Como usar hashtags no Twitter? Aprenda com a gente!

como usar hashtags no twitter - imagem com logo do twitter

Que as hashtags são essenciais para as principais redes sociais você já sabe. Uma hashtag bem usada pode ampliar o alcance de um post e, o melhor, levar a um público muito qualificado para quem posta.

E, no Twitter não é diferente. Na verdade, usar hashtags para “categorizar” e “etiquetar” posts no Twitter é ainda mais estratégico. Isso porque as hashtags mais populares figuram em lugar de destaque nessa rede social.

Trending topics

E é justamente para te ajudar a entender como usar hashtags no Twitter de forma estratégica que fizemos este post! Nele você vai aprender:

  • quais são as melhores ferramentas para buscar hashtags
  • como salvar grupos de hashtags para tê-las sempre à mão
  • como criar sua própria hashtag no Twitter
  • como visualizar conjuntos de hashtags nesta rede
  • as melhore práticas para usar hashtags no Twitter

Vamos nessa?

Como encontrar as melhores hashtags no Twitter?

Bom, como você pode perceber, a principal função das hashtags é descobrir tendências. Isso é muito importante, pois revela detalhes cruciais acerca do comportamento do usuário.

Na rede social do passarinho azul, diversos profissionais realizam estratégias de sucesso, muitas vezes utilizadas juntamente a eventos.

Para encontrar as hashtags que estão bombando no momento, existem alguns “caminhos”

Vá ao Trending Topiccs

Nossa primeira dica é a utilização da própria ferramenta.

Ao fazer login na plataforma, uma lista das principais etiquetas recomendadas para você será exibida no canto inferior esquerdo, logo abaixo do perfil. O mais interessante é que elas são adaptadas de acordo com as suas ações na rede social. Se você está sempre agindo de forma a conversar com sua persona, essas certamente serão as hashtags que interessam para o seu público também.

Mas, ali você terá uma lista pequena, então, nosso primeiro hack para te ajudar a ir além é realizar esse processo no aplicativo. Apenas por meio dele é possível clicar em “Mostrar Mais”, o que abre um leque ainda maior de possibilidades. Uau!

trending topics hashtags twitter

Mas ainda há outros métodos. Sigamos.

Trendsmap

Trendsmap, por exemplo, é uma aplicação online que identifica hashtags por localização.

Para negócios físicos é um prato cheio.

trendsmap - hashtags no twitter

RiteTag

Outra ferramenta muito interessante é a RiteTag, que avalia as tendências de hashtags em tempo real e realiza sugestões para os usuários. A ferramenta te dá dicas valiosas de hashtags que você pode usar para ampliar a visibilidade de um post no presente e também, quais você pode usar para melhorar isso no futuro.

ritetag

#tagdef

Já o #tagdef traz uma lista de hashtags mais relevantes. A grande vantagem é que as configurações temporais estão à disposição do usuário. Ou seja, você pode selecionar as tags em diferentes períodos, incluindo a atualidade.

tagdef

Hashtagfy

Por fim, vale a pena citar o Hashtagfy, um recurso que permite encontrar hashtags relacionadas ao seu público de interesse.

hashtagfy

Como salvar hashtags importantes?

A prática de guardar as hashtags que realmente fazem a diferença nos seus posts no Twitter é muito utilizada por administradores de páginas na rede social.

Afinal, muitas vezes você poderá utilizá-las mais de uma vez, já que diversos tópicos continuam em alta mesmo depois de algum tempo.

Pela mLabs, por exemplo, é possível criar grupos de hashtags para cada rede social e usá-las com facilidade na hora de agendar seus posts.

Para incluir um grupo de hashtags em um post, basta selecionar a opção #, na tela de agendamento e escolher qual  grupo de hashtags deseja usar.

Grupos de hashtags mlabs

Seus grupos de hashtags podem ser editados nesta mesma tela.

Grupo de Hashtags 2-min

Como criar sua própria hashtag no Twitter?

Não vamos nos ater aqui ao passo a passo dessa criação. Até porque é tão simples que dispensa detalhes. Basta incluir o # antes do termo que deseja e inserí-lo no post. Elas podem vir no começo, meio ou final do post. No rules!

Para negócios, as hashtags são utilizadas com regularidade. Em eventos, por exemplo, você pode recomendar uma etiqueta específica para que os convidados utilizem durante o acontecimento.

Esse também é um recurso valioso para criar promoções. Ao utilizarem a sua hashtag criada, fica fácil identificar os posts dos usuários que participaram.

Mas também há outros tipos de campanhas, como apoio a causas sociais, concursos e muito mais. Para criar a sua própria hashtag, você deve definir se ela será permanente ou fará parte de uma ação específica.

Algumas são perduráveis. Alguns exemplos são a #IssoéOuro da Coca-Cola, a #IssoMudaoMundo do Itaú e a #BrahmaCompartilhe da Ambev.

Geralmente elas serão utilizadas pelos usuários para associar uma mensagem ou foto à sua marca, então considere-as com consciência. Elas são tão importantes que algumas das empresas, inclusive, possuem direitos autorais sobre elas.

Mas há também aquelas que duram somente por um tempo. É o caso #LikeAGirl da Always, #PutACanOnIt da Red Bull #LetsDoLunch da Domino’s.

Essas são utilizadas em campanhas específicas, que podem ser estimuladas pelas redes sociais e concedem algum tipo de benefício aos usuários, como brindes, ingressos ou vantagens exclusivas.

Algumas dicas valiosas para criar suas próprias hashtags devem ser levadas em consideração. Veja:

  • certifique-se de que não há ninguém utilizando-as previamente;
  • crie uma hashtag curta e da qual o usuário possa lembrar com facilidade;
  • tente evitar termos que soem confusos quando lidos juntos em uma hashtag;
  • não utilize símbolos que possam “cortar” a sua hashtag no meio.

Como visualizar conjuntos de hashtags no Twitter?

Para encontrar as pessoas que utilizaram a sua hashtag (ou qualquer outra que você queira), basta clicar sobre ela. Isso mesmo!

Tudo que você precisa fazer é clicar em uma tag já utilizada em um tweet. Mesmo que ele tenha sido redigido por você.

Mas se você prefere um caminho diferente, basta acessar a busca avançada da plataforma. Digite a hashtag requerida no campo “Estas hashtags”. Os campos adicionais são opcionais.

Você ainda pode definir os filtros por idioma, contas específicas, locais e durante um determinado período de tempo. Super útil, né?

Existem outras recomendações de como usar hashtags no Twitter?

Apesar de ser uma funcionalidade simples, muitas dúvidas podem surgir sobre o uso das hashtags no Twitter. Para ajudar você, preparamos este tópico.

Observe, a seguir, uma série de respostas para as dúvidas frequentes acerca das boas práticas no uso de hashtags no microblog:

  • O Twitter possui um limite 280 caracteres por publicação. Graças a isso, é preciso usar o espaço com consciência.
  • Tweets com três ou mais hashtags apresentam taxas de 21% menos engajamento. Portanto, sem exageros.
  • Você também pode usar hashtags nas respostas que dá aos seus seguidores. Não limite sua utilização aos posts.
  • Siga as regras da plataforma. O Twitter proíbe a utilização de hashtags não relacionadas ao conteúdo da conversa. Então não tente dar uma de espertinho e comentar em um post que está bombando no momento apenas para atrair mais gente ou você pode levar uma suspensão.
  • Seja criativo! As melhores campanhas de hashtags no Twitter são caracterizadas pela inovação. Em um evento da Mercedes-Benz, por exemplo, foi criado um mosaico que exibia em tempo real as imagens postadas pelos usuários nas redes sociais com a marcação.

Prontinho! Com essas dicas você já pode começar a utilizar hashtags no Twitter para engajar a sua audiência e interagir com os usuários! E, se você quiser um help na hora de usar hashtags, teste a mLabs gratuitamente!

 

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