Social Analytics: entenda o que é e como analisar de forma precisa

social analytics: imagem com uma pessoa analisando dados e gráficos em dois computadores

Redes sociais são fontes incríveis e infinitas de dados. Além das informações sobre perfil dos usuários, as redes são canais abertos ondem as pessoas expressam opiniões, necessidades, dores, e etc. E, apesar de parecer nebuloso para muita gente, esses dados são extremamente valiosos para o marketing. E é exatamente esse o contexto do social analytics.

capacidade de analisar e interpretar dados sociais compõem o cerne desse conceito que pode ser aplicado em diversos contextos e com a ajuda de diferentes ferramentas. Além de ajudar a entender os resultados das suas estratégias nas redes sociais, o social analytics permite às marcas se aproximarem da sua persona, entender suas necessidades, sentimentos, prever comportamentos, identificar formadores de opinião, prever crises e muitos outros.

A verdade é que, quanto maior a capacidade da marca em social analytics, mais vantagens competitivas ela tem como um todo.

Para te ajudar a entender melhor esse conceito e te dar um norte sobre como começar aplicá-lo em suas estratégias, independente dos seus recursos, fizemos esse post! Fique com a gente e aprenda a tirar proveito do social analytics!

O que é social analytics?

De forma simples, podemos definir social analytics como a capacidade de descobrir e comunicar determinados padrões a partir de dados sociais. Trata-se, portanto, da análise do conjunto de dados que podem ser coletados nas redes sociais. E, claro, eles são essenciais para nortear as atividades do social media.

É possível mensurar dados como: o perfil do público e persona, a quantidade de cliques que um post gerou para um site ou landing page, quantas visualizações teve determinado tipo de conteúdo, por quanto tempo um vídeo foi visto, qual foi o alcance de um post, qual é o sentimento médio dos usuários em relação a um conteúdo, quantas menções positivas/negativas ou neutra uma marca teve em determinado período, entre outros.

O acompanhamento dessas métricas de redes sociais permite, além de verificar o que está dando certo ou não no marketing, tomar decisões de negócio baseadas em dados.

Qual é a importância dos relatórios em estratégias de marketing?

Os relatórios de social analytics têm o objetivo de:

  • nortear as estratégias de marketing;
  • mostrar aos clientes o que dá ou não resultado em suas redes sociais;
  • gerar insights úteis para o planejamento estratégico de todas as áreas da empresa e não apenas para o marketing.

Em resumo, podemos dizer que por meio dos relatórios de social analytics é possível entender como o público percebe a marca, quais produtos ou serviços se destacam, quais são os reais interesses da persona e etc.

Quer um exemplo?

Aqui na mLabs, estamos sempre acompanhando nossos melhores posts em cada rede social. Essa análise constante nos ajudou a definir, por exemplo, editorias de conteúdo específicas para Instagram, diferentes das do Facebook.

Social analytics imagem do gráfico de melhores posts da mLabs

Outro exemplo é a definição dos melhores formatos para postar. De acordo com os relatórios que acompanhamos pela própria mLabs, nosso melhor formatos para o Instagram, por exemplo, é o Carrossel. Essa análise tem como base o engajamento de todas as nossas postagens em um determinado período.

Social analytics imagem do gráfico de posts por tipo da mLabs

Como extrair e aproveitar as informações das redes sociais?

Existem algumas dicas para extrair dados das redes sociais e utilizar as informações resultantes na estratégia do negócio.

Você pode, obviamente, fazer tudo “na unha”, baixando planilhas do Facebook Insights, Audience Insights, e até mesmo – para os corajosos – contando comentários e interações e analisando sentimentos manualmente. Mas, obviamente, isso seria o caminho mais difícil, pra não dizer impossível.

Ou, pode usar ferramentas para extrair e analisar essas informações.

A primeira ferramenta obrigatória é a de monitoramento de termos. Além de monitorar os termos que você desejar nas rede sociais e outros canais, algumas ferramentas têm recursos como análise de sentimentos, separação de comentário por neutro, positivo ou negativo.

A segunda ferramenta FUNDAMENTAL, é a de gerenciamento de redes sociais. Com ela, você terá mais do que gráficos brutos com números de curtidas, comentários e reactions, mas também insights sobre esses dados. Pela mLabs, por exemplo, é possível entender o seu crescimento comparativo com concorrentes, descobrir os melhores dias e horários para postar de acordo com a sua base de seguidores em cada rede social, entre outros.

Social analytics imagem do gráfico de posts por dia da mLabs.

Social analytics imagem do gráfico de posts por hora da mLabs.

E, você pode também, usar dados de diferentes fontes (incluindo painel de mídia de Google Ads, Facebook e até mesmo Analytics) para criar Dashboards avançados de marketing e negócios. Para essa opção – que é a mais avançada e UAU de todas – você certamente precisará da ajuda de um cientista de dados ou BI.

Mas, vamos pra parte onde a gente te ensina o que fazer com esses dados!

Aprimore a sua persona

O primeiro passo para fazer um bom trabalho com social analytics é coletar os dados gerados pelas redes sociais. Como já citamos, algumas mídias como o Facebook fornecem dados sobre o público, como perfil, interesses, gênero etc.

Essas informações são úteis para que você possa aprimorar a persona do seu negócio. Dessa maneira, você vai conseguir resultados muito mais positivos, uma vez que vai produzir conteúdo cada vez mais específico ao seu negócio.

Otimize as segmentações de anúncios

Os mesmos dados de perfil servem para otimizar a segmentação dos anúncios nas redes sociais. Informações sobre interações e engajamento com conteúdos, bem como monitoramento de termos, dão pistas importantes sobre interesses da sua persona, que podem ser usados no momento de segmentar anúncios.

Assim, as pessoas impactadas com os posts patrocinados serão exatamente aquelas que têm predisposição para se tornarem clientes do produto ou serviço que você está divulgando. Para você ter uma ideia, o investimento em mídia paga passou de 63% em 2016 para 70,7% em 2017, o que sugere uma tendência de crescimento dessa estratégia.

Poste nos melhores dias e horários

Cada rede social tem um perfil e horário nobre, além disso, cada marca pode ter horários determinados que são mais interessantes para fazer a postagem do conteúdo.

Um restaurante, por exemplo, pode fazer posts com fotos dos pratos que vende próximo ao meio-dia. Assim, as pessoas que ainda não sabem onde almoçar podem ir até o local ou fazer um pedido delivery.

É importante descobrir quais são os melhores dias e horários para alcançar a sua audiência em cada rede social. Desse modo, mais seguidores serão impactados e você evita ter que gastar tanto com posts patrocinados.

Acompanhe as tendências e inove com produtos

O monitoramento das redes sociais é fundamental para entender e prever necessidades e crises. Grandes empresas usam esses recursos com o objetivo de entender quais são os produtos que devem ser lançados, as melhores marcas e influenciadores para fazer parcerias etc.

Ficar de olho no que é tendência é algo que pode ser feito por meio das hashtags. Assim, você saberá os assuntos que estão em alta no momento e poderá propor soluções com base neles.

E por falar em tendências, uma pesquisa feita pelo IBGE mostrou que o Brasil tem 116 milhões de usuários conectados à internet e 94,6% dos entrevistados preferem o celular para o acesso à rede. Isso mostra potencial de crescimento para o marketing digital e você não pode ficar de fora!

Como a mLabs pode ajudar em uma estratégia de social analytics?

A mLabs é uma ferramenta capaz de analisar e fornecer insights de uma série de redes sociais. Entre eles, destacam-se os seguintes dados de social analytics:

  • dicas de influenciadores por nicho;
  • monitoramento de concorrentes;
  • melhores formatos para postar em cada canal;
  • melhores posts;
  • melhores dias e horários para postar;
  • perfil dos seguidores; etc.

Se você leu este artigo até aqui, já deve ter compreendido sobre a importância do social analytics e de ter uma ferramenta como o mLabs, que possa ajudar nesse sentido.

Então, se prepare, pois temos uma excelente notícia! Você pode fazer um teste grátis da nossa plataforma agora mesmo. Não perca essa oportunidade!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!