8 dicas de como crescer organicamente no Instagram

como crescer organicamente no instagram

Quem inventou o “me segue que eu te sigo de volta” certamente não tinha a menor ideia sobre como crescer organicamente no Instagram.

O próprio Instagram está pegando pesado com que utiliza métodos artificiais para ganhar seguidores. A rede social tem feito, periodicamente, uma faxina geral em perfis  que compram seguidores e/ou usam ferramentas de automação para seguir e interagir automaticamente.

Ok, estamos falando para você não fazer follow to follow, não comprar seguidores, não ser o chato flooda feed, e por aí vai. Mas, se tá tudo proibido, como crescer no Instagram? Ou melhor: como crescer organicamente no Instagram?

Neste post, vamos te mostrar maneiras de aumentar sua presença no Instagram de forma natural, garantindo que ele se torne um canal super atrativo e eficiente para sua divulgação e relacionamento!

Não será do dia pra noite e não será fácil! Mas, acredite: vai valer a pena!

Como crescer organicamente no Instagram?

Conquistar seguidores de forma orgânica não é tarefa simples. Leva tempo e é preciso dedicação.

Mas, não é, nem de longe, impossível. Muitos instagrammers começaram sem colocar um centavo sequer em anúncios no Instagram! E, isso também é possível para marcas.

Apesar de mais difícil, crescer organicamente tem algumas vantagens.

A taxa de engajamento de conteúdos orgânicos, especialmente os nativos, tende a ser super positiva. Além disso, existe a garantia de ter os seguidores mais qualificados possíveis! Eles são aquelas pessoas que tiveram um interesse real em clicar no botão “seguir”. A consequência positiva de ter esse tipo de seguidores é o engajamento!

Para te ajudar nessa jornada, listamos abaixo algumas dicas bem legais de como crescer organicamente no Instagram. Se liga!

1. Conheça seu público e crie conteúdos incríveis

Antes de pensar em grandes números de seguidores, pense primeiramente na identificação deles com a marca.

Você vai postar conteúdos e espera que eles gostem e sejam influenciados por eles, certo? Se for vender alianças de casamento, por exemplo, adolescentes podem não ser o público mais apropriado. Eles podem até indicar para alguém, mas mirar em casais de namorados e noivos é uma estratégia muito melhor e eficiente em termos de conversão.

Por isso, entenda primeiramente quem é o público que deseja atrair, o que ele está buscando e qual a melhor forma de falar com ele! Isso impactará suas linhas editoriais, tom de comunicação, estilo de imagens, regularidade e horários das postagens.

Depois de traçar esse perfil, você terá condições reais de criar conteúdos incríveis, que entreguem valor e gerem reconhecimento de marca.

Foque em criar ótimos posts para os seus atuais seguidores e aguarde, pois o resultado virá!

Bons conteúdos são comentados, compartilhados e recebem menções!

2. Inclua hashtags que aumentem seu alcance

Hashtags são recursos essenciais para ampliar o alcance dos seus posts.

Mas, não adianta usar 30 hashtags bombadas e pronto. É preciso usar as hashtags certas e não exagerar.

Recomendamos que você use 5 hashtags, seguindo a seguinte estratégia:

  • Uma relacionada ao seu produto ou serviço
  • Uma relacionada ao momento (pode ser uma hashtag de evento, de dia da semana, de mood, #tbt, etc).
  • Uma hashtag de contexto (se o post fala de marketing digital, use a #marketingdigital, se o tema é moda, use #moda)
  • Uma de ação (essa pode ser uma hashtag como #lancamento, #promocao, #novidade)
  • Uma de posicionamento, ou marca (pode ser a da sua campanha, #marca)

Dá uma olhada em como organizamos isso aqui pra mLabs:

hashtags mLabs

3. Use emojis nas legendas

A maioria dos usuários (que são realmente humanos!) usam emojis ou reconhecem facilmente a funcionalidade. Por isso, ao se deparar com uma carinha feliz no meio do texto, tendem a pensar que foi escrito por outra pessoa, certo? Essa humanização é importantíssima, inclusive para as outras interações.

Segundo uma pesquisa do próprio Instagram publicada em seu Tumblr em 2015, 50% das publicações possuem, pelo menos, um emoji.

Nós, da mLabs, já fizemos essa análise em nossos posts e ficou comprovado: legendas com emojis são mais atrativas, chamam a atenção, ajudam a gerar empatia e, claro, atraem mais seguidores.

post liliane ferrari instagram da mLabs

4. Entenda que mais vale um comentário que dois likes voando

Primeiro: siga MANUALMENTE as pessoas que podem ser potenciais clientes.

Mas, quem são elas?

Bom, são os seguidores mais engajados com as hashtags que você usa. São também, os seguidores mais engajados dos seus concorrentes,  os seguidores de marcas referência para o seu público, e assim por diante.

Mas, não basta seguir essas pessoas e pronto. É preciso interagir, curtir e comentar as publicações delas, e, para jogar limpo, comentários valem muito mais do que os famosos “likes”. Depois que o relacionamento com essas pessoas que você decidiu seguir começar a acontecer, será natural que elas te sigam de volta.

Postar fotos mais informais e não muito profissionais também pode causar mais empatia, como se fosse aquele famoso sentimento “gente como a gente”, sabe? Ao mesmo tempo, ajuda a levar o conceito para a realidade do seguidor.

5. Faça sorteios!

Sorteios são, sem dúvida alguma, a melhor forma de crescer sua base de seguidores organicamente no Instagram!
E nós da mLabs, somos prova viva disso.

Em novembro do ano passado, sorteamos um par de ingressos pro RD Summit. Fizemos um post no Stories explicando as regras do jogo, acionamos alguns parceiros para ajudar na divulgação e pronto! Saímos de 7.500 seguidores para mais de 12 mil em poucos dias.

crescimento orgânico da mLabs no instagram

Mas, não adianta sortear qualquer coisa, certo? Antes de contar que para participar do sorteio é preciso comentar no post e seguir seu perfil, pense em uma oferta que tenha real valor para seu público.

Nós sorteamos os ingressos do RD Summit porque sabíamos que tinha muito valor (e porque ganhamos eles também, claro). Mas, você pode sortear um kit de produtos, um vale compras, ou qualquer coisa que seja muito atraente para seus seguidores.

Se vai sortear produtos, escolha seus melhores produtos, aqueles mais vendidos! 😉

Neste post, damos uma série de dicas de como fazer sorteios no Instagram.

6. Faça parcerias estratégicas

Influenciadores no Instagram são um ótimo caminho para crescer organicamente nessa rede social.

E, acredite: nem todas as parcerias precisam ser pagas. Ainda existe empatia e relacionamento nesse mundo, graças aos céus!

Busque microinfluenciadores do seu nicho! Comece interagindo com essas pessoas de forma natural, envie produtos, proponha parcerias não pagas!

Muitos deles se interessarão na sua proposta.

O importante aqui é sair do clichê! Não adianta enviar uma remessa de produtos friamente e esperar que a indicação aconteça.

Entre em contato com esses pequenos influenciadores e pense em ações completas. Convide-os para uma live, indique-os em seu canal, faça uma parceria com produtos/serviços, convide-os para serem embaixadores da sua marca. Essas são apenas algumas ideias.

7. Divulgue seu perfil do Instagram em outros canais

O Instagram pode ser o seu principal canal e nós entendemos, mas, algumas vezes, é bem perigoso botar todos os “ovos na mesma cesta”.

Se você já tem outros canais ativos, domo site, e-mail e outras redes sociais, utilize-os também para divulgar seu perfil no Instagram!

Insira botões de compartilhamento nas redes sociais em seu blog, inclua o botão que leva para o Instagram em sua newsletter, compartilhe suas Stories do Instagram no Facebook e por aí vai.

Esse trabalho crosschanel também te ajudará a atrair novos seguidores!

8. Aposte em uma solução para gerenciamento de redes sociais

Manter a regularidade das postagens, aproveitar os melhores dias e horários para postar, acertar nos conteúdos e formatos dos posts é  fundamental para otimizar sua performance. E é aqui que a mágica acontece!

Esses cuidados contribuem para a relevância da sua página, geram reconhecimento de marca e profissionalizam sua atuação.

Para simplificar sua gestão de Instagram, busque uma ferramenta que te ajude com agendamento de posts e Stories, monitoramento de concorrentes, análise de desempenho e – muito importante – que facilite sua gestão de mensagens diretas.

Ficou alguma dúvida? Comente aí!

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