Redes sociais para restaurantes e bares: como se destacar nessas mídias?

Redes sociais para restaurantes: imagem de várias pessoas sentadas em mesas fazendo refeições dentro de um restaurante

Fim de expediente, cansaço do trabalho, aí é só passar a foto de um petisco e uma cerveja na feed que já dá vontade de ir para o happy hour, não é mesmo? E, quando é hora do almoço e você vê aquele lindo prato de macarrão na tela? Hummm… Bateu a fome!

É inegável o poder da comida no nosso humor. Isso ajuda a explicar o potencial das redes sociais para restaurantes e bares, que se souberem aproveitar esses canais com estratégias de marketing assertivas podem atingir muitos objetivos de marca.

Essa é a oportunidade de colocar os seus pratos, a sua casa e os seus atrativos nas conversas dos seguidores para engajar o público e atrair ainda mais gente até o seu estabelecimento.

Então, agora você vai saber como explorar as redes sociais para fazer o seu bar ou restaurante bombar na internet. Aproveite as nossas dicas!

Conheça bem o seu público

Sabemos que você quer logo criar um perfil e começar a publicar. Mas, antes, segure essa vontade e pense: quem é o seu público-alvo?  Essa pergunta é essencial no marketing digital, especialmente um bom planejamento de redes sociais.

Você precisa definir a persona da sua estratégia, que representa o seu cliente ideal. Observe seus clientes, converse, entreviste, faça questionários e entenda quais são seus interesses, características, necessidades, dúvidas e o que gostariam de ver nas suas redes sociais.

Essas informações vão nortear os conteúdos, a linguagem e a segmentação que você vai usar.

Escolha a rede social certa para atuar

Ainda no planejamento, estude quais são as redes sociais mais relevantes para o seu negócio. Existem várias — Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Pinterest e outras —, mas você precisa refletir antes de entrar em todas elas:

  • Quais são usadas pelos seus clientes e potenciais clientes?
  • Quais têm mais afinidade com o nicho de bares e restaurantes?
  • Para quais você realmente vai conseguir se dedicar?

Sugerimos que você olhe com atenção para o Facebook, que é a rede mais popular, e o Instagram, que valoriza conteúdos visuais e gera bastante engajamento.

É imprescindível também se cadastrar no Google Meu Negócio, que não é exatamente uma rede social, mas faz com que você seja encontrado no Google e ainda possa receber feedbacks e tirar dúvidas dos usuários.

Veja o exemplo do restaurante cadastrado no Google Meu Negócio na imagem abaixo. Pela ficha do estabelecimento os clientes já conseguem saber informações importantes, como o endereço, horário de funcionamento, telefone e cardápio.

Redes sociais para restaurantes: imagem do restaurante Limoeiro no Google

Tenha um perfil completo nas redes sociais

Depois de entender o seu público e definir como será a sua atuação nas redes sociais, é hora de criar os seus perfis.

Independentemente da rede social, é importante preencher todo o cadastro. Isso ajuda a transmitir confiança e profissionalismo e facilita que as pessoas encontrem as informações, entrem em contato e cheguem até o seu negócio.

Veja agora as nossas dicas para ter um perfil completo nas redes sociais:

Preencha a bio do Instagram com links estratégicos

A bio do Instagram é onde se encontram as informações sobre o seu perfil: foto, descrição, link, endereço e meios de contato.

Na descrição, você pode fazer um resumo do seu estabelecimento e destacar alguma informação que não entre nos outros campos, como os horários de atendimento, múltiplos endereços ou o perfil do chef do restaurante – lembrando de usar hashtags do seu nicho.

O link é outro campo que dá para explorar. Você pode linkar para o seu site, blog, app de delivery e ainda inserir os links que você citou nos posts com o famigerado “link na bio”. Se tiver muitos links para inserir, use um agregador como o Linktree, por exemplo.

Para as contas comerciais, o Instagram ainda permite inserir botões de CTA (call to action), que facilitam o contato e a tomada de alguma ação pelo usuário, como:

  • Contato (ligar ou mandar e-mail);
  • Mensagem (enviar mensagem);
  • Reserva (fazer reserva);
  • Como chegar (obter orientações);
  • Pedir refeição (fazer pedido em apps de delivery).

Dá uma olhada no perfil da Ratiskeller Baumbach no Instagram, ele é todo completo com as principais informações sobre o restaurante.

Redes sociais para restaurantes: imagem da biografia da marca Ratiskeller Baumbach no Instagram

Crie stories em destaque no Instagram

Ainda nas informações do perfil, o Instagram permite adicionar Stories em destaque, que são os posts que você quer que fiquem fixos.

Contas comerciais costumam usar esse recurso para apresentar seu estabelecimento e informações extras. No caso de bares e restaurantes, é interessante incluir o cardápio, fotos da casa, eventos e stories de seguidores.

Olha só como a padaria Sabor de Luna usa os destaques do Instagram de maneira estratégica para divulgar informações relevantes do negócio.

Redes sociais para restaurantes: imagem do perfil do Instagram do restaurante Sabor de Luna

Defina várias localizações no Facebook

Se o seu negócio tem mais de um endereço, o Facebook permite adicionar todos eles.

Você pode cadastrar os endereços das unidades, filiais ou franquias na sua FanPage. Então, o Facebook cria um menu “Lojas” com as localizações no mapa. Além de orientar, isso serve também para que o restaurante mais próximo apareça nas buscas dos usuários.

Veja como fazer isso na Central de Ajuda da plataforma. Abaixo, um exemplo:

Redes sociais para restaurantes

Potencialize as redes sociais para restaurantes e bares

Com um perfil completo, já é hora de pensar em como ativar a sua presença. Redes sociais para restaurantes e bares podem ter um uso bastante criativo e atrativo — basta saber explorar as características e oportunidades das plataformas. Veja agora algumas dicas para isso:

Crie a identidade da sua marca

Uma marca precisa ter uma identidade. É assim que ela desperta a identificação do público, diferencia-se dos concorrentes e se destaca na timeline. Então, defina como o seu bar ou restaurante vai se expressar nas redes sociais, tanto com a identidade visual quando textual.

No exemplo da cafeteria Maman, de Nova York, há uma linguagem visual que conecta todas as publicações e transmite a atmosfera do local. Se quiser saber mais sobre como organizar o feed do Instagram, clique aqui e veja nosso post sobre o tema.

Redes sociais para restaurantes: imagem do perfil do instagram do restaurante Maman

Trabalhe com influenciadores digitais no Instagram

O Instagram é o palco dos influenciadores digitais. Lá eles têm uma audiência fiel e engajada que confia nas suas recomendações.

Então, você pode estabelecer parcerias com eles para que tenham uma experiência no seu bar ou restaurante e mostrem aos seguidores. A confiança que o público tem neles passa também para a sua marca e atrai muitas pessoas.

Faça parcerias e ofereça uma refeição colaborativa

Parcerias são bem-vindas no mundo online e offline. Você pode convidar uma marca ou influenciador e criar uma refeição, uma promoção ou apenas um conteúdo em colaboração com eles.

Uma vinícola e um restaurante italiano podem se juntar para criar um jantar especial, por exemplo. Dá também para convidar um chef parceiro para dar dicas de culinária no Instagram. Assim, você cria atrativos e chama mais gente para o seu negócio e suas redes sociais!

Faça lives em dias especiais e mostre a sua rotina

Mesmo distantes, os seguidores podem curtir o seu estabelecimento, sabia? Você pode transmitir toda a atmosfera de um bar animado ou de um restaurante aconchegante em lives no Facebook e no Instagram. Dias de jogos, comemorações, música ao vivo e outros eventos são boas oportunidades.

Outra ideia bacana é mostrar os bastidores da casa: o preparo de uma receita pelo chef, o recebimento dos hortifrutis da semana ou a decoração do salão para um evento, por exemplo. Assim o cliente se sente mais próximo.

Confira essa ideia de live – já gravada – pelo centro gastronômico italiano Eataly no Instagram. Com poucos recursos, na própria cozinha, eles apresentaram os detalhes de uma de suas receitas para o público.


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Crie um ambiente “Instagramável”

O Instagram é uma rede social essencialmente visual. O que mais importa é encher os olhos das pessoas! Mas não adianta só aplicar um filtro, é preciso pensar no visual antes do clique.

Então, observe como está o seu ambiente. Será que ele é “Instagramável”? Para isso, ele deve ter uma boa iluminação, recantos atrativos, detalhes instigantes. Não se esqueça também da apresentação dos pratos, que deve ser impecável!

Como inspiração, veja o exemplo da marca Agridoce Café que possui um ambiente estimulante para os amantes da fotografia. Lembrando que, caso você não consiga ter o restaurante inteiro com uma aparência de primeira, você pode criar um cantinho mais charmoso para as fotos.

Redes sociais para restaurantes: foto do ambiente do restaurante Agridoce Café no Instagram

Realize ações de prova social

Provas sociais são maneiras de mostrar ao público que as pessoas confiam em você. Elas são mais persuasivas que uma publicidade, por exemplo, porque não é a marca falando sobre ela mesma, é a opinião de terceiros.

Para isso, você pode estimular que os clientes publiquem fotos no seu restaurante, e você pode deve repostá-las nos Stories, assim promovendo o famoso UGC – conteúdo gerado pelo usuário, em português.

Outra prova social bastante valiosa são as avaliações de clientes no Google Meu Negócio ou na sua página do Facebook.

E, para que tudo isso acontece é preciso que você transmita segurança para o público, uma das formas de fazer isso é providenciando uma conta verificada no Instagram, que é uma prova de confiança da própria plataforma.

Invista em anúncios geolocalizados

Bares e restaurantes costumam ter uma forte conexão com a comunidade no seu entorno. Vizinhos de rua ou de bairro geralmente são os principais frequentadores. Por isso, é importante ter estratégias focadas no público próximo ao negócio, chamadas de marketing local.

O Google Meu Negócio, que citamos antes, é uma das formas de fazer isso, já que aumenta as chances de aparecer nas buscas de quem está por perto. Outra forma é criar anúncios segmentados por localização para atingir quem vive na sua região ou passou por lá recentemente.

Imagem de um banner publicitário com a frase: kit campanha de redes sociais por nicho de mercado.

Publique nos melhores dias e horários para o seu restaurante

Os melhores dias e horários para publicar nas redes sociais são aqueles em que os seus seguidores estão online. Assim, são maiores as chances de visualizarem os posts.

Porém, as publicações de redes sociais para restaurantes e bares também precisam pensar nos seus dias e horários de operação. Se quiser atrair os clientes para o almoço, por exemplo, não adianta publicar no início da tarde. O ideal é publicar no horário em que eles possam ver o post, ir até o estabelecimento e encontrá-lo aberto.

Analise os resultados e otimize suas estratégias

Um dos grandes benefícios do marketing digital é a possibilidade de mensurar todas as suas ações. Você pode monitorar visualizações, impressões, cliques e interações para entender os resultados da sua estratégia e conhecer melhor o público.

Com a ajuda de uma boa ferramenta de redes sociais como a mLabs!

Com a mLabs você pode acompanhar as métricas de todas as plataformas e extrair relatórios personalizados, além de monitorar os concorrentes, identificar os melhores formatos e descobrir os melhores horários e dias para publicar.

A plataforma ainda permite agendar posts, responder seguidores, organizar o fluxo de publicações, acompanhamento de termos e uma ferramenta específica para a criação de posts, em que você consegue criar a sua arte já nos tamanhos exatos das redes sociais – sem distorção de imagem e borda preta.

Pela mLabs você consegue realizar todo o processo de marketing nas redes sociais, desde a criação e agendamento de posts até a extração de relatórios, tudo isso para economizar o seu tempo e aumentar a sua produtividade.

Bom, agora você já conhece toda a jornada de uso das redes sociais para restaurantes e bares. Perceba que não é só criar um perfil e pronto — é preciso planejar, criar conteúdo relevante, interagir com as pessoas, acompanhar os resultados e se manter em atividade. É isso que vai fazer com que os clientes se engajem com seu bar ou restaurante e queiram ir até lá!

Comece agora mesmo as suas estratégias de marketing com todas as dicas que você aprendeu neste post, faça um teste grátis na mLabs e conte para gente o que achou!

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