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Aprenda o que é tráfego pago e como implementar na sua estratégia!

Aprenda o que é tráfego pago e como implementar na sua estratégia!
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Você já ouviu falar sobre tráfego pago, mas ainda não tem certeza sobre o que é ou como fazer? 

Essa ação é utilizada na estratégia de marketing de empresas com foco em conquistar audiência qualificada para sites, blog, promoção e etc.  

Neste artigo, você verá o que é tráfego pago, qual é a diferença do tráfego orgânico, como funciona, as principais plataformas e dicas para colocar em prática! 

O que é tráfego pago?  

Tráfego pago é toda audiência conquistada através de anúncios nos meios digitais, podendo ser feitos nos buscadores (Google, Bing, Yahoo) e rede sociais (Instagram, Facebook, Twitter, etc), direcionada a uma página web, loja, site ou blog. Geralmente, o profissional por trás desse serviço de impulsionamento é o gestor de tráfego.

Existe mais de um tipo de anúncio disponível para gerar o tráfego pago nessas mídias. Mas utilizando esse objetivo, todos terão algo em comum: a chamada para ação.  

A chamada para ação ou call to action, costuma ser o principal objetivo de um anúncio. É basicamente a ação que você quer que o usuário faça ao ter contato com o conteúdo que você impulsiona.  

No caso do tráfego, essa ação é o clique no seu link, que pode redirecionar a uma landing page da sua campanha, uma página que fala mais sobre o seu serviço ou produto, um artigo do seu blog, entre outros.  

Qual é a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?  

O tráfego orgânico acontece, como o nome já entrega, de uma forma espontânea. Ou seja, o usuário chega ao site, página web ou blog da marca sem necessariamente ter contato com um anúncio.  

O principal meio do tráfego orgânico são os mecanismos de busca.  

Quem aí nunca pesquisou sobre algum assunto que precisava entender e encontrou um artigo que respondia todas as suas dúvidas?  

Este que você está lendo agora, por exemplo, pode ter sido um deles. Foi? (: 

Bom, mas como isso aparece na prática? E qual é a diferença entre os dois tipos? Vamos lá, vou te mostrar! 

O clique orgânico em uma página, acontece a quando o resultado aparece assim no buscador: 

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Já o clique pago, acontece em links que aparecem nos primeiros lugares nos resultados com “anúncio” escrito na frente, dessa forma: 

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Esse que acabei de mostrar, é o principal meio de tráfego orgânico e pago nos mecanismos de busca.  

A principal diferença entre os dois, é que um acontece a partir de um anúncio feito pela marca e o outro acontece de forma natural e não envolve um pagamento pela ação. 

Como funciona o tráfego pago?  

Para contar com o tráfego pago na sua estratégia de marketing digital, é preciso criar um planejamento e pensar sempre no que faz sentido para a jornada de compra da sua persona.   

E por quê? Pois assim como as ações de marketing orgânicas, o tráfego pago precisa ser feito para os canais que o seu público está e o com o formato que vai impactá-lo da forma mais estratégica.  

Se o seu objetivo é divulgar um serviço, ao fazer o planejamento, pense em como a sua persona buscaria informações sobre ele e use isso para guiar sua campanha.  

Dessa forma, é possível traçar o canal, criativo, chamada e link de destino que mais fará sentido para a etapa do funil em que a persona está. 

Quais são as principais plataformas de tráfego pago?  

Como já dissemos, existem várias plataformas para gerar tráfego pago no ambiente digital.  

Mas para você conhecer as principais e seus formatos de anúncios, separamos uma lista! 

Tráfego pago no Facebook Ads 

Para fazer um anúncio no Facebook, é necessário ter uma página ativa da sua empresa no canal e se quiser ter acesso a ferramentas mais profissionais, existe o gerenciador de anúncios que é uma versão business para criar campanhas.  

Além disso, é preciso destinar um orçamento para seu anúncio. 

O anúncio para tráfego pago no Facebook pode ser feito nos seguintes formatos: carrossel, vídeos, imagem e anúncios de coleção, em posicionamentos como: 

  • Feed; 
  • Coluna da direita; 
  • Instant Articles; 
  • Vídeo in-stream 
  • Marketplace; 
  • Facebook Stories; 
  • Resultados de pesquisa; 
  • Business Explore; 
  • Nativo, banner e intersticial do Audience Network; 
  • Messenger Stories;  
  • Mensagem patrocinada; 
  • Caixa de entrada do Messenger. 

No momento de criar seu anúncio na rede, você precisa escolher o objetivo de “visitantes para o site” ou pode aparecer como “tráfego” também.  

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Após isso, você definirá a mídia, legenda e informações do seu anúncio. O seu link ficará disponível em um botão no rodapé da postagem, como no exemplo abaixo:  

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Tráfego pago no Instagram Ads 

O anúncio de tráfego pago do Instagram pode ser feito pelo próprio Instagram ou pelo gerenciador de anúncios no Facebook, quando sua página está atrelada ao perfil do Insta.  

Os tipos de anúncios são os mesmos do Facebook e os formatos disponíveis são: 

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Para utilizar o poder do Instagram Ads em seu tráfego orgânico é necessário ter um perfil comercial. 

Tráfego pago no YouTube Ads 

Os anúncios do YouTube são feitos pelo Google Ads e estão disponíveis nos tipos: 

  • Anúncios em vídeo puláveis 
  • Anúncios em vídeos não puláveis 
  • Anúncios bumper 
  • Anúncios overlay 

Na hora de criar seu anúncio, é preciso selecionar o objetivo “tráfego do site”. 

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Além disso, ainda é necessário escolher o tipo de campanha. Se você quiser saber mais sobre como criar sua campanha, acesse o artigo: YouTube Ads: saiba como anunciar na rede social de vídeos!”.

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Seu anúncio aparecerá em vídeos do YouTube como na imagem demonstrativa da criação: 

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Tráfego pago no TikTok Ads 

No TikTok, é necessário ter uma conta business para criar anúncios e um perfil comercial.  

Para saber como criar uma conta business, acesse: TikTok Business: conheça os benefícios da plataforma para empresas 

O processo de criação do anúncio no TikTok também envolve escolher o tráfego como objetivo.  

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O anúncio aparecerá na rede com um botão para o seu site no rodapé, assim como mostra a imagem abaixo:

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Tráfego pago no Google Ads 

Assim como outros canais, o Google Ads não tem apenas um tipo de anúncio. Os formatos disponíveis atualmente são: 

  • Textos: para campanhas de pesquisa e local. 
  • Gráficos: para campanhas display e local. 
  • Anúncios de promoção de APP: para campanhas de pesquisa em dispositivos móveis, Google Play, YouTube, AdMob, Discover e mais de três milhões de sites e apps. 
  • Vídeo: em campanhas no YouTube. 
  • Anúncios de produtos no Shopping: para campanhas de pesquisa, guia “Shopping”, sites e caixas de entrada do Gmail. 

Saiba mais em: “Como criar uma conta no Google Ads em 5 passos!” 

Tráfego pago no Bing Ads 

Para criar um anúncio no Bing, é necessário ter uma conta Microsoft Advertising configurada. 

 Existe a possibilidade de importar suas campanhas do Google Ads para o Bing, sem precisar fazer anúncio por anúncio. A plataforma oferece os seguintes tipos de anúncios atualmente: 

  • Anúncios de Instalação de Aplicativo 
  • Anúncios de Texto Expandido 
  • Anúncios de pesquisa dinâmicos 
  • Microsoft Advertising em Pesquisa Inteligente Bing 
  • Anúncios de Audiência da Microsoft 
  • Anúncios Multimídia 
  • Anúncios de produtos 
  • Anúncios de pesquisa responsivos 
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Seu anúncio de pesquisa, aparecerá como no demonstrativo abaixo: 

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Métricas de Tráfego Pago  

Para analisar as suas campanhas de tráfego pago, algumas métricas serão muito importantes. Entre elas, estão: 

CTR (Taxa de cliques):  

O CTR ajuda você a descobrir a proporção de pessoas alcançadas e o número de cliques conquistado durante o período de análise. 

Para conseguir calculá-lo você deve fazer a simples conta: 

número de cliques / quantidade de impressões 

Acompanhar essa métrica é importante, pois além de somente números absolutos, a taxa mostra se o seu anúncio é atraente ou relevante para sua persona ou para a intenção de busca. 

CPC (custo por clique) Médio 

O custo por clique é um valor que o anunciante paga para cada clique que é feito no anúncio.  

Esse preço varia de acordo com o grau de concorrência da palavra-chave escolhida — quanto maior, mais cara fica — e com o índice de qualidade. 

Monitorar o CPC médio ajuda a compreender quantos cliques o seu orçamento diário está apto a receber — sem que ele extrapole o valor. 

Quando você está em um mercado mais competitivo ou usando uma palavra-chave mais cara, o CPC médio ajuda a entender se a relação custo/benefício é positiva ou vale a pena fazer uma mudança na estratégia. 

imagem: banner publicitário

Dicas para bombar nos sua estratégia de tráfego pago 

Criar uma campanha de tráfego pago que faça sucesso em cliques pode ser um desafio pra quem ainda nunca apostou nessa ação de marketing.  

Existem algumas dicas imprescindíveis que você não pode deixar de lado. 

1 – Conheça seu público 

Tenha sempre em mente que o seu público é o guia das suas ações de tráfego pago  

Faça pesquisas com quem já é seu cliente: estude as principais dores, objetivos e desejos dessas pessoas que já tiveram contato com sua marca.  

Quanto mais informações você coletar, mais fácil e estratégica suas ações serão. 

2 – Pense na intenção de busca e interesses  

A intenção de busca e interesses para o tráfego pago é crucial, pois o usuário só vai converter no seu link se o anúncio for de encontro com que ele está procurando.  

Por isso, invista em pesquisas por palavras-chaves no google trends, semrush ou outras plataformas para acompanhamento de assuntos que estão em alta, para conseguir entender o que o público está consumindo e buscando.  

3 – Aposte em chamadas estratégicas 

A chamada do seu anúncio precisa estar clara e deve prometer algo que o usuário se interesse.  

Seja direto e objetivo em seus anúncios, não tente criar chamadas mirabolantes e fuja dos clichês. O básico bem-feito, com uma promessa de valor, é o caminho mais estratégico a seguir!  

4 – Utilize as informações que você tem para aprimorar suas campanhas 

As plataformas de anúncios oferecem ferramentas que cruzam dados de uma audiência que você já impactou – seus clientes, por exemplo – para criar públicos semelhantes.  

Essa é uma forma bem inteligente de impactar públicos que tem maior probabilidade de converter no seu anúncio. Para isso, é necessário ter uma lista com os dados dessa audiência e imputar na plataforma do canal escolhido.  

5 – Faça testes 

E por último, mas não menos importante: os testes! 

Tenha o hábito de criar campanhas para testar, seja com públicos diferentes, links, artes, textos, entre outras possibilidades de criação dos anúncios.   

Registre os resultados e analise o que está dando certo e o que não performa para seu público.  

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Gerenciar campanhas de tráfego pago em vários canais ao mesmo tempo e ainda fazer análises para obter insights, dá um baita trabalho!  

Se você está em uma equipe enxuta ou até mesmo de uma pessoa só, é quase uma missão impossível estar atento a todos os pontos importantes e fazer um trabalho estratégico. 

Por isso, existe a DashGoo by mLabs que te ajuda com ferramentas avançadas de geração de relatórios de redes sociais como: Facebook, Facebook Ads, Instagram, YouTube e Google Ads.  

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