Facebook Text Overlay: aprenda a usar a ferramenta que verifica a proporção de imagem e texto em anúncios do Facebook

facebook text overlay

Então, a empresa para a qual a agência trabalha resolveu investir no Facebook Ads? Ótimo! Essa ferramenta é excelente e pode gerar ótimos resultados para um negócio. Mas você já ouviu falar no Facebook Text Overlay?

Muitos empreendedores acreditam que uma campanha de anúncios na maior rede social do mundo é um assunto complexo, acessível apenas para especialistas, o que não é verdade.

Outros pensam que qualquer imagem pode virar anúncio sem maiores problemas, equívoco que acontece com frequência.

Porém, para patrocinar um anúncio com imagens no Facebook, é preciso respeitar algumas regras. E o Facebook Text Overlay é a ferramenta que vai te ajudar a saber se você está – ou não – respeitando uma dessas importantes regras.

Continue com a gente.

O que é o Facebook Text Overlay?

Você provavelmente já observou os anúncios impressos entre as páginas de um jornal impresso ou estampados em banners na beira das estradas, não é mesmo?

Nesse formato de mídia, é muito comum que se encontre uma grande quantidade de informações no formato de texto mescladas. “Compre agora!”, “Pague em até 12 vezes!” ou “Cobrimos qualquer oferta” podem facilmente compor uma única peça gráfica. É exatamente esse tipo de coisa que o Facebook quer evitar em seus anúncios.

Para manter a timeline dos usuários limpa e oferecer uma boa experiência mesmo com as publicações e links patrocinados, Mark Zuckerberg limita a quantidade de textos contidos em uma única imagem. A contabilização não é feita por caracteres ou palavras, mas pelo espaço que os textos ocupam em uma mesma peça.

No início, isso frustrou muitos anunciantes, que trabalhavam suas imagens, realizavam suas campanhas e só depois recebiam a notícia da impossibilidade de veiculação devido ao excesso de conteúdo em texto na imagem.

Graças a isso, o Facebook anunciou o Facebook Text Overlay, que, em português, significa Sobreposição de Texto do Facebook. Antigamente, ela tinha grades para facilitar o cálculo do percentual, mas dependia muito da percepção visual da pessoa e da posição do texto sobre a imagem.

Hoje, o usuário precisa apenas fazer o upload da imagem e a ferramenta dirá se ela se encaixa nos padrões exigidos.

Outra mudança é que, anteriormente, os textos não podiam ultrapassar 20% do espaço da imagem. Atualmente, há apenas uma redução do alcance de acordo com a quantidade de texto.

Anúncios no formato de carrossel serão inteiramente afetados, mesmo que apenas uma das imagens contenha texto em excesso. Ah, mais uma coisa: essa regra também é válida para thumbnails, aquelas imagens congeladas que preveem o conteúdo de um vídeo.

Como usar o Facebook Text Overlay?

O Facebook Text Overlay é uma ferramenta de extrema importância, porque poupa o tempo das equipes de social media na criação de peças e campanhas. Por isso, a seguir, conheça um passo a passo sobre como utilizar esse recurso.

1. Crie sua imagem

Com o auxílio de um editor de imagens (como o Photoshop ou o Trakto), componha a peça gráfica que será impulsionada.

Lembre-se de considerar o formato utilizado. Em postagens regulares, por exemplo, o tamanho recomendado é de 1200 x 628 px. Já em carrosséis, é de 1080 x 1080 px. Nesta página você confere todos os tamanhos de imagens e vídeos para redes sociais.

Outra dica é: tente utilizar a menor quantidade de espaço possível, considerando a fonte e o tamanho dela. Se for necessária uma mensagem maior, ela poderá ser inserida na área de texto do anúncio.

Se a logomarca tiver caracteres, ela também será considerada como texto, o que dificulta as ações.

2. Acesse a ferramenta

A ferramenta de sobreposição de texto do Facebook é online e gratuita. Ela pode ser acessada por meio de um navegador, clicando neste link. Você não precisa estar logado na rede social para realizar essa ação.

3. Faça o upload da imagem

Clique no botão “Enviar” e selecione nos arquivos do seu computador a imagem que você deseja patrocinar. Aguarde alguns instantes enquanto a ferramenta faz a análise da peça.

facebook text overlay

O tempo pode variar de acordo com o tamanho do arquivo. A seguir, serão exibidas informações sobre a veiculação da imagem selecionada em um anúncio no Facebook Ads.

facebook text overlay OK

4. Analise os resultados

A ferramenta pode chegar a 4 diagnósticos diferentes com relação ao texto nas imagens. São eles:

  • ok: a sua imagem respeita as diretrizes de anunciantes e será veiculada normalmente;
  • baixa: há uma pequena quantidade de texto que pode comprometer o alcance do anúncio;
  • média: há uma quantidade de texto que fará com que o alcance do anúncio seja reduzido consideravelmente;
  • alta: existe a chance de o anúncio não ser veiculado.

facebook text overlay resultados

Nesse último caso, ainda existe a chance de as suas campanhas serem veiculadas, mas há um risco. Isso porque serão analisadas pela equipe interna do Facebook antes de serem aprovadas.

5. Repita o processo com outras imagens

Você não precisa abrir novamente a ferramenta para verificar outras imagens. Para isso, basta clicar novamente em “Enviar”, selecionar um novo arquivo e o diagnóstico será apresentado na sequência.

6. Verifique se o seu anúncio se qualifica como exceção

O Facebook tem algumas exceções para as regras de texto sobre imagens. Esses casos abrem um espaço maior para a utilização de caracteres. Alguns casos são:

  • capas de livros e revistas;
  • capas de CDs;
  • imagens de produtos;
  • jogos;
  • cartazes de eventos e filmes;
  • quadros;
  • infográficos.

7. Crie sua campanha

Agora, é chegado o momento de organizar a campanha. Utilize o Gerenciador de Anúncios para ajustar suas configurações antes e durante a execução.

Ao enviar os anúncios para serem veiculados, você poderá receber uma notificação sinalizando que há texto demais nas imagens.

Se você seguiu as regras anteriores, pode solicitar uma verificação manual para a equipe do Facebook por meio do botão “Solicitar análise manual”. Dessa vez, uma pessoa será responsável pelo diagnóstico.

E é isso! A partir de agora, você já sabe como usar o Facebook Text Overlay e pode realizar as suas campanhas no Facebook Ads sem maiores problemas.

Muitos especialistas são contra as regras que diminuem o alcance das publicações e links patrocinados no Facebook. E você, o que acha do assunto? Deixe a sua opinião nos comentários!

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