Tudo sobre automação de marketing digital: o que é, benefícios, ferramentas, dicas e como aplicar

Imagem: Tudo sobre Automação de Marketing

É impossível falar em marketing digital sem pensar em Automação de Marketing, mesmo que você não saiba exatamente o que é.  

Pois é. Talvez, num primeiro momento, esse nome pomposo gere algum estranhamento. Mas, na prática, basta observar o seu dia a dia para entender a importância e a necessidade da automação para marcas de todos os setores e portes. 

O que é e para que serve a automação de marketing 

Gerenciar redes sociais, obter listas de contatos, se relacionar com eles por e-mail e SMS, criar campanhas de anúncios para divulgar produtos, serviços e analisar resultados para otimizar ações digitais em busca de mais clientes pode parecer complexo quando se tem uma estrutura enxuta e pouca verba. Eu sei! 

Mas nada é impossível quando se tem estratégia e tecnologia (software). E é justamente sobre isso que se trata a Automação de Marketing.  

De forma simplista, podemos dizer que ela consiste na automatização de tarefas repetitivas no marketing digital para ganho de eficiência pelos times e de escala nos resultados. 

Por exemplo: diariamente você precisa realizar uma série de publicações nas redes sociais. Com estratégia, planejamento e um software adequado, como a mLabs, você pode automatizar as publicações por meio do agendamento de posts

Assim, você consegue organizar melhor a sua rotina separando momentos específicos para colocar o que foi planejado em prática e, durante a execução automatizada, você pode se dedicar a outras atividades. 

Contudo, idealmente, a Automação de Marketing vai além de facilitar a execução de tarefas rotineiras. Ela engloba a automatização dos processos de marketing como um todo, conduzindo contatos da marca pelo funil de vendas para estimular a compra. 

Ou seja, por meio do entendimento aprofundado do consumidor (dados de comportamento e consumo) e da personalização das ações de marketing em todos os estágios da jornada de compra, a estratégia digital segue mais fluida.  

Com isso, enquanto a automatização ajuda a reduzir os pontos de atrito nos diversos canais de venda (interações diretas da equipe com potenciais clientes), a personalização favorece o aumento da velocidade nas negociações por meio do relacionamento (nutrição de leads pelo funil de vendas). 

Por exemplo: você precisa construir uma cadência de geração de leads (contatos), se relacionar com eles por e-mail, SMS, WhatsApp, agendar posts no Instagram e Facebook, impulsionar anúncios nessas mídias e estimular a venda dos seus produtos e serviços diariamente. 

Com estratégia, planejamento e as ferramentas adequadas, você consegue realizar todas estas tarefas com mais eficiência, de forma integrada, personalizada, escalável e mensurável. 

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Automação de Marketing, e-mail Marketing, Inbound Marketing e CRM: diferenças e sinergia 

É bastante comum a confusão entre Automação de Marketing, e-mail Marketing, Inbound Marketing e CRM (Customer Relationship Management). 

Isso porque, apesar de serem diferentes, todas elas apresentam certa sinergia durante a execução do processo de automação. 

Inbound Marketing x Automação de Marketing 

Inbound Marketing, por exemplo, é uma metodologia que visa a atração de leads (contatos) que tenham interesse em assuntos do universo da marca. Ao atrai-los e obter seus dados de contato, você passa a nutri-los (educá-los) até que estejam aptos a realizar uma compra.  

E-mail Marketing x Automação de Marketing 

Já o e-mail Marketing é uma tática de relacionamento utilizada na Automação de Marketing para contatar e nutrir leads. Ele pode vir como uma série de mensagens pré-agendadas, conduzindo os contatos pelo funil de vendas conforme o comportamento e as características deles. 

CRM x Automação de Marketing 

Enquanto isso, o CRM trata do acompanhamento, da organização e do registro das interações junto aos consumidores a fim de favorecer a personalização das abordagens e, consequentemente, o relacionamento junto a eles. Por isso, a Automação de Marketing, apesar de diferente do CRM, deve ser integrado a ele. 

Automação de Marketing no Instagram e outras redes sociais 

Na Automação de Marketing, é também importante olhar para todas as etapas do funil de vendas. E quando falamos da etapa de atração, as redes sociais podem desempenhar um papel importante. 

É possível utilizar essas mídias para alcançar mais pessoas e estimulá-las a se tornarem mais que seguidores naquela rede por meio da captação de leads. Isso pode ser feito de diversas formas: 

  • incluindo uma árvore de links no campo de descrição da marca na rede social, como o link na bio do Instagram, para tentar conduzir seguidores às landing pages para conversão;   
  • compartilhar posts do blog nos canais que permitem a inserção de links para geração de tráfego para o seu site, como o feed do Facebook, a timeline do Twitter, o sticker de links no Instagram Stories ou mesmo na árvore de links da bio etc; 
  • investir em social ads criando campanhas de anúncios no Facebook, Instagram e outras mídias conduzindo a audiência dessas plataformas para seu site ou blog; 
  • aproveitar todos os formatos disponíveis (IGTVReels, Stories, feed etc) para atrair mais seguidores e considerar no planejamento a frequência adequada do conteúdo para cada etapa do funil, incluindo consideração e conversão, e mantendo a consistência das publicações a fim de estimular, por meio das chamadas para ação (CTA),a ida da sua audiência para o seu site ou blog. 

Como você pôde ver, as redes sociais podem – e devem – ser vistas além dos seguidores e do engajamento. Elas podem gerar contatos e favorecer a nutrição deles para que se tornem clientes da marca. 

Para isso, a automação no Instagram e em outras redes sociais é indispensável. Afinal, gerenciar as redes sociais é muito mais complexo do que “apenas” fazer um post no feed do Instagram por dia, né? 

Neste caso, um software de automação para gerenciamento de mídias sociais faz toda a diferença! 

 Com a mLabs, por exemplo, você consegue gerenciar múltiplos perfis sociais da marca, executar todas as atividades que listei para te ajudar a transformar seguidores em leads e contar com serviços para automatizar processos pontuais, como por exemplo: 

  • agendamento de posts no Feed das principais redes sociais; 
  • agendamento notificado dos formatos Stories, IGTV, Carrossel e Reels do Instagram; 

criar ilimitadas páginas weba para utilizar como árvore de links ou dar suporte aos seus anúncios; 

Ah! E você ainda pode testar a mLabs grátis por sete dias e entender como a automatizar as redes sociais pode fazer toda a diferença na sua rotina. 😜 

banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

Quem pode usar a Automação de Marketing digital 

A essas horas você já se ligou que a Automação de Marketing não só pode, como deve ser utilizada por toda e qualquer marca, né? 🚀🚀 

Você pode utilizar em níveis diferentes, como iniciar apenas com os processos de redes sociais, por exemplo. Mas o ideal para fazer com que a marca cresça, seja percebida, lembrada e gere vendas é abraçar a automação e utilizá-la para escalar o seu marketing como um todo. 

Pode parecer intangível ou mesmo impossível, mas você pode começar aos poucos. Para isso, você deve estruturar campanhas de acordo com os objetivos de negócio e de marketing da marca, como por exemplo: 

Automatizar a criação de listas de contatos (geração de leads) 

Você pode criar e-books, webinars e disponibilizá-los em landing pages para a geração de leads, mesmo que não possua uma estratégia de marketing de conteúdo e SEO (Search Engine Optimization ou otimização de sites para mecanismos de busca) consistente por meio de um blog. Por exemplo:  

  • uma pizzaria pode montar um e-book sobre harmonização de vinhos e pizzas;  
  • uma pequena empresa de doces e salgados pode criar um checklist para festas infantis;  
  • uma loja de vestuário pode fazer um webinar sobre tendências de moda da estação, uma aula de maquiagem on-line etc. 

Também é possível criar listas qualificadas de contatos provendo benefícios, em vez de conteúdo. Por exemplo: você pode disponibilizar um formulário para cadastro em troca de um desconto na primeira compra. 

Basta se colocar no lugar do seu cliente para entender quais iscas ajudariam na coleta dos dados do contato. 

Automatizar o relacionamento com contatos da sua base 

Se a marca já possui uma lista de contatos proprietária e consistente, você pode trabalhar na automação do relacionamento para nutri-los (educá-los) estimulando a compra. Por exemplo: 

  • automatizar uma ação de e-mail para aniversariantes do mês com um cupom de desconto; 
  • automatização uma ação de SMS para contatos que não compram de você há um determinado tempo; 
  • automatizar um fluxo educativo sobre sua marca e seus produtos como boas-vindas para novos contatos da base etc. 

Vender novos produtos para pessoas que já compraram da marca anteriormente 

Você pode criar automações para pessoas que já compraram de você com base nos interesses delas. Por exemplo: 

  • uma pizzaria pode fazer uma automação de marketing para clientes que gostam de um determinado sabor disponibilizando um cupom para que eles comprem a pizza favorita e levem um novo sabor para degustação gratuitamente; 
  • uma loja de calçados que tem dados sobre o tamanho e o tipo de calçado já comprado por um perfil de clientes, pode automatizar a divulgação de produtos de interesse desta segmentação; 
  • uma pequena empresa de doces e salgados por criar automações para nutrir clientes que fizeram pedidos para celebrações em determinadas épocas do ano, como aniversários etc. 

Automatizar a criação de relatórios e dashboards para a tomada de decisões 

Também é possível automatizar relatórios e dashboards para tomar decisões de negócio baseada em dados. Com isso, você deixa o achismo de lado e passa a investir em ações que realmente geram resultados. 

Em geral, as ferramentas de Automação de Marketing já trazem relatórios que auxiliam a visualizar os resultados de toda a jornada de compra.  

Contudo, existem softwares avançados para geração de relatórios e dashboards que podem ajudar a avaliar com mais profundidade todas as ações. É o caso da Dashgoo by mLabs, por exemplo. 

Aos poucos, a Automação de Marketing, mesmo que em processos isolados e pontuais, passam a fazer parte de uma rotina que favorece os resultados em escala.  

Com o ganho em eficiência, consegue mais tempo para novas automações e, assim, conseguirá evoluir até automatizar o seu marketing digital de forma sistêmica e integrada nos diversos canais da marca. 

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Por que investir na automação de marketing: vantagens e benefícios 

Tenho certeza de que você sabe da importância da tecnologia para o ganho de eficiência na rotina.  

Mesmo em nossas vidas pessoais, basta olhar todo o ganho de tempo e as facilidades conquistadas com recursos como: 

  • smartphones; 
  • aplicativos para todas as finalidades;  
  • bancos digitais; 
  • computadores portáteis; 
  • lojas on-line etc. 

Vá dizer que pedir um “Uber” enquanto você termina de arrumar não é um ganho de tempo em relação à época em que você precisava esperar uma atendente da central de taxi coletar todas as suas informações para, então, encontrar um carro para te busca – enquanto você estava preso ao telefone com fio na sala da sua casa. 🤷‍♀️😅 

Pois é… Só este argumento tecnológico já seria suficiente para justificar o investimento. Afinal, eu nunca ouvi ninguém dizer que está com tempo sobrando para fazer tudo o que precisa.  

E no trabalho não é diferente. Quando falamos de pequenos negócios, com estrutura enxuta, esta máxima é ainda mais realista, justificando a necessidade de automatizar processos para que seja possível otimizar o tempo e fazer cada vez mais, com menos. 

Mas se você ainda não está convencido que a Automação de Marketing é para você – e para a marca que você gerencia -, eu tenho uma lista de argumentos imbatíveis que devem ser considerados. 

Centralização das atividades de marketing em um só lugar 

Não bastasse otimizar o tempo com a automação de ações e processos por meio da tecnologia, a Automação de Marketing ainda contribui para o ganho de eficiência ao centralizar todos ou a maior parte delas em um só lugar. 

As ferramentas de automação foram desenvolvidas para que um ou poucos profissionais de marketing consigam realizar todas as etapas necessárias para atração, relacionamento e conversão de leads em clientes. 

  • Landing pages e e-mails podem ser criados mesmo sem designers ou programadores na equipe; 
  • formulários podem ser criados e integrados ao seu site para centralizar a gestão de todos os contatos da marca em uma só ferramenta;  
  • posts para redes sociais podem ser criados e agendados em múltiplas mídias em um só lugar; 
  • relatórios podem ser gerados com ferramentas avançadas de coleta e organização de dados para a tomada de decisões; 
  • segmentações podem ser definidas sem a necessidade de entendimento profundo em banco de dados; 
  • fluxos, dos mais simples aos mais complexos, podem ser criados apenas com o entendimento do comportamento dos contatos da base etc. 

Assim, ninguém perde tempo correndo atrás de informações em lugares diferentes, mudando de software ou tentando fazer com que eles “se entendam” para que você possa agir rapidamente. 

impulsionar-posts: uma imagem com postagens do instagram flutuando e os dizeres: impulsione seus posts pela mLabs.

Maior facilidade na qualificação dos contatos para o time de vendas 

Ao automatizar o seu marketing em uma única ferramenta, você consegue qualificar melhor os contatos gerados por suas listas ao capturar informações que ajudarão a definir se eles estão alinhados ao perfil ideal para as negociações. 

Com isso, os profissionais de vendas otimizam o tempo e a necessidade de contato apenas com os leads que realmente valem a pena – o que aumenta as oportunidades de negócio para a marca. 

Mais segurança dos dados do contato para ele e para a marca 

Em tempos de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), contar com uma ferramenta de automação de marketing que permita armazenar os dados dos contatos com segurança e em conformidade com a Lei é uma mão na roda. 

Uma boa ferramenta de Automação de Marketing permitirá aos seus contatos gerenciar seus próprios dados, além de fornecer recursos para concessão de permissão de relacionamento por eles. 

Escalabilidade de ações da marca 

O ganho de tempo na execução de tarefas contribuirá para que você possa fazer mais atividades, com menos mão de obra, devido à automatização. 

Com isso, você conseguirá fazer com que suas ações atinjam uma maior quantidade de pessoas, de forma personalizada, gerando mais resultados para a marca. 

Ganho em produtividade para o time  

Não importa se o seu time de marketing possui apenas uma pessoa. Com a Automação de Marketing você garante o aumento da produtividade. 

Imagina se você tivesse que acompanhar e interagir com 10 contatos (potenciais clientes), conforme o comportamento individual de cada um deles? Trabalhoso, porém, ainda possível, certo? 

Com a Automação de Marketing você conseguirá fazer isso de forma automatizada com 10, 20, 30 vezes este número.  

Agora, imagina o quanto este ganho de produtividade no processo pode representar no seu faturamento? 

Redução do custo de aquisição de clientes 

O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é uma métrica que indica quanto você gasta para conquistar um novo cliente para a marca. Ela engloba todos os custos envolvidos até que um contato compre algum produto ou serviço.  

Quando você investe em Automação de Marketing, este custo tende a ficar consideravelmente menor. Afinal, a automatização corresponde à repetição de processos.  

Logo, alguns custos são diluídos, fazendo com que o valor final de aquisição seja reduzido. 

Diminuição do ciclo de vendas 

Ao nutrir os contatos gerados de forma automatizada no funil de vendas, você garante que os leads interessados em negociar com a marca cheguem mais bem educados e, assim, maduros para a compra. 

Com isso, tempo de negociação do time comercial é reduzido, uma vez que este contato chega para o vendedor mais bem informado e preparados para comprar. 

Mais vendas para os mesmos clientes 

Com o forte foco no relacionamento, a Automação de Marketing possibilita que você venda mais para clientes que já estão em sua base.  

Pode ser uma ação de upselling, fazendo com que ele faça um upgrade melhorando o que já usa atualmente, ou cross-selling, oferecendo produtos ou serviços complementares aos já comprados anteriormente. 

Aumento do ticket médio 

Ao educar seus leads por meio do relacionamento, também é possível que você consiga trabalhar o aumento do ticket médio, ou seja, o valor da venda para ele em um determinado período. 

Afinal, com a nutrição dos contatos você estreita a relação entre a marca e ele, tornando-a mais confiável e, assim, incentivando o investimento em outras ofertas. 

Aumento na satisfação, na retenção e na indicação pelos clientes da marca 

Clientes que foram nutridos ao longo de sua jornada de compra e encontram um produto de qualidade alinhado à comunicação recebida tendem a estar mais satisfeitos e confiar mais na marca.  

Com isso, além de permanecerem como clientes por mais tempo, eles tendem a comprar mais e ainda recomendar a marca, seus produtos e serviços para outros potenciais consumidores. 

O melhor disso é que tanto a dinâmica de retenção quanto de indicação pode ser estimulada pela própria automação, por meio da automação de fluxos para relacionamento pós-venda. 

Maior garantia na execução da estratégia de marketing 

Você, provavelmente, já passou por uma situação em que deveria ter enviado um e-mail, mas esqueceu. Ou que tinha que publicar um post no Instagram, mas teve um imprevisto e acabou não conseguindo postar. 

Automação de Marketing é também uma forma de auxiliar para que a sua estratégia de marketing seja executada conforme foi planejada.  

Afinal, os posts e e-mails agendados serão realizados independentemente de um funcionário ter se ausentado por um imprevisto na rotina ou de você estar sem internet no momento necessário. 

Personalização da comunicação 

Com a construção do banco de dados dos contatos e a alta possibilidade de segmentação, tanto por comportamento quanto por perfil, a marca consegue personalizar as comunicações conforme o estágio e a jornada de cada buyer persona

Com isso, é possível que personas de perfis inicialmente similares, mas com experiências e necessidades diferentes, percorram caminhos distintos.  

Agora que você já sabe o que é e os benefícios em começar a investir em Automação de Marketing, que tal conhecer mais a fundo sobre como gerar mais leads para a marca? 

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