de leads crescer.

Taxas de conversão no funil de vendas

Uma vez que sua empresa adota uma estratégia de Inbound Marketing, é preciso que ela esteja atenta à taxa de conversão no funil de vendas.

Para tanto, é importante considerar as três fases do funil (topo, meio e fundo) e determinar quais são as principais estratégias que levam o Lead de uma fase para a outra.

Quando um Lead no topo de funil converte em uma Landing Page de meio de funil, por exemplo, tal contato prossegue no processo de qualificação. Essa conversão, por sua vez, pode e deve ser analisada com o objetivo de observar a escalabilidade do processo.

Para que haja efetividade no cumprimento dessa métrica, a produção de conteúdo deve respeitar cada etapa. Isso vai permitir que a empresa diferencie claramente as conversões no topo, meio e fundo do funil de vendas.

Quando o Lead estiver finalmente pronto para ser encaminhado do fundo do funil para a área de vendas, ele passa a ser uma oportunidade de venda.

Oportunidades de vendas

A métrica de oportunidades de vendas é estabelecida no momento em que um Lead é qualificado e está apto a ser encaminhado para a área de vendas. O objetivo é concretizar uma compra por meio de uma abordagem comercial de um vendedor.

Para que o Lead tenha o status de qualificado, devem ser levadas em consideração questões como o perfil e o interesse de compra da pessoa. O processo envolve o número de Leads enviados e aqueles que realmente fecharam a compra.

Caso a métrica de oportunidades de vendas esteja insatisfatória, outras métricas também vão cair, o que reduzirá os resultados da empresa como um todo.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica relacionada ao valor do investimento para conquistar um cliente.

Funciona da seguinte maneira: é preciso somar os custos das áreas de marketing e vendas (incluindo campanhas, máquinas e profissionais) e dividi-lo pelo número de novos clientes.

O valor encontrado representa quanto a empresa tem de investir para conquistar um novo consumidor.

Também existe a possibilidade de verificar o CAC por área. Nessa situação, deve-se considerar os custos específicos de cada departamento (marketing e vendas) e dividi-los pelo número absoluto de novos clientes.

Essa métrica viabiliza identificar se os custos de cada área estão compensando nas vendas ou não.

Retorno sobre o Investimento (ROI)

O Retorno sobre o Investimento (ROI) é uma métrica essencial na estratégia de Marketing Digital e analisá-la pode ser crucial para o sucesso esperado. Por meio dela, é possível identificar se os investimentos realizados pela empresa têm gerado bons resultados para o negócio.

Para calcular o ROI, é preciso utilizar uma fórmula que consiste na receita de vendas dividida pelo investimento realizado.

Quando o resultado alcançado for menor que um, significa que há prejuízo. Nessa situação, a métrica é relevante para redirecionar as ações estratégicas da empresa.

Vale destacar que essas 5 métricas do Marketing Digital são “quebradas” em vários indicadores secundários. No entanto, para que a sua empresa faça uma análise de “longe da operação”, é importante considerá-las como as principais.

A apreciação desses números é essencial para identificar oportunidades ou necessidades de mudanças, o que acaba sendo determinante para a estratégia de Marketing Digital como um todo.

Além disso, esses indicadores estão intimamente ligados à otimização das vendas e à promoção de melhorias dos resultados da companhia.

Métricas mais superficiais, como engajamento, curtidas, seguidores e compartilhamentos são importantes também, mas não são elas que poderão ser usadas para analisar a saúde do negócio.

Para aprimorar o Marketing Digital da empresa constantemente, portanto, é necessário avaliar quais métricas que estão sendo verdadeiramente acompanhadas e identificar como elas estão contribuindo para o sucesso da companhia.

E você, tem alguma experiência para compartilhar?

Já está pronto para avaliar os indicadores da sua empresa e fazer as melhorias necessárias para alavancar suas vendas?

Ou você ainda está dando os primeiros passos nesse processo de análise de métricas?

Conte para a gente nos comentários!

 

*Este post foi escrito pela Resultados Digitais, plataforma de automação em Marketing Digital.

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!

Posts relacionados