O que é UGC e como usá-lo nas redes sociais?

O que e UGC: na foto, uma moça branca está segurando o celular e apontando para uma pão segurada por sua outra mão. Ela está fotografando a comida.

Nas redes sociais, todo mundo é produtor de conteúdo, publicando fotos, expondo suas opiniões sobre pessoas e marcas. E aí está uma oportunidade de ouro para as suas estratégias de social media 

Esses conteúdos são chamados de User-Generated Content (UGC), publicações feitas pelos próprios consumidores sobre marcas, produtos e serviços.  

Esse tipo de conteúdo mostra o que o público está pensando sobre a marca e influencia diretamente nas decisões de outras pessoas, ou seja, uma ótima prova social para atrair novos clientes! 

Por isso, é importante saber como estimular o UGC e a melhor forma de usá-lo. Vem com a gente para entender tudo!  

O que é o User-Generated Content (UGC)?  

É considerado UGC   todo conteúdo (texto, fotos, vídeos, áudio, nota, comentário) sobre marcas publicado pelos usuários de forma espontânea.  

Dá para imaginar que esse tipo de conteúdo ficou popular com os blogs, wikis e redes sociais, né?  

A partir deles, a ordem foi alterada: os usuários passaram a também produzirem conteúdos, não apenas consumirem.  

Na relação com as marcas, os consumidores deixaram de ser passivos e ganharam voz. Hoje eles podem contar suas experiências e ajudar a construir a reputação das empresas.  

Por isso, elas devem abrir os olhos para o UGC, e desenvolver estratégias para usar esse tipo de conteúdo nas suas redes sociais 

Para que serve o UGC? 

Como falamos, o UGC é uma prova social  e funciona como gatilho mental para a tomada de decisão. 

No seu inconsciente, o consumidor pensa: “se outras pessoas conhecem a marca e estão satisfeitas, eu posso confiar nela!”.  

Afinal, pessoas confiam mais em pessoas do que em marcas para tomar decisões de consumo. Veja abaixo o índice de confiança para se informar sobre marcas e serviços:

O que e UGC: neste gráfico estão representadas as maiores influências sobre a decisão das pessoas. Destaque para "amigos e família" e "sites de avaliação" que lideram com 93 e 91%, respectivamente.

Fonte: Kantar Dimension 2020   

Quais as vantagens de utilizar o UGC nas redes sociais?  

Que as redes sociais são canais de relacionamento você já sabe, né?  

Então, ao monitorar   e compartilhar o UGC, você consegue tornar a marca mais humana e aberta. Confira agora as principais vantagens do UGC! 

Ajuda a traçar o perfil da persona  

Conteúdos criados pelos usuários dizem muito sobre os seus interesses, desejos, dores e dúvidas. Então, ao monitorar o UGC, você consegue captar essas informações e traçar um perfil mais preciso da persona.  

Gera Insights para novos conteúdos  

Captar o que as pessoas estão falando sobre a sua marca também gera Insights para novos conteúdos. Um elogio, uma crítica ou uma dúvida que aparecem no UGC podem trazer ideias de posts que se comuniquem com a audiência, já que o Insight partiu de lá.  

Tem baixo investimento  

UGC é espontâneo. Você não precisa e não deve pagar para o usuário falar sobre a marca. Essa mídia, com alto poder de influência e conversão, não custa nada.  

E sabe quanto custa compartilhar essa publicação nas suas redes sociais? Isso mesmo! O total de zero reais!  

Impulsiona o SEO  

E as vantagens não são só para as redes sociais não! Quanto mais gente fala bem da sua marca e gerando links para os seus conteúdos, mais ela se consolida como autoridade na web.  

Aos olhos do Google, isso é sinal de que a marca é confiável, tem boa reputação e merece uma boa posição nos resultados das buscas.  

Aproxima o cliente da marca  

Você já foi notado por alguém que você admira — desde o crush até pessoas famosas? Pois é, a sensação é incrível! 

Usar o UGC promove a valorização dos consumidores. A pessoa se sente amada e próxima da empresa.  

Os outros usuários ao verem essa atitude também percebem que a marca ouve e considera as pessoas. Assim, o UGC ajuda a aproximar marcas e consumidores.  

Fortalece a personalidade e autenticidade da marca  

As pessoas percebem quando alguma coisa é autêntica, de fato. 

Por isso, o UGC é um conteúdo poderoso, mostrando como os consumidores gostaram de alguma experiência com o produto ou serviço. Não é o marketing da empresa falando.  

Por isso, é uma forma de mostrar a personalidade, os valores e os benefícios pelos olhos de outras pessoas.  

Aumenta o número de vendas  

O UGC influência nas decisões de consumo. A experiência que um consumidor compartilha pode colocar a marca no radar de outras pessoas ou, mais adiante na jornada de compra, fazê-las escolherem entre uma marca ou outra.  

Nesse cenário, os clientes podem ser comparados com nano influenciadores, ajudando a aumentar as vendas!  

Como aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário?  

O UGC já está nas redes sociais, mesmo que você não tenha qualquer planejamento para isso.  

Os consumidores já estão lá falando sobre a   marca, então cabe a você aproveitar o que eles estão publicando para atingir seus objetivos de social media.  

Veja agora como fazer isso! 

Incentive a publicação de conteúdo sobre a marca  

Você já teve uma experiência tão especial que quis gritar para o mundo sobre ela? 

Pois é, a principal forma de estimular o UGC é criar uma experiência incrível com a marca!  

Isso vai fazer o usuário criar posts espontâneos para contar a história. Nos eventos em que a mLabs participa, por exemplo, a experiência é pensada para gerar compartilhamento: 

Mas você também pode incentivar o UGC ao oferecer benefícios — um desconto, um conteúdo exclusivo etc. —, criar uma campanha em torno de uma hashtag ou pedir para que o usuário compartilhe os relatos!  

Um restaurante, por exemplo, pode mandar bilhetes com mensagens carinhosas junto com o pedido de delivery para estimular esse compartilhamento! 

Monitore as menções à sua marca  

Internet é um terreno vasto e, estar sempre com os olhos abertos pode ser beeem importante! 

Uma maneira de ajudar no monitoramento é incentivar as pessoas a usarem uma hashtag. Assim você pode encontrar os posts sobre a marca.  

Mas o recomendado é contar com uma ferramenta de monitoramento de menções para rastrear tudo o que é dito nas redes sociais.  

Assim, pode-se evitar que um comentário ruim se torne uma bola de neve ou uma avalanche!  

Use as informações  nas suas estratégias de conteúdo  

Ao monitorar as menções e publicações sobre a marca, você vai encontrar muita informação estratégica sobre o público e sobre como as pessoas reagem às suas ações. Então, não deixe esses dados se perderem!  

Veja, por exemplo, as reações a um anúncio recente da Apple…  

O que e UGC: no print está um tweet de um usuário falando sobre a incoerência da Apple em relação a não encaminhar mais o carregador junto ao celular na caixa de compra para promover economia de carbono, mas a pessoa terá que comprar o carregador depois, o que implicaria em uma nova caixa enviada.

Com essas informações, você pode redesenhar estratégias e corrigir rotas no planejamento de marketing. Tudo para gerar uma experiência melhor com os usuários. 

Interaja com os usuários que criaram conteúdos  

Nada mais inconveniente do que mandar uma mensagem para o seu crush e levar aquele vácuo, né? 🤡 

O mesmo vale para o UGC, se os usuários publicaram e marcaram o  perfil da marca nas redes sociais, eles vão gostar de receber pelo menos um like ou uma resposta.

O que e UGC: Na imagem está representada uma interação de marca pelo Twitter. Nela um usuário comemora a compra de um ventilador e cita o nome do Magazine Luiza, que responde celebrando a chegada de refresco ao calor do cliente.

Responda as dúvidas dos usuários no seu perfil  

No UGC, surgem muitas dúvidas dos usuários. Aproveite para captar algumas perguntas e responder no seu perfil para outros usuários verem.  

Você pode, por exemplo, criar uma sequência de Stories e colocar em destaque no Instagram.  

Se você já usa o TikTok, pode selecionar uma pergunta que apareceu nos comentários e criar um post só para respondê-la. Veja um exemplo:

@chipotleReply to @i.b.profane did you miss me? ##chipotle##carneasada##recipe##cooking##fyp♬ original sound – Chi-vote-le

Compartilhe as publicações no seu perfil  

Essa é a ação mais comum, mas não menos importante, ao aproveitar o UGC nas redes sociais.  

Quando um usuário publica uma foto do produto em uso ou um feedback positivo depois do uso, vale a pena compartilhar nos seus perfis.  

Ao compartilhar avaliações e depoimentos, você valoriza a iniciativa do usuário e publica uma prova social para os outros seguidores confiarem na   marca.  

No Instagram da mLabs, um dos destaques dos stories é o “Quem aprova”, com posts de usuários que curtem o nosso trabalho. Isso é importante para apresentarmos mais da nossa plataforma e passarmos credibilidade para novos usuários. 

O que e UGC: neste print está um stories do Instagram que faz parte de um destaque na página de Instagram da mLabs. É um compartilhamento de um cliente elogiando o calendário e a organização da plataforma.

Entender o que é UGC é um fator diferencial na estratégia de marketing. Uma maneira de levar o “boca a boca” para dentro das redes sociais, demonstrando o valor da marca e o seu lado humanizado! 

Gostou das nossas dicas? Agora, se você já está tendo várias ideias para aproveitar o UGC, aprenda também sobre posicionamento de marca nas redes sociais para criar estratégias ainda mais eficientes. 

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 120 mil marcas!

Posts relacionados