Pesquisar

Canva online: passo a passo para criar imagens incríveis

Canva online: passo a passo para criar imagens incríveis
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

É prático, funcional e eficiente, o Canva online é tudo isso e muito mais! Com essa ferramenta, seus jobs nas redes sociais ganham um novo visual, sem contar que ela é tão fácil de usar que até quem não manja de design consegue colocar suas ideias no papel, ops na Internet.

O grande tchãn dessa ferramenta é que ela descomplica a vida do social media na hora de criar uma peça ou até mesmo editar uma imagem, dá para criar posts incríveis com pouco suor e muito resultado! Inclusive nós da mLabs usamos ela no nosso dia a dia.

Então, preparamos um tutorial #verdadeiro #semjabá com algumas dicas e inspirações para você saber como usar o Canva online nas suas postagens das redes sociais. Se liga!

Canva online é grátis?

Essa é uma pergunta frequente quando falamos de ferramentas para redes sociais. Se você também tem essa dúvida, saiba que a plataforma online conta com uma versão gratuita, ou seja, você pode criar uma conta e começar a usar os recursos do Canva sem nenhum custo.

Claro que o site também oferece uma versão PRO. Ela costuma ser usada por marcas maiores e até agências. O diferencial da conta paga é a maior disponibilidade de recursos e imagens.

Tanto a versão grátis quanto a paga são fáceis de navegar. Os modelos das peças já vêm prontos e podem ser customizados de acordo com a sua necessidade.

Funcionalidades do Canva online

OK, já falamos que o Canva pode ser usado gratuitamente, agora, vamos para as funcionalidades dessa ferramenta. São tantas, mas tantas, que tivemos que escolher só algumas para falar. Acompanhe a lista!

Endireitar fotos

No Canva, você consegue dar aquela arrumada na imagem. Um dos programas mais usados é o de endireitar as fotos. Sabe quando você precisar fazer aquele ajuste no alinhamento? Pois é, essa funcionalidade te ajuda a resolver esse problema.

Além disso, você pode enquadrar melhor a foto que será usada na peça e incluir mais elementos na composição, deixando seu post ainda mais atrativo, personalizado e exclusivo.

Canva Online: print de tela da ferramenta mostrando o recurso Endireitar Foto

Inserir textos na fotos

O editor online permite adicionar textos nas suas imagens, assim você pode colocar informações adicionais e até criar memes para usar nas nas redes sociais. Pela ferramenta, você também pode personalizar sua mensagem escolhendo suas próprias fontes, estilos e cores.

Canva Online: Imagem da ferramenta mostrando o recurso Textos nas Fotos

Editar balão de fala

Já pensou em dar vida (voz) às suas imagens? Pelo Canva isso é possível! A ferramenta permite adicionar balões de fala a qualquer imagem e criar o efeito parecido com uma história em quadrinhos. Na biblioteca existem inúmeros modelos de balões de fala, você só precisa escolher um arrastar e soltar para começar a digitar o conteúdo. Muito simples, não é?

Canva Online: Imagem da ferramenta mostrando o recurso Editar Balão de Fala

Deixar background transparente

Uma outra funcionalidade que é muito amada é o fundo transparente. Sim, você consegue dar mais profundidade a imagem e ajustar a intensidade da transferência o quanto quiser. Os elementos que compõe a peça ainda podem ser editados individualmente.

Canva Online: imagem da ferramenta mostrando o recurso Background Transparente

Aprimorar fotos

A ferramenta possui inúmeros recursos de aprimoramento para deixar sua imagem profissional. Você pode ajustar a nitidez para dar mais vida, aumentar ou diminuir a saturação, adequar o brilho e o contraste, enfim fazer vários ajustes e ainda acompanhar as melhorias na tela de layout em tempo real.

Canva Online: imagem da ferramenta mostrando o recurso Aprimorar Fotos

Adicionar ícones, stickers e emblemas

Você pode incluir elementos na composição na foto, deixando seu post ainda mais atrativo, personalizado e exclusivo. O programa têm inúmeros ícones, stickers e emblemas gratuitos no banco de imagens que  você pode utilizar.

Canva Online: Imagem da ferramenta mostrando o recurso Adicionar Ícones

Como criar imagens incríveis? Passo a passo

Chegou a hora! Vamos te ajudar a entender como usar o Canva online com um passo a passo para que você crie imagens legais e faça posts incríveis. Olha só:

1º passo: Crie sua conta

Para começar o trabalho, acesse o site oficial do Canva e crie sua conta. Dá para se registrar com o Facebook, com o Google ou com outro e-mail.

Canva online: imagem da tela inicial da ferramenta Canva Online.

2º passo: Escolha o seu projeto

Depois de preencher seus dados, clique no botão “Criar um design” para escolher seu projeto. Para nós que trabalhamos com marketing digital e produzimos conteúdos para as redes sociais, as opções são muitas:

  • Banners
  • Infográficos
  • Montagem de fotos
  • Newsletters
  • Cabeçalhos de e-mail
  • Cabeçalhos de redes sociais
  • Posts de redes sociais
  • E muito mais!
Canva online: imagem da tela crie um design.

3º passo: Personalize o seu modelo

Agora que você escolheu o seu modelo, já pode customizá-lo da forma que preferir, com os ícones, textos e outros padrões do seu cliente, tornando a arte exclusiva e única.

Canva online: imagem da tela crie um design.

4º passo: Faça upload de imagens

Se você quiser colocar uma foto específica na sua arte, esse é o momento ideal. Faça o upload da imagem ou das imagens desejadas e inclua no seu criativo de um jeito muito rápido.

Canva online: imagem da tela de upload.

5º passo: Baixe e customize sua imagem

Terminou de editar a sua arte? Agora é só clicar no ícone baixar, que fica no canto superior direito da tela e salvar a imagem para usar onde quiser. Viu só? O Canva online simplifica a vida e te ajuda a criar conteúdo com uma ótima estética em questão de minutos.

Canva online: imagem da tela de download

Imagens personalizadas para redes sociais

Já preparou sua imagem no Canva, mas não sabe onde usar? Temos várias sugestões abaixo!

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Perfil e cover nas redes sociais

Uma dica é usar o Canva online para fazer a foto de perfil e a cover dos seus clientes. É muito importante personalizar essas imagens, assim como fazem as grandes marcas.

A Netflix, por exemplo, coloca sua identidade visual na foto de perfil, mas muda constantemente sua cover, de acordo com as séries e filmes que estão sendo lançados.

Canva online: imagem da Fanpage da Netflix

Publicações

O Canva também te ajuda na hora de montar os posts para as redes sociais. Ele é intuitivo, fácil de navegar e ajuda a galera que trabalha com social media e quer colocar as ideias em prática.

Muitos clientes fazem uso do Canva como instrumento de trabalho. No próprio site da ferramenta, podemos ver algumas dessas marcas.

Canva online: imagem do logo das marcas Skycanner, Amazon, Apple, Netflix, Disney, LinkedIn, Nordstrom, Salesforce

Infográficos

Vale muito a pena usar o Canva para preparar infográficos. Esse formato visual chama atenção do usuário e ajuda na atração de novos leads e de mais acessos ao blog, caso a marca trabalhe com esse tipo de página.

O Canva online já conta com modelos prontos de infográficos, você só precisa escolher o seu preferido, editar com a identidade visual e as cores da marca, salvar e pronto.

Dá uma olhada nesses infográficos que estão disponíveis gratuitamente no Canva:

Canva online: imagem de três modelos de infográficos disponíveis no Canva

Banners para blog

Por último, vale falar que o Canva pode ser usado para a produção dos banners, aqueles que ficam dentro de artigos, nas laterais das páginas e até na home dos blogs, sabe?!

Esses banners podem ser usados para chamar atenção do leitor e propor que ele baixe um e-book ou assine uma newsletter. Só não esquece de caprichar no call to action, hein!

Abaixo, colocamos alguns dos layouts de banner que estão disponíveis no Canva. Dá uma olhada e já vai escolhendo o seu preferido:

Canva online: imagem de três modelos de banners disponíveis no Canva

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis