Facebook Retargeting: melhore sua taxa de conversão

Facebook Retargeting: imagem de dardos no alvo

Está com dificuldades para aumentar a taxa de conversão das suas campanhas? Então, o Facebook Retargeting é um recurso que você precisa conhecer!

Campanhas impulsionadas, ou até mesmo anúncios no Facebook costumam elevar as conversões. Porém, nem sempre essa melhora acontece nos níveis esperados.

Uma das causas é que, muitas vezes, o público alcançado pela campanha ainda não conhece a marca. E, não confia na empresa ou pessoa o bastante para tomar uma ação como uma compra. 

Logo, uma das formas de driblar esse problema é alcançar o público que já conhece o negócio. Só isso já costuma elevar a taxa de conversão de uma campanha. E, o Facebook Retargeting é o recurso ideal ajudar as marcas a alcançarem essas pessoas.

Se interessou pela dica? Fique com a gente! Neste post, vamos mostrar o que é retargeting no Facebook e como ele funciona! Confira, um tutorial completo para utilizar o recurso em suas campanhas e evoluir sua taxa de conversão!

O que é e como funciona o Facebook Retargeting?

O Facebook Retargeting é um recurso bem simples de entender, mas que ainda é relativamente pouco conhecido. De forma bem simplificada, ele é a prática de mostrar anúncios para pessoas que já acessaram as páginas, ou sites da marca.

A grande vantagem é que ele é mais focado do que outras campanhas de Facebook Ads e garante uma frequência maior de exibição de anúncios. Veja, como esse recurso funciona!

  1. Uma pessoa acessa o site da marca, como uma loja virtual por exemplo, mas não realiza nenhuma ação e simplesmente sai da página;
  2. Um Pixel do Facebook instalado no site identifica quem foi esse visitante;
  3. E, faz com que a pessoa que acessou o site, mas não tomou nenhuma ação, passe a ver os anúncios direcionados da marca no Facebook.

Esse anúncio, direcionado por pixel, reforça o interesse já apresentado pela pessoa que acessou o site, que pode voltar para a página e realizar uma ação. 

Essa, é uma das formas mais eficientes de aumentar as taxas de conversão com anúncios direcionados. Pois, ela trabalha justamente com o público que já demonstrou interesse no que o site apresenta.

Ou seja, o que o retargeting faz é uma maneira de realizar a segmentação de público no Facebook Ads. Que direciona os anúncios para um público que já interagiu com a marca.

Diferença entre campanhas de remarketing e retargeting

Ao conhecer e começar a trabalhar com o retargeting no Facebook é muito fácil notar semelhanças com as práticas com o remarketing. Inclusive, muitos até veem o remarketing e o retargeting como sendo a mesma coisa, mas não é!

É importante saber que campanhas de retargeting e campanhas de remarketing possuem algumas diferenças. Para resumir, a principal diferença entre essas duas formas de campanhas está no canal de comunicação utilizado.

O remarketing utiliza principalmente o e-mail marketing, e é centrado em pessoas que já são leads, clientes, e que demonstraram um interesse maior nos produtos ou serviços que a marca oferece.

Já o retargeting é mais voltado para o uso na rede social. Além de trabalhar com um público que já demonstrou algum interesse, mas que ainda não é um lead ou cliente.

Entender essas diferenças é importante para poder definir qual tipo de campanha será criada. 

Quando fazer campanha de retargeting no Facebook?

Uma campanha de retargeting no Facebook pode ser criada praticamente a qualquer momento. Pois a princípio, tudo o que se precisa — de modo geral — é ter um determinado orçamento para pagar os anúncios e uma conta para anunciar.

No entanto, é preciso avaliar alguns outros critérios e situações que mostram se é útil ou não fazer uma campanha desse de retargeting.

O primeiro, e mais importante deles, é ter uma audiência mínima para poder criar a campanha. Pois o Facebook não vai permitir a criação de um anúncio se a audiência for muito baixa.

A boa notícia é que basta ter mais de 20 pessoas na audiência da marca, ou seja na FanPage, para que os anúncios possam rodar.

É recomendado também que se crie uma campanha de retargeting quando já se tem um número razoável de visitas no site.

E, quando já se tem objetivos e metas claras para a criação da campanha, como: venda de produtos ou serviços, download de algum material rico, inscrição em um webinar, ou até mesmo a participação em uma pesquisa.

Como fazer retargeting no Facebook – passo a passo

Antes de começar a parte prática, tenha em mente que o primeiro passo é criar um planejamento para não tentar abraçar o mundo e deixar a campanha muito abrangente.

Ao invés, segmentar todas as pessoas que visitaram o site da marca (que é uma lista muito abrangente), tente segmentar com alguns critérios, por exemplo:

  • Pessoas que visitaram mais de cinco páginas do site;
  • Pessoas que visitaram uma categoria específica;
  • Pessoas que deixaram comentários no conteúdo da marca;
  • Pessoas que clicaram no link das redes sociais.

Agora, que você já planejou a segmentação da campanha é hora de começar a parte prática. Confira, o passo a passo para criar sua campanha de retargeting no Facebook.

Passo 1: Acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook;

Facebook Retargeting: imagem do Gerenciador de Negócios do Facebook.Passo 2: Clique em Públicos, no menu lateral esquerdo, e depois clique em Crie um Público Personalizado;

Facebook Retargeting: imagem do Gerenciador de Negócios do Facebook.Passo 3Escolha a opção Tráfego do Site, pois é nela que se cria uma lista de pessoas que visitaram o site ou executaram uma ação específica do Pixel do Facebook;

Facebook Retargeting: imagem do Gerenciador de Negócios do Facebook.Passo 4Na janela seguinte, você deve cadastrar o seu pixel de acompanhamento, portanto nesse passo você realizará a configuração dele. Basta nomear o pixel e colocar o seu site;

Facebook Retargeting: imagem do Gerenciador de Negócios do Facebook.Acesse seu site e realize as instruções de configuração do pixel. Se você tiver dúvidas de como cadastrar pixel do Facebook, clique aqui e veja um post específico sobre o tema!

Passo 5: Na janela seguinte, você deve selecionar ou manter selecionada a opção Qualquer pessoa que visite o seu site. O pixel deve estar validado com o ícone na cor verde;

Facebook Retargeting: imagem do Gerenciador de Negócios do Facebook.Passo 6Por fim, clique em Criar Público para finalizar o processo e sua campanha de retargeting no Facebook será criada com sucesso.

Curtiu nossas dicas? Quer saber outras formas de aumentar a lucratividade no Facebook? Veja, também, nosso post com dicas de como usar o Facebook para Negócios.

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