Como monetizar vídeos no YouTube?

como monetizar vídeos no youtube

Sem dúvidas roteirizar, gravar e editar são as ações mais importantes para manter um canal no YouTube ativo. Mas será que você sabe como monetizar vídeos no YouTube?

“Monetizar?”

Sim, monetizar vídeos no YouTube. Aquela mágica que transforma os seus vídeos em dinheiro na sua conta!

Sabemos que a maioria dos youtubers sonha em ter o seu conteúdo espalhado por todo o mundo e se tornar famoso nas telinhas (e telonas) de todo o Brasil (ou do mundo, se você for muito bom). E isso é um super objetivo!

O que essa galera descolada do audiovisual descobre, assim que começa a gravar vídeos com uma certa frequência, é que a monetização é tão importante quanto a própria criação dos vídeos!

👉 Aliás, essa é a forma mais simples de ganhar dinheiro com o YouTube. E o que sustenta um monte de influencers por aí.

Neste post, vamos te explicar como monetizar vídeos no youtube, e te dar alguns caminhos que funcionam para manter essa roda girando!

Antes de pensar em monetizar é preciso pensar na criação de conteúdos relevantes

Antes de falarmos como você vai rentabilizar o seu canal, é importante falarmos sobre a geração de conteúdo. Afinal, nenhum canal se mantém vivo se não for relevante.

E, para isso, é necessário que o conteúdo criado seja absolutamente incrível. Aquele conteúdo que você levanta da cadeira, bate palmas e ri ou chora bastante.

Afinal, em um mundo onde qualquer pessoa pode gerar qualquer tipo de conteúdo, o seu precisa se destacar. De outra forma, será mais do mesmo, não é?

Como o nosso objetivo é fazer você despontar e se tornar o próximo Felipe Neto grande YouTuber do momento, queremos te dar umas dicas sobre conteúdo também. Dessa forma você vai conseguir monetizar vídeos no youtube e mantê-los sempre rentáveis com conteúdos ma-ra-vi-lho-sos.

Banner do E-book Video Marketing_Banner com botão de baixe grátis

#1 – A qualidade importa (e muito)

Bem, sejamos sinceros, você não precisa ter o mesmo equipamento que o Steven Spielberg para gravar o novo desafio de Nutella na banheira. Nós sabemos disso. Porém, do outro lado, a sua produção não pode ser desleixada ou parecer amadora demais.

Quando falamos em qualidade, pensamos nos aspectos técnicos, como: qualidade da câmera, áudio e iluminação, além de um bom roteiro, enquadramento e uma edição que deixe o vídeo perfeito.

Com esses poucos aspectos já dá para chegar longe. O que isso muda na hora de monetizar vídeos no youtube: você gastaria seu tempo para ver um filme com uma péssima qualidade de filmagem? Não.

O YouTube entende da mesma forma.

Então, por que os seus vídeos monetizariam se você não tem uma qualidade mínima?

#2 – Roterize-se

Não dá para simplesmente apertar o REC e esperar que algo mágico saia da gravação.

É necessário um roteiro.

“Ah, mas eu nunca escrevi um roteiro, não sei nem por onde começar”. Isso é bem, bem fácil. Existem diversos tutorias espalhados pela internet explicando como montar um roteiro rapidamente.

Acredite, roteirizar o seu conteúdo fará toda a diferença.

O que isso muda na hora de monetizar vídeos no youtube: Como veremos quando formos falar de monetização, aulas e outros conteúdos educacionais são bem acessados, o que pode acelerar o quanto você monetiza com o seu canal.

A pegadinha aqui é quanto mais complexo o seu vídeo for em produção e conteúdo, mais de um roteiro ele precisa. Ou você já viu uma aula sem um roteiro?

O mesmo vale para outros tipos de vídeos.

Tudo fica melhor com um roteiro e isso com certeza influencia em quantas pessoas consomem o seu conteúdo, e como você ganha com isso.

#3 – “Galera, se inscreve aqui no meu canal e dá o like antes de assistir o vídeo”

Você já ouviu essa frase muitas e muitas vezes, certo? Acredite, não é à toa.

O número de inscritos é um fator muito importante para monetizar vídeos do YouTube.

Esse número define se você tem uma boa estratégia de conteúdo ou não. Além disso, o YouTube só permitirá que você monetize ao atingir no mínimo 1.000 inscritos.

Como monetizar vídeos no YouTube?

Agora que você já tem um bom conteúdo, é hora de monetizar o seu canal. Vamos separar a segunda parte desse post para explicar na prática como funciona cada tipo de monetização.

Adsense

O Adsense é de longe uma das opções mais fáceis de geração de receita. Basicamente, você autoriza o YouTube a inserir anúncios em seus vídeos, que impactarão sua audiência.

Por isso existem várias opções de anúncios para você escolher, e é importante que eles façam sentido para sua audiência, ok?

Um anúncio malfeito – ou desalinhado com a sua persona – pode até fazer você monetizar porém perder inscritos, o que é bem, bem ruim, não é?

Os tipos de anúncio do Adsense são:

  • Anúncios que funcionam com sobreposição

Sabe aqueles ads que ocupam em torno de 20% da tela do computador?

Esses são os anúncios de sobreposição. Com eles você consegue divulgar o seu anúncio, porém sem ocupar toda a tela dos seus inscritos. Esse tipo de anúncio é uma opção caso você tenha vídeos longos e que possam ter apenas um pouquinho de publicidade perto, mas que os inscritos passem o olho o tempo todo.

  • Anúncios gráficos

Esse é aquele clássico anúncio que vem a direita do vídeo.

Você já deve ter o visto acima da lista de sugestões de vídeos.

Se os seus vídeos são feitos em séries, ou divididos em muitas partes, como é o caso de videoaulas por exemplo, essa opção é uma boa. Afinal, se o seu inscrito vai sempre clicar nas sugestões de vídeos, por quê não colocar um ad esperto por ali?

  • Anúncios em vídeo que podem ser puláveis

Sabe aqueles anúncios que você sempre pula no YouTube? Eles são outra opção. O bom desse tipo de anúncio é que ele pode ser inserido em qualquer momento, o que faz com que tenha uma boa flexibilidade.

  • Anúncios com uma duração curta de tempo

Existem também aqueles anúncios rápidos, que não podem ser passados mas duram apenas 6 segundos. Esse também é um tipo de anúncio bom para monetização. Você ganha rapidamente a atenção do seu inscrito e passa a mensagem necessária.

Infoprodutos também são uma ótima escolha

Talvez você não saiba, mas a divulgação de infoprodutos (como um software ou app, por exemplo) são um ótimo negócio dentro da monetização no YouTube.

Você pode criar diversos tipos de vídeos (vale tutorial, review e até react) sobre um infroproduto específico. Com esse tipo de vídeo, você pode gerar URLs que são rastreáveis e se afiliar a grandes empresas que pagam pela divulgação de seus produtos.

A Hotmat é um grande exemplo desse tipo de plataforma.

Se você quer mais dicas para otimizar sua estratégia de YouTube, veja os posts abaixo:

Quais são as melhores ferramentas para editar vídeos para Youtube?

Afinal, como funciona o SEO para YouTube?

 

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 120 mil marcas!

Posts relacionados