Tudo sobre email marketing: o que é, como fazer, estratégias, ferramentas e exemplos!

email marketing: imagem em formato de desenho de um computador com envelopes de email saindo de dentro da tela

Redes sociais, blogs, mobile, apps… Novos canais e estratégias surgem a todo momento. Mas perceba que entra ano e sai ano, e o email marketing continua lá, forte e consistente, no marketing digital.

Uma das formas de comunicação mais eficiente do inbound marketing não pode ficar de fora dos planos de marketing das empresas.

Por permitir contato direto com o público, as marcas conseguem alcançar diferentes objetivos, como nutrir leads e vender produtos, com alto potencial de alcance e retorno financeiro.

Neste artigo, vamos falar tudo sobre email marketing! Você vai saber o que é, as vantagens, os tipos de mensagens, as melhores ferramentas e muito mais.

O que é Email Marketing

Email marketing é uma estratégia de marketing digital que utiliza o envio de mensagens segmentadas e personalizadas para se comunicar com o consumidor.

É uma das estratégias mais eficientes para se aproximar das pessoas, já que representa um contato direto entre marca e consumidor. É possível utilizar diversos recursos de segmentação, personalização e automação, que tornam a comunicação mais efetiva.

Mas não vale fazer spam, ok? Esse tipo de mensagem é enviado em massa, sem o consentimento do usuário, e só prejudica a reputação da marca.

imagem de um banner publicitário com chamada para criar landing pages pela mLabs

Principais vantagens de usar o email marketing

Email marketing oferece diversas vantagens para as marcas que sabem traçar uma boa estratégia e usar as ferramentas. A seguir, entenda quais são as principais.

Grande alcance

Quase todo usuário de internet tem um email. De acordo com o Statista, são mais de 4 bilhões de usuários de email no mundo. E você pode se conectar com todas essas pessoas para ampliar o alcance da sua comunicação.

Previsibilidade

Nos últimos anos, as redes sociais têm reduzido o alcance das publicações. Você nunca sabe bem quem vai receber suas postagens. Já no email marketing, você trabalha com uma base de contatos própria e tem previsibilidade de quem recebe as suas mensagens.

Retorno financeiro

Email marketing é uma das estratégias digitais com maior retorno sobre investimento (ROI). Você não precisa investir muito — uma ferramenta, um domínio, um profissional — para conquistar as conversões que deseja.

Flexibilidade

Nas mensagens de email marketing, você pode criar o layout que quiser. Dá para começar do zero ou utilizar templates que as ferramentas costumam oferecer. Além de flexível, geralmente é fácil de montar!

imagem de um banner publicitário com chamada para baixar gratuitamente o material produzido pela mLabs sobre Kit de Planejamento de Conteúdo para as redes sociais

Papel do email marketing na sua estratégia de marketing digital

Que o email marketing é uma estratégia versátil, ninguém pode negar. Com ele, você pode cumprir diferentes objetivos de marketing. Confira os principias papéis que ele pode assumir na sua estratégia digital.

Estreitar relacionamentos

O email marketing é uma forma de conversar com maior intimidade, sem intermediários e sem interferências. Traz a oportunidade de humanizar a marca e se aproximar dos consumidores. Por isso, é um dos principais canais do marketing de relacionamento.

Promover conteúdos

Os vídeos do YouTube, os posts das redes sociais, os artigos do blog — tudo isso pode ganhar maior visibilidade ao promover os conteúdos por email marketing. Lá estão pessoas que já conhecem e interagem com a sua marca, então a possibilidade de engajamento é grande!

Nutrir e educar os leads

No funil de marketing, uma das tarefas mais importantes é nutrir os leads com conteúdos que os façam amadurecer a decisão de compra. O email marketing é ideal para isso, já que constrói relacionamento e confiança enquanto educa os leads.

Vender

O email marketing tem uma das mais altas taxas de conversão entre os canais digitais. De acordo com a Barilliance, a taxa média de conversão é de 1,23% em 2021. Então, você também pode usar emails para vender, seja no ecommerce, no B2B ou em vendas físicas, por exemplo.

Atuar no pós-venda

Como se trata de um canal de contato direto com o consumidor, o email também pode ser usado no pós-venda, que exige atenção e transparência. Você pode enviar mensagens de onboarding, pesquisas de satisfação ou orientações para trocas e devoluções, por exemplo.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar o recurso impulsionar da mLabs

Tipos de email para incluir na sua estratégia

Confira agora quais são os tipos de email marketing que você pode explorar nas suas estratégias. São várias possibilidades!

Newsletters

Newsletters são mensagens enviadas com uma periodicidade, que trazem conteúdos sobre determinado tema. É um dos formatos de maior sucesso atualmente para aprofundar assuntos mirando nos interesses da base de contatos.

Email de boas-vindas

Emails de boas-vindas servem para recepcionar as pessoas na sua base, explicar o que você pretende enviar a elas e falar um pouco sobre a marca. Você pode aproveitar para oferecer conteúdos iniciais e promover seus outros canais.

Emails Promocionais

Email promocionais são focados na conversão. Eles podem divulgar uma oferta de produto, mas também um material gratuito ou um evento, por exemplo. O importante é alinhar a mensagem com a etapa da jornada do consumidor.

Emails Sazonais

Emails sazonais são usados em momentos especiais do ano, como o aniversário do cliente ou períodos promocionais (Dia das Mães, Black Friday etc.). Eles mostram que a marca se importa com seu público e ajudam a fidelizar os clientes.

Emails Transacionais

Email transacionais estão relacionados às operações de compras e conversões. Eles são enviados automaticamente à medida que o cliente realiza uma transação. Emails de confirmação do pedido ou rastreamento de envio, por exemplo, são transacionais.

Emails para ecommerce

Um ecommerce pode gerar vários tipos de emails com grande potencial de conversão. Você pode usar para divulgar ofertas personalizadas, informar sobre o andamento de um pedido e lembrar que um produto está no carrinho.

Email para cliente inativo

Sabe aquele cliente que não compra da sua empresa há algum tempo? Vale a pena mandar um email a essa pessoa, lembrando que ainda tem produtos do seu interesse ou até cupons de desconto para estimular seu retorno.

Exemplos de email marketing para você se inspirar!

régua de relacionamento: imagem da tela do computador mostrando o gmail

Ter exemplos de e-mail marketing pré-definidos é fundamental para se comunicar com a sua base de leads ou clientes. Afinal, não dá para recorrer à criatividade cada vez que você precisa informar, entreter ou avisar o lead sobre mudanças e novidades.

Com modelos de e-mail marketing selecionados você faz com que o processo seja escalado! Isso significa ter todos os templates prontos em uma ferramenta que faz os disparos automaticamente, conforme a segmentação da base de lead e outras configurações.

Se o lead deixou os dados em uma landing page, por exemplo, ele tem que receber o material que baixou o mais rápido possível. Se fez uma compra, ele ficará ansioso pela mensagem transacional que confirma os dados e informa os próximos passos.

Ainda por cima, é preciso inspirar confiança. Ou seja, os e-mails devem ter cabeçalhos contendo seu logotipo e um rodapé com telefone e endereço para demonstrar que não há fraude e que é mesmo uma empresa séria do outro lado.

Exemplo de email de boas-vindas

Como o nome indica, esse tipo de mensagem tem como função acolher um novo usuário, lead ou cliente. É aquele tapinha nas costas para começar uma amizade, mas não só isso: o e-mail de boas-vindas é também muito informativo.

Ele explica tim tim por tim tim como um serviço funciona, dá os próximos passos de uma newsletter ou esclarece as etapas de um curso etc. Olha como nós recebemos nossos clientes aqui na mLabs.

email marketing exemplo: imagem de um e-mail da mLabs para ativação da conta

Exemplo de email de lançamento

Os lançamentos, quando feitos da maneira certa, são eventos sazonais e cheios de planejamento e expectativas.

Logo, os e-mails de lançamento acontecem quando todos esses sentimentos já foram despertados no público. Mas isso não significa que eles não devem ser pensados nos mínimos detalhes.

Tenha em mente que a audiência precisa dessa comunicação para relembrar detalhes como dias, horários e o canal onde a primeira aula de lançamento vai acontecer (se ela for online).

Veja um exemplo simples e objetivo desse tipo de mensagem.

email marketing exemplo: imagem do email medway

Exemplo de email transacional

Os e-mails transacionais têm como função principal transmitir segurança. Então, pense em algo com todas as informações que quem acaba de comprar quer saber, e faça com que tudo seja fácil de encontrar no copy.

Difícil tentar imaginar alguém melhor nisso do que a Amazon.

email marketing exemplo: imagem do email da amazon

Ferramentas de email marketing

Para ter resultados incríveis e engajar a audiência com emails enviados de forma automatizada, você precisa de uma plataforma que ofereça bons recursos.

Tem dúvidas sobre qual ferramenta de e-mail marketing usar? Confira lista que fizemos com as principais opções para que você avalie qual faz mais sentido para o seu negócio.

Mailchimp  

O Mailchimp permite a criação de listas, segmentação e disparo de mensagens, além de oferecer templates prontos para montar e-mails atraentes. É possível mensurar os resultados das campanhas e, caso tenha um e-commerce, fazer a integração com a ferramenta.

Com a versão gratuita é possível enviar até 12 mil e-mails por mês para uma base de 2 mil contatos. Já as versões pagas, com funcionalidades mais avançadas, variam entre US$ 10,00 a US$ 299,00 mensais.

RD Station  

A RD Station é a ferramenta de disparo de e-mails mais completa do Brasil. A plataforma conta com diversas funcionalidades como criação de fluxo de nutrição, envio de e-mails, criação de Landing Pages, qualificação de leads e mensuração de resultados.

É possível testá-la gratuitamente e, caso goste, contratar um plano mensal a partir de R$ 59,00.  

HubSpot

Com esta ferramenta de e-mail marketing é possível criar peças de e-mails sem a ajuda de designers e, com a integração ao CRM da HubSpot, acessar dados relevantes sobre as atividades do seu público-alvo. 

Assim, você pode aumentar a personalização das mensagens. A versão gratuita oferece 2 mil disparos por mês e existem planos mais robustos a partir de US$ 50,00.

E-goi 

O E-goi é uma ferramenta supercompleta que permite envio de e-mails e SMS, criação de Landing Pages, atração e acompanhamento de leads e integração com diversas plataformas como Shopify e WordPress.

Para enviar e-mails ilimitados, você pode contratar um plano a partir de R$ 78,50 por mês.

SendInBlue 

O software da SendInBlue é perfeito para negócios que precisam enviar e-mails transacionais, como confirmações de pedidos e mensagens de alteração de senhas. É possível criar páginas de formulário, fazer testes A/B e gerenciar os contatos em um só lugar.

O plano gratuito permite o envio de 300 e-mails diários, sem limite de contatos. As soluções avançadas começam a partir de US$ 25,00 por mês e contam com 40.000 e-mails mensais. 

GetResponse 

Se você deseja capturar leads e aumentar as vendas, a GetResponse pode ajudar. A plataforma possui integração com as redes sociais, permite a criação de Landing Pages e de testes A/B, além de oferecer mais de 500 templates para os e-mails. 

Existem planos a partir de US$ 15 mensais, que incluem 1000 contatos.

Quer conhecer mais opções? Veja a nossa lista completa com 48 ferramentas de email marketing e escolha a sua!

banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

Como planejar campanhas de email marketing

Email marketing eficiente exige planejamento. Quer saber como planejar campanhas e fazer envios de email marketing mais eficientes? Veja agora as nossas dicas.

Defina o objetivo da campanha

Comece com a definição de um objetivo, que orienta toda a criação do email e aumenta as chances de sucesso da campanha. Não adianta criar uma newsletter ou um email promocional sem saber o que você quer alcançar com isso.

Conheça a persona para ser comunicar

A buyer persona é um personagem baseado em características, interesses e necessidades do seu cliente ideal, com quem o seu email deve se comunicar. Com a persona em mente, você pode alinhar o conteúdo, a linguagem e a identidade ao seu público.

Determine como será construída a sua lista de contatos

A lista de contatos é um ativo valioso. Ela deve ser construída com consentimento das pessoas, que devem saber como você vai usar os seus dados. Para isso, você pode usar formulários de opt-in e oferecer materiais gratuitos em troca dos dados dos usuários.

Defina os critérios de segmentação da lista

Segmentar a lista de contatos é uma tarefa essencial para fazer envios de email marketing relevantes. Você pode fazer a segmentação por localização, gênero, interesses, etapa do funil, ações no site, entre outros critérios.

Escolha os conteúdos e ofertas

Escolha conteúdos e ofertas que estejam alinhados à segmentação do envio e ao objetivo de marketing. Lembre-se de que você pode usar publicações de outros canais (posts do blog ou vídeos do YouTube, por exemplo) para tornar o conteúdo mais rico.

Defina a frequência dos disparos

Definir uma frequência adequada de envio é importante para ser relevante e evitar o descadastro da lista. Quando possível, deixe o usuário escolher a frequência com que deseja receber suas mensagens.

Saiba quais métricas analisar

Acompanhe as métricas de email marketing para saber se você está no caminho certo e como melhorar os próximos envios. Indicadores como as taxas de entrega, abertura, cliques e conversões são essenciais para medir os resultados das campanhas. Fique de olho nelas!

Enfim, perceba como o email marketing oferece diversas possibilidades de abordagens e permite alcançar diferentes objetivos de marketing digital. Se você quer mais oportunidades de negócio, esse canal de comunicação não pode ficar de fora das suas estratégias!

Agora, deixe um comentário aqui embaixo falando sobre como você usa o email marketing na sua empresa. Queremos saber as suas dicas!

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