Como sincronizar estratégias de e-mail marketing e redes sociais

E-mail marketing e redes sociais: imagem de várias pessoas desenhadas segurando ícones de e-mail, celular, likes e compartilhamento.

O marketing digital é um conjunto de estratégias e atividades para a promoção de uma marca na Internet, que funciona melhor quando tem seus canais integrados entre si. Quanto mais eles trabalham juntos, mais otimizados serão os seus resultados.

O e-mail marketing e as redes sociais fazem parte destas estratégias, possuindo uma grande representação no marketing digital, e juntos, podem potencializar os resultados de um negócio de maneira única.

E-mail marketing e redes sociais: por que sincronizar?

As redes sociais, cada vez mais, vêm se destacando e se tornando mais relevantes para os usuários da internet. Isso acontece devido a uma série de fatores, entre eles a ascensão dos influenciadores, o crescente número de usuários em cada uma de suas plataformas e também o grande potencial de alcançar um público mais qualificado. Com tudo isso, é praticamente impossível hoje em dia ter uma estratégia digital para um negócio sem o uso das redes.

Sincronizando as redes sociais e o e-mail marketing

Existem diversas maneiras de integrar os dois canais, veja abaixo algumas maneiras para integrá-los.

1.   Unifique o conceito da sua marca nos dois canais

Não é segredo que a marca é algo importante. Assim como em qualquer canal, é importante unificar a sua linguagem. Isso não é diferente para o e-mail marketing e redes sociais.

Um usuário é impactado por uma infinidade de comunicações diferentes todos os dias nas mais diversas plataformas, utilizar elementos que destaquem a sua marca é um diferencial e mantê-los em um padrão único ajuda o público a identificá-la e a entender o propósito de sua comunicação.

Por isso utilize cores fortes, chamadas ligadas ao conceito de sua marca, insira o logotipo da mesma maneira nos dois canais e assim a sua marca será percebida de uma maneira mais profissional, aceita e interessante para o usuário.

2. Planeje um calendário integrado

E-mail marketing e redes sociais: imagem de uma mesa de reunião com três pessoas discutindo com as mãos sob um calendário de papel

Antes de colocar qualquer comunicação no ar, é importante ter um planejamento claro, com objetivos bem traçados e datas bem marcadas para cada inserção.

O marketing digital exige que o calendário de comunicação seja integrado, pois muitas de suas plataformas geram distintos tipos de conteúdo, sendo assim é importante planificá-lo de maneira conjunta.

Por exemplo, ao pensar no marketing de conteúdo, um blog gera um artigo ou um e-book. Nas redes sociais são gerados posts, no e-mail marketing são geradas newsletters informativas entregues diretamente ao cliente. Em todos os canais existentes podem ser gerados estes tipos de materiais, assim também como anúncios comerciais de ofertas.

Com a infinidade de materiais que são gerados, se não for estabelecido um calendário para a inserção de cada conteúdo, alguns deles podem ficar perdidos, ou serão inseridos em um contexto que não tenha sentido e assim perdem a oportunidade de se integrarem.

Por exemplo, em seu calendário você programou um conteúdo em seu blog sobre dicas de exercícios para fazer em casa, dele foi desdobrado um post para suas redes sociais com um vídeo sobre o tema e um link para o seu site.

Depois disso, uma newsletter foi disparada para a sua base qualificada de contatos de e-mail marketing. No final das contas um único conteúdo, foi fonte forte de material para três diferentes canais, sem um planejamento de conteúdo isso é impossível.

A loja Amaro, por exemplo, produziu um conteúdo sobre Educação financeira e soube reproduzir bem em todos os seus canais, os integrando dentro de seu calendário:

Conteúdo do blog (com integração com o Youtube)

E-mail marketing e redes sociais: imagem de um e-mail da loja Amaro

E-mail marketing

E-mail marketing e redes sociais: imagem de um blog post da loja Amaro

 Post Instagram

E-mail marketing e redes sociais: imagem de um post no Instagram da loja Amaro

3.   Aproveite os dados gerados por cada plataforma e aplique insights em ambos os canais

Tanto o e-mail marketing como as redes sociais podem fornecer dados de maneira rica. É necessário saber interpretá-los e entender que utilizar os Insights provenientes de cada canal, é uma maneira inteligente de integrar essas duas mídias.

Dados de enquetes

As redes sociais fornecem uma série de dados ricos, que já são tradicionalmente usados como métricas e aproveitados para que novos posts sejam gerados, sejam eles a aceitação dada a um conteúdo por likes, comentários, compartilhamentos ou até mesmo respostas a questionários.

O interessante dessas informações é que elas geram inteligência que pode ser aproveitada para gerar performance em outros canais, como o e-mail marketing.

Se, por exemplo, uma loja de roupas faz uma enquete sobre qual a cor de preferência de vestuário do público para o verão, uma das opções ganha com grande quantidade de votos, porque não enviar uma newsletter especial com roupas da cor vencedora?

É uma maneira mais assertiva de aproveitar os dados de um post e gerar inteligência para a sua estratégia digital.

Dados para Remarketing

Com o uso do e-mail marketing e com o uso da ferramenta ideal, é possível saber quem clicou nas suas campanhas, em qual produto houve maior interação, por exemplo e muitos outros tipos de dados podem ser explorados.

Exportar a lista de pessoas que engajaram com o seu e-mail e com uso das informações obtidas sobre as suas preferências de produtos, importá-las com uma campanha de remarketing dentro das redes sociais é uma maneira de potencializar a conversão desejada para suas campanhas.

4. Faça campanhas para captação de leads em redes sociais e comece uma régua de comunicação via e-mail marketing

Hoje em dia as redes sociais possuem opções de campanhas para enriquecimento da base de leads. Esse tipo de campanha é uma ótima oportunidade para integrar o e-mail marketing e as redes sociais. Com um lead dando suas informações, já pode se iniciar uma régua de comunicação.

Ao chegar a caixa de entrada do seu lead, comece com uma campanha de boas vindas do à sua base e siga enviando seus conteúdos e promoções da sua marca, afinal de contas, ele é um potencial cliente qualificado.

5.Coloque os links de redes sociais em suas newsletters

E-mail marketing e redes sociais: imagem de uma newsletter sobre cosméticos

Parece algo pequeno, mas faz toda a diferença!

Colocar os botões com links para as redes sociais em newsletters, são pontos diretos de conexão entre os dois canais e tê-los ao rodapé do e-mail é algo praticamente esperado pelo destinatário, pois por padrão isso é realizado pelas marcas, por isso é importante lembrar de inseri-los em cada disparo enviado.

6. Utilize as melhores ferramentas para gestionar os dois canais

Integrar os dois canais é algo extremamente importante para gerar resultados para um negócio, porém para isso acontecer é imprescindível que haja uma gestão bem-feita em cada um deles.

Para que isso aconteça é importante usar ferramentas adequadas para ajudar na gestão, eles precisam ser intuitivas, permitir a criação de campanhas e também análise de dados. Existem uma infinidade delas, para e-mail marketing um exemplo é a Mailify e dentro do mundo de redes sociais a mLabs é uma das plataformas que desempenha esse papel.

Conclusão

Sincronizar os dois canais é algo inevitável para um bom desempenho de um negócio dentro do mundo online, por isso utilizar boas práticas e ferramentas junto a esses dois canais é imprescindível e leva a resultados cada vez mais otimizados.

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Este artigo foi escrito por Andressa Gonçalves de Almeida, Content Manager, na empresa Mailify.

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