15 dicas para ganhar visualizações no YouTube!

Ganhar visualizações no YouTube: imagem de um homem com um tablet nas mãos procurando vídeos no YouTube .

Quando você faz o upload de um vídeo no YouTube, mal pode esperar para conseguir visualizações, não é mesmo? 

Mas, muitas vezes, os dias vão passando e você fica ansioso porque seu vídeo não recebe a atenção que você esperava.

Então, você se pergunta: como é que vídeos de outras marcas conseguem ganhar visualizações no YouTube e o seu não?

Essa situação pode ser desesperadora! Afnal, o número de views é o principal indicador de sucesso de uma estratégia na plataforma. Muitos fatores dependem dele, como:

  • alcance;
  • monetização;
  • repercussão dos anúncios;
  • engajamento.

Então, nesse post, reunimos todas as dicas que você precisa saber para virar o jogo e ganhar mais visualizações na rede social. Fique com a gente e confira dicas que funcionam!

Existe mágica para ganhar visualizações no YouTube?

Basta dar um Google sobre o assunto para se deparar com soluções mágicas como sites, programas e aplicativos grátis que aumentam as visualizações no YouTube. Isso não é feito por humanos, mas por robôs, e assim é jogo sujo!

Não é a toa que a plataforma deixa explícito nas suas políticas de serviço que quem compra visualizações e outras métricas pode ter o canal encerrado e removido. 

A motivação para banir canais com “fake views” é tornar o serviço mais atrativo para os anunciantes, que pagam para ter seus anúncios vistos por gente de verdade.

Uma vez que isto esteja esclarecido, vamos às dicas!

1. Crie um título que desperte atenção

Seus títulos têm de se tornar virais! Embora o conteúdo seja o mais importante, é pelo título que as pessoas chegam até ele.

Portanto, insira palavras estratégicas no título. Além de procurar por palavras-chave de alto volume, é importante entender a intenção de busca do usuário sobre o assunto.

Na hora de compor o título do vídeo, lembre-se de colocar a palavra-chave mais à esquerda e não deixe de incluí-la também na descrição do vídeo.

2. Seja estratégico na descrição do vídeo

Sabe aquele texto logo abaixo do vídeo? Então, é ele que chamamos de descrição e que tem um papel fundamental na sua estratégia.

Uma boa descrição ajuda as pessoas a encontrarem seu conteúdo e, mais importante, decidirem se querem ou não apertar o “play”. 

Para convencer os usuários a seu favor, faça uma introdução matadora:

  • inclua a palavra-chave principal já no começo do texto;
  • descreva o seu vídeo de forma espontânea e natural;
  • escreva no mínimo 250 palavras na descrição;
  • não insira lista de palavras-chave, isso tira a naturalidade do texto;
  • cite as fontes mencionadas no vídeo;
  • inclua links relevantes para outros canais da marca.

3. Capriche na thumbnail

A “capa” do vídeo, que você vê em miniatura antes de dar o play, se chama thumbnail. Ela é crucial para atrair os usuários já que reforça o título, a descrição e dá ao espectador uma prévia do conteúdo

Segundo o próprio YouTube, vídeos com thumbnails personalizados ganham mais cliques que os outros vídeos comuns.

Por tanto, capriche nas imagens, cores e textos para atrair a atenção do usuário. 😉

Ganhar visualizações no YouTube: imagem do canal da mlabs no YouTube na aba videos.
4. Não ignore o poder das legendas

O YouTube valoriza o conteúdo legendado, afinal, nem sempre o usuário consegue assistir a um vídeo com volume, não é mesmo?

Acrescentar legenda ao vídeo aumenta o alcance – há canais brasileiros que se popularizaram lá fora graças às legendas. Além disso, promove acessibilidade – temos mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil

5. Explore os recursos da aba “Comunidade”

Existe um jeito de não perder engajamento no intervalo entre um upload e outro? Claro! Basta postar textos, vídeos antigos, fotos, criar enquetes e muito mais. Tudo isso pode ser feito pela aba “Comunidade” do canal.

Explorar os recursos da Comunidade aumenta sua interação na rede. Isso porque todas as postagens realizadas por lá aparecem diretamente para os inscritos do canal.

O canal “Me poupe!”, por exemplo, usa bastante esse recurso para interagir com os usuários.

Ganhar visualizações no YouTube: imagem da aba comunidade do canal do YouTube chamado Me Poupe.
6. Faça SEO para YouTube

Para ganhar visualizações no YouTube, você precisa divulgar o seu canal. E, o melhor jeito de fazer isso, sem precisar abrir a mão, é usar técnicas de SEO para YouTube

Essas técnicas abrangem muitos fatores e colocam o canal em evidência quando o usuário fizer uma busca na plataforma. Veja alguns deles:

  • título do vídeo (palavra-chave à esquerda e até 55 caracteres);
  • descrição do vídeo (palavra-chave no começo, link no primeiro parágrafo, CTA bem definida e 250 palavras no total);
  • nome do arquivo otimizado com a palavra-chave;
  • tempo do vídeo;
  • qualidade do conteúdo;
  • uso de hashtags estratégicas.

Quer ver no detalhe como implementar as técnicas de SEO no seu canal?  Veja nosso post específico sobre o tema, clique aqui.

7. Monitore seus concorrentes

Monitorar os canais dos concorrentes ajuda a planejar campanhas de marketing, criar conteúdo competitivo, traçar novas metas e, inclusive, ganhar mais tráfego.

Como pegar carona com eles? Uma dica é usar as mesmas tags, assim, seus vídeos terão mais chances de serem recomendados em outros canais.

Tudo isso, graças ao algoritmo que faz sugestão de conteúdos aleatórios para os usuários no término do vídeo.

8. Fique atento ao tempo do vídeo

O tempo médio de um vídeo no YouTube é de 15 minutos. Obviamente, isso varia para mais ou para menos conforme conteúdo e gênero do vídeo. 

Porém o mais importante é ser conciso. Quando o seu vídeo tem valor agregado, quando as pessoas enxergam a necessidade de assisti-lo, ele pode passar dos 15 minutos que a sua audiência irá até o fim.

9. Recomende outros vídeos no final da exibição

Ao final do vídeo, faça recomendações de outros conteúdos do seu próprio canal. Essas sugestões são aquelas miniaturas que aparecem quando o vídeo está quase no fim. 

Quanto mais vídeos tiver para recomendar, maior será o tempo que as pessoas vão gastar no seu canal, e quanto mais você as mantém ali, mais o YouTube te mostra para outros usuários!

Ganhar visualizações no YouTube: imagem do final de um vídeo do YouTube mostrando as indicações de mais vídeos para assistir.

10. Divulgue seus vídeos nas redes sociais

Não se limite ao YouTube, divulgue os vídeos nos outros perfis da marca. Desta forma, você consegue alcançar toda a sua base de fãs e seguidores compartilhando links em mais redes sociais.

Aqui, as tags também são importantes para mostrar ao YouTube qual o tópico e categoria do vídeo, assim a plataforma pode associá-lo a conteúdos parecidos. 

11. Promova seus vídeos com anúncios

O YouTube Ads é a ferramenta paga para exibir seus anúncios para quem está mais propenso a se interessar pelo que você oferece. Uma ótima estratégia de marketing para conquistar mais visualizações na rede social.

Assim como outras redes sociais, o YouTube tem algoritmos que exibem às pessoas os vídeos que a plataforma entende que elas gostariam de ver, com base no que elas buscam e clicam. 

Se você investir uma graninha em anúncios do YouTube, eles serão exibidos em diversos canais, especificamente ao público que se interessaria pelo seu conteúdo. 

De outro modo, esse público nem saberia que seu canal existe! Você mesmo pode produzir seus próprios anúncios na plataforma, veja como funciona.

12. Invista em parcerias estratégicas

Seja com marcas maiores, com outros produtores de conteúdo ou com influenciadores digitais, o bacana é conseguir parcerias que promovam o conteúdo de todos os envolvidos.

Quando for procurar por parceiros, foque nos canais com público-alvo igual ao seu, mesmo que o conteúdo ofertado seja um pouco diferente.

13. Confira as estatísticas do YouTube Analytics

Quando analisamos nosso desempenho em qualquer atividade, enxergamos o que precisa ser ajustado. Não é diferente com seu canal no YouTube. 

Para facilitar, a plataforma oferece relatórios de desempenhos de anúncios e interação do público.

Analisando esses dados você terá Insights importantes para elaborar estratégias de marketing mais assertivas.

Ganhar visualizações no YouTube: imagem da tela do YouTube Analytics.

14. Crie conteúdo relevante

Já clicou num vídeo esperando uma informação e depois viu que era outra nada a ver? Ou que abordava o que você queria mas era incompleto? Isso é frustrante, não é mesmo?

A marca pode até ter o gostinho de receber um monte de visualizações, mas com conteúdo fraco a taxa de rejeição pode ser tão alta quanto os cliques.

E, assim que o YouTube perceber que as pessoas clicam no vídeo, mas ficam menos de 10 segundos porque o conteúdo é irrelevante, o vídeo “perderá pontos para o algoritmo” e as chances dele aparecer para outros usuários diminuem.

Portanto, crie estratégias de conteúdo que funcionam para o seu canal!

15. Mantenha a frequência das postagens

Repare, os canais de sucesso que você segue fazem uploads de vídeos 2, 3, 4 ou mais vezes por semana, faça chuva ou faça sol.

Postagens constantes mantêm a audiência e o engajamento. Porém, postar com muita frequência mas sem qualidade não é legal. Portanto, agende seus uploads e encontre o equilíbrio para manter bons vídeos.

Atualmente, o YouTube é uma fonte de lucro para profissionais e marcas do mundo inteiro. Apesar da grande concorrência e da velocidade com que as coisas acontecem, você pode se destacar se praticar as técnicas certas

Muito bem! Agora, que você já sabe como começar a ganhar visualizações, veja também como gerenciar os comentários do YouTube que vão chegar com o aumento dos views.

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 120 mil marcas!