Campanha Black Friday 2021 nas redes sociais: como fazer e ter bons resultados?

Marketing Digital

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Publicado em 21 de outubro de 2020 | Atualizado em 5 de novembro de 2021

Marcada para o dia 26 de novembro, a campanha Black Friday 2021 promete gerar um faturamento para os e-commerces brasileiros tão bom quanto a do ano passado.

Podemos comparar o sucesso da Black Friday com o poder de persuasão do sedutor protagonista da série Lúcifer, da Netflix. Ao perguntar aos seus interlocutores “qual o seu desejo mais profundo”, o personagem convence qualquer um a tomar uma decisão.

No mundo dos negócios também é assim! E, para que as ações da Black Friday sejam realmente efetivas e o resultado financeiro projetado para o período caia proporcionalmente no caixa, é preciso planejá-las o quanto antes.

A Black Friday é para a minha empresa?

É possível que você esteja se perguntando se a Black Friday pode ser implementada em qualquer modelo de negócio e se poderia ser uma oportunidade também para a sua empresa ou para a qual você presta serviço.

Ainda que seja mais comum encontrar grandes varejistas anunciando suas promoções nas redes sociais, também as micro e pequenas empresas podem aproveitar o momento.

Além disso, empresas que atendem outras empresas também têm a oportunidade de lançar campanhas voltadas aos clientes corporativos.

Usar as redes sociais para divulgar a sua campanha da Black Friday pode reativar a jornada de compra de quem já havia desistido do negócio ou que decidiu aguardar uma oportunidade melhor e acelerar processos já abertos.

Para ter sucesso na campanha, contudo, é preciso planejamento, estratégia e estrutura. Confira aqui 7 dicas de como se preparar para a Black Friday.

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Como vender na Black Friday em 2021?

Planejar uma campanha Black Friday durante a quarentena é desafiador e requer conhecimento do mercado para gerar boas margens de lucro, liquidar estoques e fechar a campanha com saldo positivo.

Neste ano, o planejamento requer algumas análises precisas que envolvem dicas de ofertas por categorias e serviços de delivery cada vez mais eficientes. Confira!

Entenda o comportamento do público durante a quarentena

Antes de iniciar, apure se os seus clientes estariam dispostos a fechar negócios durante a Black Friday, avaliando também o atual cenário de pandemia.

Invista em itens essenciais na sua campanha

Uma tendência de consumo durante a pandemia do novo Coronavirus são os itens essenciais, isso porque os consumidores ainda estão com medo dos efeitos econômicos da crise.

Crie ofertas especiais de produtos para casa

O setor de cama, mesa, banho e decoração cresceu 23,5%, segundo a pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen. Ou seja, é uma ótima oportunidade para criar ofertas especiais para essa categoria.

Faça uma análise das campanhas anteriores com outros olhos

O conhecimento e estudo dos dados dos anos anteriores ajudam, a compreender o que deu certo, mas o foco agora é não exagerar nas metas agressivas.

Evite aglomerações nas lojas físicas

Tanto por causa da pandemia quanto para otimizar os processos de logística e distribuição, evite a opção para retirar na loja.

imagem: banner com chamada para assistir grátis o webinar Black Friday Automação de Marketing

Ofereça mais opções de pagamento

Além dos canais alternativos de atendimento, considere diversificar as formas de pagamento como transferência bancária, boleto, cartão de crédito, e agora o novo Pix, garante maior quantidade de vendas.

Campanha black friday: imagem de uma mão masculina segurando um cartão de crédito na frente de um notebook

Boas práticas para campanha Black Friday nas redes sociais

Veja como criar boas estratégias nas redes sociais para potencializar sua campanha de Black Friday!

Antes de tudo, faça um bom planejamento

Construa um planejamento, com cronograma de publicações, baseado em suas estatísticas e indicadores, para otimizar as postagens em cada mídia social utilizada.

Retargeting e remarketing também merecem ser planejados durante uma campanha Black Friday, pois muitos processos de compra são reabertos nesta data.

E sempre aposte na verdade. Algumas empresas aproveitam a data para tentar promover seus produtos mas sem oferecer descontos reais. O público consumidor não é ingênuo e, se percebe a mentira, o tiro pode sair pela culatra.

Estabeleça um orçamento para a campanha

Defina um orçamento para investir nas mídias sociais e na frequência e quantidade das publicações patrocinadas. Inclua também as contratações, parcerias e ferramentas necessárias para impulsionar a campanha.

Crie conteúdos criativos que o público se identifique

É importante conhecer as dores do seu público e oferecer soluções inteligentes para suas necessidades. Não adianta apresentar um produto com o qual seu cliente não se identifica e, portanto, não tem o desejo de comprar.

Apresente soluções reais para as necessidades e desejos do seu público e comunique isso da forma adequada.

Invista em uma linguagem que humanize a marca e a aproxime do consumidor, criando um senso de identificação. Esqueça a formalidade corporativa e prefira textos descontraídos.

Engaje os consumidores com as promoções

Quanto mais próxima for a linguagem das campanhas da usada pelo público, mais chances você terá de melhorar a sua taxa de engajamento. Utilize recursos como memes, emojis, gifs, enquetes e convide o público a interagir.

Uma enquete perguntando o que as pessoas gostariam de comprar na Black Friday, por exemplo, é uma ótima ferramenta para engajar os consumidores, prepará-los para a campanha e saber exatamente o que irá atraí-los.

Invista em mídia e alcance o público qualificado

Segmente seu público para criar estratégias de comunicação para cada perfil de cliente e impulsionar posts direcionados.

Integrar a comunicação do Facebook Ads ou Instagram Ads com outras mídias também é importante para alcançar um público qualificado.

Aposte em outras ferramentas para otimizar a comunicação das mídias sociais, como os anúncios pagos no Google e e-mails marketing, sempre direcionados de acordo com o público-alvo.

Trabalhe com influenciadores digitais

Parcerias com influenciadores digitais são uma boa opção para criar engajamento e estimular a tomada de decisão de compra. Segundo um estudo do Ibope, 50% dos internautas brasileiros costumam adquirir produtos e serviços indicados por influenciadores.

Invista na comunicação visual

Atualize as fotos de perfil e capa das company pages da empresa nas redes sociais, de acordo com a identidade escolhida para a campanha Black Friday.

O importante é informar ao seu público que sua empresa aderiu às promoções da data e direcioná-los à decisão de compra. Do mesmo modo, atualize os banners do site e inclua a Black Friday como um item do menu.

Se você acha que isso pode tomar muito o seu tempo, veja como criar posts incríveis sem um designer!

Faça vídeos demonstrativos dos seus produtos

Os conteúdos em vídeo contam com maior engajamento dos internautas, e não é a toa que redes como o TikTok crescem exponencialmente. E a demonstração de produtos em vídeos incentiva a tomada de decisão pela compra, pois ajuda o consumidor a entender o seu produto.

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Faça live no dia da Black Friday com ofertas relâmpagos

Lives com promoções relâmpago no dia da Black Friday são uma ótima estratégia para aumentar a audiência. Podem conquistar aquele cliente indeciso e atrair compradores para ofertas antecipadamente preparadas para a ação.

Use chatbots nos canais de atendimento

A automatização das respostas com chatbots nas redes sociais e canais como WhatsApp agilizam no atendimento, especialmente em um momento que a expectativa é o aumento da demanda.

Dúvidas mais simples e a busca por informações gerais podem ser resolvidas pelos bots das redes sociais, deixando a equipe de atendimento focada em situações mais complexas e que exigem o atendimento humano.

Antecipe a divulgação das ofertas com teasers

Inicie a comunicação com antecedência. A divulgação de ofertas com teasers irá gerar expectativas no público-alvo e prepará-los para o dia da Black Friday.

Os gatilhos mentais despertados antecipadamente aumentam a probabilidade do cliente ir direto para o seu site quando o dia chegar.

campanha black friday: imagem de um post it com uma lâmpada desenhada fixado com um pin em um quadro

Se você chegou até aqui na leitura deste artigo, já sabe a grande oportunidade que uma campanha Black Friday pode representar para as empresas – e como as redes sociais podem ajudar a alcançar resultados ainda melhores.

Então, não perca mais tempo e comece já a planejar suas ações e a comunicar as promoções para seu público.

Para auxiliar nessa missão, indicamos a leitura de um guia especial que preparamos para você, com orientações e dicas para criar seu plano de marketing digital e usar as redes sociais para potencializá-lo.

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