Qual é lógica por trás da ordem de quem visualizou suas Stories do Instagram? Veja nossa opinião sobre o assunto!

instagram stories ordem de quem visualizou

Aqui na mLabs, estamos o tempo todo estudando e tentando entender como funcionam os algoritmos das redes sociais. Além de nos ajudar a otimizar nossa ferramenta, temos insights para nossa própria estratégia e, claro, conseguimos criar conteúdo para ajudar nossos seguidores! 

E uma das dúvidas que muita gente tem é: qual é a lógica por trás da ordem de quem visualizou minhas Stories do Instagram? Será que é, simplesmente, cronológico? Ou, melhor, porque parece que as pessoas que visualizam minhas Stories são sempre as mesmas? Mas o Stories não alcança todo mundo?

Se você também quer a resposta para essas perguntas, que tal pensarmos nisso juntos?

Como o instagram Stories organiza a ordem de quem visualizou?

O Instagram ainda não anunciou, oficialmente, como isso funciona.

Mas, por observação nossa (e de outros especialistas também), o critério que determina a ordem de visualizações das stories do Instagram não é a ordem cronológica.

Também não tem a ver com o número de vezes que uma pessoa visualizou a história.

O Instagram provavelmente determina a sequência de acordo com o nível de interesse da pessoa pelo perfil dono da história. Isso mesmo, as pessoas que estão no topo da lista são aquelas que mais vêem, buscam e demonstram interesse no seu perfil.

Após milhares e experimentos e um longo debate os usuários do reddit chegaram à essa conclusão. Eles chegaram a criar inúmeros perfis falsos para testar diferentes comportamentos e provar a hipóteses.

E, apesar do Instagram não ter afirmado que a lógica é essa, vamos analisar juntos outra possibilidade: o critério interação.

Por que o critério não é interação?

Durante algum tempo nós (e outras autoridades também), achávamos que o critério que definia essa ordem era as interações.

Ou seja, estariam no topo as pessoas que o Instagram considera mais relevantes para você.  E ele entende isso a partir do número (e relevância) das suas interações com ela.

Mas, logo vimos que não era bem assim, afinal, no topo da lista muitas vezes estão pessoas que a gente nunca (NUNCA MESMO) interage. Você já notou isso também?

Chegamos a considerar fatores mais sutis, como quanto tempo você fica em um post dessa pessoa, se já realizou uma busca por ela, etc, etc, etc…

Como dissemos, o Instagram ainda não contou exatamente como isso funciona. Nós estamos aqui estudando o assunto e achamos, de verdade, que os maiores stalkers do perfil estão sempre no topo da lista de views das stories dele.

Mas, queremos sua ajuda! Como você acha que a rede determina a ordem de quem visualizou suas Stories do Instagram? Conta pra gente!

  • Gabriela

    Isso vale também para a ordem das pessoas que curtiram nossas fotos no Instagram?

    • mLabs

      Não, Grabriela! Só para o Stories! 😉

    • Monalisa Oliveira

      Tb queria saber isso!

  • Rafael Guímaro Lino

    Eu também estudo isso e cheguei a seguinte conclusão, os do topo são os que mais fuçam realmente no seu insta, e acredito eu que essas pessoas que ficam no topo são pq vc também entra e olha o dela, é como se o algoritmo dissesse que ambos estão interessados no perfil um do outro

    • mLabs

      Rafa, nós consideramos isso também, mas percebemos que as pessoas que demonstram interesse no nosso perfil (não só as que mais vêem nossos posts, mas que comentam, curtem e interagem) aparecem no topo. Então, é legal ter claro que a lista não é dos que mais fuçam a nossa conta, mas dos que mais demonstram interesse (e o Instagram dá peso às interações dessas pessoas com a gente). 😉

    • Rayssa Benck

      Quando só eu vejo sempre o perfil da pessoa X e ela não vê o meu, mesmo assim ele (X) vai pro topo das minhas visualições ou é necessário que ele tb veja o meu sempre?

      • Rafael Guímaro Lino

        ele tbm precisa ver, senão só vai aparecer pra ele vc no topo do dele

        • mLabs

          Rafa, pelos nossos testes aqui (e da reddit também), o que conta é o quanto a pessoa que vê a Stories demonstra interesse pelo seu perfil. Então, vamos pensar o seguinte:

          Se em um determinado período de tempo, essa pessoa viu vários posts seus mas não curtiu nem comentou nada, ela não necessariamente vai aparecer no topo quando visualizar sua Stories. Mas, se ela vê muito e ainda comenta, curte, ela vai pro topo! É o quanto A PESSOA QUE VIU DEMONSTRA INTERESSE, entendeu? O único ponto que precisa ficar claro é que, pro Instagram, ver+comentar+curtir significa mais interesse que só ver. Entendeu?

          Faz um teste aí! Posta uma Stories e pede alguém pra “ver” ela e ainda dar unks “likes” nas suas fotos! E pede outra pessoa pra só “ver” a Stories e “ver” outros posts do seu perfil (sem fazer nada). Pela nossa teoria, quem “viu e deu likes” vai ter que aparecer antes de quem só viu sua Stories e seus posts!

      • mLabs

        Na verdade, Rayssa, por muito tempo a gente achou quer era assim. Mas, hoje, a gente acredita que seja o quanto a pessoa demonstra interesse no SEU perfil, não o contrário. Mas, o ponto em questão é o que o Instagram entende como “interesse”. Então, se uma pessoa vê muito o seu perfil, mas não curte nem comenta nada, ela não necessariamente estará no topo. Mas, se ela vê e ainda interage, ela demonstra mais interesse e vai pro topo da lista (pode fazer o teste!). Entendeu?

  • Isabelle de Oliveira

    Eu sempre tive curiosidade em saber msm pq sempre a mesma pessoa fica no topo!! Espero que realmente seja o mais stalker 😂😂

    • mLabs

      Isabelle, só pra deixar claro: as pessoas que estão no topo são as que demonstram mais interesse no seu perfil. Mas, para o Instagram, uma pessoa que vê seus posts, curte e comenta têm mais interesse do que aquelas que só “vêem”. Entendeu? É o interesse da pessoa por você, mas pode ser que você tenha um stalker (que só fuça, mas não interage) que não apareça tão lá no topo!

  • Harrison Klaus

    Assim como o Facebook oferece sugestões de amizade com pessoas que você fica perto no seu cotidiano, utilizando do seu gps, acredito que no Insta é a soma disso: se vc fica perto da pessoa, se você stalkeia ela, e se ela stalkeia você, e também a velocidade com qual ela abre seu Stories, se você abre rápido.

    • mLabs

      Harisson, chegamos a considerar esse cruzamento também! Mas, fizemos uns testes aqui, e descartamos localização e ações do dono da Stories no perfil da pessoa. O que realmente vimos fazer o ranking de quem viu mudar na mesma hora, foi “stalkear + interagir com posts”. Faz esse teste aí e conta pra gente depois! 😉