Monitoramento de Redes Sociais — O Que É e O Que Fazer Com Os Dados Coletados?

Monitoramento de Redes Sociais — O Que É e O Que Fazer Com Os Dados Coletados?

O monitoramento de redes sociais é uma estratégia que faz parte das variadas ações de marketing digital. Por meio dele, é possível analisar os resultados de suas postagens nos perfis, entender o que dá certo ou não, verificar como o seu público está se comportando, entre outros aspectos.

Por isso, saber o que é monitoramento de redes sociais e o que fazer com os dados coletados é muito importante. Afinal, não basta termos ideias e colocá-las em prática se não mensuramos o quanto elas estão tendo efeito.

Então o que é monitoramento de redes sociais?

Com relação ao conceito de monitoramento de redes sociais, podemos dizer que é uma forma de acompanhar todo o trabalho realizado nos meios digitais, analisado resultado após resultado.

Este monitoramento serve para acompanhar o comportamento do seu público, verificando alterações e tendências. Além disso, mede o quanto a sua marca/empresa está sendo bem vista ou não nas redes sociais.

Você consegue ter uma noção de quantidade de público, compartilhamento, publicações que citam você, alcance, impressões, mudanças no perfil dos consumidores, reações positivas ou negativas, conversões, cliques em links, entre outros dados.

Para fazer isso, é possível contar com a ajuda de ferramentas de monitoramento de rede que auxiliam na coleta de dados, análises e geração de resultados. A boa notícia é que é possível monitorar Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, entre outras redes sociais.

Além disso, as ferramentas também atuam na organização, otimização do tempo e no aumento da produtividade. Algumas oferecem a opção de agendas posts, responder mensagens, alinhar calendários, entre outras funções.

O que podemos monitorar?

O acompanhamento das mídias digitais, além de monitorar todas as menções dos usuários a uma determinada marca, ajudando a conhecer seu público e ter insights, também pode atuar no gerenciamento de crises — ao conseguir visualizar um problema, antecipar-se e já encontrar a solução para tal. Também é possível monitorar a concorrência e acompanhar as performances, além de captar novas sugestões para a criação de conteúdos, novos produtos e/ou serviços.

Sabendo o que está acontecendo nas redes é possível prever antecipadamente quais passos devem ser dados e conseguir tomar decisões certeiras.

Porém, o monitoramento de redes sociais vai além. Não basta apenas acompanhar, mas devemos saber o que fazer com estes dados e como eles podem fortalecer e ajudar nas estratégias da empresa.

Quais dados o monitoramento das redes sociais pode fornecer?

1. Dados etnográficos

As redes sociais fornecem estatísticas de cada post publicado. A primeira camada de informações que você obtém são os dados etnográficos, que servem para definir o perfil de seu público e segmentá-lo de acordo com a sua necessidade. Aqui, você saberá idade, sexo, localização, hábitos de consumo, preferências e comportamento.

Estas informações são preciosas para direcionar suas estratégias de marketing digital nas redes sociais. Por exemplo, é possível tomar conhecimento de hábitos regionais, oferecendo ofertas exclusivas que atendam a determinados clientes daquele local. Ou então, saber o que estão procurando naquele exato momento e conseguir ofertar exatamente o que desejam.

2. Hábitos de consumo

Quais são os melhores horários para chamar a atenção de seu público? Quando ele acessa mais a internet? Quais páginas o interessam? Que tipo de conteúdo mais o atrai?

Estas perguntas podem ser respondidas a partir dos dados coletados no monitoramento de redes sociais. Com estas informações em mãos, é possível criar um relacionamento único, oferecendo soluções personalizadas no lugar e na hora certa.

3. Engajamento

A interação do consumidor com o conteúdo publicado demonstra o nível de engajamento dos clientes com sua marca. Isso é extremamente importante, pois sinaliza como anda a reputação, credibilidade e empatia da empresa na rede.

Este dado é importante também para identificar quem são os clientes mais fiéis e defensores da marca. São eles que irão elevar a imagem da sua empresa nos meios digitais. Portanto, tenha sempre um relacionamento especial e próximo a eles.

4. Opiniões

O grande termômetro de uma empresa é a opinião de seus consumidores. Ao acompanhar o número de menções da marca ou produto nas redes sociais (eis o clássico conceito de monitoramento de redes sociais), você saberá o que agrada ou não o cliente, podendo investir em melhorias na produção e no atendimento, sempre com foco em aumentar a satisfação do consumidor, gerando maior valor nos meios digitais.

Todos os fatores citados acima são extremamente relevantes, mas é importante que você determine quais fazem realmente a diferença para o seu negócio. Analise as informações dentro de um contexto geral, considerando, inclusive, seus concorrentes e o mercado. Lembre-se também que estas informações são bases sólidas para a construção de buyer personas — indispensáveis em uma estratégia de marketing digital.

Mas, afinal, como monitorar as redes sociais?

É possível fazer de forma manual, porém, como falamos, há ferramentas de monitoramento de rede que ajudam muito nesse momento.

Cada rede social entrega, dentro dos seus próprios critérios, dados e informações. Caso tenha tempo disponível, paciência e a incrível habilidade de minerar dados, você pode optar por este caminho.

Ao optar por fazer com “as próprias mãos”, quem aposta no Facebook, pode usar o Facebook Insights para tal. Já no Instagram, a versão empresarial oferece métricas importantes.

Agora, caso queira um jeito mais simples, assertivo e otimizado, é possível apostar nas ferramentas de gestão e monitoramento.

Com a mLabs, por exemplo, você terá acesso aos relatórios completos de todos os seus perfis nas redes sociais, tudo em um só lugar! A organização destes dados em dashboards facilitam o entendimento e a tomada de decisões. Já com uso das ferramentas de monitoramento de menções, será possível saber o que o público diz sobre a sua marca em todas as plataformas.

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