O que não pode faltar nos seus relatórios de redes sociais? Veja aqui!

relatórios redes sociais - dashboard

Quem trabalha com mídias sociais sabe que os números são extremamente importantes em uma estratégia. Afinal, somente por meio das métricas é possível entender a eficiência das suas ações e realizar ajustes para melhorar o desempenho.

Mas este não é o único motivo pelo qual você precisa se preocupar com métricas. Elas são importantes também para que você possa provar seus resultados. E a melhor maneira de fazer isso é criando relatórios para redes sociais.

Os relatórios são diferentes das métricas, já que eles trazem apenas estatísticas que funcionam como indicadores de performance que realmente provam os resultados da estratégia. E isso significa que não existe um modelo de relatório para redes sociais que atenda a todos.

Ou seja: para cada objetivo um relatório.

Mas, calma, nossa intenção não é te deixar com mais dúvidas.

Neste post, queremos te ajudar a entender quais indicadores podem realmente te ajudar a provar resultados!

Como fazer relatórios para redes sociais?

Como dissemos na introdução, não existe uma receita de bolo ou um modelo de relatório para redes sociais que sirva para todos. Na internet está cheio de modelos para isso, mas, sinceramente, não recomendamos que você baixe um modelo pronto e use.

Relatórios devem ser customizados para responder à pergunta: a estratégia está alcançando os objetivos propostos?

E aí, eu te pergunto: você sabe quais métricas respondem à essa pergunta?

Se você não sabe isso ou não está 100% certo de que sabe, continue comigo.

Métricas que realmente importam

Métricas são números e estatísticas, apenas. E, quando se fala em redes sociais, existem muitas delas.

O que faz uma métrica ser realmente importante e digna de entrar para o seu relatório é o fato dela provar ou não o seu desempenho.

Digamos que o seu objetivo nas redes sociais seja aumentar a visibilidade da marca e fazê-las ser cada vez mais conhecida. Neste caso, alcance, engajamento e crescimento da página são muito importantes para você. Esses são indicadores chave de performance, os famosos KPIs.

E como não basta alcançar e engajar o máximo de pessoas possível, conversões e tráfego gerado também são importantes, afinal, eles indicam se você está – ou não – alcançando as pessoas certas.

Mas não basta apresentar esses dados em um relatório. Você precisará escolher quais gráficos apresentar. Veja algumas possibilidaldes que você pode considerar para montar seu relatório de redes sociais.

Crescimento de seguidores

Eu fico muito orgulhosa quando vejo os quase 50K seguidores na Fan Page da mLabs. É um número bem expressivo pra mim, que viu isso tudo começar do zero.

Mas, eu sei que não posso ficar iludida quanto a isso. Afinal, pra quem não tinha nada pouco tempo atrás, qualquer coisa é muito. E isso não diz muito sobre o crescimento real da página.

De fato, número total de seguidores de um página nada mais é do que uma métrica da vaidade.

Isso porque o número que importa, de fato, é o do crescimento dos seguidores – e mais ainda – o engajamento deles (falaremos disso na frente).

Esse crescimento, medido em percentual, deve deve considerar ganhos e perdas e, claro, deve ser sempre comparativo.

Ou seja, o meu percentual de crescimento deve ser sempre maior que o de períodos anteriores. Só assim eu poderei saber, de fato, se a minha estratégia continua performando ou sem houve uma queda.

Vou te dar um exemplo: digamos que, no mês de março eu tenha crescido minha base de fãs em 5%. Ok, houve um crescimento. Isso é bom. Mas, o fato é que, comparando com o mês de fevereiro, onde aumentei a base em 10%, tive uma queda de 50% no meu crescimento! Sacou?

O primeiro passo, para analisar esses dados melhor, é entender se meu percentual de crescimento realmente gira em torno de 10%. Depois, preciso saber se os meses que tive um desempenho melhor ou pior são afetados por algum fator sazonal (datas especiais, copa do mundo, feriados prolongados, etc).

E, se eu perceber que o crescimento de 5% é inferior à minha média e não há nenhum fator sazonal que explique isso, precisarei rever minha estratégia para ver o que deu errado.

Entendeu?

Então, se você ainda fica tranquilo só de estar sempre crescendo, reveja seus conceitos.

Na mLabs você consegue ver, por exemplo, como foi o crescimento da sua página em comparação ao período anterior. Você poderá selecionar qual período quer analisar e fazer o comparativo.

relatório redes sociais - crescimento

Outro ponto importantíssimo quando se fala de crescimento é entender como está o seu crescimento em comparação com seus concorrentes. Se você cresceu 10% e seus concorrentes cresceram, na média, 20%, há algo de muito errado.

Apresentar o crescimento do perfil em comparação com concorrentes é importantíssimo em um relatório de redes sociais.

Veja como fica essa análise nos relatórios feitos pela mLabs.

comparação direta - gráfico mlabs

Reações sociais

Reações sociais são ótimos indicadores de performance de postagens. Ao colocá-las em relatórios para redes sociais, você consegue identificar o tipo de conteúdo e a linguagem adequada para usar nos seus posts, e se adequar à persona desejada.

No Instagram, por exemplo, é possível saber que tipo de post agrada mais aos seus seguidores. Já no Twitter, há os retweets e likes. Eles podem ser observados separadamente ou como um conjunto, dependendo dos objetivos de negócio.

Mas a rede social que apresenta um número maior de variáveis é o Facebook. As diversas reações dão a possibilidade de interpretar os sentimentos, funcionando como um medidor para indicar o que o seu público gosta e o que lhes desagrada. Veja como fica o gráfico de reactions do Facebook pela mLabs.

relatórios redes sociais mlabs reactions

Menções

As menções em mídias sociais dizem muito sobre a influência de uma marca no ambiente digital. Afinal, quanto mais as pessoas falam sobre você, maior é o seu alcance, certo?

Além disso, a partir delas, dá para identificar o que as pessoas estão falando sobre uma marca. Isso, é claro, inclui impressões positivas e negativas. Podem ser tanto elogios ao seu produto ou serviço quanto reclamações relacionadas ao que você vende.

Para realizar uma análise mais apurada sobre esse quesito, é necessário analisar as menções caso a caso. Diferentemente das demais métricas mencionadas aqui, nem sempre elas podem ser quantificadas pelos insights das próprias redes sociais. Usar ferramentas específicas de monitoramento é o ideal.

Engajamento

Outra métrica muito importante para profissionais de social media é o engajamento. Esse indicador está relacionado às interações totais em posts. Entre as principais estão:

  • likes;
  • comentários;
  • compartilhamentos;
  • retweets;
  • reações sociais;
  • cliques no link;
  • e visualizações de um vídeo.

Existem diferentes formas de calcular esse número, mas a mais usada é interpretar cada reação como uma unidade. Você também pode apresentar, em seu relatório, o engajamento ao longo dos dias. Isso te ajudará a descobrir picos de engajamento e, claro, analisar a fundo que aconteceu de diferente no dia. Veja como fica isso no gráfico da mLabs.

grafico melhores posts relatorio facebook mlabsgrá

E lembre-se: nas redes sociais, quanto maior o engajamento, maior o alcance — métrica sobre a qual falaremos a seguir.

Alcance

Esse é um indicador bastante simples de compreender. Consiste no número total de pessoas alcançadas com uma publicação. Ele pode ser orgânico (natural, não pago) ou pago. O alcance total é a soma do dois.

Perceba que as suas postagens podem, inclusive, ir além do número de seguidores da página, embora o alcance orgânico tenha diminuído nos últimos tempos.

Essa métrica deve marcar presença nos relatórios para redes sociais, pois é útil para identificar temas interessantes e definir os melhores canais para publicação de conteúdo. Além, é claro, de apontar as principais plataformas e ferramentas.

No gráfico de melhores posts da mLabs (imagem acima) apresentamos, além do engajamento, o Alcance total e o Alcance orgânico por post (mostrando o dia e a hora em que ele foi publicado). Graças ao cruzamento das métricas alcance e engajamento, conseguimos te dizer quais são os melhores dias e horários para postar nas redes sociais de acordo com sua base de seguidores em cada uma delas.

Fontes de tráfego

As fontes de tráfego de um site ou blog podem ser muitas. As principais são: direto, orgânico, pago, referência, e-mail e redes sociais.

Uma das formas de calcular o retorno das sua estratégia nas redes sociais é medindo qual percentual do seu tráfego vêm das redes sociais.

Isso pode ser feito através do Google Analytics, ou, em caso de Ads, através do código de rastreio de cada rede social.

Mas, você também pode acompanhar pela mLabs, no gráfico de “Fontes de Tráfego”.

fontes de tráfego mlabs

Taxa de rejeição (bounce rate)

Quando falamos em sites e blogs, a taxa de rejeição está relacionada aos visitantes que fecham a aba após visitarem uma única página.

Já nas mídias sociais, as coisas funcionam um pouquinho diferente. Também conhecida como bounce rate, é a taxa de pessoas que bloqueiam o conteúdo no feed, denunciam publicações como spam ou ocultam postagens. Basicamente, são feedbacks negativos.

Você deve se preocupar se essa métrica apresentar índices elevados, já que é muito raro o usuário realizar esse tipo de ação. Ou seja, quando acontece, é porque ele está realmente incomodado. Então, é hora de repensar o tipo de conteúdo publicado para agradar ao seu público.

Pela mLabs, é possível entender isso através do gráfico de “Feedbacks Negativos”.

feedback negativo mlabs

Unfollows

Assim como as denúncias em postagens, é muito difícil que uma pessoa pare de seguir uma marca nas redes sociais. Quando isso acontece, pode ser um sinal de alerta.

Provavelmente, um crescimento nessa métrica também resultará em uma queda no engajamento e no alcance, por exemplo. Pode ser um bom momento para mudar a sua linha editorial e passar a publicar conteúdos diferentes e mais adequados à sua persona.

gráfico likes e unlikes mlabs

Concorrência

Independentemente da métrica que você escolha para acompanhamento, uma coisa é certa: para observá-las corretamente, você deve monitorar a concorrência.

Os dados relacionados a outras empresas que têm o mesmo público-alvo revelam se as suas táticas estão realmente funcionando.

Sem uma análise apurada dos concorrentes, você não terá um parâmetro para determinar o sucesso da execução da estratégia. Esse é, portanto, um importante passo para comparação de resultados.

Lembre-se de escolher alguns dos principais rivais em seu mercado. Em alguns casos, vale a pena realizar uma análise fria dos conteúdos para descobrir o que está dando certo. Não se preocupe: a concorrência na web ajuda você a se planejar.

Bom, agora você já sabe quais são os principais elementos que devem estar nos seus relatórios para redes sociais. Use esse conhecimento para apresentar aos clientes, com maior propriedade, os resultados alcançados pelas estratégias.

Que tal experimentar uma ferramenta que pode ajudar a gerar relatórios de maneira automática? Teste a mLabs gratuitamente por 7 dias!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!

Posts relacionados