Você sabe como utilizar o storytelling nas redes sociais?

storytelling nas redes sociais

Quem de nós nunca se deslumbrou com a jornada épica de Luke Skywalker pelos confins da galáxia? Ou sofreu com as dores de Frodo no caminho para destruição do anel? Ou, ainda, chorou quando Mufasa se foi na cena mais triste de todos os tempos? Confessa, vai! Pois é, o storytelling faz parte da nossa vida desde sempre.

Basta olhar para pinturas rupestres em uma caverna que você terá a comprovação desse fato. A verdade é que todos somos apaixonados por histórias.

Algo tão apaixonante não poderia ser deixado de lado em estratégias de marketing, não é mesmo?

Nesse setor, ela é chamada de storytelling, nada mais do que a versão em inglês de “contar histórias”. Esse recurso é aplicável em inúmeras ações, incluindo as redes sociais.

E é justamente sobre isso que falaremos neste texto. Se você quer saber tudo que o storytelling pode fazer pela sua estratégia de social media, continue a leitura.

Senta que lá vem história!

Mas antes, o que é e por que usar o storytelling?

Bardos, rapsodos, cantores, poetas, roteiristas de cinema, escritores, quadrinistas. Ao longo dos tempos, artistas de diversas áreas vêm utilizando a arte para contar histórias.

Mas qual é o motivo desse fascínio pelas narrativas? Bom, a resposta não é tão simples assim. Não é à toa que, até hoje, diversos especialistas questionam as razões pelas quais as pessoas gostam tanto de relatos.

O fato é que, se você parar para pensar, verá que já conhece o poder das histórias. Se alguém lhe perguntasse o que você tomou no café da manhã da última terça-feira, provavelmente, a sua resposta seria “não faço ideia”.

No entanto, é bem provável que tenha recordações quase vívidas de um caso que seus amigos lhe contaram sobre aquela festa de formatura de tantos anos atrás. Ou, quase certamente, lembra com detalhes de um livro infantil que seus pais ou avós liam para você na infância. Estamos certos?

Então, agora, imagine a imensidão de possibilidades proporcionadas ao aplicar essa ferramenta no mundo do marketing.

Fazer as pessoas se lembrarem de uma marca, fazê-las associarem produtos a boas experiências ou aguardarem ansiosamente pelo próximo comercial de TV não é mais um sonho tão distante, não é mesmo?

Quando contamos um caso, as pessoas prestam mais atenção. Colocam-se no lugar dos protagonistas, vivem os mesmos conflitos, pensam em soluções para as crises… praticamente, vivem a história.

É por isso que profissionais com essas habilidades são tão valorizados no mercado. E você, que trabalha com social media, está preparado para utilizar o storytelling em suas ações?

Como utilizar o storytelling nas redes sociais?

Tá legal, mas como inserir o storytelling em uma estratégia de redes sociais? Essa pergunta é extremamente comum, já que sua aplicação não é tão simples quanto parece.

A verdade é que, tal qual um escritor de novelas, é preciso ter muita criatividade para engajar os seguidores por meio das histórias.

Mas o que seria de nós sem o repasse de conhecimento, não é mesmo? Bom, para facilitar a sua vida, a seguir, vamos conhecer algumas ideias para utilização do recurso nas nossas queridinhas redes sociais.

Posts sequenciais

Não precisa bancar o engraçadinho. Nós sabemos que todos os posts nas redes sociais são sequenciais.

Mas, para aplicar storytelling neles, é preciso que dialoguem entre si. Vamos supor que você queira contar a história sobre como uma empresa foi criada.

Que tal ir destrinchando-a aos poucos por meio de alguns posts em vez de jogar um texto enorme na timeline do usuário? O mesmo vale para tweets, fotos ou Stories no Instagram.

Faça-o desejar continuar em contato com a sua marca e ficar ansioso ao aguardar pela próxima peça.

Apresentações

As imagens são um ótimo meio para contar histórias. Quando colocadas em sequência (por meio de um único post ou álbum no Facebook, por exemplo), estimulam as interações.

A grande sacada desse formato é que você coloca o usuário no comando da história. Ele clica para ir à frente ou retroceder, e acompanha a postagem no ritmo que lhe convém.

Não à toa, um dos posts mais engajadores de uma famigerada marca de automóveis foi o que apresentou diversas fotos em sequência de um boneco-palito indo à concessionária. Um pequeno gasto em design, uma grande recompensa de likes.

Histórias de colaboradores e fãs

Você provavelmente já sabe que vivemos em uma era na qual os ideais da empresa contam muito.

Sendo assim, vale a pena mostrar aos seguidores quem são as pessoas que participam do cotidiano de um negócio. Seus rostos, backgrounds, a trajetória que percorreram para chegar até ali.

E por que não estender isso aos consumidores? Estimule-os a mostrar como as suas experiências com a marca foram benéficas e de que forma a empresa faz parte de suas vidas.

Lembre-se: você está falando com pessoas. Para gerar empatia, é preciso agir como gente.

Vídeos

Não é segredo pra ninguém que os vídeos fazem muito sucesso nos dias atuais. Então, que tal fazer as vezes da Netflix e contar histórias nesse formato para a sua audiência.

Esse formato retém muito mais a atenção do usuário, o que, por si só, já é um ponto positivo para sua utilização. Mas há mais: o conteúdo audiovisual transmite sensações de maneira única e causa a tão esperada sensação de empatia.

Lembre-se de usar os recursos do storytelling: protagonista, antagonista, clímax, crise, resolução, ponto de virada, entre outros elementos.

Em 2018, uma empresa japonesa de doces deu uma aula de storytelling por meio de seu canal no YouTube. Os vídeos eram lançados um por vez, o que causava grande expectativa no público.

Isso não apenas trabalhou de forma única o branding da empresa, como também estimulou o boca a boca. No fim, a campanha se tornou um grande sucesso.

O storytelling é uma poderosa arma (ou quem sabe um sabre de luz) para alavancar estratégias digitais. Quando usado nas redes sociais, local em que os usuários passam a maior parte do tempo, representa milhões de oportunidades para empreendedores. Como diria o pequeno e verde mestre Yoda: usá-lo você deve saber.

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