Facebook Text Overlay: como usar a ferramenta de imagem e texto em anúncios?

facebook text overlay

Quem faz anúncios no Facebook sabe que a rede social não permite mais de 20% de texto em uma imagem de anúncio. Essa regra é antiga e, assim que surgiu, partiu o coração de muitos profissionais de marketing. 💔

Mas, embora os anunciantes expressem sua frustração com essa limitação de texto na imagem, o Facebook manteve o seu posicionamento afirmando que os anúncios de melhor desempenho incluem imagens com pouco ou nenhum texto, razão pela qual eles implementaram a “regra dos 20%”.

Então, se você pretende veicular anúncios no Facebook ou no Instagram (afinal, ambos são filhos do mesmo pai 😉) não basta criar qualquer coisa e pagar pela divulgação, você precisa se enquadrar nas diretrizes.

E para que você tenha menos chances de ter seu anúncio rejeitado, o Facebook criou a ferramenta Facebook Text Overlay – melhor amiga de todo social media – que informa exatamente quanto texto tem na sua imagem.

Continue com a gente e saiba mais sobre ela!

O que é o Facebook Text Overlay?

Para manter a timeline dos usuários limpa e oferecer uma boa experiência mesmo com as publicações e links patrocinados, Mark Zuckerberg limita a quantidade de textos contidos em uma única imagem. A contabilização não é feita por caracteres ou palavras, mas pelo espaço que os textos ocupam em uma mesma peça.

Antigamente a ferramenta tinha grades para facilitar o cálculo do percentual, mas dependia muito da percepção visual da pessoa e da posição do texto sobre a imagem.

Hoje o usuário precisa apenas fazer o upload da imagem do anúncio e a ferramenta informará se ela se encaixa ou não nos padrões exigidos peça rede social.

Outra mudança é que, anteriormente, os textos não podiam ultrapassar 20% do espaço da imagem. Agora, há apenas uma redução do alcance de acordo com a quantidade de texto.

Como descobrir se o seu anúncio será aprovado pelo Facebook?

Será que meu anúncio tem menos de 20% de texto? Como faço para medir essa proporção? Todo tipo de anúncio está sujeito a essa regra?

Bom, vamos por partes e você vai entender como tudo funciona.

Anúncio com sobreposição de texto ok

Esse é o tipo de anúncio ideal, com pouca sobreposição de texto (menos de 20%). Estes anúncios são aprovados rapidamente pela ferramenta de análise do Facebook.

Além disso, terá um alcance potencializado por atender às boas práticas da plataforma.

Facebook text overlay: imagem de um anúncio com texto em sobreposição ok

Anúncio com sobreposição de texto baixa

Aqui o designer foi um pouco displicente e colocou mais do que 20% de texto na imagem.

Por isso, o Facebook pode diminuir o alcance do anúncio. O ideal seria diminuir o tamanho da fonte, colocar menos texto ou excluir o logotipo. Quanto menos texto, melhor lembra?

Facebook text overlay: imagem de um anúncio com texto em sobreposição baixa

Anúncio com sobreposição de texto média

Nesse caso o seu anúncio já está na corda bamba. Ele ainda será veiculado, mas vai alcançar menos pessoas, já que possui bastante texto sobrepondo a imagem. A sugestão é a mesma do tópico anterior.

Facebook text overlay: imagem de um anúncio com texto em sobreposição moderada

Anúncio com sobreposição de texto alta

Aqui não tem jeito! O designer perdeu a mão, encheu de texto na imagem e o Facebook PODE não veicular o seu anúncio.

Como assim pode não veicular?

É isso mesmo, a rede social não afirma que o seu anúncio será barrado, mas normalmente é isso o que acontece: ele será rejeitado ou alcançará quase ninguém e não é isso que você quer, né?

Facebook text overlay: imagem de um anúncio com texto em sobreposição alta

Como usar o Facebook Text Overlay?

Veja o passo a passo de como utilizar o Facebook Text Overlay para poupar o seu tempo na criação de peças e campanhas.

1. Crie sua imagem

Com o auxílio de um editor de imagens, crie o criativo do seu anúncio que será impulsionada.

👉 Dica amiga: você pode utilizar o mLabs Studio para criar artes nos formatos específicos das redes sociais com mais facilidade

Lembre-se de considerar o formato utilizado. Em postagens regulares, por exemplo, o tamanho recomendado é de 1200 x 628 px. Já em carrosséis, é de 1080 x 1080 px. Nesta página você confere todos os tamanhos de imagens e vídeos para redes sociais.

Outra dica é: tente utilizar a menor quantidade de espaço possível, considerando a fonte e o tamanho dela. Se for necessária uma mensagem maior, ela poderá ser inserida na área de texto do anúncio.

Se a logomarca tiver caracteres, ela também será considerada como texto, o que dificulta as ações.

2. Acesse a ferramenta

A ferramenta de sobreposição de texto do Facebook é online e gratuita. Ela pode ser acessada por meio de um navegador, clicando neste link. Você não precisa estar logado na rede social para realizar essa ação.

3. Faça o upload da imagem

Clique no botão “Enviar” e selecione nos arquivos do seu computador a imagem que você deseja patrocinar. Aguarde alguns instantes enquanto a ferramenta faz a análise da peça.

facebook text overlay

O tempo pode variar de acordo com o tamanho do arquivo. A seguir, serão exibidas informações sobre a veiculação da imagem selecionada em um anúncio no Facebook Ads.

facebook text overlay OK

4. Analise os resultados

A ferramenta pode chegar a 4 diagnósticos diferentes com relação ao texto nas imagens, como já citamos anteriormente. Quanto mais texto tiver, menor será o alcance.

facebook text overlay resultados

Nesse último caso, ainda existe a chance de as suas campanhas serem veiculadas, mas há um risco. Isso porque serão analisadas pela equipe interna do Facebook antes de serem aprovadas.

5. Repita o processo com outras imagens

Você não precisa abrir novamente a ferramenta para verificar outras imagens. Para isso, basta clicar novamente em “Enviar”, selecionar um novo arquivo e o diagnóstico será apresentado na sequência.

6. Verifique se o seu anúncio se qualifica como exceção

O Facebook tem algumas exceções para as regras de texto sobre imagens. Esses casos abrem um espaço maior para a utilização de caracteres. Alguns casos são:

  • capas de livros e revistas;
  • capas de CDs;
  • imagens de produtos;
  • jogos;
  • cartazes de eventos e filmes;
  • quadros;
  • infográficos.

Dicas extras

  • Logotipos baseados em texto também podem ser considerados texto, independentemente do tamanho ou alinhamento;
  • Marcas d´água também são consideradas como texto;
  • Números também são considerados como texto;
  • Ao fazer anúncios em carrossel, todas as imagens são verificadas. Se apenas uma dela conter texto demais, o anúncio todo é prejudicado;
  • As miniaturas dos anúncios em vídeo também são verificadas e devem seguir estas regras.

7. Crie sua campanha

Agora, é chegado o momento de organizar a campanha. Utilize o Gerenciador de Anúncios do Facebook para ajustar suas configurações antes e durante a execução.

Ao enviar os anúncios para serem veiculados, você poderá receber uma notificação sinalizando que há texto demais nas imagens.

Se você seguiu as regras anteriores, pode solicitar uma verificação manual para a equipe do Facebook por meio do botão “Solicitar análise manual”. Dessa vez, uma pessoa será responsável pelo diagnóstico.

Não esqueça que esta é apenas uma das características importantes para um anúncio atraente. Existem outros pontos que você precisa levar em conta, como a segmentação do público, orçamento, objetivos de campanha, dentre outros detalhes.

Se quiser saber mais sobre tudo, acesse nosso Guia de Anúncios para Facebook Ads e vire um mestre no assunto.

 

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