Monitoramento de redes sociais: o que fazer com os dados coletados?

monitoramento de redes sociais

Com certeza você já sabe que uma é questão de sobrevivência estar nas redes sociais.

Porém, não basta ter uma página em cada rede. É preciso monitorar os resultados e otimizar a estratégia. Só assim você conseguirá aproveitar ao máximo as informações valiosas que as redes sociais nos fornecem e, claro, tomar as melhores decisões para o negócio.

Neste post, vamos te ajudar a entender quais são os dados mais relevantes que você pode obter com o monitoramento de redes sociais e, claro, te contar como monitorá-los?

Vamos lá?

O que é monitoramento de redes sociais?

O conceito de monitoramento de redes sociais está comumente relacionado ao acompanhamento de todas as menções dos usuários das redes sociais a uma determinada marca. E as empresas devem mesmo monitorar o quê as pessoas estão falando sobre elas nas redes sociais.

Esse acompanhamento pode ajudá-las a conhecer seu público, a entender como essas pessoas enxergam a marca, a ter insights de como melhorar produtos e serviços e, claro, a prever e se preparar para gerenciar crises.

Mas, monitoramento de redes sociais não é só isso. Digamos que isso é apenas a ponta do iceberg. A grande riqueza por trás desse acompanhamento é, de fato, os dados que ele pode fornecer para a sua estratégia.

Quais dados o monitoramento das redes sociais pode fornecer?

1) Dados etnográficos

As redes sociais fornecem estatísticas de cada post que você publica. A primeira camada de informações que você obtém são os dados etnográficos, que servem para definir o perfil de seu público e segmentá-lo de acordo com a sua necessidade. Aqui, você saberá idade, sexo, localização, hábitos de consumo, preferencias e comportamento.

Estas informações são preciosas para direcionar suas estratégias de marketing digital nas redes sociais. É possível ainda tomar conhecimento de hábitos regionais, oferecendo ofertas exclusivas que atendam o seu cliente de forma completa.

2) Hábitos de consumo

Quais são os melhores horários para chamar a atenção de seu público? Quando ele acessa mais a internet? Quais páginas interessam? Que tipo de conteúdo atrai?

Com esses dados em mãos você cria um relacionamento único, oferecendo soluções personalizadas e que atendam de imediato às necessidades de cada cliente.

3) Engajamento

O nível de interações do seu público com o conteúdo publicado demonstra o nível de engajamento dos clientes com sua marca. Isso é extremamente importante, pois é como um sinalizador de como anda a reputação, credibilidade e empatia de sua empresa na rede, já que pessoas insatisfeitas não são engajadas com seu negócio. Por outro lado, existem pessoas defensoras de sua marca, que agirão proativamente em momentos de crise e elevarão a imagem de sua marca nas redes sociais. Estas pessoas são aliadas de sua empresa! Portanto, tenha sempre um relacionamento especial e próximo com elas.

4) Opiniões

O grande termômetro de sua empresa é a opinião de seus consumidores. Ao acompanhar o número de menções da sua marca ou produto nas redes sociais (eis o clássico conceito de monitoramento de redes sociais), você saberá o que agrada ou não o seu cliente, podendo investir em melhorias na produção e no atendimento, sempre com foco no aumento da satisfação do seu consumidor, gerando maior valor nas redes sociais.

Dica:

Cada uma das informações citadas acima tem sua relevância, mas é importante você determinar quais fazem realmente diferença para seu negócio. Analise as informações dentro de um contexto geral considerando, inclusive, seus concorrentes e mercados. Lembrando também que essas informações são bases sólidas para a construção de buyer personas em uma estratégia de marketing digital.

Mas, afinal, como monitorar redes sociais?

Você tem duas opções: usar ferramentas ou fazer, como dizem, “na unha”.

Quem aposta no Facebook, pode usar o Facebook Insights para isso. Já no Instagram, a versão empresarial oferece métricas importantes para o usuário.

Cada rede social entrega, dentro dos seus próprios critérios, dados e informações para os usuários. E, se você tem tempo, paciência e a incrível habilidade de minerar dados, pode optar por esse caminho.

Agora, se quiser fazer de um jeito mais simples, pode apostar nas ferramentas de gestão e monitoramento de redes sociais.

Com a mLabs, por exemplo, você terá acesso a relatórios completos de todos os seus perfis nas redes sociais, tudo em um só lugar. A organização desses dados em dashbords super visuais facilita o entendimento e a tomada de decisões. Já com as ferramentas de monitoramento de menções, você poderá saber o que dizem sobre sua marca em todas essas plataformas.

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