Automação no Instagram: veja porque você não corre riscos usando a mLabs!

automação no instagram

Influenciadores que ganham milhares de seguidores da noite para o dia. Marcas que recebem centenas de likes e comentários, mas as suas publicações nem são tão interessantes… O que explica isso? Não é mágica, nem milagre: é a automação no Instagram.

Essa prática pode ser positiva para a comunidade, quando os usuários utilizam os recursos de automação para qualificar sua atuação na rede. É isso que fazem os usuários da mLabs, por exemplo, que podem automatizar publicações com a ferramenta de agendamento de posts.

O problema, para o Instagram, é quando a automação é usada de maneira maliciosa para aumentar sua audiência. E, para combater isso, a plataforma está tomando algumas providências radicais.

Quer entender melhor os riscos desse tipo de automação no Instagram? Fique com a gente!

Por que a automação no Instagram está sendo combatida?

Muitos usuários contratam softwares e aplicativos de terceiros para aumentar o número de seguidores, likes e comentários artificialmente. Você provavelmente já viu o anúncio de ferramentas desse tipo por aí!

Só que, para o Instagram, isso é um problema, pois prejudica a experiência dos usuários. Segundo a plataforma, o Instagram “é um lugar onde pessoas reais compartilham momentos reais”.

Portanto, as pessoas estão lá para vivenciar interações genuínas com outros usuários que eles admiram, inclusive marcas e celebridades.

Para eles, saber que os seguidores do seu artista favorito foram comprados e que grande parte deles são robôs é uma decepção, não é?

E o que dizer de alguns Instagrammers com números estrondosos de seguidores e interações que são potencializados por contas falsas? O fato é que a rede social não quer isso e, em novembro de 2018, a anunciou algumas medidas contra a automação no Instagram.

A intenção da rede social é garantir que as interações entre os usuários continuem sendo autênticas e legítimas, sem atividades artificiais. Para as marcas, isso significa que a rede preza por estratégias reais, que prezem pelo relacionamento sadio, com seguidores igualmente reais.

Quais medidas o Instagram está tomando contra a automação maliciosa?

Desde o início da sua existência, o Instagram buscou combater contas e atividades falsas para proteger a autenticidade da comunidade.

Nas Diretrizes da Comunidade, esse tipo de atividade é desaconselhada:  “para ajudar a nos livrar de spam, evite coletar curtidas, seguidores ou compartilhamentos artificialmente”.

O anúncio mais recente, portanto, é apenas mais um passo para combater o uso malicioso da automação no Instagram. A grande diferença é que agora a tecnologia entra com mais força.

O Instagram anunciou que está adotando recursos de machine learning para auxiliar na identificação e exclusão de atividades suspeitas. E o uso de aplicativos de terceiros para gerar seguidores, likes e comentários não autênticos está entre elas.

Contas que forem identificadas usando esses serviços serão notificadas por mensagem privada no aplicativo, informando que os likes, seguidores e comentários falsos foram removidos. Elas também serão orientadas a alterar sua senha para revogar o acesso de aplicativos que usem seu login para práticas maliciosas.

O Instagram também entende que alguns usuários podem compartilhar suas credenciais com outros aplicativos sem saber. Então, essas contas também podem ser notificadas para alterarem suas informações de login.

Desde o anúncio, essas medidas contra a automação no Instagram se tornaram contínuas. Portanto, contas suspeitas continuarão recebendo notificações e sendo combatidas.

E os usuários da mLabs serão prejudicados?

Não se preocupe: os usuários da mLabs não serão prejudicados. Sabe por quê?

A mLabs não usa nenhum tipo de automação que o Instagram condene. Oferecemos o agendamento de posts na rede social e a gestão da comunidade, com a intenção de qualificar a atuação das marcas na rede social.

Isso não representa nenhuma forma de aumentar seguidores e interações de maneira maliciosa. E é isso que o Instagram quer combater.

Portanto, quem publica conteúdo autêntico e relevante para o público não será punido. Ou melhor: será até beneficiado, já que os usuários que adotam essas más práticas perderão relevância, dando mais espaço no feed do Instagram para as publicações que realmente valem a pena.

Conclusão

Você já deve ter entendido que investir em certos tipos de automação no Instagram vai contra as diretrizes da plataforma é um tiro no pé. Mais cedo ou mais tarde, a plataforma vai identificar atividades suspeitas e as contas que praticam isso serão punidas.

Autenticidade é a palavra-chave para os resultados nessa rede! Invista em conteúdos originais e pensados para o seu público, bem como em interações genuínas com os seguidores.

Para ter ainda mais resultados, conte com insights valiosos, como melhores dias e horários para postar, melhores formatos de posts, melhores hashtags, etc! Esses dados estão disponíveis nos relatórios da mLabs!

Entregando valor ao usuários, naturalmente, você terá mais seguidores, likes e comentários. Sem truques, sem mágicas, sem milagres: o resultado será fruto apenas de um trabalho bem feito nas redes sociais.

Agora, se você quer investir em uma ferramenta de automação no Instagram que realmente ajuda no seu dia a dia, faça um teste grátis com a mLabs.

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!