Por que estou perdendo seguidores no Instagram?

perdendo seguidores no instagram - imagem de celular

Para um administrador de página no Instagram, cada novo seguidor é uma conquista. Falando sério, não há nada que faça os olhos de um social media brilhar como observar o aumento da base.

Os avanços desses números significam que o trabalho está sendo bem-feito. Afinal, quanto mais seguidores, maior o alcance, o engajamento e a exposição da marca — métricas refletidas em bons resultados.

Até aí, tudo perfeito! Mas um fenômeno contrário acontece com regularidade: a queda do número de followers. Se você já passou por isso, conhece bem essa dor. É como naquele episódio dos Simpsons no qual o reverendo descobre que Homer aderiu ao ateísmo. Uma triste notícia!

Mas não se preocupe! Neste artigo, você saberá os principais motivos pelos quais você pode estar perdendo seguidores no Instagram. Continue a leitura e descubra!

Excesso de publicações

A primeira razão pela qual as pessoas podem estar clicando no botão “Deixar de Seguir” é o número excessivo de publicações.

De modo similar ao que acontece com mensagens de e-mails que vão para a caixa de spams, quando há conteúdo publicado com regularidade inconveniente nas mídias sociais, pode ocorrer o unfollow.

A diferença é que, ao contrário dos sistemas anti-spam dos servidores de e-mails, essa ação é realizada pelo usuário. Isso significa que é um caminho praticamente sem volta, pois há uma tomada de decisão por parte do seguidor.

A dica aqui é monitorar as métricas relevantes e encontrar a frequência adequada para a sua audiência. E, é claro, intervalar as publicações. Acredite, ninguém gosta de ver imagens e vídeos da mesma marca em sequência.

Ausência de posts

Do outro lado da balança há a ausência de posts. Quando um usuário opta por seguir uma marca, ele espera receber conteúdo relevante e agradável. Quando isso não acontece, ele pode deixar de enxergar os motivos que o fizeram segui-la.

E, quando você menos esperar, não achará tanta graça dos memes do “Forever Alone”. Dói, nós sabemos.

Limpa de fakes e spammers (um dos principais motivos para você estar perdendo seguidores no Insta)

O Instagram é uma rede que facilita o cadastro e criação de páginas. Para criar uma conta, basta o contato do e-mail ou o telefone. Graças a isso, é grande o número de perfis falsos, produzidos exclusivamente para fins comerciais ou spammers.

Regularmente a plataforma realiza uma varredura no sistema, apagando diversas contas desativadas ou que utilizam serviços automatizados de publicação de posts repetidos. Essa é uma prática que evita os spams e diminui os perfis fakes. Afinal, esse tipo de ação não privilegia o usuário, que é o grande foco da rede social.

Mas, se você notar o desaparecimento repentino de uma grande parcela de seguidores, essa pode ser a razão. Nesse ponto, temos que dar um “joinha” para Mark Zuckerberg. Afinal, ele está fazendo o trabalho de formiguinha para livrar a plataforma de perfis incômodos.

Conteúdo não adaptado à persona

A definição de personas é uma das ações mais importantes no marketing digital. Com ela, é possível criar conteúdos que se adaptam às necessidades de cada negócio. As pessoas que seguem o seu perfil o fizeram esperando um determinado tipo de conteúdo. Quando a promessa da página não é cumprida, é comum que ocorra o unfollow.

Para evitar isso, invista no planejamento e observe quais são os posts mais engajadores entre os seus seguidores. A partir disso, crie uma linha editorial para deixá-los sempre com um sorriso no rosto.

Compra de seguidores

Parece até mentira, mas ainda hoje existem profissionais que insistem em comprar seguidores. O que ocorre, na prática, é uma base desengajada, que não traz resultados reais para empresa — ou seja, pouco qualificada.

Vamos explicar melhor como funciona esse processo. Existem muitos aplicativos que prometem a aquisição de seguidores de maneira rápida. Mas, na verdade, existem diversos sistemas automatizados que criam perfis falsos para vender promessas.

Ou, ainda, empresas que contratam pessoas em países pouco desenvolvidos e pagam pela criação de perfis, comentários ou likes em fotos aleatórias, fazendo o processo manualmente.

Não caia nesse conto. Vale muito mais a pena ter uma base de seguidores menor, mas que condiz com o seu público ideal do que um monte de robôs ou pessoas que não têm a menor chance de fazer negócios com a sua empresa.

A dica aqui é básica: não utilize essas aplicações, pois será um investimento desperdiçado. Conquiste-os de maneira natural!

Conteúdo exclusivamente promocional

Outro erro muito comum cometido por administradores de páginas é focar todo o conteúdo em promoções. É claro que, vez ou outra, vale a pena divulgar um evento, mostrar um produto ou contar um pouquinho mais sobre os seus serviços.

Mas lembre-se: quando alguém o segue no Instagram, o objetivo é interagir e receber conteúdo relevante. Caso contrário, a sua página corporativa não passará de um catálogo de anúncios. E, sejamos sinceros, quantas vezes você já comprou um jornal apenas para ler os classificados?

Aplicativos de monitoramento

Muitos social medias utilizam a seguinte tática para conquistar mais seguidores: buscam pessoas que se encaixem na persona e começam a segui-la. Ao receber a notificação, a pessoa confere a página e pode optar por segui-la de volta.

Essa é uma ação válida. Afinal, você está mostrando para o usuário que ambos têm interesses em comum. Porém, você pode não saber, mas existem aplicativos que mostram detalhes sobre o comportamento de perfis no Instagram. Ou seja, dirão ao usuário se você deixar de segui-lo mais tarde.

Com isso, é possível que ele também opte pelo unfollow logo na sequência. E é bem provável que fique bastante irritado por você tratá-lo como “apenas mais um número” na sua base de seguidores.

Bugs na plataforma

Esse caso é raro, mas já aconteceu. Em certa ocasião, o Instagram distribuiu incorretamente milhares de seguidores entre as páginas. Mais tarde, o erro foi consertado, mas muitos gerenciadores ficaram preocupados com a “evaporação” de seus seguidores. Apesar de pouco comum, é possível que esse tipo de falha volte a acontecer.

Prontinho! Agora você já sabe as principais razões pelas quais você está perdendo seguidores no Instagram e aprendeu a evitar que isso aconteça.

Bom, se você leu esse texto, provavelmente tem interesse em uma ferramenta para agendar posts e analisar suas métricas nas redes sociais, não é mesmo? Então teste gratuitamente a mLabs! Vem, gente!

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