Pesquisar

O que é prova social e como conquistá-la nas rede sociais?

O que é prova social e como conquistá-la nas rede sociais?
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Pega a sua opinião e enfia aqui nos meus comentários, por favor! O quê? Você achou que iríamos indicar outro lugar para uma prova social tão maravilhosa como o feedback do cliente?

Achou errado, caro visitante do blog! E, fique sabendo que, na verdade, temos um crush sincero e estratégico por eles que nos ajudam bastante. Afinal, eles são ótimos argumentos para atrair outros clientes, não é mesmo?

Então, quer saber como conseguir prova social para usá-la em suas estratégias de marketing nas redes sociais? Temos super dicas para você em 3, 2, 1…

Prova social: o que é, onde habita e do que se alimenta?

Primeiro vamos falar sobre seu conceito, ok? Assim, alinhamos nossos pensamentos, porque provavelmente você já se deparou com algumas provas sociais por aí, mas talvez não tenha percebido.

Então, vamos ao conjunto de questionamentos clássico da televisão brasileira: o que é, onde habita e do que se alimenta.

Prova social é um conjunto de opiniões, comentários e feedbacks positivos ou negativos sobre a marca. Com base nessas ações, as pessoas são sugestionadas a mudarem suas decisões e forma de agir.

Então, estamos dizendo que ela é um gatilho mental capaz de persuadir pessoas? Sim, é isso mesmo! É como ter consumidores fazendo propaganda e vendendo pela marca.

Porque ela é tão importante nas redes sociais?

Antes que você pense que não respondemos sobre do que ela se alimenta, calma. Reservamos um tópico inteirinho para responder essa questão, porque ela é muito importante.

Para começar, se a prova social é um gatilho mental, isso significa que ela tem efeitos psicológicos nas pessoas que as produzem ou que são expostas a ela. Então, podemos dizer que ela se alimenta das emoções e sensações causadas.

É aí que o banquete é servido! Se a prova tem um alto poder de convencimento, as marcas que a utilizam podem:

  • conquistar novos clientes que serão convencidos pela opinião de terceiros;
  • fortalecer a fidelidade com dos que já são compradores, pela sensação de pertencimento a um grupo;
  • aumentar o alcance e conhecimento da sua marca;
  • usar as adversidades (leia-se: reclamações) para promover seus diferenciais.

Show, né? Então, como fazer com que os seguidores de uma rede social falem de uma marca e queiram aumentar sua conexão com ela?

Como aplicá-la nas estratégias de marketing?

Nada melhor do que usar boas estratégias para conquistar provas sociais, não é mesmo? Vamos lá com as dicas então!

Faça parcerias com formadores de opinião

Nas redes sociais, não existe a ideia de “sua opinião não me interessa”. Cada comentário é relevante e, quando realizado a partir de um perfil considerado autoridade no assunto, é ouro puro!

Por isso, busque influenciadores digitais e formadores de opinião no nicho da marca, faça parcerias, mande mídia kit e amostras para que eles possam fazer suas avaliações e feedback.

Compartilhe o conteúdo gerado pelo usuário (UGC)

Ao receber reviews dos clientes, “printe” a tela, salve, peça autorização para publicar em suas mídias, coloque para jogo.

Coloque dentro de seu calendário de publicações os dias em que as provas sociais serão publicadas. Claro, com moderação, mas não deixe de promovê-las.

Deixar o campo de opiniões e comentários em aberto nas redes sociais, como os reviews do Facebook, também é uma ação importante que deve ser incentivada sempre que possível.

Use as críticas e reclamações para construir relacionamento

É claro que, entre as opiniões e comentários, alguns deles serão classificados como “não tão legais”. Reclamações, exposição de pontos negativos, relatos de experiências ruins com o serviço são algumas delas.

Mas, ao invés de deletar ou ignorar, aproveite para atuar em suas resoluções rapidamente. Sabe aquele ditado de que notícia ruim chega rápido? É pura verdade!

A diferença é que, antes que a notícia ou a reclamação se espalhe por toda a rede social, você já terá colado nela uma resposta eficiente com a resolução do problema, demonstrando atenção e cuidado com o cliente.

Ou seja, a pulverização será feita com sucesso, incluindo sua demonstração de profissionalismo e atenção com o consumidor.

Consiga selos de verificação

Os selos de verificação dão status e confiança para suas contas nas redes sociais. Aquele “badge” com sinal de checado mostra para o usuário que ele está falando com a representação oficial da marca, sabe?

Dessa maneira, até mesmo na hora de responder aos comentários dos clientes, aquele selo trará mais pompas e glamour para o usuário.

Como a sensação de pertencimento e reconhecimento falam alto nas redes sociais, essa demonstração vai ser muito positiva!

Promova números, conquistas e representantes da marca

Se o diretor da empresa receber uma premiação pela sua atuação em algum projeto, por exemplo, enalteça a conquista nas redes sociais.

Isso valoriza o profissional e a própria marca de tabela. E, ainda, demonstra que ela está concorrendo no mercado com um time forte.

Comemore as metas atingidas, tanto do comercial como de outras áreas. Essa ação dará credibilidade para a empresa e para quem está associado a ela (investidores, parceiros e colaboradores).

Essa simples ação é capaz de transmitir uma mensagem para o inconsciente e fazer com que o público se convença de que a marca está bem posicionada no mercado. Prova social, lembra?

Cases de sucesso de provas sociais? Yes, nós temos!

Então, agora que você já entendeu o que são que como funcionam as provas sociais, ver alguns exemplos cairia bem, certo?

Pois aqui vão alguns!

A clínica Aprimori Centro Estético posta fotos “antes e depois” dos procedimentos estéticos para divulgar o trabalho realizado nos próprios clientes, com suas permissões, claro!

A intenção é incentivar a prova social por meio de comentários ou compartilhamentos da publicação. Dá uma olhada em um dos seus posts.


View this post on Instagram

A post shared by Aprimori Centro Estético (@clinicaaprimori) on

Já a organizadora de festas, Fernanda Lessa, postou o print de uma conversa com cliente para promover seu trabalho. Na conversa, a cliente está agradecendo pelo trabalho realizado, destacando o ótimo serviço prestado pela marca.

O famoso UGC aparece aqui de novo! Afinal, nada melhor do que mostrar o quanto que os usuários podem confiar na marca.


View this post on Instagram

A post shared by Fernanda Lessa (@fernandalessafestas) on

Divulgar parcerias com outros profissionais ou marcas também é uma ótima estratégia para conquistar a prova social. No nosso perfil do Instagram valorizamos essas postagens, até mesmo porque temos parceiros de responsa. Confere esse post!


View this post on Instagram

A post shared by mLabs (@socialmlabs) on

A prova social é um recurso muito interessante para ser explorado nas estratégias de marketing, mas deve ser apreciada com moderação.

Lembre-se que uma das críticas que mais crescem nas redes sociais é sobre a superficialidade que as pessoas resolveram adotar em suas publicações.

Ou seja, talvez o excesso de “antes e depois” pode comprometer e até afastar alguns potenciais clientes, que começarão a questionar o quanto aquilo ali está próximo da realidade. Portanto, faça com sabedoria!

Depois de ler essas dicas, você está um passo à frente nas suas estratégias e já pode se planejar para usar a prova social da melhor forma possível. Curtiu nosso post? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis