Como criar um calendário de publicações para mídias sociais em 5 passos

calendário para mídias sociais

O sucesso do marketing digital depende de uma série de fatores, principalmente de um bom planejamento. Nesse processo, produzir conteúdo de qualidade e definir uma frequência de publicação é importante para divulgação na internet. Mas como definir o calendário de publicações para mídias sociais?

O calendário editorial é um mecanismo eficiente para garantir que as suas publicações cheguem ao seu público com certa constância, além disso, ajuda a controlar o fluxo de informação e os processos de avaliação dos resultados. Dessa forma, é um instrumento necessário para uma boa estratégia online.

Neste artigo vamos explicar como montar um calendário de publicações para mídias sociais. Quer saber como? Acompanhe os próximos parágrafos!

1. Planejando a campanha

Um calendário editorial só funciona se houver conteúdo para publicação, portanto é importante começar o seu planejamento definindo quais os assuntos serão abordados em suas redes sociais durante o período da campanha – que pode variar conforme o interesse da empresa.

Nesse processo, é preciso levar em consideração o conteúdo que o seu público deseja consumir, quais temas se encaixam no escopo de trabalho da empresa, quais serviços pretende divulgar e as prioridades do negócio.

2. Criando a campanha

O planejamento editorial deve levar em conta sempre o interesse do seu público-alvo. Definindo os assuntos que irá tratar, deve dar início à produção desse conteúdo: pesquisar temas relacionados e caprichar bastante na escrita.

Desenvolva um título que chame a atenção, utilize imagens que ajudem a ilustrar o que está no artigo e aposte na qualidade do seu material. Além disso, pesquise palavras-chaves que ajudem o seu conteúdo a chegar mais facilmente ao seu público-alvo.

3. Definindo datas e horários

O primeiro passo é saber qual a quantidade de conteúdo consegue produzir. Não adianta publicar artigos ao longo de uma semana e, na outra, não ter nenhum material. A frequência das postagens é bastante importante para o sucesso da campanha.

Publique ao menos um conteúdo novo por semana em seu blog – nas redes sociais deve-se fazer postagens com mais frequência, em média três na semana. Além disso, fique atento a datas comemorativas que envolvam seu negócio, elas são excelentes para gerar novos materiais.

Também é importante testar para ver quais os dias em que seu público tem mais acesso nas redes sociais e quais os horários que estão conectados. Essa informação apontará os melhores dias da semana e quando colocar o conteúdo no ar. As métricas das redes sociais ajudam neste processo.

4. Mensurando resultados

A mensuração de resultados é essencial no marketing digital. Por meio dessas análises você consegue entender qual a melhor rotina de publicação e quais tipos de conteúdos agradam o seu público-alvo.

Ter uma rotina de análise de métricas ajuda a orientar a produção de conteúdo e melhorar a sua estratégia de comunicação. Além de ter influência direta na montagem do seu calendário editorial. Não deixe de fazer esse trabalho.

5. Automatizando processos

Para facilitar o processo de publicação e garantir que não perca as suas datas de postagens é interessante automatizar seu processo. As mídias sociais permitem programar datas e horários de postagens. Utilize essa estratégia.

O Facebook possui esse sistema para fan pages, porém, outras mídias sociais, como o Instagram, não contam com esse recurso, portanto utilize programas para fazer agendamento (como a mLabs).

Gostou deste artigo sobre como montar um calendário de publicações para mídias sociais? Então compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!