Como usar o Boomerang do Instagram para aumentar o engajamento?

Boomerang-do-Instagram

É só você mirar a câmera para uma cena em movimento e pronto: o Boomerang do Instagram faz todo o trabalho de transformar o momento em diversão!

Um cachorro pegando uma bolinha, os amigos dançando na festa, as amigas mandando um beijo para a câmera ― tudo fica mais divertido quando o app transforma o vídeo em um vai-e-volta em looping.

Introducing Boomerang from Instagram from Instagram.

E o melhor, esse formato pode ajudar a aumentar o engajamento nas redes sociais!

Neste post, vamos te provar porque o Boomerang do Instagram é tão interessante e, o melhor, vamos te explicar como usar esse recurso de forma estratégica! Bora?

Por que usar o Boomerang do Instagram?

Você já percebeu que o Instagram não é mais apenas uma rede social para compartilhar fotos, né? Há algum tempo ela se transformou em uma plataforma de negócios para marcas e se desenvolve a todo o momento para oferecer a melhor experiência possível aos usuários.

Se antes era só tirar uma foto e aplicar um filtro para mandar bem na rede, hoje existem diversas funcionalidades e ferramentas para Instagram que dão asas à criatividade.

E um dos apps mais usados para criar conteúdos diferentes no Instagram é o Boomerang. Tecnicamente, funciona assim: o aplicativo tira uma sequência de 10 fotos de uma cena em movimento. Então, ele une as fotos em um mini vídeo acelerado, que é reproduzido em loop para frente e para trás.

O efeito é bem simples, mas virou uma febre entre os usuários do Instagram! Vamos ver agora alguns motivos para isso:

Quem está no Instagram quer descontrair

O Instagram é uma rede social divertida. As conversas que acontecem na rede geralmente são mais leves, com imagens de bons momentos da vida. É a rede para quem quer tirar uma folga do tédio e cansaço do dia a dia mesmo!

E isso ajuda a explicar por que o Boomerang do Instagram caiu nas graças do público. O aplicativo gera um vídeo leve e divertido, fácil de ser consumido.

O aplicativo é super fácil de mexer

Não tem mistério: é só filmar a cena, e o resto do trabalho é o aplicativo que faz. Então, qualquer marca pode usar esse recurso para enriquecer e diversificar os conteúdos das suas redes sociais. Você não precisa investir em uma grande estrutura de filmagem ― que seria inviável para pequenos negócios ― para fazer vídeos divertidos. O que mais conta aqui é a criatividade!

Mais liberdade para a criatividade

Cada nova funcionalidade que o Instagram adiciona em sua plataforma é um novo desafio para a criatividade. Afinal, surgem inúmeras possibilidades de criação. E se você souber explorar essa oportunidade, vai se destacar no feed dos usuários!

É sério: antes de pensar em engajamento, pense como chamar a atenção do seu seguidor! Alcançar com eficiência precede qualquer interação. E o Boomerang do Instagram é ótimo para isso!

Os vídeos do Boomerang podem ser usados em outras redes sociais

O aplicativo foi desenvolvido pelo Instagram e tem uma integração com a rede para facilitar seu uso. Mas os vídeos são gerados em MP4, o que significa que podem ser usados onde você quiser na sua estratégia de marketing digital.

Você pode compartilhar no Facebook, enviar pelo WhatsApp, usar em anúncios da marca, no blog da empresa ou ainda converter o vídeo em GIF e aplicar no e-mail marketing.

Como usar o Boomerang do Instagram?

Usar o Boomerang do Instagram é muito simples! Você pode acessar o aplicativo Boomerang e depois compartilhar no Instagram ou Facebook ou, caso queira publicar nos Stories, pode usar o recurso do Boomerang nativo, dentro do próprio Instagram.

Confira o passo a passo para usar o aplicativo:

  1. Faça o download para Android ou iOS e abra o aplicativo;
  2. Mire na cena e pressione o botão redondo (na parte inferior da tela) até o momento que você quiser parar de gravar;
  3. Aguarde o app processar o arquivo e veja como ficou;
  4. Escolha onde você deseja compartilhar o vídeo (Instagram, Facebook, WhatsApp etc.);
  5. Caso escolha Instagram ou Facebook, também pode escolher compartilhar nos Stories ou no Feed.

boomerang-instagram

Veja agora como usar o Boomerang diretamente nos Stories do Instagram:

  1. Abra o app do Instagram e clique no ícone dos Stories;
  2. Selecione “Boomerang” nas opções disponíveis na parte inferior da tela;
  3. Mire na cena e pressione o botão redondo até o momento que você quiser parar de gravar;
  4. Aguarde o app processar o arquivo e publique o seu story.

boomerang do instagram no stories

Boas práticas no uso do Boomerang do Instagram

Para garantir que você crie os melhores vídeos com o Boomerang, confira algumas dicas:

  • Mantenha o celular parado: é claro que não é proibido movimentar o celular – isso pode até tornar o efeito ainda mais legal em alguns casos, mas o exagero deixa tudo muito frenético. Faça testes com a câmera parada e em movimento para constatar.
  • Segure o celular com firmeza: movimento é uma coisa, mão tremendo é outra. Se a mão tremer, o resultado pode não ser o esperado, então segure bem o celular!
  • Pense nos quadros inicial e final: o vídeo pode começar e terminar no mesmo ponto ou ter um quadro inicial bem diferente do final. É possível ter um bom resultado de qualquer maneira, mas planeje isso antes de filmar para ficar como você deseja.
  • Pratique: para criar os melhores vídeos com o Boomerang, deixe a preguiça de lado. Exercite em casa mesmo: peça para alguém fazer umas palhaçadas e grave até que o produto final fique excelente!

Agora, veja algumas publicações que vão inspirar as suas criações. Dê só uma olhada no Boomerang do McDonald’s que deixa qualquer pessoa louca para comer essas batatas fritas:

A Vans também explorou o Boomerang para apresentar seu produto de uma maneira diferente:

E a Ben & Jerry’s, com simplicidade, deixou todo mundo babando com esse Boomerang:

Essas são algumas dicas básicas para ter bons resultados com o Boomerang do Instagram. Depois de conhecer melhor o app e saber como usá-lo, é a sua criatividade que deve entrar em campo. Comece a perceber boas oportunidades para mirar a câmera e gravar as melhores cenas!

Agora, se você já viu algum perfil do Instagram com vídeos bacanas feitos com o Boomerang, deixe o link aqui nos comentários para inspirar outras pessoas!

 

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!

Posts relacionados