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Como aumentar o alcance no Instagram: 7 dicas infalíveis

Como aumentar o alcance no Instagram: 7 dicas infalíveis
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O Instagram já possui mais de 1 bilhão de usuários e hoje é uma das redes sociais mais importantes do mundo, tanto para pessoas, quanto para marcas. Portanto, aprender como aumentar o alcance no Instagram é fundamental para as marcas que querem se destacar na rede!

Afinal, nós sabemos que onde tem gente, tem oportunidade para encontrar clientes potenciais para consumir produtos ou serviços. Não é à toa que a plataforma se tornou um dos principais canais de divulgação e interação com clientes para várias marcas.

Porém, mesmo que pesquisas como a da Socialbakers apontem que o engajamento do Instagram seja maior que o do Facebook, a quantidade de marcas disputando por atenção na rede torna a concorrência cada vez mais acirrada.

Então, como fazer para aumentar o alcance do Instagram? Como ganhar espaço e fazer isso estrategicamente sem precisar investir somente em anúncios?

Veja nossas dicas infalíveis e descubra como dar um boost no Instagram e alcançar mais pessoas na rede social!

Como aumentar o alcance no Instagram com 7 dicas que funcionam!

Antes de conhecer as dicas é preciso dar um passo para trás e entender como tudo funciona. Essa fase de análise é muito importante para que você possa pensar em maneiras de tirar mais vantagem da rede social.

Depois de planejar você pode dar um passo para frente, ok?

Primeiro, vamos falar sobre o grande bicho papão da rede social – o algoritmoO algoritmo do Instagram analisa algumas informações para mostrar os conteúdos mais relevantes para os usuários.

O que ele quer é disponibilizar na timeline conteúdo que os usuários realmente gostem para que eles se interessem e fiquem mais tempo na plataforma.

Mais tempo na rede social significa mais gente consumindo conteúdo, mais oportunidades para os anunciantes e, por consequência, mais dinheiro de anúncio entrando na conta do Markinho Zuckerberg.

Portanto, se você quer aumentar o alcance no Instagram fique atento a esses 3 pontos:

Cronologia

Ainda que o feed cronológico tenha sido extinto, o tempo de cada post continua tendo relevância. Portanto, conteúdos mais antigos serão menos vistos. Esse é um dos motivos para você fazer sempre novas postagens, mantendo o feed ativo.

Relacionamento

O algoritmo leva em consideração as pessoas que você mais se relaciona e passa a mostrar seus conteúdos para elas. Então, se você troca mensagens por DM, faz marcações nas fotos, interage, tudo isso indica um relacionamento e, por isso, você passa a ter mais relevância para aquela pessoa.

Interesse

Além do relacionamento com outros usuários, o Instagram consegue identificar seus interesses através dos conteúdos que você interage. Os sites que você visita, as hashtags que utiliza, etc.

Se você está curtindo perfis de moda, se interage em publicações com esse tema ou até mesmo se visitou uma loja virtual de roupas, a plataforma consegue identificar esses dados e começa a mostrar mais conteúdo com base em seus interesses.

Agora, que você já viu como o algoritmo funciona na plataforma, confira nossas dicas de como aumentar o alcance e gerar mais visibilidade para as suas publicações. Bora lá?

1 – Use hashtags estratégicas

Sempre que postar na timeline ou até mesmo nos Stories faça uso de hashtags estratégicas.

Para isso, é fundamental usar palavras-chave referentes ao nicho de atuação da marca, ao produto que ela vende, ou até mesmo algo relacionado ao momento da publicação.

Outra dica que funciona é analisar os posts dos concorrentes e verificar quais hashtags eles mais utilizam para aproveitar algumas nas suas publicações.

Lembre-se, as hashtags ajudam a ampliar a visibilidade do conteúdo e atraem pessoas que estão interessadas no tema, ou seja, atraem o público que a marca tanto procura na plataforma.

2 – Faça Stories com frequência

O Instagram Stories é uma ótima forma de aumentar a interação com o público! Por isso, faça bom uso desse recurso.

Primeiro, porque muitas pessoas acabam vendo mais os Stories que a própria timeline.

Segundo, porque os Stories permitem uma infinidade de interações. Você pode fazer enquete, quiz, marcar pessoas, colocar hashtags, gifs, músicas e muito mais!

A dica aqui é use a criatividade e teste todas as formas de interações disponíveis até achar aquelas que mais engajam o público.

Como aumentar o alcance no Instagram: imagem de um story feito com um gatinho na tela e um efeito de luz nos olhos dele

3 – Faça lives no Instagram

As Lives não são tão usadas quanto os Stories, porém são ferramentas importantes para aumentar o alcance no Instagram.

Esse tipo de conteúdo faz com que o seguidor se conecte em tempo real com o perfil da marca, estimulando o engajamento e aumentando a interação na rede.

Quando você faz uma transmissão ao vivo, o algoritmo da plataforma entende que a marca está entregando valor e gerando relacionamento com os usuários, e por isso, passa a entregar seus conteúdos para mais pessoas.

4 – Descubra os melhores dias e horários para postar

Se você pensa que aquele papo sobre os melhores dias e horários para postar é lenda. Você está enganado. Isso realmente existe! Alguns horários conseguem ter uma audiência maior e em outros o engajamento realmente diminui.

Por isso, é importante que você faça testes e tenha ferramentas que consigam te mostrar qual dia e horário geram mais engajamento. Afinal, isso pode variar de acordo com o público e nicho de atuação da marca.

Com a mLabs, por exemplo, você consegue obter relatórios automatizados de cada rede social, com gráficos personalizados e descobrir qual é o melhor dia e horário para postar, e ainda entender quais conteúdos performam melhor!

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5 – Interaja com sua audiência

Um dos principais objetivos para a marca estar no Instagram é a interação com seus seguidores. Isso aumenta o alcance e cria um sentimento de cumplicidade com o público que se sente realmente ouvido e valorizado.

Portanto, interaja com os usuários! Responda as mensagens diretas, os comentários nas fotos, as menções nos Stories, entre outros.

Se essa interação não está acontecendo naturalmente, não desanime. Existem maneiras de estimulá-la! Use o sticker de perguntas nos Stories para o seguidor responder, crie conteúdos atraentes para ele repostar, se faça presente na vida dele!

6 – Invista em anúncios

Gerar engajamento orgânico é essencial. Porém, investir em anúncios é uma ótima forma de aumentar o alcance no Instagram.

Ao planejar as campanhas de Instagram Ads você pode definir o público alvo pensando no perfil que mais condiz com a marca e com seus objetivos. Sejam eles: mais conversão, seguidores, tráfego para o site, venda de produto, dentre outros.

7 – Faça análise dos resultados

Não basta apenas criar, postar e interagir. Você precisa fazer uma análise dos resultados para entender se está no caminho certo.

Algumas informações são importantíssimas e devem ser observadas. Pare para analisar como o público reage aos seus posts, quais são os seus hábitos e assim por diante. Desta forma, será possível traçar estratégias cada vez melhores.

Você pode utilizar ferramentas como a mLabs para gerar relatórios personalizados e identificar alguns dados importantes para a marca, como crescimento de seguidores, engajamento, reações, fontes de tráfego, posts que performaram melhor, dentre outros.

Dá uma olhada em alguns dos gráficos disponíveis na plataforma!

Como aumentar o alcance no Instagram: imagem do relatório fontes de tráfego da mLabs
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Para aumentar o alcance no Instagram é essencial realizar testes, analisar resultados e ficar de olho nos números.

Isso permite que você entenda realmente o que dá resultado e, assim, consiga criar estratégias cada vez mais matadoras que garantam ampliação do seu alcance, mais interações e, claro, mais seguidores.

Agora, que você já pegou as melhores dicas para aumentar o alcance da marca na rede social. Conheça mais a fundo as métricas do Instagram e descubra quais delas você deve ficar de olho!

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