Acompanhamento de metas: como isso te ajuda a ter mais resultados nas redes sociais?

acompanhamento de metas capa post

O boom das mídias sociais é unânime. Se uma empresa quer ter reconhecimento, trabalhar seu marketing de forma certeira e bombar nos setores comerciais, não há como escapar: deve-se recorrer ao poder das redes sociais – só no Brasil, Facebook e Instagram bateram 127 milhões e 50 milhões de usuários. E isso é muito, mas muito poder.  Mas, como garantir que todo esse poder que está nas ferramentas de Zuckerberg – e em outras também – contribua para a sua estratégia de marketing e vendas?

Antes de mais nada, para que sua estratégia de social media seja um sucesso, ela precisa ser muito bem planejada e analisada. Por planejada, entenda que é necessário ter um mapeamento de objetivos, uma análise do cenário de marketing da empresa e um planejamento de ações muito claro, visando atingir resultados. Por analisada, leia-se: acompanhar as metas traçadas de perto, percebendo se as suas ações estão dando certo ou não e, é claro, repetindo o que deu certo e corrigindo o que não funcionou tão bem. Lembre-se: qualquer plano, sem o devido acompanhamento, está fadado a morrer.

Como usar o acompanhamento de metas para resultados?

Claro que, dependendo da rede social que você estiver usando, algumas metas vão diferir um pouquinho, afinal, nem tudo o que é ideal para o Instagram será para o LinkedIn, por exemplo. No entanto, é importante estabelecer metas para medir alguns indicadores importantes – que irão mostrar se os seus resultados são satisfatórios ou não. Além disso, acompanhando esses indicadores, é possível prever se as metas serão batidas e se é necessário algum ajuste na rota para chegar ao sucesso.

Métricas são dados que ajudam a mensurar e tornam palpáveis suas ações nas redes sociais. Elas auxiliam a, além de melhorar suas estratégias e planejamento, entender como funciona o mercado digital para o seu segmento de atuação. E é dessa forma que o acompanhamento de metas ajuda a alcançar bons resultados nas redes sociais. Observando e repetindo o que deu certo, cortando da estratégia o que deu errado e até mesmo fazendo testes A/B para validar hipóteses.

Além das métricas propriamente ditas, é importante abrir os olhos para os KPIs – ou Key Performance Indicator. Eles são um tipo específico de metas que dizem se você está alcançando seus objetivos de negócio. Se você não estiver, talvez seja necessário rever a estratégia ou mudar a forma como você se comunica nas redes sociais, por exemplo. O importante é monitorar e tomar decisões com base em dados: nada de criar um planejamento de marketing sem analisar números, ok?

Quais métricas ou KPIs ficar de olho para um bom acompanhamento de metas?

Não são poucos os social medias que se perdem na hora de escolher as principais métricas para monitorar. Muitos, é claro, se deixam levar pelas famosas “métricas da vaidade”.  Para não cometer esse erro, pense sempre nos seus indicadores de desempenho. Em outras palavras: quais indicadores mostram que o negócio está crescendo ou não?

De forma bem simplificada, um indicador de desempenho é um dado mensurável, que demonestra a eficiência (ou não) com que a empresa está perseguindo seus objetivos – claro, para isso é necessário ter os objetivos de negócio bem claros.

Abaixo, separamos as principais métricas – ou KPIs – para você acompanhar nas suas redes sociais. Não esqueça: a área de marketing é como qualquer outra área da empresa, precisa de planejamento, foco e acompanhamento de metas. Do contrário, será bastante rudimentar e não trará resultados – uma consequência que, com certeza, afetará seu setor de marketing, vendas e comercial.

Acompanhando suas redes sociais pelos indicadores certos:

Medindo o engajamento

O engajamento revela o quanto e se as pessoas se envolveram com suas publicações e ações nas redes sociais – isso por meio de curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações.

Se um dos grandes objetivos das ações de social é transformar a marca em um ente amado pelos usuários, então é aqui que você deve trabalhar com todo o seu suor. Será necessário montar ações que aproximem marca e público-alvo cada vez mais.

Fique ligado nas principais métricas para realizar o acompanhamento de metas

Tráfego

 A métrica de tráfego, em social, mostra o número de usuários que chegam no seu site ou blog por meio das suas publicações nas redes sociais. Ela é extremamente relevante para acompanhar suas metas de visitas e conversão. O número de visitantes é satisfatório? As publicações nas redes sociais estão interessantes o suficiente para levar pessoas até o site?

Taxa de conversão

 A conversão – ou taxa de conversão – diz respeito a tudo e toda ação que é desejada pela sua empresa. Você vende um produto? Então sua taxa de conversão corresponde às vendas realizadas. Você foca mais em Inbound Marketing? Então sua taxa de conversão é medida pelo número de cadastros preenchidos e assim por diante.

No que se refere às redes sociais, podemos falar em conversão a partir de compartilhamentos, visualizações, comentários ou curtidas. O melhor é que tudo isso seja trabalhado em conjunto para o sucesso da estratégia.   

Cuidado com as métricas de vaidade! Elas podem desviar sua estratégia do que é o foco: o resultado!

 Crescimento por canal

 Essa é uma métrica combinada. Ou seja, você precisa calcular e combinar dados para chegar no resultado final e descobrir de quanto foi seu crescimento por canal.  O cálculo se dá a partir da análise do aumento na base de seguidores, engajamento e tráfego. O resultado disso, será o crescimento da negócio por canal. Mas fique atento!

Lembra que acima falamos sobre as métricas de vaidade? Ao analisar o crescimento por canal, é fácil se deixar levar por likes, número de seguidores ou comentários. E nada disso é relevante se não houver uma análise adequada do todo. Em resumo, os resultados nas redes sociais devem ser medidos e avaliados de acordo com os seus objetivos: likes não são negócios fechados e compartilhamentos não são clientes satisfeitos, certo? Foque no que realmente importa.

Potencial de alcance e visibilidade: quantas pessoas vêem o que você faz?

Alcance ou visibilidade

 A visibilidade determina quantas pessoas visualizaram as publicações em que a marca foi citada ou fez. No entanto, quando falamos de redes sociais, precisamos considerar que os dados de visibilidade funcionam apenas como uma estimativa de alcance.

Pegue seu perfil no Facebook como exemplo. Você tem algo em torno de 600 amigos? Mas não vê as postagens de todos eles, não é? Apesar de sabermos que o Facebook é um caso particular, esse exemplo se aplica às demais redes sociais.

O valor estratégico dos dados no acompanhamento de metas

Entender e analisar como funcionam os dados e relacioná-los diretamente com as metas do negócio são essenciais para que você tenha bons insights. Além disso, estar atento ao sentimento dos usuários e se manter atento aos passos da concorrência também são resultados diretos de uma boa leitura de dados e acompanhamento de metas.

A própria compreensão do que o seu público-alvo deseja pode ser melhorada por meio da imersão nas métricas e mensuração de resultados. Por exemplo: ao identificar a localização geográfica do seu público, você pode medir o sucesso de campanhas regionais, descobrindo o que funciona para cada local de atuação da empresa.

Tendo em vista que o investimento em redes sociais tem um potencial de retorno muito alto quando gerenciado de maneira correta, o que você está fazendo para atingir seus objetivos de marketing digital? Você já mapeou seu público-alvo? Já definiu indicadores importantes para esse projeto dentro da sua empresa?

O acompanhamento de metas não pode, em hipótese alguma, ser uma rotina apenas do setor comercial da empresa. Lembre-se que cada setor, cada colaborador e cada projeto ou processo são parte ativa e indispensável no resultado que a empresa alcança.

***

*Este post foi escrito por Scopi, software de planejamento estratégico.

Com o Scopi, você tem muito mais facilidade em acompanhar suas metas, descobrir os indicadores que melhor funcionam para o seu tipo de negócio ou área de atuação e, assim, planejar ações certeiras para se aproximar dos clientes, aumentar seu número de conversões e bater suas metas. Fique por dentro de tudo isso e muito mais no nosso blog ou peça uma demonstração!

—————————————————————————————————————-
O Scopi é o software que descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, swot, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!

Posts relacionados