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6 dicas de gestão de redes sociais para salão de beleza

6 dicas de gestão de redes sociais para salão de beleza
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Estar presente nas redes sociais já não é mais um diferencial para os salões de beleza.

Hoje, encontramos inúmeros salões dando dicas, fazendo parceria com influenciadores digitais, investindo em anúncios personalizados, realizando sorteios, entre outras ações nas redes sociais.

Mas, para ter resultados sólidos e atrair mais clientes é preciso ir além e otimizar as estratégias de marketing digital para salão de beleza de maneira assertiva.

O gerenciamento redes sociais é essencial para tornar seu negócio mais interessante e fazer com que ele ganhe notoriedade perante os concorrentes. E convenhamos: vencer a concorrência não é nada fácil – gerenciar redes sociais também não.

Provavelmente, se você é como a maioria dos empreendedores brasileiros, precisa fazer a gestão de todo o negócio, atender, organizar, cobrar e até cuidar desta área de marketing.

Então, preparamos algumas dicas para facilitar a gestão das redes sociais para o seu salão de beleza. Confira!

1 – Faça um planejamento de redes sociais para salão de beleza

Existem diversas redes sociais à sua disposição (a seguir vamos falar um pouco mais sobre algumas), mas isso não quer dizer que você precisa estar em todas.

Ao pensar em como fazer a gestão de redes sociais para o seu salão de beleza você precisa avaliar quais são as mais relevantes que comportam o seu público-alvo.

Então, para começar o seu planejamento de redes sociais faça uma análise dos seus principais concorrentes: descubra em quais redes sociais eles atuam, qual tipo de conteúdo publicam, como se comunicam com a audiência e quais são os seus big numbers (curtidas, seguidores, inscritos).

Essas informações ajudarão a nortear o começo da sua estratégia como a escolha dos canais, possíveis parcerias, ideias de comunicação com o público, entre outras coisas.

Nessa fase de planejamento é muito importante que você consiga enriquecer o leque de informações sobre os consumidores e para isso a criação de uma persona é fundamental.

Assim, você poderá pensar em formas mais assertivas para se comunicar com o seu cliente ideal, qual tom de voz será usado nas legendas dos seus posts, quais imagens serão selecionadas nas artes, e por aí vai.

Não esqueça também de traçar objetivos e ter métricas para avaliar o seu desempenho nas redes sociais. Não adianta apenas criar uma conta e despejar conteúdo, você precisa saber onde quer chegar!

Se o seu salão de beleza tem como objetivo de marketing conquistar mais visibilidade, você terá que direcionar as suas estratégias para ter mais visualizações nos seus posts investindo em anúncios segmentados, fazendo parceria com influenciadores digitais, entre outras ações que ampliam o alcance da marca.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

2 – Escolha as redes sociais que o salão deve atuar

Se você é empreendedor e não possui uma equipe de marketing especializada, será uma tarefa muito difícil produzir conteúdo de qualidade para todas as redes sociais – além disso não é viável, visto que você precisar atuar onde o seu público está.

Portanto, confira quais redes sociais trarão mais resultado para o seu negócio!

Instagram

O Instagram é uma das melhores redes sociais para o salão de beleza, pois é uma plataforma com apelo visual que usa e abusa de fotos e vídeos e possui uma infinidade de recursos para as marcas. Para o ramo da beleza isso é essencial!

A primeira dica é preencha 100% da sua biografia. Na bio do Instagram você deve inserir todas as informações relevantes do seu salão, como endereço, telefone, horário de funcionamento, inclusive os links dos outros canais de comunicação.

Se você não sabe como adicionar mais de um link na bio do Instagram clique aqui e veja como fazer isso.

redes sociais para salão de beleza: imagem de uma biografia preenchida no Instagram

Agora que você já tem a bio completa, pode se preparar para usar a criatividade e postar fotos incríveis dos procedimentos e serviços que pratica, publicar vídeos do antes e depois das clientes, fazer lives ensinando algumas técnicas simples e aproveitar o grande potencial de engajamento dos Stories para promover a marca.

O Studio W Cabeleireiros é um exemplo de salão de beleza que publica bastante dicas e imagens dos serviços oferecidos de maneira bem criativa estimulando a interação com o público. Dá só uma olhada neste post!

Ah! Se você ainda usa um perfil pessoal no Instagram, confira neste post como migrar para o perfil comercial para aproveitar as inúmeras vantagens da rede social para marcas, como acessar métricas, inserir botões interativos, promover seus posts e muito mais!

Lembre-se que para alcançar os seus objetivos de marketing é preciso acompanhar as métricas das redes sociais e entender se ações estão performando conforme planejado. Isso só será possível se você tiver uma conta business no Instagram.

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YouTube

Depois do Google, o YouTube é o segundo lugar onde as pessoas mais fazem buscas! Esse é um dos principais motivos para você criar um canal no YouTube e promover o seu salão – as pessoas gostam de consumir conteúdo em formatos de vídeos!

Para o mercado da beleza então, o YouTube pode trazer inúmeras vantagens. Dá para você usar a plataforma e criar conteúdos educativos, como dicas e tutoriais, mostrar a sua rotina (os famosos Vlogs), apresentar os bastidores do salão em dias especiais como o “dia da noiva”, por exemplo.

São inúmeras ideias de vídeos para você se inspirar e, se os conteúdos forem produzidos com boas técnicas de SEO, você terá mais chances de conquistar mais visualizações no seu canal e poderá até ganhar dinheiro com a monetização dos seus vídeos.

Olha só essa resenha sobre produtos profissionais usados em salão de beleza no canal da Carla Guimarães. Uma ideia de conteúdo educativo que leva informação relevante para a audiência.

Facebook

O Facebook é um ótimo canal para atuar, pois traz diversas ferramentas que podem potencializar a performance de sua página, tanto nesta rede, como no Instagram.

Através do Gerenciador de Anúncios você pode realizar anúncios e aumentar o alcance dos seus posts para mais pessoas, e pelo Facebook Insights você consegue conhecer melhor a sua audiência para otimizar seus resultados.

Para isso, assim como no Instagram, é imprescindível que você tenha uma página para sua empresa, nela você poderá atualizar todos os dados da sua empresa, fazer suas publicações com dicas e novidades sobre o seu trabalho, além de interagir com o público nos comentários ou pelo Messenger.

Encontramos essa divulgação de promoção para o dia dos namorados feita por um dos salões de beleza mais badalados de São Paulo, o C. Kamura, para te inspirar!

Pinterest

Outra rede bastante importante para divulgar sua marca é o Pinterest. Neste canal, as pessoas buscam muitas referências visuais e inspiração. E, você pode deve usar isso como forma de divulgação e atração de clientes.

Você pode publicar fotos de penteados, unhas, maquiagens e outros procedimentos, fazendo um link para o seu site, desta forma, gerando tráfego e promovendo o seu negócio.

Além disso, o Pinterest serve como um instrumento para geração de Insights, através dele você poderá conhecer o comportamento dos usuários. Para isso, navegue pelos painéis, hashtags e pastas mais compartilhadas pelo seu público-alvo.

Lembrando que a maioria dos usuários dessa plataforma faz pesquisa de coisas que tem interesse em comprar. Você tem aí uma boa oportunidade para fazer negócios.

Veja a divulgação desse curso de cabeleireiro do Pinterest feita pela marca Cabelo e Muito Mais.com, no perfil deles tem várias outras ideias de conteúdo para você usar como base na sua estratégia.

Google Meu Negócio

Ter seu salão de beleza no Google Meu Negócio é essencial. Afinal, é no Google onde as pessoas buscam tudo que precisam, não é mesmo?

Ao cadastrar o seu salão de beleza nesta plataforma ele aparecerá na busca com destaque, nos mapas e você poderá criar postagens, inserir vídeos da fachada, da parte interna, criar um tour online para os clientes conhecerem o seu salão, dentre diversas outras facilidades.

Você também poderá receber avaliações de clientes, responder dúvidas e interagir com o público. Assim, quando um potencial cliente procurar pelo seu serviço no buscador, o seu salão aparecerá na lista como uma indicação. 😉

imagem de um banner publicitário com chamada para testar gratuitamente o recurso de gerenciamento do google meu negócio

3 – Crie uma estratégia de conteúdo relevante

Depois de escolher em quais redes sociais o seu salão vai estar é importante criar uma estratégia de conteúdo relevante para o seu público.

Neste momento, é importante entender o que gera interesse e engajamento com o público, pois os usuários só vão acompanhar a sua marca se o conteúdo agregar algum valor para eles.

Você precisará planejar e organizar o seu conteúdo nos mínimos detalhes e, para isso é fundamental ter em mãos um calendário de marketing.  Ele vai garantir que você tenha mais constância nas postagens e que não perca nenhuma data importante para o seu negócio!

Gerenciador de redes sociais: imagem da página de calendário da mLabs.

Outra dica importante é incentivar e dar voz ao Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC). Isso servirá como prova social e aumentará a credibilidade da sua marca, ao mesmo tempo que aproxima o seu salão dos clientes.

Não esqueça também de fazer uma pesquisa com as palavras-chaves e hashtags mais relevantes para o seu negócio. Ao inserir estas palavras em seus conteúdos, você aumentará as chances de ser encontrado pelas pessoas interessadas no seu serviço.

Para facilitar o trabalho, use ferramentas como o Ubersuggest ou até mesmo verifique o que seus concorrentes estão postando.

imagem de um banner publicitário com chamada para baixar gratuitamente o material produzido pela mLabs sobre Kit de Planejamento de Conteúdo para as redes sociais

4 – Publique nos melhores dias e horários

É importante que você consiga postar no horário em que seu público está online e ativo, assim você aumentará seu alcance de forma natural.

Cada rede social tem seu “horário nobre”. Para saber qual o melhor horário para redes sociais para salão de beleza, recomendamos que você faça os seus próprios testes: poste em diferentes horários e acompanhe os resultados.

Pela análise desses testes você perceberá se é mais viável postar fora do horário comercial, se os finais de semana são bons dias para gerar engajamento com os seguidores e outras informações importantes.

Essa pesquisa realizada pela Sprout Social traz uma análise dos melhores dias e horários para postar no Facebook e no Instagram.

Redes sociais para salão de beleza: imagem de um gráfico indicando os melhores dias e horários para postar no facebook

Esses dados servem como parâmetro para você começar a realizar suas publicações, mas você não deve seguí-los à risca, visto que os resultados podem variar bastante de acordo com o nicho de mercado.

Redes sociais para salão de beleza: imagem de um gráfico indicando os melhores dias e horários para postar no instagram

Depois de colocar em prática os seus próprios testes você poderá analisar se os dados da pesquisa estão de acordo com o comportamento do seu público em específico.

5 – Invista em mídia paga e alcance mais pessoas

Mesmo que você escolha as redes sociais certas e o horário com mais pessoas online, as suas postagens serão limitadas pelo algoritmo das redes sociais.

Por isso, ao planejar estratégias de marketing para o seu salão de beleza, é importante pensar no investimento em anúncios para promover publicações nas redes sociais.

Você pode fazer campanhas estratégicas para um público específico, pode criar Dark Posts (aqueles anúncios que não aparecem no feed de notícias), entre vários outros tipos de publicidade que você pode visualizar neste post.

Com o uso inteligente dos anúncios você conseguirá alcançar pessoas qualificadas, assim aumentando as chances de crescer o número de seguidores,  gerar tráfego para outros canais da marca, ou qualquer outra ação específica que você deseja promover.

Todo esse processo é realizado pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook, ferramenta disponibilizada pela rede social para que você possa criar, veicular e analisar os resultados dos seus anúncios.

impulsionar-posts: uma imagem com postagens do instagram flutuando e os dizeres: impulsione seus posts pela mLabs.

6 – Monitore e avalie os seus resultados

O segredo do sucesso nas ações em redes sociais é o monitoramento e avaliação dos resultados. Só assim você saberá se as suas estratégias estão dando certo e quais delas trazem mais retorno.

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a mensuração de todas as ações realizadas para, assim, obter diversos Insights para futuras estratégias, ou até mesmo alterações no modelo atual.

Ao mensurar os resultados é possível descobrir – de fato – qual o melhor horário para as suas postagens, por exemplo, ou qual é o perfil do seu público e como eles se comportam.

No entanto, esses dados estão espalhados em diversas plataformas – não ficam dispostos de forma fácil para serem analisados, sabe? – tornando o trabalho mais complexo do que precisaria ser.

Nesse caso, uma boa ferramenta de gestão de redes sociais, como a mLabs, fará toda a diferença para a construção da sua presença online.

Na mLabs você consegue fazer o gerenciamento das suas postagens em diversas redes sociais, criar calendário de posts, acompanhar todos os dados em gráficos simples e dinâmicos, além de ter à disposição diversos outros recursos para facilitar o gerenciamento de suas redes sociais:

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