Automação no Instagram: o que é e por que usar a mLabs!

automação no instagram

Influenciadores que ganham milhares de seguidores da noite para o dia. Marcas que recebem centenas de likes e comentários com publicações nem são tão interessantes… O que explica isso? Não é mágica, nem milagre: é a automação no Instagram.

Essa prática pode ser positiva para a comunidade, quando os usuários utilizam os recursos de automação para qualificar sua atuação na rede. É isso que fazem os usuários da mLabs, por exemplo, que podem automatizar publicações com a ferramenta de agendamento de posts.

O problema, para o Instagram, é quando a automação é usada de maneira maliciosa para aumentar a audiência por meio de bots. E, para combater isso, a plataforma está tomando algumas providências radicais.

Para não ter prejuízos, é importante saber o que é automação de Instagram, como fazê-la de maneira correta e evitar os riscos de ter o perfil bloqueado.

O que é automação de Instagram

O termo automação, principalmente quando aplicado no marketing digital, tem sentido muito amplo. Quando essa palavra é utilizada, quase sempre a ideia a ser transmitida é a mesma do verbo “automatizar”.

Ou seja, tudo que é feito automaticamente — por um computador, algoritmo ou com a ajuda de máquinas mesmo, de forma mecânica — é uma automação.

No caso do Instagram e das outras redes sociais, o objetivo da automação é utilizar um software para realizar tarefas que tomariam muito tempo se fossem realizadas manualmente.

E essas tarefas não são necessariamente contra as políticas da rede social.

As automações permitidas

Por exemplo, é comum agendar posts de Feed e Stories, criar respostas automáticas para agilizar a comunicação por Direct ou mesmo programar anúncios que vão ao ar em horários estratégicos para a sua audiência.

Essas ações não apenas são permitidas como também incentivadas pelo Insta. Para que um serviço de agendamento possa interagir com essa rede social e criar essas automações, ela deve conceder uma permissão em forma de código operacional, chamada de API.

Ou seja, o Insta sabe que as pessoas usam a automatização de certas tarefas para ganhar tempo publicando conteúdo útil em seus perfis.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar o recurso inbox da mlabs de forma gratuita

Como funciona a automação no Instagram com a mLabs

A mLabs é uma plataforma especializada nas automações permitidas pelo Insta. Os perfis de Instagram dos nossos clientes usam nossas soluções para poupar tempo, tornando automáticas diversas funções.

Abaixo, listamos algumas delas.

Tenha em mente que todas são permitidas pelo Insta e também pelas outras redes com as quais temos integração — YouTube, Facebook, Twitter, Google Ads, Google Meu Negócio, LinkedIn, Pinterest, … a lista é grande.

Na organização e controle do calendário editorial 

Quando você pode agendar publicações, consegue ter maior controle do calendário editorial. Consegue visualizar o conteúdo postado em grandes períodos, ao longo de um mês ou um ano.

Isso dá maior controle, por exemplo, sobre a frequência dos tópicos que você usa, ajudando a variar e complementar assuntos em sequência. Evita também a repetição excessiva de tipos de post e ideias de imagens e texto.

Na análise dos resultados 

Os relatórios da mLabs também são automáticos. Isso significa que você pode comparar seus posts com base em diferentes critérios: qual teve maior número de comentários, quais foram mais curtidos, qual teve maior engajamento etc.

É possível filtrar esses relatórios por período e tirar ótimas conclusões sobre o que teve a melhor performance. Assim, você insiste nos conteúdos com maior potencial de engajar.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar função de relatórios personalizados da mLabs

No monitoramento dos concorrentes 

Ao conectar cada conta de cada rede social, você pode escolher até 5 perfis concorrentes para fazer o seu benchmarking. Acredite, isso facilita bastante na hora de compreender o que outras marcas como a sua andam fazendo.

Na gestão estratégica das redes sociais 

A possibilidade de integrar todas as redes na mesma plataforma — centralizando  informações e dados a fim de gerar conhecimento e aprofundamento sobre o público — permite melhores insights de conteúdo.

Além disso, você ganha tempo fazendo todas as suas análises no mesmo lugar, em vez de ter que recorrer a planilhas ou ficar abrindo e fechando várias abas do navegador.

Por que ter uma ferramenta de automação no Instagram?

Automatizar vale a pena para economizar tempo, aumentar a produtividade e ter ideias melhores e mais fáceis de serem executadas.

Toda a sua estratégia de marketing digital é beneficiada, ajudando a aperfeiçoar a sua oferta de serviço, seja você um profissional freelancer ou uma agência.

Sabe quando você posta uma coisa achando que está na conta pessoal e, quando vê, foi na do cliente? O desespero é real 🤯🥴😡.

Com uma plataforma completa como a mLabs ajuda a reduzir o risco de cometer essas falhas. É possível administrar vários perfis simultaneamente, sem confundir os calendários e as informações dos clientes. 

Simples assim. 😉

Banner_Feed_Redes_Sociais: arte com convite para a pessoa testar gratuitamente a funcionalidade da mLabs.

Quais são as vantagens da automação?

Resumindo: a automação, quando feita da forma correta e permitida pelas redes sociais, tem grandes, enormes, colossais vantagens para você.

São tantas que foi meio difícil juntar as mais importantes aqui neste texto. Mesmo assim, faz sentido explicar algumas delas, para você perceber o nível de profissionalismo e produtividade que essas ações conferem. 

Aumenta o engajamento 

Uma regra do Instagram é que quanto maior a frequência de postagem, maior o engajamento. Também é fato que o caminho das pedras do conteúdo com muitas curtidas, comentários e salvos são os testes.

Quando você faz automação, consegue ser frequente sem gastar muito tempo. Também é possível testar com maior efetividade, já que os relatórios automáticos estão lá, a um clique de distância.

Geração de leads

Quem vende pelo Insta precisa manter uma lista de contatos quente. Quase sempre, isso é feito com anúncios de conversão. Há também casos em que as pessoas se inscrevem por Direct ou externamente, sendo dirigidas a um site.

Seja como for, conteúdo, autoridade e frequência comandam a geração de leads. Com a mLabs, você consegue se fazer frequente e ainda ter insights para os melhores criativos (programando-os para o dia certo e a hora certa).

Maior produtividade 

É um verdadeiro efeito cascata!

Quanto mais automação, mais tempo sobra. Com o tempo extra, mais você se aplica nas tarefas estratégicas — como planejamento e análise. Quanto mais estratégia, mais conteúdo que faz sentido.

Quanto melhor o conteúdo, maior a entrega, o alcance, o engajamento e os resultados. Uma espécie de círculo virtuoso das suas redes sociais. 😃

O que é automação maliciosa e como ela pode prejudicar seu perfil?

Agora que falamos sobre as ações de automação, há algumas atitudes que são vistas como maliciosas pelo Instagram.

Muitos usuários contratam softwares e aplicativos de terceiros para aumentar o número de seguidores, likes e comentários artificialmente. Você provavelmente já viu o anúncio de ferramentas desse tipo por aí.

Só que, para o Instagram, isso é um problema, pois prejudica a experiência dos usuários. Segundo a plataforma, o Instagram “é um lugar onde pessoas reais compartilham momentos reais”.

Portanto, as pessoas estão lá para vivenciar interações genuínas com outros usuários que eles admiram, inclusive marcas e celebridades.

Para eles, saber que os seguidores do seu artista favorito foram comprados e que grande parte deles são robôs é uma decepção, não é?

E o que dizer de alguns instagrammers com números estrondosos de seguidores e interações que são potencializados por contas falsas? O fato é que a rede social não quer isso e, em novembro de 2018, anunciou algumas medidas contra a automação maliciosa no Instagram.

A intenção da rede social é garantir que as interações entre os usuários continuem sendo autênticas e legítimas, sem atividades artificiais. Para as marcas, isso significa que a rede preza por estratégias reais, que levem a um relacionamento sadio, com seguidores de verdade.

Medidas do Instagram para acabar com a automação maliciosa

Desde o início da sua existência, o Instagram buscou combater contas e atividades falsas para proteger a autenticidade da comunidade.

Nas Diretrizes da Comunidade, esse tipo de atividade é desaconselhada:  “para ajudar a nos livrar de spam, evite coletar curtidas, seguidores ou compartilhamentos artificialmente”.

O anúncio mais recente, portanto, é apenas mais um passo para combater o uso malicioso da automação no Instagram. A grande diferença é que agora a tecnologia entra com mais força.

O Instagram anunciou que está adotando recursos de machine learning para auxiliar na identificação e exclusão de atividades suspeitas. E o uso de aplicativos de terceiros para gerar seguidores, likes e comentários não autênticos está entre elas.

Contas que forem identificadas usando esses serviços serão notificadas por mensagem privada no aplicativo, informando que os likes, seguidores e comentários falsos foram removidos. Elas também serão orientadas a alterar sua senha para revogar o acesso de aplicativos que usem seu login para práticas maliciosas.

O Instagram também entende que alguns usuários podem compartilhar suas credenciais com outros aplicativos sem saber. Então, essas contas também podem ser notificadas para alterarem suas informações de login.

Desde o anúncio, essas medidas contra a automação no Instagram se tornaram contínuas. Portanto, contas suspeitas continuarão recebendo notificações e sendo combatidas.

Também existe o shadowban, uma forma de penalizar usuários ilegais sem que eles saibam que alguns comportamentos foram banidos. Isso inclui, por exemplo, diminuir o engajamento dessas contas sem aviso prévio ou possibilidade de recorrer.

Você já deve ter entendido que investir em certos tipos de automação no Instagram vai contra as diretrizes da plataforma é um tiro no pé.

Mais cedo ou mais tarde, a rede social vai identificar atividades suspeitas e as contas que praticam isso serão punidas.

Autenticidade é a palavra-chave para os resultados nessa mídia social. Invista em conteúdos originais e pensados para o seu público, bem como em interações genuínas com os seguidores.

Para ter ainda mais resultados, conte com insights valiosos, como melhores dias e horários para postar, melhores formatos de posts, melhores hashtags, etc! Esses dados estão disponíveis nos relatórios da mLabs!

Entregando valor aos usuários, naturalmente, você terá mais seguidores, likes e comentários. Sem truques, sem mágicas, sem milagres: o resultado será fruto apenas de um trabalho bem-feito nas redes sociais.

Agora, se você quer investir em uma ferramenta de automação do Instagram que realmente ajuda no seu dia a dia, teste a mLabs gratuitamente!

Facebook Comments
Quer mais conteúdo como esse? Inscreva-se na nossa Newsletter!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Posts relacionados