Como postar Gif no Instagram Stories? Veja como personalizar seus próprios GIFs!

feliz no computador

Se você pesquisar no Google por como postar GIF no Instagram Stories encontrará uma boa lista de tutoriais ensinando isso bem direitinho.

Você verá desde tutoriais ensinando a fazer isso pelo Instagram – usando GIFs da galeria do Insta mesmo – até os que ensinam como converter um GIF do GIPHY em .mp4 para subir nos Stories como se fosse vídeo.

Mas, existe uma opção cobiçada por muitas marcas que usam as Stories em sua estratégia de comunicação: colocar seus próprios GIFs no Instagram Stories. Isso mesmo, colocar GIFs de marca, tipo logo animado, nas Stories.

Fazer isso hoje pelos métodos tradicionais é tipo chegar no nirvana.

Envolve a criação de uma conta de marca no GIPHY, o upload de uma dezena de GIFs próprios nesta conta e, depois, um pedido de verificação de conta feito por e-mail (em inglês) que dependerá da boa vontade da galera do GIPHY. #boasorte

Ufa! Só de escrever isso aqui já fiquei cansada. Mas, calma que pra tudo tem uma solução!
Neste post – que vai ser completão – vamos te ensinar o jeito difícil e não garantido de colocar GIFs personalizados no Instagram e também o jeito fácil, super garantido e belezinha de fazer isso usando a mLabs!

Se liga no passo a passo! 

Primeiro, entenda a diferença entre GIFs e STICKERS no Instagram

Você já deve ter visto que o Instagram chama de STICKERS (adesivos) isso:

stickers instagram
Mas, os stickers do Instagram vão desde recursos como localização, #hashtag e GIF até às imagens fofas que a galera pira!

Aí, se você clica na opção GIF, dentro do Instagram, verá no Insta o que o GIPHY chama de stickers, que são animações com fundo transparente. Bem legal também, mas você não encontraria GIFs no Instagram como esse aqui ó:

Ficou claro que o que o Instagram chama de GIF é o que o GIPHY chama de sticker?

E, claro, o que o Instagram chama de sticker, são suas customizações próprias, seus adesivinhos tipo “Miga Sua Loka” como dissemos acima.

Sigamos!

Mas, como personalizar seus próprios GIFs no Instagram Stories?

Para te poupar tempo, vou logo ensinar o jeito fácil e garantido de como personalizar seus próprios GIFs no Instagram Stories pela mLabs.

E o melhor, pela ferramenta você poderá agendar essas Stories para postar quando quiser. Um recurso que facilita a vida de quem faz marketing nas redes sociais!

1 – Crie uma conta no GIPHY

Primeiro, acesse sua conta no GIPHY. Se você ainda não possui uma conta, sugiro se aplique para uma conta de marca clicando aqui. Para fazer isso, Você precisará informar um e-mail de empresa, nome da marca, site, etc. Logo receberá um e-mail de confirmação de conta do GIPHY e pronto! A parte chata tá feita.

Mas, se não quiser criar uma conta de marca, sem problemas! Pela mLabs, você poderá postar GIFs de contas pessoais também. A vantagem de ter uma conta de marca no GIPHY é, apenas, aproveitar o GIPHY como canal de branding, já que os fãs da empresa podem buscar por seus GIFs de marca ali.

2 – Faça o upload do seu GIF personalizado

Agora, dentro da sua conta no GIPHY – pessoal ou de marca – clique em UPLOAD e suba o seu GIF. Já aproveita e coloque sua tag de marca aí!

Lembrando que, se você quer sobrepor seu GIF a uma arte ou vídeo que fez pro Stories – como se fosse uma marca d’água animada – ele precisará ter fundo transparente.

Você verá que ele aparece assim:

logo mLabs no giphy

Clique em Copy Link e copie a opção GIF Link.

copy link giphy

3 – Acesse a mLabs para agendar um Instagram Stories

Feito isso, é hora de abrir a mLabs. #melhorparte

Se você ainda não é cliente da mLabs, crie uma conta de teste grátis clicando aqui. Acesse a função Agendamento, selecione no Passo 1 o perfil (marca) desejado e marque, no Passo 2, a opção Instagram Stories.

como personalizar seus próprios GIFs no Instagram Stories pela mLabs

4 – Faça o ULPOAD do seu vídeo ou imagem

upload gif

Se você pretende agendar o Story, defina o dia e o horário que deseja publicar! 

5 – Clique em Adicionar GIF

Clique em Configurações, no rodapé da página. Aqui, entraremos no incrível mundo das customizações de Stories pela mLabs.

configurações stories pela mLabs

Clique no ícone do Instagram Stories:

selecionar instagram stories mlabs

Depois, clique em Adicionar GIF. Você verá que existem outras customizações bem legais aí, mas vamos focar na missão de inserir GIFs personalizados no Instagram Stories, ok?

Ainda nesta tela, insira a URL do GIF personalizado que você subiu no GIPHY e pronto! Você encontrará seu GIF rapidinho!

colocar gif instagram stories mlabs

Prontinho!

Até aqui você viu o jeito fácil e garantido de colocar seus gifs personalizados no Instagram Stories. Como pôde perceber, precisará usar a mLabs para isso. 

Mas, vou contar também como fazer isso do jeito tradicional, sem ajuda de ferramenta alguma, seguindo o passo a passo do GIPHY, que pode – ou não – dar certo.

Como colocar GIF no Instagram Stories do jeito tradicional?

Passo 1. Acesse sua conta de marca no GYPHY. Lembre-se que você já deve ter de 10 a 15 GIFs originais por lá, ok?

Passo 2. Clique no botão Upload e carregue seu arquivo no formato GIF. Igual ao que já ensinamos lá em cima, neste mesmo post! Se preferir, clique no botão Create e faça um GIF do zero. Assim, você pode inserir vídeos, imagens, vídeos, animações e letras.

Aqui, uma pequena obervação: na hora de criar o seu GIF, lembre-se das seguintes regras:

  • utilize o formato .GIF no arquivo;
  • a exportação precisa ser feita com pixels transparentes, sem branco ou cores opacas de fundo;
  • o tamanho é de 500 a 600 pixels, com altura e largura em números pares. O ideal é de 600 x 600 pixels;
  • o modo de cor RGB é mais indicado;
  • selecione o loop para exportação, já que esse é o movimento contínuo;
  • utilize arquivos de até 100mB e com, no máximo, 15 segundos.

Passo 3. Mande um e-mail para a comunidade GIPHY para que seus gifs apareçam no Stories do Instagram. O endereço é partnerships@giphy.com. E-mail em inglês, tá? #translator

Passo 4. Acenda uma vela virtual e e reze para dar certo! (opcional)

Prontinho! Agora você já sabe como postar seus gifs personalizados no Instagram Stories do jeito fácil e do jeito difícil! Quer fazer isso pela mLabs? Então teste grátis e confira como é simples!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!

Posts relacionados