Pesquisar

Objetivos de campanha do Facebook: qual é a melhor opção?

Objetivos de campanha do Facebook: qual é a melhor opção?
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Quem nunca criou uma campanha de Facebook Ads e ficou com dúvidas na hora de escolher o objetivo que atire a primeira pedra!

A escolha dos objetivos de campanha do Facebook não é uma tarefa fácil, mas é extremamente importante para o bom desempenho dos anúncios e deve ser feita com base nos objetivos macro da marca.

Antes de criar o seu anúncio, é preciso refletir sobre o motivo da campanha:

  • Por que ela será lançada?
  • O que você espera alcançar?
  • O que você deseja que as pessoas façam ao visualizar o seu anúncio?

Para, a partir de então, selecionar a segmentação do público, os canais e o posicionamento do anúncio atrelado ao seu objetivo, só assim você terá mais chances de potencializar os seus resultados.

Você já usou ou conhece bem os objetivos de campanha do Gerenciador de Anúncios do Facebook? Se a sua resposta for não, você está no lugar certo! 😉

Neste post, vamos tudo o que você precisa saber sobre os objetivos de campanha do Facebook, com exemplos práticos para você nunca mais errar nas suas campanhas. Acompanhe!

Quais são e como funcionam os objetivos de campanha Facebook?

Dentro do Gerenciador de Anúncios do Facebook existem 11 objetivos de marketing divididos em três categorias:

  1. Reconhecimento: gerar reconhecimento sobre novas ofertas, marcas, serviços e produtos.
  2. Consideração: gerar tráfego para diferentes canais, leads e engajamento com os usuários, direcionando-os para a instalação de apps e envio de mensagens.
  3. Conversão: anúncios com objetivo de gerar vendas. Campanhas mais assertivas, que visam gerar conversões, venda e levar os usuários ao estabelecimento físico do negócio.

Essa divisão é bem similar à jornada de compra do consumidor, em que ele passa por um processo de reconhecimento e consideração da marca antes de realizar a conversão em si.

Veja na imagem abaixo como os objetivos são disponibilizados na plataforma:

Gerenciador de anúncios do Facebook: imagem da ferramenta de anúncios do Facebook mostrando os objetivos da campanha

Reconhecimento de Marca (Reconhecimento)

O primeiro objetivo que você visualiza na ferramenta, dentro da etapa “Reconhecimento”, é o reconhecimento de marca.

Esse objetivo consiste em apresentar ou reforçar a presença da marca para os usuários. Campanhas com esse objetivo normalmente são utilizadas no momento de descoberta entre os clientes potenciais e a marca.

Um ponto negativo é que esse objetivo é aplicado, em sua maioria, em torno de ações intangíveis, o que dificulta a avalição da sua eficácia em termos monetários.

Quando Usar?

O reconhecimento de marca é ideal para marcas que já têm participação no mercado, mas ainda não possuem uma grande audiência. Com o objetivo e o público-alvo selecionados a campanha será veiculada para pessoas que já conhecem ou possuem interesse em conhecer o negócio.

Como a marca quer ser reconhecida, o ideal é criar anúncios atrativos, que chamem a atenção do público e sejam memoráveis para que os usuários impactados se lembrem da marca.

Referência

Um bom exemplo de marca antiga que fez bom uso do objetivo de reconhecimento é o iFood, a marca criou uma campanha com o objetivo de reconhecimento de marca para divulgar o iFood Office para empresas. No anúncio, a marca mostra os benefícios do novo serviço, gerando reconhecimento e interesse do o público-alvo.

Objetivos de campanha Facebook: imagem do anúncio do iFood Office no Facebook

Alcance (Reconhecimento)

Também dentro da etapa de “Reconhecimento” temos o objetivo de alcance que visa veicular a campanha para o maior número de usuários possível  (dentro do seu público-alvo e do seu orçamento), é como se fosse uma panfletagem em massa, saca?

Marcas, que costumam escolher esse objetivo, em geral, querem resultados rápidos para gerar reconhecimento em larga escala. Porém, o objetivo de alcance tem suas desvantagens.

O alcance não leva em consideração o interesse do usuário em relação à marca, ou seja, ele não analisa as interações anteriores do usuário com o conteúdo e não consegue determinar se o usuário irá interagir com o anúncio. O que deixa o CTR (taxa de cliques) do anúncio mais baixo.

Se você não sabe o que é CTR, confira nosso post sobre Planejamento de mídia para redes sociais e conheça os indicadores fundamentais para acompanhar e analisar na sua campanha.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar função de relatórios personalizados da mLabs

Quando Usar?

Esse objetivo é indicado para a divulgação de um negócio local, como um novo restaurante, por exemplo. Já que é possível atrair o máximo de pessoas para conhecer o estabelecimento e aumentar a sua base de clientes.

Para isso, além de escolher o objetivo de alcance é preciso segmentar o público geograficamente, selecionando os que moram ou trabalham próximo do restaurante, assim qualificando por localização.

Referência

Como exemplo prático, novamente temos o iFood, que também veicula muitos anúncios promocionais, que precisam do maior alcance possível em um tempo limitado.

Para isso eles usam como objetivo o alcance, tendo o maior número de pessoas impactadas possível (dentro do seu público-alvo) por suas promoções limitadas.

Objetivos de campanha Facebook: imagem do anúncio do iFood Office no Facebook

Tráfego (Consideração)

Esse objetivo é voltado para pessoas que já conhecem a marca e serve para direcionar o tráfego já existente nas redes sociais para outros canais, como uma landing page, aplicativo, blog, site e, até mesmo, para o seu perfil no Instagram.

O tráfego tem como objetivo levar o usuário para um local onde ele possui mais informações sobre o seu produto ou serviço, serve para aqueles conteúdos que “cabem” além de um post, sabe?

Lembrando que esta é uma etapa de consideração em que o público ainda está conhecendo os produtos e serviços que a marca oferece.

Quando Usar?

Um bom uso desse objetivo é a divulgação de posts de blog realizados pela marca, gerando tráfego das redes sociais para o blog, muito útil para fortalecer as estratégias de conteúdo e fazer com que a marca ganhe mais autoridade no mercado.

Nesse objetivo de campanha, você só será cobrado pelos cliques realizados no link da url de destino. Um modelo de anúncio mais preciso, já que direciona um público que de fato está interessado no produto ou serviço da marca.

Referência

Uma boa referência para o objetivo de tráfego é o da corretora Rico, que divulga em alguns de seus anúncios no Facebook, os seus vídeos do YouTube para gerar mais tráfego no canal.

Objetivos de campanha Facebook: imagem do anúncio da corretora Rico no Facebook

Envolvimento (Consideração)

O envolvimento é um objetivo que gera reações para o post ou página de negócios. Geralmente é usado para melhorar a performance dos anúncios, conseguindo mais engajamento nas publicações.

O envolvimento é um objetivo de campanha que possui três categorias específicas:

  • envolvimento com a publicação: comentários, curtidas e compartilhamentos no post promovido.
  • curtidas na página: comentários, curtidas e compartilhamentos na página promovida.
  • participações em evento: participantes para o evento promovido.

Anúncios com esse objetivo melhoram a interação com o público, já que procuram por entusiastas do negócio e usuários que realmente se interessam pelo que a marca tem a dizer.

Quando Usar?

Esse objetivo de campanha é muito indicado para incentivar participações em eventos e ações gratuitas, justamente porque ajuda a aumentar a interação com o público e despertar o interesse do mesmo.

Referência

Como referência temos a Zenvia, uma plataforma de comunicação com clientes, que costuma divulgar eventos por meio de anúncios no Facebook.

No exemplo abaixo a marca patrocina um evento gratuito, o que reforça o seu objetivo em ter maior engajamento e interação com seus seguidores.

Objetivos de campanha Facebook: imagem do anúncio da marca Zenvia no Facebook

Instalações de aplicativo (Consideração)

Campanhas com esse objetivo, como o próprio nome indica, visam incentivar o usuário a fazer o download de um aplicativo.

Ao escolher esse objetivo você direcionará o usuário direto para a loja do app (Google Play e Apple Store). Um objetivo que pode trazer ótimos resultados, considerando que o Facebook envia o anúncio para usuários que já clicaram ou já instalaram o aplicativo anteriormente e deixaram de usar por um período.

Quando Usar?

O ideal é usar para aumentar o número de usuários do aplicativo, muito simples, né?

Referência

Como referência deste objetivo, temos a Headspace, empresa estrangeira que possui um aplicativo de meditação e divulga o seu app nas suas redes sociais.

Objetivos de campanha Facebook: imagem do anúncio do aplicativo Headspace no Facebook

Visualizações de vídeo (Consideração)

O objetivo de visualizações de vídeo é ideal para quem busca ter o maior número de visualizações e engajamento nos seus vídeos. Outra vantagem desse formato é conseguir criar um público personalizado a partir do tempo visto de um determinado vídeo, ou até mais.

Há várias formas criativas de usar vídeos em anúncios como dar dicas aos usuários, fazer demonstrações de uso do produto e apresentar novas funcionalidades de uma ferramenta, entre outros.

Quando Usar?

Uma marca que oferece serviços de arquitetura, por exemplo, pode fazer vídeos dos ambientes em que trabalhou, como um portfólio para se apresentar aos usuários.

Referência

Como referência temos um anúncio feito por nós 🧡, em que divulgamos um dos nossos lançamentos, o Studio mLabs. O nosso objetivo era, justamente, fazer com que mais pessoas assistissem ao vídeo para conhecer a nossa ferramenta de edição de imagens!

Objetivos de campanha Facebook: imagem do anúncio da mLabs no Facebook

Geração de cadastros (Consideração)

Esse objetivo é voltado para a geração de leads para a marca. Seja o cadastro para receber uma newsletter, deixar o seu contato para algum lançamento ou ainda demonstrar interesse por um serviço.

A vantagem é que todos os dados do formulário são preenchidos dentro da plataforma.

É isso mesmo, o usuário não precisa sair do Facebook para realizar a ação e como o esforço exigido é significativamente menor, o objetivo de geração de cadastros tem grande potencial de conversão.

Quando Usar?

Ele é indicado para marcas que possuem um time de vendas ou uma boa estratégia para trabalhar os leads, isso influenciará muito a alcançar o objetivo macro da marca.

Pensa comigo, quando as pessoas preenchem os seus dados no formulário, elas ficam no aguardo da oferta, produto ou serviço oferecido, certo? E, como nesse caso, todo processo é feito dentro do Facebook, será preciso extrair a base e trabalhar manualmente.

Portanto, é um objetivo de campanha que deve ser bem planejado antes da execução.

Referência

Um bom exemplo é o anúncio da incorporadora Via Nações que, para conseguir um fluxo alto de potenciais clientes interessados em comprar um apartamento, investiu em uma longa campanha com objetivo de geração de cadastros no Facebook e Instagram.

Objetivos de campanha Facebook: imagem do anúncio da Via Nações no Facebook

Mensagens (Consideração)

Por fim, dentro da etapa de “Consideração” temos as mensagens. Esse objetivo visa promover a interação dos usuários com a marca pelo Messenger ou WhatsApp, seja para fazer perguntas adicionais sobre o produto anunciado ou enviar uma solicitação de compra, por exemplo.

Esse objetivo é benéfico para marcas que têm processos de conversão automáticos, como o Facebook Chatbot Messenger que responde às perguntas sobre o produto ou serviço de maneira quase que instantânea.

Quando Usar?

Se você possui um chatbot configurado no seu Messenger ou WhatsApp. Pode usar esse objetivo para oferecer uma solução facilitadora de conversas, fazendo perguntas e dando respostas de forma automática.

Referência

Essa campanha da Closeup Brasil é uma ótima referência de como usar o objetivo de mensagens de maneira assertiva. Em meio à celebração da diversidade, a marca buscou conversar com seu público e se posicionar sobre o tema “amor livre”.

Objetivos de campanha Facebook: imagem do anúncio da Closeup Brasil no Facebook

Para isso, a Closeup veiculou anúncios de vídeo falando sobre diversidade com um botão de CTA (chamada para ação) que convidava a os usuários a iniciar uma conversa com a marca pelo Messenger.

Conversões (Conversão)

Este objetivo também está relacionado com o de geração de cadastros, mas aqui a conversão pode variar conforme os objetivos comerciais da empresa: geração de leads, vendas e, até mesmo, visualização uma página do site, por exemplo.

Aqui os anúncios clássicos para divulgação de produtos específicos se encaixam muito bem. Esse objetivo é mais assertivo e visa direcionar os usuários para as ofertas e gerar uma conversão.

Para esse objetivo, você precisa ter o Pixel do Facebook instalado em seu site antes de criar a campanha. Sem ele não será possível rastrear o comportamento dos consumidores no site para entender a sua performance e fazer otimizações nas campanhas de conversão.

Quando Usar?

Este objetivo é muito usado por empresas que fazem vendas via aplicativo, em que seus anúncios levam à páginas específicas do app para a compra de um produto ou acesso a um cupom de desconto limitado. Além disso, você pode utilizar para garantir o cadastro em uma landing page, ação no carrinho e até uma compra.

Referência

Como referência, podemos usar a Renner, que veicula diversos anúncios sobre ofertas específicas, e direciona os usuários para páginas de conversão, onde podem ver as ofertas e realizar uma compra.

Objetivos de campanha Facebook: imagem do anúncio da Renner no Facebook

Vendas do catálogo (Conversão)

Estes anúncios que têm como objetivo fazer vendas do catálogo – também chamados de anúncios dinâmicos – visam fazer diferentes ofertas conforme a disponibilidade no estoque e atualização dos produtos da marca.

Geralmente, anúncios como este passam por integrações, que permitem o Facebook ter acesso ao seu catálogo de produtos ou serviços, podendo pegar informações como imagens, preços e quantidade em estoque para inserir de forma automática nos anúncios.

Para fazer esse tipo de anúncio, você deve criar um modelo padrão e então o Facebook fará o resto do trabalho, divulgando suas ofertas segundo o modelo predefinido.

banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

Quando Usar?

Esse objetivo é ótimo para marcas do varejo que contam com diversos produtos, como lojas de roupas.  Dessa forma, você consegue apresentar diferentes ofertas automaticamente, sem ter que criar um anúncio para cada uma delas.

Referência

Como referência podemos usar os anúncios da Amazon veiculados nos EUA, onde a marca tem anúncios com diversas versões, para apresentar diferentes produtos no mesmo modelo predefinido.

Você pode notar abaixo do anúncio a mensagem “Esse anúncio tem várias versões.” o que indica que foi criado um modelo e disponibilizado o catálogo da marca para o Facebook ter acesso às diferentes ofertas e divulgá-las no mesmo modelo.

Objetivos de campanha Facebook: imagem do anúncio da Amazon no Facebook

Tráfego no estabelecimento (Conversão)

Por fim, dentro da etapa de “Conversão”, temos o objetivo tráfego no estabelecimento que visa despertar o interesse dos usuários no que a loja física tem a oferecer e incentivar uma visita à mesma.

Muitos acham que por terem um negócio offline, as estratégias nas redes sociais não funcionam bem para sua marca. Porém isso não é verdade. Nas redes sociais estão presentes todos tipos de consumidores, muitos deles dispostos a realizar compras em lojas físicas.

Quando Usar?

Um bom exemplo de casos em que esse objetivo de campanha é eficaz são hospitais e centros de saúde, que precisam incentivar os usuários a realizarem uma consulta presencial com seus especialistas.

Referência

Como referência podemos usar o anúncio da marca Pés sem Dor, que faz palmilhas sob medida e realiza avaliações presenciais para confeccionar os produtos personalizados.

A marca costuma divulgar diversos anúncios com chamadas para os usuários realizarem uma avaliação gratuita com seus especialistas, como no exemplo abaixo, referente ao lançamento de uma nova unidade.

Objetivos de campanha Facebook: imagem do anúncio da marca Pés Sem Dor no Facebook

E aí, já sabe qual objetivo usar em suas campanhas? Lembre-se que você pode ter campanhas com diferentes objetivos, o importante é que todos colaborem de alguma forma com o objetivo macro da marca.

Agora que você já entendeu como funcionam os objetivos de campanha do Facebook, veja também o nosso Guia completo de anúncios para Facebook Ads e conheça as recomendações técnicas para criar a sua campanha sem cometer erros!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis