Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar na construção da sua marca

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O perfil do consumidor tem mudado rapidamente nos últimos anos. Hoje, ele está muito mais conectado e exigente.

De acordo com IBGE, 75% da população brasileira tem acesso à internet. Além disso, o número de smartphones no país, 220 milhões, já superou o total de habitantes, 207 milhões, mostra uma pesquisa da FGV.

Essas mudanças alteraram também seus hábitos de consumo.

Uma pesquisa da CNDL e do SPC revelou que 97% dos consumidores pesquisam na internet antes de adquirir algum produto em uma loja física. E olha só que curioso: 84% vão em uma loja física antes de fazer uma compra online.

Como lidar?

Para atender às exigências desse público, o Marketing de Conteúdo surgiu como uma alternativa mais adequada ao novo processo de compra. Isso se deve ao seu formato menos intrusivo e capaz de criar um relacionamento mais forte com o consumidor, fornecendo informações e educando-o ao longo do processo.

Desde então, muitas empresas passaram a aderir ao Marketing de Conteúdo com um objetivo claro em mente: vender mais.

A criação de um blog passou a ser uma estratégia para atrair tráfego para o site, os materiais ricos têm o objetivo de gerar Leads e o Email Marketing serve para nutrir os Leads com conteúdos relevantes para que avancem no processo de compra e se tornem clientes.

A eficácia desse modelo de marketing já é comprovada.

Contudo, ele não se resume a isso. O Marketing de Conteúdo também tem um “efeito colateral” bastante benéfico para as empresas que o praticam de maneira correta: ele ajuda (e muito!) na construção da marca da organização.

Veremos a seguir como.

Conecte-se com seu público

A importância da produção de conteúdo já foi percebida há muito tempo por profissionais de comunicação. Hoje, essa estratégia é vista como uma ponte para encurtar o caminho até os públicos-alvo de uma organização.

Isso ocorreu porque o objetivo da comunicação das organizações é criar um canal de relacionamento entre empresa e público. Assim, percebeu-se que a criação de conteúdos era uma ótima maneira de engajar seus clientes em um contato mais próximo com a organização.

Esse contato, por sua vez, favorecia o relacionamento entre ambos, o que trazia maior relevância e autoridade para a empresa.

Naturalmente, com esse canal de relacionamento aberto, as empresas passam a ter um novo recurso para chegar até seus clientes. E esse novo recurso é muito vantajoso, pois agora a empresa não precisa mais de intermediadores para alcançar seu alvo: ela pode atingi-lo e influenciá-lo diretamente.

Além disso, a possibilidade de um contato avançar e a empresa conseguir fidelizar o cliente aumenta muito, pois a organização consegue entender muito melhor seu público, seu mercado, seus anseios e suas dores.

Torne-se referência

É claro que a produção de conteúdos não serve apenas para abrir o diálogo e aproximar o relacionamento entre empresas e públicos. O próprio conteúdo em si também agrega valor a esse relacionamento.

Isso ocorre porque a criação de conteúdos visando a geração de Leads tem um tom mais educativo e informacional, apresentando um tema de interesse do potencial cliente.

E, uma vez que a empresa conseguiu converter o visitante em Lead, o Marketing de Conteúdo postula que esse Lead deve então ser nutrido.

Ou seja, ele deve ser alimentado com mais conteúdos que vão lhe dando informações e conhecimentos importantes para que ele possa se conscientizar sobre aquele tema de que a organização está tratando – e que, portanto, é de seu domínio e está relacionado ao seu serviço/produto – até o ponto em que ele entende que aquilo que a empresa oferece é bom para ele e então se torna um cliente.

Para a organização, isso tem um benefício final bem claro, pois gera mais previsibilidade e receitas, permitindo mais controle da jornada dos seus Leads e um direcionamento para o momento de compra de forma mais ágil.

Contudo, isso também tem um outro efeito: impulsionar a reputação e imagem de uma empresa ou marca. Isso porque, com o consumo de conteúdo, é natural que o Lead transfira a relevância e importância do conteúdo que consome para a empresa que o produziu.

Ou seja, se um texto que sua empresa produziu ajudou o Lead a resolver alguma dúvida ou dificuldade que ele estava enfrentando relacionada ao seu mercado, você já conseguiu se colocar numa posição privilegiada perante a esse Lead.

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Construa uma marca “top of mind”

Contudo, muitas empresas ainda esquecem que conteúdo bom deve ser compartilhado, e muito! Ao adotar uma estratégia de Marketing de Conteúdo e realmente se engajar para fazer essa estratégia decolar, a empresa está fazendo mais do que criar um pipeline de vendas mais eficiente e previsível: ela está também aumentando sua autoridade e sua reputação. 

E por que isso é interessante? Porque autoridade e reputação ainda são armas eficientes para conquistar novos clientes.

Confiança ainda é fator preponderante para os consumidores no momento de decisão de compra, e a melhor maneira de construí-la é através de um relacionamento próximo, honesto e bem planejado.

Cativar seu Lead com conteúdos atraentes e relevantes fará com que ele passe a colocar sua empresa como referência dentro de seu segmento e o faça procurar pela sua marca primeiro. E a consequência disso vai aparecer em outro setor da sua empresa: vendas.

Impacto em vendas

Como abordado acima, autoridade e confiança na marca são critérios decisivos para o cliente escolher um produto ou serviço.

E, se sua organização estiver fazendo um bom trabalho de relacionamento, você consegue transformar esses critérios em vantagens competitivas. Dessa forma, vai aumentar o número de clientes que procuram você como a primeira, se não a única opção, no seu segmento.

Um exemplo disso é a marca de action cameras GoPro, que tem uma estratégia altamente baseada na produção de conteúdo colaborativo.

A empresa adotou a estratégia de estimular seus clientes a compartilharem suas próprias experiências e conteúdos criados com seus produtos, e então passou a compartilhar esses conteúdos em seus canais.

Como consequência disso, a marca começou a aumentar cada vez mais o engajamento dos usuários, e os seus vídeos foram ficando cada vez mais populares. O resultado? Qual a primeira marca que você pensa quando ouve falar em action cameras? GoPro, certo? Sabia que existem outras dezenas de marcas produzindo câmeras desse tipo? 

Devido ao bom trabalho feito em Marketing de Conteúdo, a GoPro não só conseguiu se tornar líder de mercado, mas também referência dentro do seu segmento, e qualquer pessoa que pense em action cameras hoje pensará em GoPro.

Faça a nutrição de seus Leads com marketing de conteúdo

Como vimos, é possível gerar grandes resultados a partir do Marketing de Conteúdo. Mas, para isso, é fundamental que a empresa tenha atenção aos detalhes: saiba qual é o seu público, seu objetivo, a mensagem a ser transmitida e faça um planejamento condizente à sua estratégia. 

A criação de conteúdos e a nutrição de Leads são armas muito poderosas, e sua empresa deve começar a tirar proveito delas desde já.

Este post foi escrito pelo time da Resultados Digitais.

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