Posicionamento de Marca nas redes sociais: como fazer?

Posicionamento de marca: imagem de vários logos de marcas conhecidas bordados

O posicionamento de marca nas redes sociais é importantíssimo para que uma empresa possa conquistar mais relevância no mercado

Hoje em dia, as marcas podem ser comparadas a indivíduos: elas têm sua própria personalidade, gostos, opiniões e posicionamentos.

Existem marcas engraçadas, antiquadas, alegres, sem graça, enfim. 

A humanização das marcas tem se tornado imprescindível para que elas possam se aproximar de seu público e alcançar melhores resultados!

Assim como muitas pessoas utilizam as redes sociais e outras plataformas digitais para se expressar, as marcas também exercem cada vez mais esse papel. 

A forma como uma marca se posiciona nas redes sociais influencia totalmente em como os consumidores a veem e em sua performance no geral, por isso é importante manter uma boa imagem. 

Afinal, ninguém quer comprar daquela pessoa tão desanimada que parece nem querer vender seu produto, não é mesmo?

Neste post, você aprenderá mais sobre o posicionamento de marca e estratégias de marketing fundamentais para aplicar o conhecimento nas suas redes sociais. 

Dá uma olhada no que a mLabs preparou para você!

O que é posicionamento de marca?

Em suma, posicionamento de marca é o trabalho que busca influenciar a percepção dos consumidores em relação à marca. 

Esse trabalho consiste basicamente em criar a imagem ideal da marca na mente dos consumidores, posicionando a marca como moderna ou responsiva, por exemplo.

Então eu escolho o que a marca vai ser?🤔

Mais ou menos… 

O posicionamento de marca exige muito trabalho e estratégias completas para que dê certo, e se for realizado sem planejamento pode gerar percepções indesejadas. 

Por isso é importante conhecer mais à fundo sobre o tema antes de aplicá-lo na prática. Vamos lá?

Como definir o seu posicionamento?

Antes de definir o posicionamento que ditará toda sua estratégia de marca, é essencial que você faça ao menos as três perguntinhas a seguir: 

  • Quem é a sua persona e quais são suas dores?
  • Qual problema o seu produto ou serviço soluciona?
  • Qual o seu diferencial em relação a concorrência?

Primeiro, entenda a persona, suas necessidades, dores e modo de agir. Isso é muito importante para definir o que será do agrado dela em relação à imagem da marca.

O problema que seu produto ou serviço soluciona nada mais é do que a essência da empresa, ou seja, o que efetivamente ajudará seus clientes. 

👉Ter esse aspecto destacado é fundamental para se posicionar adequadamente, conforme as características da empresa. 

Por fim, tente encontrar um diferencial, algo que destaca sua marca em meio aos concorrentes e surpreende os consumidores. 

Essas perguntas vão ajudar bastante se respondidas com sinceridade e reflexão. 

Mas chega de teoria, agora vamos à prática: afinal, quais são as melhores estratégias de posicionamento de marca nas redes sociais?

Escolher em quais redes sociais a marca vai atuar

Conheça seu público: mais uma frase que você provavelmente já não aguenta mais ouvir… Mas ela não é repetida a toa. 

É fundamental que você conheça o público da marca para que possa definir em quais redes sociais atuar. 

Às vezes, o público-alvo pode até estar presente no Instagram ou no Twitter, mas é importante ir além e conhecer seu comportamento e ações relevantes nessas redes.

Inclusive, existem redes sociais novas que já estão bombando na audiência e que muitas marcas desconhecem.

Não adianta fazer uma super estratégia de posicionamento de marca nas rede sociais, mas aplicá-la nos canais errados. 

Definir um objetivo para presença online

A definição do objetivo sempre foi e sempre será um dos fatores mais importantes para a estratégia. 

Sem um objetivo claro, fica difícil ter direcionamento em relação a como a marca se posicionará no mercado. 

Para exemplificar , imagine uma marca de roupas no Instagram que busca ser referência em modelos top de linha e, ao mesmo tempo, em modelos de roupas baratas e padrão.

Ficaria muito confuso para o público entender a personalidade da marca (se é uma marca moderna e fashion, ou comum e “do povo”), e os posts não teriam identidade.

👉 Isso atrapalha muito o posicionamento da marca e pode causar uma má impressão. 

Um bom exemplo de objetivo no posicionamento de marca é a mLabs, que no seu perfil do Instagram, por exemplo, posta conteúdo de marketing digital, cases e dicas que a posicionam como a melhor ferramenta de gestão de redes sociais do Brasil.🧡

Desenvolva uma linguagem adequada e unidade

Após escolher as redes sociais, conhecer o público e definir o objetivo, está na hora de escolher o tipo de abordagem e linguagem mais adequadas para a rede em que atuará, e claro, para o público com quem será estabelecida a comunicação. 

Um belo exemplo de marca que trabalha bem a abordagem e formato de posts é o Nubank, que por meio do Instagram faz postagens sempre na mesma linha, com identidade visual e elementos que geram engajamento com seu público. 

Desenvolver ações com foco no crescimento de seguidores

Se você trabalha há algum tempo nas redes sociais, sabe que precisa lidar com uma audiência muito ampla. 

São todos os tipos de usuários que participam das redes e tantos perfis que fica difícil se destacar. 

👉 Para crescer, é necessário desenvolver ações estratégicas voltadas para o aumento de seguidores, e isso requer muito conhecimento, inovação e diferenciação. 

 Aqui vão algumas dicas da mLabs para aumentar os seguidores:

  • crie uma identidade visual única;
  • trabalhe com conteúdos virais;
  • inclua CTAs em suas publicações;
  • faça perguntas e peça que o público participe de decisões da marca (quem melhor que o próprio consumidor decidir que formato de conteúdo prefere);
  • tenha uma organização de postagem e mantenha a periodicidade;
  • utilize ferramentas que auxiliem na gestão de redes sociais, como a própria mLabs, com funcionalidades completas para atuar com profissionalismo nas redes.

Banner Marketing de Conteúdo: Imagem anunciando uma aula grátis sobre marketing de conteúdo para as redes sociais com fotos dos especialistas Rafael Rez e Rafael Kiso

Produzir conteúdo personalizado que passe a mensagem da marca

Para diferenciar a marca em meio a tantos concorrentes, personalização e originalidade também são fatores fundamentais. 

Trabalhe posts personalizados, que remetem aos pontos fortes da marca e destaquem seus diferenciais. 

Dessa forma, é possível se distanciar dos concorrentes e ganhar mais destaque entre seu público. Lembre-se de não forçar muito, para que o post não pareça um anúncio ou argumento de vendas. 

Um exemplo de marca que apresenta bem seus diferenciais e pontos fortes – sem parecer publicidade – é a Bacio Di Latte.  Em seu perfil do Instagram, a marca apresenta os produtos de forma artística, com imagens bem montadas que remetem aos novos sabores de sorvetes, por exemplo.

Posicionamento de marca: imagem de seis posts no Instagram da marca bacio di latte
O perfil tem alto nível de personalização de originalidade, que proporcionam uma ótima imagem para a marca. 

Dar tempo à estratégia para colher resultados

As redes sociais são locais dinâmicos, onde conteúdos se tornam virais em questão de minutos. 

Mas isso não muda o fato de que para que uma marca consolide seu posicionamento nos canais, é preciso investir tempo. 

Branding é uma estratégia de médio a longo prazo, e deve ser pensado como algo constante para a marca, não como mais uma ação pontual de publicidade, por exemplo. 

É essencial manter a estratégia de marca para que seu posicionamento se fortaleça e fique na mente dos consumidores, portanto, invista no longo prazo. 

Além disso, esteja sempre de olho nos resultados, para adequar a estratégia sempre que possível.😉

Cases de Sucesso

Agora que você conhece algumas dicas essenciais para um posicionamento de marca nas redes sociais, dá uma olhada em algumas marcas que fazem muito bem isso, para usar como referência em suas ações. 

Skol

Com a ajuda de publicações nas redes sociais – principalmente no seu perfil do Instagram – a marca conseguiu se posicionar como sendo favor da diversidade, diversão e respeito, três características muito valorizadas atualmente e que trouxeram bastante audiência e engajamento para seus redes sociais.

Posicionamento de marca: imagem de um post da skol com corações coloridos e uma lata de cerveja

Starbucks

A Starbucks conta com mais de 18 milhões de seguidores no Instagram, sendo uma das marcas que mais fez sucesso na rede social. Isso se dá pelo fato de se posicionar como uma marca “cool”, que busca sempre se diferenciar nos posts, com imagens criativas e atrativas. 


View this post on Instagram

Tag your favorite Starbucks date. 💚☕ Regram: @dhuy99

A post shared by Starbucks Coffee ☕ (@starbucks) on

Nubank

Por fim, não podemos deixar de citar o Nubank, uma marca com alto engajamento em suas redes sociais, principalmente por se posicionar de forma legal, interativa e didática frente a seu público, sendo referência em posicionamento de marca nas redes sociais.


View this post on Instagram

Ter que ir em agência bancária é tipo perder o ponto do busão. 😜

A post shared by Nubank (@nubank) on

E você, já tem algo em mente? Não tenha medo de ousar e implementar suas ideias! As redes sociais são locais onde a inovação conta muitos pontos para a marca. 

Aproveite para dar uma olhada no nosso post sobre mercado digital, onde a fizemos um estudo completo sobre as tendências e apostas no meio digital para 2020, vale a pena conferir para estar informado e investir em boas estratégias. 

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 120 mil marcas!

Posts relacionados