Pesquisar

Vídeos no Instagram: dicas para criar conteúdos incríveis

Vídeos no Instagram: dicas para criar conteúdos incríveis
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Você já deve saber que o Instagram é uma ótima rede social para ganhar visibilidade e relacionamento com o público, certo?

Mas não adianta focar sua estratégia apenas em imagens! O lançamento do Stories é uma prova do que os usuários querem, cada vez mais, vídeos no Instagram!

Mas calma! Não é só porque os usuários do Instagram amam esse tipo de mídia que você precisa sair fazendo vídeos. A escolha do conteúdo a ser trabalhado nesta rede está bastante ligada aos objetivos e às metas que se pretende alcançar.

Apesar de fotos também serem boas alternativas para trabalhar a imagem institucional e mostrar produtos, vídeos são incrivelmente melhores nesse sentido.

Além de serem uma tendência de conteúdo incontestável, vídeos são fáceis de serem consumidos e, claro, formas incríveis para se contar uma história.

Então, se você precisa melhorar o engajamento de suas campanhas, e dar um UP no Instagram, aposte em vídeos.

Porque usar vídeos no Instagram?

O vídeo é uma tendência bastante forte no marketing digital. E os números estão aí para provar isso:

  • De acordo com estatísticas reunidas pela central de inteligência da Rock Content, 86% dos usuários brasileiros de internet assistem a vídeos online.
  • Essa audiência tende aumentar e, em 2020, 82% de todo o tráfego da web será gerado por vídeos.
  • Além disso, 80% das pessoas afirma se lembrar de ter assistido a um anúncio em vídeo no último mês. Desse total, 46% garante que tomou alguma ação a partir de então.
  • Somente no Instagram, 25% dos anúncios são vídeos individuais, o que demonstra o crescimento desse tipo de conteúdo.
  • E tal dado ganha força quando observamos que 70% dos posts nessa rede social não são vistos.
  • Além disso, o Instagram é excelente para trabalhar produtos. Segundo uma pesquisa da L2, 65% dos posts de marcas com maior sucesso exibem produtos.

Não resta dúvidas que este é um formato poderoso no Instagram, certo?

Dicas para criar vídeos para o Instagram

Agora que você já sabe quais são os motivos para se investir em vídeos para o Instagram, que tal conferir algumas dicas para produzir um conteúdo matador nessa rede social?

Defina seus objetivos

Toda ação de marketing deve estar alinhada aos objetivos do negócio.

Antes de começar a gravar vídeos e publicá-los no Instagram, é importante se fazer a pergunta: “o que pretendo conseguir com esse material?”.

A resposta a esse questionamento vai orientar sua estratégia de vídeo marketing.


Uma marca pode estar interessada em gerar mais tráfego para seu site, atrair mais seguidores, fortalecer seu relacionamento com as pessoas ou mesmo melhorar sua imagem institucional.

Saber disso vai ajudar você a pensar em quais temas podem ser abordados com sucesso no formato de vídeo.

Dicas:

  • se a ideia é gerar tráfego, aposte nos Stories! Contas acima de 10 mil seguidores podem incluir links nesse formato;
  • se você quer envolver e gerar engajamento, escolha os melhores horários para o público que quer alcançar e faça lives.

Aqui, uma pausa importante:

1 – Neste post, a gente te conta, de verdade, como saber quais são os melhores horários para postar no Instagram.

Lembre-se que o engajamento inicial com seu posts (sejam eles vídeos ou fotos) tem um peso enorme em termos de potencial de alcance. Ou seja, se o algoritmo do Instagram percebe que um post teve um engajamento inicial maior, ele entende que o post é relevante e, tcharam! – aumenta o alcance orgânico. Parece até mágica.

2 – Antes de começar a criar vídeos para o Instagram, baixe nosso ebook gratuito sobre Instagram Stories e aprenda a usar esse formato corretamente.

Crie uma persona

Você já deve saber disso, mas é sempre importante reforçar: antes de começar qualquer ação de marketing, certifique-se de ter uma persona bem construída.

Além de adotar a linguagem e o modelo de comportamento que comuniquem efetivamente com o público da marca, você saberá também como definir as linhas editoriais dos vídeos para o Instagram.

Testes A/B e a análise da interação do público da concorrência são algumas das estratégias que podem ajudar você a adequar o tom de seus vídeos.

Invista em tutoriais

Toda empresa tem sua especialidade, ou seja, aquilo que sabe fazer de melhor.

Então, aproveite essa expertise para produzir vídeos que, de alguma maneira, estejam relacionados ao negócio.

Essa é uma boa estratégia para se aproximar do público e posicionar como autoridade no assunto.

E os vídeos são excelentes formatos para tutoriais!

A empresa trabalha com marketing? Então, invista em um material que ensine como postar conteúdo nas redes sociais!

A Lola Cosmetics é um case interessante de tutoriais e vídeos passo a passo para Instagram. Além de alinharem sua linguagem com a persona, a empresa aposta em criações simples, mas de altíssimo valor para o seu público. Os número e engajamento da marca no Instagram são a prova de que a estratégia dá certo!

vídeos no instagram - lola cosmetics

Outro case de uso de vídeos no Instagram é a Nutella.

A página é praticamente inteira dedicada ao formato. Além de receitas e animações em motion graphics, a Nutella aposta em histórias que fazem a gente babar na tela.

vídeos no instagram - nutella

No Instagram, vale pensar em tutoriais curtos (estilo hacks com dicas pontuais) e até mesmo no Stories. Uma sequência de histórias pode ser uma ótima maneira de entregar um conteúdo um pouco mais aprofundado.

Crie uma vinheta incrível

Quer tornar os vídeos no Instagram ainda mais marcantes? Então, crie uma vinheta para a marca!

Trata-se de uma pequena introdução, que conta com efeitos sonoros e artes gráficas, ajudando a destacar e a identificar a empresa — ou seja: cria uma identidade própria para os vídeos.

vídeos no instagram - tastemade

O segredo para ter uma vinheta incrível é escolher uma música ou um efeito sonoro marcante e que se comunique com a marca, traduzindo um pouco de seus valores logo na abertura.

Isso vale também para as imagens ou artes usadas: elas precisam deixar claro para sua audiência quem é o dono daquela vinheta.

Apesar de parecer simples, esse tipo de material personaliza os vídeos e dá mais credibilidade ao conteúdo compartilhado. Dessa forma, é interessante contratar empresas especializadas para produzir uma vinheta sensacional, que possa ser usada em todos os vídeos que publicar.

Aprenda a usar hashtags

Desde que a “era das redes sociais” começou, elas estão lá — seja no Instagram, no Twitter, no Facebook ou no Tumblr.

As hashtags, representadas pela cerquilha (#), são motores de busca que permitem aos usuários encontrar conteúdos que estejam relacionados com o tema pesquisado.

Usar boas hashtags auxilia no processo de descoberta de seu vídeo no Instagram e em outras mídias sociais (ou seja: facilita a conquista de novos seguidores).

Portanto, trabalhe para identificar quais são as melhores para o negócio que está atendendo e para o tipo de material que pretende publicar.

Insista na identidade visual

A identidade visual tem como objetivo facilitar o reconhecimento de uma marca pelo mercado e pelo consumidor, o que permite diferenciar uma empresa de seus concorrentes.

Por isso, é bastante importante que os profissionais de comunicação desenvolvam essa identidade visual, mesmo nos vídeos para o Instagram.

Caso uma marca venha a usar uma logo amarela em um fundo vermelho, esforce-se para que seus vídeos sigam esse padrão.

Para tanto, o recomendado é apostar em filtros de cores e elementos que remetam à identidade visual ou organizar o cenário de forma a valorizar as cores do logo.

Incentive o público a produzir vídeos

A popularização dos smartphones e tablets, assim como o fácil acesso a ferramentas de edição, permite que qualquer usuário de internet produza conteúdo.

Portanto, incentive o público a criar materiais relacionados ao negócio e premie aqueles que mostrarem mais criatividade.

Uma opção é estimular a gravação de vídeos em que as pessoas mostrem como usam os produtos. Ou, então, pedir que façam um material em alusão a datas comemorativas, relacionando-as à empresa.

Essa estratégia permite aumentar o engajamento do público e, ao mesmo tempo, expandir o alcance da marca.

Use sempre a criatividade

Uma das vantagens da internet é possibilitar o acesso a conteúdos novos todos os dias.

E uma excelente maneira de cativar e manter o interesse das pessoas é apresentar novidades no perfil no Instagram.

Para tanto, é necessário ser criativo e conhecer bem o público que pretende alcançar, para que possa oferecer materiais que o agrade.

Se você atua em uma agência que atende, por exemplo, uma loja de materiais esportivos, pode criar um desafio para que as pessoas enviem vídeos praticando esportes.

Já se for um comércio de instrumentos musicais, o desafio pode ser com a gravação de uma música própria ou a interpretação de algum artista de sucesso.

Agora que você já sabe o que fazer para criar vídeos no Instagram, que tal conferir as principais ferramentas para apoiar suas ações de marketing digital? Até a próxima!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis