Como fazer publicidade no Instagram? 4 passos essenciais

Publicidade instagram: imagem de um celular com anúncio publicitário

Se você pensa que o Instagram é só uma rede social de fotos, stickers e stories engraçadinhos, seu pensamento está ultrapassado! Hoje, fazer publicidade no Instagram é mais do que uma tendência, é um fenômeno que as empresas utilizam nos mais diversos formatos e abordagens.

Mas, para ter sucesso nessa rede, é preciso investir em mídia paga de forma estratégica. Depender apenas das publicações orgânicas, para alcançar seu público alvo, é um erro comum de principiantes. Não caia nessa!

Se você quer fazer publicidade no Instagram é preciso aumentar o seu alcance! Para isso, a plataforma traz uma série de benefícios, que podem potencializar os seus anúncios , aumentar o reconhecimento de marca e melhorar o engajamento com o seu público.

Então, trouxemos algumas dicas e inspirações para você explorar melhor os recursos de publicidade no Instagram Ads e ter os melhores resultados. Siga conosco!

1. Explore todos os tipos de anúncios no Instagram

Quanto mais interessante for a sua publicação, mais retorno você terá para a marca. E, essa regra não se aplica só nos posts orgânicos. Nos posts patrocinados você também precisa planejar conteúdos incríveis, capazes de engajar o seu público e motivar a tomada de ação.

Para isso, é preciso criar anúncios que não pareçam anúncios, entende? Conteúdo com cara de publicidade afasta os usuários. Por isso, pense em conteúdos que se misturem aos posts orgânicos e ofereçam uma experiência de valor para o usuário.

E, se você pensa que só existe o impulsionamento direto no feed, mais uma vez você ficou para trás! As opções são bastante ricas para os anunciantes. Conheça os formatos que o Instagram Ads disponibiliza:

  • Stories;
  • Foto (no feed);
  • Vídeo (no feed, com até 60s);
  • Carrossel (no feed, com 2 a 10 fotos ou vídeos);
  • Coleção (no feed, com CTA de venda).

Os anúncios com Stories, por exemplo, são cases de sucesso! Com eles, você pode engajar um público enorme ― mais de 500 milhões de contas usando Stories diariamentehumanizar e encantar os usuários com fatos do dia a dia.

Lembre-se: os vídeos do Instagram Stories são verticais, o que abre um grande leque para a criatividade. Neste artigo do Adweek e nesta seleção do @instagramforbusiness, você pode ver várias ideias exploradas no formato vertical, que podem ser aplicadas no seu anúncio.

Imagem de publicidade no Instagram no formato de Stories

Além deles, os anúncios em carrossel podem ser bastante criativos. Nesse formato, é interessante explorar um passo a passo, ou contar alguma história da sua marca. Veja, por exemplo, o case da Nando’s que explorou o formato carrossel, em uma campanha, para lançar sua linha de molhos de pimenta no Brasil.

2. Defina os objetivos de mídia estrategicamente

Uma campanha de publicidade no Instagram não tem sentido se não trouxer resultados para a marca. É claro que todo mundo gosta de likes, visualizações e comentários, não é? Mas o que interessa mesmo é atingir os objetivos.

Por isso, na hora de elaborar a campanha, a plataforma pergunta “qual é o seu objetivo de marketing?”. Então, aparecem as seguintes opções:

  • Reconhecimento;
  • Consideração;
  • Conversão.

Esses objetivos estão alinhados às etapas da jornada de compra dos consumidores. No “Reconhecimento”, eles estão no início da jornada, ainda conhecendo algumas soluções para a sua necessidade. Na “Consideração”, eles já estão selecionando marcas que podem resolver o seu problema. E na “Conversão”, eles já estão prontos para comprar.

E agora, qual você deve escolher? Para tomar essa decisão, você precisa considerar os objetivos comerciais da empresa e o conteúdo que o anúncio traz.

Se você quer despertar o interesse na sua marca, o ideal é selecionar o “Reconhecimento”. Dessa forma, seu anúncio vai aparecer para o maior número de pessoas segmentadas, e você vai entrar no radar do target no início da jornada. Esse foi o objetivo do anúncio da Sprite, que aumentou seu brand awareness com o público jovem.

Como você estará falando com pessoas que ainda não conhecem a marca e ainda não estão prontas para uma compra, foque em entregar algo de valor nessa fase. Pode ser um conteúdo, um e-book, um convite para evento, um sorteio, etc.

Já o objetivo de “Consideração” é ideal para anúncios que tragam mais detalhes sobre a  marca ou produto, ou aumentem a proximidade com o público. O Nubank, por exemplo, utilizou esse objetivo para gerar mais cadastros no site e, depois, converter os leads em clientes.

publicidade no instagram stories:

A “Conversão” é a última etapa da jornada, quando o consumidor já está decidido a comprar. Então, esse objetivo deve ser escolhido para vender produtos ou fazer as pessoas visitarem a sua loja. A Zee.Dog, por exemplo, usou esse objetivo para aumentar as vendas na Black Friday em 2017.

3. Teste os recursos de segmentação e alcance as pessoas certas

A segmentação do público é outro passo essencial para fazer publicidade no Instagram de maneira estratégica.

É nesse momento que você define quem deve ver os seus anúncios. Você deve estar se perguntando, qual público devo escolher?

A resposta é: aquele que tem mais chances de realizar a ação que você definiu nos seus objetivos: visitar o site, comprar um produto, cadastrar seu e-mail, etc.

Para realizar essa segmentação, o Instagram Ads oferece algumas opções de direcionamento, como:

Localização e Dados demográficos

A cidade que a pessoa mora é importante para a sua campanha? O produto que você vai divulgar é exclusivo para o público feminino? Faz mais sentido engajar apenas quem é solteiro?

Então, em casos como esses, os dados demográficos podem ser úteis para a sua segmentação. Mas esse é só o começo! Combine essas definições com as outras opções de segmentação para ter mais precisão na mira.

Interesses

Ao selecionar os “Interesses”, você consegue reduzir a amplitude do target. Afinal, dentro de um público de mulheres que moram em Curitiba, por exemplo, existem vários perfis diferentes. Então, aqui você define se quer direcionar apenas para vegetarianos, para quem gosta de jogar futebol ou para quem costuma sair à noite.

Públicos Personalizados

Já ouviu falar em remarketing? É para isso que servem os “Públicos Personalizados”, que permitem alcançar pessoas que já conhecem a sua marca. Você pode criar públicos a partir de uma lista de clientes: os que já visitaram seu site, que utilizaram seu app, que interagiram em canais offline ou que se engajaram no Facebook ou Instagram.

Qual a vantagem disso? Eles já demonstraram interesse na sua marca, então estão mais avançados na jornada. Assim, você tem mais chances de converter!

Públicos Semelhantes

Os “Públicos Semelhantes” também garantem bastante precisão. Em vez de definir quem você quer atingir, a plataforma capta as características de determinado público (fãs da página, por exemplo) e entrega os seus anúncios para pessoas parecidas com eles.

Direcionamento Automático

No “Direcionamento Automático”, o trabalho está nas mãos da plataforma! O próprio Instagram Ads, com base em inteligência artificial, define o público que tem mais chances de interagir com seus anúncios.

Essa tem sido a recomendação da rede, especialmente para os iniciantes alcançarem a melhor performance com publicidade no Instagram.

4. Acompanhe o desempenho e otimize a publicidade no Instagram

Anunciar no Instagram não é apenas colocar os anúncios no ar. O trabalho continua com a mensuração dos resultados e otimização das campanhas.

No Gerenciador de Anúncios, você pode visualizar relatórios em diferentes níveis: Conta, Campanhas, Conjunto de Anúncios e Anúncios. Então, com os relatórios em mãos, você pode avaliar se alcançou os resultados esperados (conforme os objetivos definidos), analisar tendências de comportamento do público e verificar o retorno sobre os investimentos.

É com base nesses dados também que você vai ajustar o público, os posicionamentos, o orçamento e as mídias para obter o melhor desempenho, tanto nas campanhas atuais quanto nas futuras.

Você pode identificar que as suas campanhas ganham mais cliques em épocas de férias e feriados (no caso de um destino turístico, por exemplo). Então, vale a pena direcionar as suas campanhas de “Conversão” para esses períodos.

Você também pode olhar com atenção para o comportamento do público. Se você direcionar os anúncios para todo o estado da Bahia, mas perceber que tem mais público interagindo na região litorânea, o que você pode fazer? Restringir o público para essa região, do litoral, ou criar um anúncio específico para lá. E, assim, você terá mais resultados com um investimento menor.

Pronto, agora você já sabe como explorar melhor os recursos de publicidade no Instagram! A plataforma de anúncios da rede oferece uma infinidade de possibilidades, em que a criatividade ganha espaço para surpreender o público e encontrar as melhores soluções para os negócios.

Se interessou pelo tema? Então, leia também o nosso Guia de mídia para Facebook e Instagram, que traz um passo a passo para orientar a criação de anúncios nas redes. Baixe gratuitamente!

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