Social Ads: entenda mais sobre anúncios nas redes sociais

Social Ads: imagem de uma mesa de trabalho com quatro notebooks abertos duas pessoas trabalhando

Entre as diferentes estratégias de marketing nas redes sociais, Social Ads é uma das que mais se destaca!

Se chegou até aqui, é provável que já conheça ou até já tenha veiculado os famosos anúncios em redes sociais como Instagram e Facebook.

Esses anúncios, se elaborados de maneira estratégica, possuem alto poder de engajamento, geração de leads e tráfego qualificado para os outros canais da marca.

Para entender melhor os benefícios de Social Ads, e o quão poderosa é essa estratégia, segue com a gente neste post, nele vamos abordar:

  • o que são Social Ads;
  • 5 benefícios de anunciar nas redes sociais;
  • principais redes sociais para investir em anúncios;
  • dicas para criar bons anúncios.

Continue a leitura para saber mais!

O que são Social Ads?

Como você já deve imaginar, Social Ads são os anúncios criados nas diferentes plataformas de redes sociais.

Esses canais digitais têm plataformas completas para viabilizar a criação e veiculação de anúncios com diversas funcionalidades para serem utilizados em estratégias de marketing.

Algumas ferramentas de Social Ads disponibilizadas pelas próprias plataformas são:

Nelas é possível ter suporte na criação de seus anúncios e adaptação aos formatos de conteúdos para alcançar o público-alvo.

Mas não é só isso!

As plataformas costumam gerar Insights fundamentais sobre o engajamento de seus anúncios e permitem a segmentação do público.

Dessa forma, na hora de veicular seus anúncios, você pode garantir uma segmentação assertiva, com base nos dados fornecidos pelos próprios usuários na rede!

Quais são os benefícios de anunciar nas redes sociais?

Confira agora 5 dos principais benefícios em anunciar nas redes sociais:

1 – Autonomia para escolher o orçamento

Uma das grandes vantagens em utilizar os anúncios nas redes sociais é a possibilidade de limitar o investimento com base em seu orçamento.

Pelas das plataformas é bem simples fazer isso, e você tem total controle sobre o valor a ser investido, podendo pausar campanhas na hora que quiser.

Essa autonomia permite que pequenas e médias empresas invistam com mais facilidade nas redes sociais, sendo que não há um valor mínimo de investimento.

2 – Aumento do reconhecimento da marca

Outra vantagem do Social Ads é que mesmo que um anúncio não gere conversões e receita imediata, ele proporciona um benefício que não tem preço: o reconhecimento de marca.

As redes sociais são utilizadas por um número gigantesco de usuários, logo, a sua marca com certeza será mais conhecida entre o público, reforçando sua posição no mercado e podendo gerar muitos benefícios no futuro.

3 – Geração de tráfego para outros canais da marca

Com uma estratégia de comunicação com canais interligados, você pode utilizar diferentes redes sociais para direcionar o público para o seu site ou e-commerce.

É possível, por exemplo, criar anúncios e gerar tráfego qualificado de cada rede social para a página de venda de um produto específico, ou para uma landing page.

Dessa forma, você integra várias frentes de marketing digital e levar os usuários à conversão por meio de diferentes caminhos.

4 – Segmentação de anúncios para alcançar o público certo

Como falado anteriormente, uma das funcionalidades mais legais do Social Ads é o poder de segmentação do público. Isso torna a estratégia muito mais assertiva, podendo gerar ótimos resultados!

Veja algumas segmentações do gerenciador de anúncios do Facebook que você pode utilizar em suas campanhas.

  • faixa etária;
  • classe social;
  • gênero;
  • localização: por país, estado, município, cidade, distrito e código postal;
  • idioma;
  • interesses: se você administra uma página focada em moda, pense em outros interesses que seu público também tem e selecione palavras-chave e páginas relacionadas, como, por exemplo, beleza, maquiagem, acessórios, etc.

5 – Mensuração de resultados para futuras melhorias

Por fim, temos a mensuração de resultados, uma das partes mais importantes do processo de veiculação de anúncios nas redes sociais.

Pela análise dos resultados de seus anúncios, você pode ter Insights valiosos sobre quais melhores formatos, públicos e CTAs do anúncio.

Veja alguns dados que as plataformas de anúncios fornecem sobre suas campanhas:

  • visualizações;
  • alcance;
  • frequência;
  • cliques;
  • taxa de conversão e muito mais!

Imagem de um banner publicitário com a frase: kit campanha de redes sociais por nicho de mercado.

Principais redes sociais para investir em anúncios

Conheça agora as principais redes sociais para se investir em anúncios, veja as características de cada uma delas e dicas valiosas para veicular bons anúncios!

Facebook Ads

Social Ads: imagem de um anúncio do Mc Donald's no Facebook

O Facebook, até abril de 2020, era a rede social mais utilizada no mundo. Isso significa que ela conta com uma diversidade muito grande de usuários e alcance significativo, sendo uma das redes mais importantes de se estar presente.

Alguns benefícios de investir no Facebook Ads:

  • Segmentação completa de anúncios: os usuários presentes na rede social compartilham diversas informações pessoais e profissionais, como status de relacionamento e emprego. Esses dados são muito valiosos, pois permitem uma segmentação específica por diferentes personalidades, idades, localizações, gênero e muito mais!
  • Amplo alcance: o Facebook é a rede social mais utilizada no mundo, portanto, é bem provável que seu público esteja por lá. Veicular anúncios nessa rede social permite um alcance muito amplo de usuários, principalmente se os mesmos compartilharem os anúncios com outros amigos.

Para criar um anúncio no Facebook, você deve utilizar o gerenciador de anúncios, uma ferramenta da própria rede para veiculação de campanhas em sua plataforma.

Através dela você pode selecionar um objetivo de marketing que seja alinhado com a marca, segmentar o público específico e publicar o anúncio.

Os formatos de anúncios são:

  • Imagem;
  • Vídeos;
  • Apresentação Multimídia;
  • Carrossel;
  • Experiência instantânea;
  • Coleção.

Dica: carrossel é um formato que pode gerar alto engajamento e ser muito positivo para sua marca. Com ele é possível divulgar diferentes produtos e promoções relacionadas, sem ter que encher uma mesma imagem com várias CTAs e fotos.

Instagram Ads

Social Ads: imagem de um anúncio no Instagram

O Instagram é uma rede social que bomba já há algum tempo, sendo a 6 a rede social mais utilizada mundialmente!

A plataforma conta com recursos muito divertidos, que permitem um ambiente interativo, onde reina a criatividade e inovação nas diferentes maneiras de utilizar as funcionalidades.

Conheça os principais benefícios de veicular anúncios no Instagram Ads:

  • Alta interatividade e engajamento: os recursos da rede como Stories, Stickers, GIFs e filtros – que os próprios usuários podem criar – são diferenciais dessa rede social. Eles possibilitam de forma prática e divertida que os usuários interajam com os seus conteúdos, uma ótima alternativa para quem busca mais engajamento e proximidade do público;
  • Amplo alcance: por ser a 6a rede social mais utilizada, o Instagram também é uma ótima maneira de aumentar o alcance e o reconhecimento da marca, principalmente através da divulgação de bons anúncios, que podem ser compartilhados nos Stories dos usuários;
  • Segmentação do público: assim como no Facebook, o Instagram também oferece diferentes formas de segmentação do público para que você tenha mais assertividade nos anúncios.

Para criar e veicular anúncios nos Stories e no feed do Instagram, assim como no Facebook, você pode utilizar o Gerenciador de Anúncios, escolher o objetivo de marketing específico para trabalhar no Instagram e o público que deseja alcançar.

Uma funcionalidade interessante do gerenciador, é a possibilidade de salvar os públicos segmentados de uma campanha para utilizar em diversas outras!

Veja os formatos de anúncios que você pode utilizar no Instagram:

  • Imagens (nos stories, feed e explorar do Instagram);
  • Vídeo (nos stories, feed e explorar do Instagram);
  • Carrossel (nos stories e feed);
  • Stories.

Dica: Um dos formatos que mais gera engajamento na rede são os Stories do Instagram. O potencial desse formato é muito amplo e pode trazer os melhores resultados para sua marca!

Veja as conclusões de uma pesquisa realizada pela 99 Firms, com dados interessantes  sobre o potencial dos Stories:

  • Aproximadamente 1.7 bilhões de contas usam o Instagram Stories diariamente;
  • Entre 15 e 25% dos usuários que visualizaram os stories com o recurso “arrasta para cima”, para acessar o link divulgado;
  • O Instagram Stories é responsável por 34% dos conteúdos patrocinados na rede.

Anúncios no LinkedIn

Social Ads: imagem de um anúncio no LindkedIn

Segundo pesquisa feita pela mLabs sobre as Perspectivas do mercado digital em 2020, o LinkedIn foi identificado como a maior tendência de redes sociais para 2020.

A plataforma está em alta, e conquista cada vez mais usuários, sendo ótima para realizar networking e para divulgação de produtos e serviços B2B.

Confira algumas das principais vantagens em anunciar no LinkedIn Ads:

  • Retorno sobre investimento: o LinkedIn ainda não é a preferência de investimentos em anúncios por muitas marcas, portanto, isso se torna uma vantagem para quem vai começar a investir nela, pois o alcance é maior com um custo menor, devido à baixa concorrência;
  • Segmentação: já falamos do Facebook e Instagram sobre segmentação, porém, no LinkedIn, a segmentação pode ser feita de uma forma muito diferente. Os usuários precisam colocar seus cargos na rede e costumam informar histórico, descrições de habilidades e várias outras informações relevantes para quem vai anunciar na rede. Para um negócio B2B isso é muito vantajoso, pois permite a veiculação direta para os tomadores de decisão de uma empresa, por exemplo;
  • Recursos exclusivos para captação de leads: o LinkedIn tem um suporte muito forte para quem deseja realizar negócios através da rede, ajudando muito as marcas que operam no modelo B2B. A rede conta com a plataforma LinkedIn Sales Navigator, que facilita significativamente a comunicação e venda para usuários.

Para criar a divulgar anúncios na rede, você deve utilizar o Gerenciador de Campanhas do LinkedIn e ter uma página corporativa na rede.

Veja os tipos de anúncio disponibilizados pela rede:

  • Sponsored Content: permite a exibição de anúncios no feed do LinkedIn, sendo a parte com maior interação dos usuários e amplo alcance. Esse é uns dos tipos mais comuns de anúncios na rede pois tem um poder forte para gerar leads qualificados.
  • Dynamic Ads: anúncios que podem ser personalizados de acordo com o perfil do usuário;
  • Text Ads: anúncios de texto simples, que são divulgados na lateral da plataforma e outros locais onde a rede faz publicidade;
  • Sponsored InMail: mensagem privada patrocinada, que pode ser enviada para um determinado número de usuários.

Twitter Ads

Social Ads: imagem de um anúncio no Twitter

Twitter é uma rede social rica em conteúdo, mesmo sendo focada no formato de textos curtos. Na verdade, essa característica é que a torna tão especial!

Por meio dela, as pessoas podem se expressar brevemente sobre algo que ocorreu em seu dia, memes e notícias.

Um dos principais benefícios dessa plataforma é a rapidez com que a informações podem ser disseminadas entre os usuários.

O algoritmo do Twitter sugere diversas publicações para seus usuários, isso sem falar nas famosas hashtags e topic trends, recursos que tornam os conteúdos por lá muito escaláveis e com alto potencial de se tornarem virais.

Se você trabalha com um portal de notícias ou revista, com certeza não quer ficar de fora dessa rede social.

“Mas afinal, como posso divulgar meus anúncios no Twitter?”

Os anúncios na rede podem ser criados e veiculados através do Twitter Ads, onde você tem acesso a diversas funcionalidades, como:

  • escolha do público-alvo;
  • definição de orçamento;
  • criação de campanhas;

Para os formatos de anúncios, há diversas opções que combinam textos curtos + outros tipos de conteúdo, confira quais são eles!

  • texto Promovido;
  • imagem Promovida;
  • GIF Promovido;
  • enquete promovida;
  • conta promovida;
  • vídeo promovido;

YouTube Ads

Social Ads: imagem de um anúncio no YouTube

O YouTube é a mais famosa rede social de vídeos, sendo a segunda mais utilizada no mundo inteiro!

Ela conta com conteúdos de todos os tipos e para todos os públicos, sendo uma plataforma repleta de oportunidade e recursos para criadores de conteúdo.

Vejas as principais vantagens em anunciar no YouTube Ads:

  • Diversidade de conteúdo: os vídeos estão se tornando o formato de conteúdo preferido para dos consumidores. Isso porque é uma maneira muito prática de apresentar diferentes conceitos, ideias e conhecimentos. Você pode explorar diversos recursos e formatos de conteúdos, apresentando animações, infográficos, imagens e até outras ideias de vídeos para gravar.
  • Assertividade: os anúncios no YouTube podem ser segmentados conforme o tópico abordado nos vídeos onde serão veiculados. Isso os torna mais assertivos, podendo atingir os usuários certos na hora em que estão buscando conteúdos sobre o tema promovido nos anúncios.

Os anúncios podem ser veiculados pelo YouTube Ads, ferramenta da própria plataforma com diversas funcionalidades.

Veja os formatos de anúncios disponíveis na rede:

  • trueView In-Stream;
  • trueView Video Discovery;
  • bumper Ads;
  • anúncio de sobreposição;
  • cartões patrocinados.

E aí, está pronto para começar a sua estratégia de Social Ads?

Para otimizar ainda mais sua estratégia e gerar ótimos resultados, não deixe de conferir o post sobre Planejamento de mídia para redes sociais e aprenda a se planejar para gerar resultados incríveis com seus anúncios!

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