Aprenda como vender pelo Instagram com 17 dicas que funcionam!

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Por Autor Convidado

Publicado em 16 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 8 de dezembro de 2021

Você sabe como vender pelo Instagram?

Se a sua resposta for não, veja o porquê você deveria aprender agora mesmo:

  • as pessoas não estão apenas interagindo com amigos e familiares na rede social, 90% dos usuários do Instagram segue uma empresa;
  • em uma pesquisa encomendada pelo Facebook Inc. 81% dos entrevistados disseram que o Instagram os ajuda a pesquisar produtos e serviços;
  • 50% dos usuários do Instagram fica mais interessados ​​em uma marca depois de ver um anúncio dela na plataforma;
  • o número de usuários ativos da rede social já passou de 95 milhões no Brasil. 

Os dados comprovam que o Instagram se tornou um ambiente muito promissor para vendas. Mas, como fazer ofertas e vender produtos sem espantar os seguidores? 

É isso que você verá neste post! Segue com a agente e saiba mais.

1 – Desenvolva uma estratégia de marketing para a persona

Eu sei que a gente já deu essa dica em muitos posts, mas não é à toa! 

Saber quem é a sua buyer persona e desenvolver ações voltadas para ela é o primeiro passo pra ter sucesso em qualquer estratégia de marketing digital.

Afinal, é ela quem direcionará a sua produção de conteúdo no Instagram, e entendendo as dores da persona você terá mais argumentos para driblar as objeções na hora da compra.

imagem: banner publicitário com chamada para teste grátis do agendamento para Instagram

2 – Tenha um perfil comercial

Ter um perfil comercial no Instagram é essencial para empresas. Ele disponibiliza uma série de recursos que as contas pessoais não oferecem, como fazer anúncios, extrair relatórios de performance, inserir link nos Stories etc.

Essas e inúmeras outras funcionalidades da conta business são cruciais para melhorar o seu resultado de vendas no Instagram.

Inclusive, com a conta vinculada na mLabs, você consegue visualizar os dados de maneira organizada, fazer análises comparativas, entender a performance dos posts, descobrir os melhores horários para publicar e muito mais.

Como vender pelo Instagram: gráfico com os melhores posts publicados disponibilizados pela ferramenta de gerenciamento da mLabs, os dados compilam os resultados de alcance e performance de todos os posts feitos na página.

3 – Complete a bio com informações do seu negócio

A bio do Instagram é o primeiro contato que o usuário terá com o seu perfil, é nela que você deve falar sobre a marca. Porém, esse espaço é limitado. 

Nossa dica, para quem está buscando vender mais, é explorar os dados para contato, adicionar uma frase curta que resuma o que a empresa vende, inserir hashtags do seu nicho e um link para e-commerce ou WhatsApp. 😉

Banner_Feed_Redes_Sociais: arte com convite para a pessoa testar gratuitamente a funcionalidade da mLabs.

4 – Configure a sua loja no Instagram

Se você nunca usou essa funcionalidade, saiba que temos um post específico que ensina o passo a passo de como criar uma loja no Instagram.

Com a loja criada, você consegue habilitar o modo de compras e o ícone da loja aparecerá automaticamente no seu perfil.

Como vender pelo Instagram 2: tela do Instagram para acesso ao Instagram Shopping destacadas. A primeira entrada é um botão "View Shop" que está no topo do perfil e a outra maneira de entrar é no menu inferior, sendo a quarta opção.

Assim, você poderá mostrar os seus produtos e colocar etiquetas com os preços, para que os usuários façam a compra direto pela rede social. 
 

imagem de um banner publicitário com chamada para baixar gratuitamente o material produzido pela mLabs sobre Kit de Planejamento de Conteúdo para as redes sociais

5 – Crie coleções de produtos na sua loja

Personalize a sua loja classificando os produtos por categorias e temas. Ao organizar as coleções, você facilita o processo e faz com que os usuários encontrem o produto desejado mais rápido.

Além disso, ao criar coleções você consegue personalizar a sua loja com imagens de capa e cores mais alinhadas com a sua identidade visual, deixando a sua loja com a sua cara!

Confira o que você pode inserir/personalizar na sua coleção:

  • nome;
  • descrição;
  • capa;
  • 6 e 30 produtos.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar o recurso impulsionar da mLabs

6 – Use tag de compras no Instagram Shopping

Ao fazer os seus posts, use a “tag de compras” para criar um atalho e direcionar o usuário para a página de descrição do produto, assim ele consegue fazer a compra em poucos passos, de forma simples e prática.

O recurso é uma espécie de etiqueta com preço e pode ser usado na marcação de um ou mais produtos na mesma foto, tanto no Feed como nos Stories.

Se você vende roupas femininas, por exemplo, pode tirar a foto de um look com vários produtos e marcá-los individualmente, assim quando o usuário “clicar” na foto ele verá os preços e poderá comprar o look completo ou uma peça a parte.

Como vender pelo Instagram 3: exemplo de publicação de conteúdo do Instagram Shopping. A imagem mostra as pernas de uma pessoa usando calça jeans com rasgados no joelho e um tênis, há uma marcação de preço sobre a calça jeans.

7 – Capriche na página de detalhes do produto

Fazer uma boa descrição dos produtos é fundamental para passar todas as informações que os usuários querem saber, assim eles se sentem mais confiantes para fazer a compra e diminuem as chances de devolução ou troca do produto.

A dica aqui é ser direto, descrever o máximo de detalhes possível e esclarecer as principais dúvidas sobre os seus produtos, como a matéria prima, as medidas etc.

O ideal é que você responda as seguintes perguntas ao fazer a descrição do seu produto:

  • O que é?;
  • Quais problemas ele resolve?;
  • Por que ele é diferente dos outros?;
  • Do que é feito e de onde ele vem?;
  • Como pode ser usado?

8 – Defina a sua estrutura de pagamentos

Apesar de não parecer, essa é a parte mais fácil de se resolver. Você pode incorporar a sua loja a um sistema de pagamento completo que realiza o recebimento, emite boletos, faz o parcelamento no cartão de crédito e tudo mais.

Para isso, é simples, basta criar uma conta em um intermediador de pagamentos, como o PagSeguro, PayPal, PicPay, entre outros. Criar um link de pagamento e usá-lo na sua loja do Instagram para realizar os pagamentos online.  

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9 – Publique fotos e vídeos com boa qualidade

A qualidade das imagens e vídeos é inquestionável, então, capriche na hora de tirar e editar as suas fotos. A dica para esse momento é tomar cuidado com a iluminação e o enquadramento dos produtos.

Como o Instagram é uma rede social de consumo rápido, as pessoas passam pelas publicações e selecionam visualmente as que mais chamam atenção, para que elas cliquem no produto, elas precisarão primeiro se sentir atraídas pelas suas imagens.

Além disso, aplicar uma tipografia específica e trabalhar com um posicionamento regular dos elementos vai permitir identificar facilmente os posts da sua marca.

Temos um post sobre social media design com dicas incríveis para te ajudar a criar posts profissionais!

10 – Compartilhe o conteúdo gerado pelo usuário

Este é, certamente, um dos tipos de conteúdo mais importantes para a sua estratégia de vendas. Afinal, o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é, na verdade, um endosso de satisfação, segurança e qualidade para as marcas.

Peça permissão para os seguidores e compartilhe as fotos que eles geram relacionadas à marca sempre que ela for marcada ou citada (@), esses conteúdos são provas sociais valiosas elas comprovam que você entrega os produtos corretamente e que os seus clientes estão satisfeitos, assim fica mais fácil convencer o próximo a comprar.

11 – Use o IGTV para dar dicas de como usar o produto

As publicações no IGTV são excelentes para compartilhar dicas de “como fazer”. Independentemente do tipo de produto que você vende, dá para explorar a plataforma de vídeos e usar a criatividade para despertar interesse do público.

Uma loja de aluguel de vestidos de festa, por exemplo, pode mostrar as opções de vestido por tema (cor, tamanho etc.), dicas de make e penteados, ensinando como fazer por conta própria.

Como você pôde perceber, essa segunda dica não fala sobre o produto em si, mas permanece sendo um assunto de interesse do público-alvo e pode ser aplicada para outros nichos, fazendo com que os seguidores conheçam como o produto funciona, antes de comprar.

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12 – Crie destaques com feedback dos clientes

Essa dica tem bastante relação com o que te contamos lá em cima sobre UGC – User Generated Content. Aproveite esse tipo de conteúdo e faça destaques no perfil da marca com os feedbacks dos clientes.

Você passará credibilidade àqueles que chegaram até o perfil, mas não conhecem bem a marca. Afinal, nada melhor do que buscar a opinião de outras pessoas antes de comprar alguma coisa, né?

Além disso, os destaques também podem servir como consultas rápidas e agrupamentos de determinados produtos, como os que estão em promoção, as novas coleções etc.

13 – Use os Stories para se aproximar do seu público

Os Stories do Instagram fazem o maior sucesso com os usuários e, é claro, com as marcas que precisam alcançar e engajar uma nova audiência.

De acordo com dados divulgados pelo próprio Instagram:

  • 58% das pessoas dizem que ficaram mais interessadas em uma marca ou produto depois de vê-lo nos Stories;
  • 50% das pessoas visitaram um site para fazer uma compra depois de ver um produto ou serviço nos Stories.

Parece ser simples, mas não é! Para ter sucesso com os Stories é preciso seguir algumas boas práticas, como não exagerar na sequência de frames: um estudo da Buffer e da Delmondo aponta que a medida ideal para os Stories seria de 1 a 7 frames.

Dar atenção ao conteúdo do segundo frame também é importante, de acordo com o relatório da Conviva, a partir do segundo frame, é menos provável que o usuário tome uma ação de interrupção, como voltar, avançar ou sair do Story.

Além disso, não deixe de investir em imagens de boa qualidade, usar técnicas de Storytelling e apostar nos stickers de interação para engajar a audiência, como as esquetes e perguntas.

14 – Responda DMs e interaja nos comentários

Você já sabe que interagir com os seguidores é essencial para aumentar o engajamento nas redes sociais, certo? Além de melhorar o engajamento elas afetam diretamente a jornada do cliente.

Em uma loja física, se você não for bem atendido, é bem provável que desista da compra, nunca mais volte nela e ainda faça uma péssima recomendação dela para os seus amigos.

No mundo on-line isso não é diferente! Então, uma dica para facilitar a sua rotina, é fazer o monitoramento da marca para responder de forma ágil todas as interações.

15 – Invista em anúncios para alcançar pessoas qualificadas

Já abordamos na introdução que 50% dos usuários do Instagram ficam mais interessados ​​em uma marca depois de ver um anúncio dela no Instagram.

Então, não perca tempo explore todos os tipos de anúncios no Instagram: Stories, Feed, Coleção, Explorar, Instagram Shopping e por aí vai.

Quando os anúncios são direcionados corretamente, eles funcionam de maneira altamente eficaz para atrair novos clientes. Por isso, é importante testar os recursos de segmentação para alcançar as pessoas certas.

Confira a nossa seleção de posts para te ajudar a dar os primeiros passos com anúncios no Instagram:

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16 – Faça parcerias com influenciadores digitais

Não é novidade que influenciadores digitais fazem muito sucesso no Instagram, eles ajudam a dar visibilidade para marcas e potencializam as vendas – já que são considerados a segunda maior fonte de influência em uma tomada de decisão na compra.

Logo, ter uma parceria com alguns deles, que têm fit com a empresa e com os produtos comercializados fará com que os seus produtos sejam visualizados e desejados por mais pessoas.

Mas é preciso se atentar às escolhas sobre o tipo de influenciador, afinidade com o produto, influencia no canal de atuação, tipo de parceria e, principalmente, como será realizado o acompanhamento dos resultados.

17 – Ofereça cupons, descontos exclusivos e promova sorteios

Quer aumentar a sua base de seguidores de forma rápida? Faça sorteios no Instagram e ofereça prêmios ou descontos exclusivos como recompensa.

Você pode pedir para os usuários marcarem mais pessoas na sua publicação e seguirem o seu perfil como pré-requisitos para concorrerem ao sorteio.

Mas, antes de qualquer coisa, defina o objetivo, a duração, os parceiros, o prêmio e, principalmente, as regras de participação. Esses passos são fundamentais no planejamento da sua campanha.

Para não ter problemas confira as diretrizes de promoção do Instagram e conheça as regras da Caixa Econômica Federal – que fiscaliza qualquer sorteio ou promoção em território nacional.

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Quer aprender mais maneiras de como vender pelo Instagram e em outras redes sociais?

As boas práticas que compartilhamos aqui ajudarão a aumentar as suas vendas no Instagram, mas, para que isso aconteça de forma perene, é preciso ampliar o conhecimento de marketing digital para desenvolver as suas próprias estratégias.

Afinal, não dá para sair por aí fazendo testes, “copiando” ideias de parceiros ou concorrentes a vida toda, né?

Pensando nisso, nós da mLabs, em parceria com a Ton, lançamos o curso Venda Mais pelas Redes Sociais. A ideia é ajudar os profissionais de marketing, as “eugênicas”, os freelas e, principalmente, o pequeno empreendedor a aproveitar todo o potencial das redes sociais para vendas.

O curso é totalmente gratuito, para saber mais informações acesse a página do curso e tire todas as suas dúvidas antes de fazer a sua inscrição!

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