Pesquisar

Por que estou perdendo seguidores no Instagram?

Por que estou perdendo seguidores no Instagram?
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Você está perdendo seguidores no Instagram e não entende o motivo disso? Sabemos que, para um administrador de página no Instagram, cada novo seguidor é uma conquista. 

Falando sério, não há nada que faça os olhos de um social media brilhar mais como observar o aumento de sua base.

Os avanços destes números podem significar que o trabalho está sendo bem-feito. Afinal, quanto mais seguidores, maior o alcance, o engajamento e a exposição da marca – métricas refletidas em bons resultados. Mas eles precisam ser “seguidores reais”, tá? (falaremos mais sobre isso nos tópicos abaixo).

Até aí, tudo perfeito! Mas um fenômeno contrário acontece com regularidade: a queda do número de followers. 

Se já aconteceu com você alguma vez, fique calmo! Hoje, vamos te contar os principais motivos para você estar perdendo seguidores no Instagram! Fique com a gente!

8 possíveis motivos para você estar perdendo seguidores no Instagram

Se você já passou por isso – começou a ver seus seguidores diminuírem na rede social -, conhece bem essa dor. É como naquele episódio dos Simpsons no qual o reverendo descobre que Homer aderiu ao ateísmo. Uma triste notícia!

Mas não se preocupe! Vamos te ajudar a entender porque você pode estar perdendo seguidores no Instagram. 

1. Excesso de publicações

A primeira razão pela qual as pessoas podem estar clicando no botão “Deixar de Seguir” é o número excessivo de publicações.

De modo similar ao que acontece com mensagens de e-mails que vão para a caixa de spam, quando há conteúdo publicado com regularidade inconveniente nas mídias sociais, pode ocorrer o unfollow.

A diferença é que, ao contrário dos sistemas anti-spam dos servidores de e-mails, essa ação é realizada pelo usuário. Isso significa que é um caminho praticamente sem volta, pois há uma tomada de decisão por parte do seguidor.

A dica aqui é monitorar as métricas relevantes e encontrar a frequência adequada para a sua audiência. E, é claro, intervalar as publicações. Acredite, ninguém gosta de ver imagens e vídeos da mesma marca em sequência.

2. Ausência de posts

Do outro lado da balança há a ausência de posts. Quando um usuário opta por seguir uma marca, ele espera receber conteúdo relevante e agradável. Quando isso não acontece, ele pode deixar de enxergar os motivos que o fizeram segui-la.

E, quando você menos esperar, não achará tanta graça dos memes do “Forever Alone”. Dói, nós sabemos.

30-DIAS-GRATIS-MLABS: BANNER

3. Limpa de fakes e spammers

Esse é um dos principais motivos pelos quais você pode estar perdendo seguidores no Instagram!

Isso porque a rede facilita o cadastro e a criação de páginas. Para criar uma conta, basta o contato do e-mail ou o telefone. Por isso, é grande o número de perfis falsos, produzidos exclusivamente para fins comerciais ou spammers.

Regularmente a plataforma realiza uma varredura no sistema, apagando diversas contas desativadas ou que utilizam serviços automatizados de publicação de posts repetidos. Essa é uma prática que evita os spams e diminui os perfis fakes. Afinal, esse tipo de ação não privilegia o usuário, que é o grande foco da rede social.

Mas, se você notar o desaparecimento repentino de uma grande parcela de seguidores, essa pode ser a razão. 

Esses perfis falsos seguem diversas contas aleatoriamente apenas para conseguir seguidores de volta. Ou seja, não são realmente pessoas que se enquadram no seu público-alvo. Eles só estão lá “fazendo volume”. Depois, acabam parando de seguir as contas. 

Nesse ponto, temos que dar um “joinha” para Mark Zuckerberg. Afinal, ele está fazendo o trabalho de formiguinha para livrar a plataforma de perfis incômodos.

4. Conteúdo não adaptado à persona

definição de personas é uma das ações mais importantes no marketing digital. Com ela, é possível criar conteúdos que se adaptam às necessidades de cada negócio. 

As pessoas que seguem o seu perfil o fizeram esperando um determinado tipo de conteúdo. Quando a promessa da página não é cumprida, é comum que ocorra o unfollow.

Para evitar isso, invista no planejamento e observe quais são os posts mais engajadores entre os seus seguidores. A partir disso, crie uma linha editorial para deixar o público sempre com um sorriso no rosto!

Você pode usar também o story como grande aliado nesse quesito. Faça enquetes e perguntas sobre o que seus followers gostariam de ver em seu perfil. Isso também vai ajudar a aumentar a interação da página

5. Compra de seguidores

Parece até mentira, mas ainda existem profissionais que insistem em comprar seguidores. O que ocorre, na prática, é uma base desengajada, que não traz resultados reais para empresa — ou seja, pouco qualificada.

Vamos explicar melhor como funciona esse processo. Existem muitos aplicativos que prometem a aquisição de seguidores de maneira rápida. Mas, na verdade, existem diversos sistemas automatizados que criam perfis falsos para vender promessas.

Ou, ainda, empresas que contratam pessoas em países pouco desenvolvidos e pagam pela criação de perfis, comentários ou likes em fotos aleatórias, fazendo o processo manualmente.

Não caia nesse conto. Vale muito mais a pena ter uma base de seguidores menor, mas que condiz com o seu público ideal do que um monte de robôs ou pessoas que não têm a menor chance de fazer negócios com a sua empresa.

A dica aqui é básica: não utilize essas aplicações, pois será um investimento desperdiçado. Ganhe mais seguidores de maneira natural!

6. Conteúdo exclusivamente promocional

Outro erro muito comum cometido por administradores de páginas é focar todo o conteúdo em promoções. É claro que, vez ou outra, vale a pena divulgar um evento, mostrar um produto ou contar um pouquinho mais sobre os seus serviços.

Mas lembre-se: quando alguém o segue no Instagram, o objetivo é interagir e receber conteúdo relevante. Caso contrário, a sua página corporativa não passará de um catálogo de anúncios. E, sejamos sinceros, quantas vezes você já comprou um jornal apenas para ler os classificados?

7. Aplicativos de monitoramento

Alguns social media acabam utilizando a seguinte tática para conquistar mais seguidores: buscam pessoas que se encaixem na persona e começam a segui-la. Ao receber a notificação, a pessoa confere a página e pode optar por segui-la de volta.

Essa é uma ação válida. Afinal, você está mostrando para o usuário que ambos têm interesses em comum. 

Porém, você pode não saber, mas existem aplicativos que mostram detalhes sobre o comportamento de perfis no Instagram. Ou seja, dirão ao usuário se você deixar de segui-lo mais tarde.

Com isso, é possível que ele também opte pelo unfollow logo na sequência. E é bem provável que fique bastante irritado por você tratá-lo como “apenas mais um número” na sua base de seguidores.

8. Bugs na plataforma

Esse caso é raro, mas já aconteceu, e pode ser por isso que você acabou perdendo seguidores no Instagram. 

Em um episódio desses, o Instagram distribuiu incorretamente milhares de seguidores entre as páginas. Mais tarde, o erro foi consertado, mas muitos gerenciadores ficaram preocupados com a “evaporação” de seus followers. Apesar de pouco comum, é possível que esse tipo de falha volte a acontecer.

Na madrugada de 12 para 13 de abril de 2018, por exemplo, a rede sofreu novamente esse tipo de problema. Para alívio dos usuários que perderam seguidores, o Instagram se posicionou com um comunicado dizendo que: “estamos cientes de um problema que está causando uma alteração nos números de seguidores da conta de algumas pessoas agora. Estamos trabalhando para resolver isso o mais rápido possível”.

Prontinho! Agora você já sabe as principais razões pelas quais você está perdendo seguidores no Instagram e aprendeu a evitar que isso aconteça.

Bom, se você leu esse texto, provavelmente tem interesse em uma ferramenta para agendar posts e gerenciar suas redes sociais, não é mesmo? Então teste gratuitamente a mLabs por sete dias! Vem, gente!

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis