Taxa de engajamento: o que é, como calcular e como melhorar a sua usando a psicologia

taxa de engajamento nas redes sociais

Você já parou pra pensar que cada interação que compõe sua taxa de engajamento nas redes sociais é feita por uma pessoa com emoções e sentimentos?

E, acredite: muitos desses sentimentos e reações são estimulados pelo seu conteúdo e por gatilhos mentais. Mas não é qualquer conteúdo, ele precisa estar alinhado com o seu público e para conseguir entregar valor.

Mas, como fazer isso? A resposta está ligada ao conhecimento da persona, uso da psicologia e do neuromarketing. Essas disciplinas ajudam a lidar com pessoas reais e permitem compreender seu comportamento para aproveitar ao máximo as oportunidades.

Continue lendo e veja como usá-las para aumentar sua taxa de engajamento nas redes sociais!

O que é a taxa de engajamento

Antes de dar nossas dicas, queremos que você tenha clareza do que é a taxa de engajamento como esse cálculo é feito. Se você já tem esse assunto claro na cabeça, pula dois tópicos e segue a leitura!

A taxa de engajamento representa o nível de interação dos usuários alcançados por um post ou página. Por isso, inclui reações, compartilhamentos, comentários, cliques entre outros.

Obviamente, algumas redes sociais possuem interações específicas, como o “salvar” do Instagram. E ela também é contabilizada como uma interação para o cálculo da taxa de engajamento.

Diferença entre engajamento e taxa de engajamento

Engajamento nas redes sociais é o envolvimento do público com as suas publicações (reações, comentários, compartilhamentos, cliques, menções etc). Ele é um termômetro que mostra se você está fazendo um bom trabalho em termos de conteúdo e como o público está respondendo a isso.

Já a taxa de engajamento é uma unidade de medida que serve para avaliar o grau de envolvimento do público com os seus posts ou com a sua página.

Como calcular a taxa de engajamento nas redes sociais?

Existe uma fórmula geral para fazer esse cálculo, que é: total de interações sobre o alcance do post. No entanto, essa fórmula é superficial, porque coloca todas as interações dentro de um mesmo pacote.

O ideal é fazer uma separação em dois grupos:

Taxa de engajamento (pública)

As taxas públicas são aquelas que não levam em consideração o alcance do post. Como, por exemplo, o engajamento apresentado nos “Stories anteriores”, ele é calculado com base no número de seguidores e não no alcance do post.

Taxa de engajamento (real)

São as fórmulas que levam em consideração o alcance do post. Então, ao calcular a sua taxa de engajamento real, faça a conta do número de interações divido pelo alcance, e não pelo número de seguidores.

Interações (reações + compartilhamentos + comentários + cliques) / Alcance.

Imagine um total de 184 reações em um post, com alcance de 8.774 pessoas, em um perfil que tem 3.100 seguidores. A taxa real de engajamento é: 184 / 8.774 = 0,0209 x 100 = 2,09%.

Agora, se você considerar apenas os seguidores, em vez do alcance, o seu engajamento aumenta, porém ele não é real: 184 / 3.100 = 0,059 x 100 = 5,93%. Percebe a diferença?

Em resumo, você pode usar diferentes maneiras de avaliar a taxa de engajamento. O importante é obter Insights que ajudem a definir a sua estratégia para obter os melhores resultados.

Taxa de engajamento nas redes sociais por canais

A mLabs lançou um relatório EXCLUSIVO com a taxa de engajamento de marcas nacionais, separadas por segmento de mercado, no Facebook e no Instagram.

Ao realizar esse estudo com mais de 700 milhões de posts publicados na plataforma mLabs, foi constatado que todos os canais apresentaram oscilações na taxa de engajamento ao longo do ano de 2020.

O engajamento geral do Instagram aumentou e o do Facebook diminuiu desde o início da pandemia. Sendo a queda de engajamento no Facebook de 7.69%, quando comparado o último trimestre de 2020 ao primeiro.

o Instagram tem em média 4x mais engajamento que o Facebook. O destaque na taxa de engajamento do Insta vai para o Feed com 9,30%, o Instagram Stories vem em seguida, com uma taxa de engajamento de 6,83% e crescimento de 11.62% – na comparação entre o último e o primeiro TRI de 2020.

Esse gráfico da taxa de engajamento real por canais feito pelo nosso BIG BOSS Rafael Kiso mostra claramente a diferença entre as principais mídias.

Dicas para melhorar a taxa de engajamento por meio da psicologia

A psicologia permite aos profissionais de marketing estudarem o comportamento do consumidor. Essa iniciativa é estimulada pelo neuromarketing, que ajuda a alavancar as vendas.

Conheça e use os gatilhos mentais

Melhores taxas de engajamento nas redes sociais dependerão da sua capacidade de ativar os chamados gatilhos mentais dos usuários.

Eles são estímulos que o cérebro recebe, processa e considera no processo decisório.

Essa informação parece menor, mas tem grande relevância. Todos os dias, tomamos aproximadamente 35 mil decisões. #wow 😱

Algumas delas são o que vamos comer, que horas faremos exercício, que roupa vestiremos e como usaremos nosso tempo livre.

No entanto, essas decisões também determinam o que vamos consumir. É aí que entram os gatilhos mentais.

Eles ajudam a definir o próximo passo de maneira automática e estimulam o cliente a comprar determinado produto ou serviço.

Para alcançar esse patamar, os gatilhos mentais são divididos em categorias:

Escassez

É a percepção de valor em algo que já foi perdida – ou está prestes a ser. Nas redes sociais, é a ideia de oferecer algo exclusivo, como um evento com vagas limitadas ou um produto fabricado em quantidade mínima. O objetivo é agregar valor pela exclusividade;

Urgência

É similar à escassez, mas está mais direcionado para a necessidade de tomar uma ação imediata. Alguns exemplos são as promoções de black friday (que são limitadas) e os posts que têm os termos “ainda hoje” ou “agora mesmo” (e semelhantes);

Novidade

É um gatilho despertado quando um produto ou serviço é lançado e gera a demanda pela compra. O objetivo é focar o que é novo, seja um conteúdo, um item ou qualquer aspecto que gere e agregue valor para aumentar o encantamento do consumidor;

Prova social

Surge quando todo mundo faz ou compra algo – e você também precisa daquilo. A melhor forma de ativar esse gatilho é colocar o número de pessoas que já agiu daquela maneira. Por exemplo: quantos usuários baixaram seu e-book, conquistou o certificado do seu curso ou é seu cliente.

Temos um artigo específico sobre prova social para você tirar todas as dúvidas!

Aposte na felicidade!

Os sentimentos sempre são compartilhados pelos usuários de redes sociais.

Como as pessoas se reconhecem nos sentimentos dos outros, a taxa de engajamento aumenta se você souber explorá-los. Você pode explorar qualquer emoção, mas a melhor delas é a felicidade.

É por isso que posts positivos têm, em média, 1,75 mais respostas positivas, enquanto os negativos fomentam 1,29 posts desse tipo.

Quer um exemplo que comprova essa situação?

Se você deseja comprar um modelo de carro específico, verá mais dele nas ruas. Isso também acontece com roupas, livros e outros objetos. Isso sempre acontece comigo, sempre achei muito misterioso!

A questão é: como criar essa ilusão de frequência?

A resposta está em mostrar sua mensagem de maneira repetida para potenciais consumidores de forma extremamente segmentada. Com o tempo, o conteúdo se tornará familiar e ajudará a construir uma relação de confiança.

Outra possibilidade é segmentar os visitantes que abandonaram o site e lançar campanhas de remarketing. Elas têm até 3 vezes mais engajamento que os outros anúncios.

Mostre o que o usuário está perdendo

As fotos de viagens e passeios dos seus amigos deixam você com aquele sentimento de que precisa viver mais e está perdendo tempo?

Acredite, isso acontece com todo mundo e se chama Medo de Ficar por Fora (ou Fear of Missing Out, FOMO).

Esse é um verdadeiro combustível para impulsionar as suas redes sociais. Enquanto as pessoas têm receio de perder alguma novidade ou experiência, você tem a oportunidade de explorar esse sentimento com cuidado.

Para isso, prometa apenas o que é capaz de cumprir e evite manipular a audiência. Alguns exemplos são:

  • 25 coisas para fazer antes dos 30 anos;
  • 1000 lugares para conhecer antes de morrer;
  • 10 coisas mais importantes para sua vida;
  • 20 vídeos para assistir que vão mudar a forma de enxergar seu futuro.

Instigue a curiosidade

Os seres humanos são curiosos por excelência. Então, por que não explorar essa característica?

Crie empolgação com os gaps de curiosidade, ou seja, crie posts com informações limitadas para provocar a audiência. Por exemplo: como aumentar a taxa de engajamento? Assista a este vídeo e veja a resposta.

A ideia aqui é preencher o espaço vazio criado pela falta de informação. Contudo, os conteúdos devem ser relevantes. Por isso, vale a pena pesquisar sobre eles em sites de perguntas e respostas.

Aproveite para usar as palavras porque, como, o que, onde, qual, quem e quando para ativar os gatilhos e engajar ainda mais os usuários. Assim, você trabalha mais de um aspecto para instigar a curiosidade.

Como você pôde perceber, existem várias formas de usar a psicologia para aumentar a taxa de engajamento. Além disso, ficou claro que existem diferentes maneiras de fazer esse cálculo. Agora, é importante conhecer a taxa de engajamento do seu nicho para ter um parâmetro real de comparação.

Se você curtiu esse post e quer se aprofundar ainda mais para descobrir a taxa de engajamento por segmento de mercado no Facebook e Instagram? Baixe o Relatório de Engajamento Facebook e Instagram 2021 e tenha acesso completo as informações.

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