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    Confira as novidades do Facebook em 2025

    Facebook
    22 de agosto de 2025
    Confira as novidades do Facebook em 2025
    Avatar de Raphael Alves

    Por

    Raphael Alves

    Publicado em

    22 de agosto de 2025

    Sumário:

    Em setembro de 2023, o Facebook integrou o Meta AI, disponibilizando em beta um assistente capaz de responder a comandos de texto e gerar imagens a partir de descrições.

    Foi o primeiro passo de um movimento que trouxe inteligência artificial para o centro da experiência dos usuários do Facebook, o que abriu caminho para outras novidades anunciadas em 2024 e 2025.

    Se você sentiu que alguma coisa mudou mas não soube exatamente o quê, não se preocupe: não foi só impressão muita coisa de fato mudou. E como ninguém tem tempo pra fuçar termos de uso ou caçar aviso no rodapé do app, fizemos o trabalho pesado por você.

    Reunimos uma lista das novidades do Facebook mais recentes, para te poupar da missão de vasculhar todos os portais em busca das últimas mudanças da rede. Confira!

    Novidades do Facebook em 2025

    A plataforma está intensificando os esforços em autenticidade e usabilidade. Em 2025, vimos novos métodos de login e mudanças na forma de consumir e gerenciar conteúdo. 

    Saiba mais sobre as principais novidades do Facebook este ano:

    Todos os vídeos agora são Reels

    A partir de julho de 2025, todo vídeo enviado ao Facebook passa a ser compartilhado no formato Reels, sem a necessidade de escolher entre “vídeo” ou “reel”. 

    No Facebook, Reels não têm restrições de duração ou formato. O usuário pode compartilhar clipes rápidos ou gravações longas em um formato único.

    Para quem faz tráfego pago, significa menos variáveis de formatação e potencial de alcance ampliado, já que Reels recebem prioridade nas abas de descoberta.

    Novo método de login sem senhas

    Em 18 de junho de 2025, o Facebook lançou as passkeys (chaves de acesso), credenciais criptográficas que substituem ou complementam senhas tradicionais. 

    Ao invés de memorizar combinações de caracteres, você autentica o acesso ao Facebook (e, em breve, ao Messenger) usando biometria (impressão digital ou reconhecimento facial) ou um dispositivo confiável já registrado. 

    A novidade elimina quase totalmente o risco de phishing e vazamentos por senhas fracas. Como resultado, o login ficou mais ágil e robusto contra ataques externos.

    Novo método de login sem senhas
    (Fonte: about.fb.com)

    Contas Teen no Facebook e Messenger

    Em abril de 2025, o Facebook estendeu às suas plataformas principais o programa de Contas Teen que já existia no Instagram. 

    Usuários com menos de 16 anos ganham contas com configurações restritivas (limite de quem pode enviar mensagens, bloqueio de conteúdo sensível, lembretes de uso diário etc.).

    Os pais ou responsáveis podem aprovar ajustes de privacidade. A expectativa é que os adolescentes naveguem em um ambiente controlado dentro do Facebook e do Messenger.

    Combate a conteúdo spam e não original

    Em abril de 2025, o Facebook passou a restringir contas que compartilham conteúdo repetitivo, plagiado ou claramente spam, reduzindo a visibilidade e bloqueando monetização desses perfis. 

    A iniciativa faz parte de um esforço para priorizar autores originais e evitar que memes ou vídeos reciclados dominem o Feed.

    Quem reposta material sem adicionar transformações significativas (como comentários, edição de contexto ou legendas) verá seu alcance e receita publicitária diminuídos.

    Community Notes em teste

    Desde março de 2025, o Facebook iniciou testes com o Community Notes (Notas da Comunidade), substituindo o modelo de checagem por agências terceirizadas nos EUA. 

    Qualquer usuário pode sugerir observações contextuais sobre posts enganosos, e a comunidade avalia se essas notas devem aparecer publicamente. O objetivo é criar um processo de fact‑checking mais transparente e evitar vieses de organizações externas. 

    Inicialmente, as notas ficam em modo oculto até atingirem consenso, mas o Facebook planeja tornar as avaliações públicas.

    Community notes no Facebook.
    (Fonte: about.fb.com)

    Redesenho da aba “Amigos”

    Em 27 de março de 2025, chegou a nova aba “Amigos”, dedicada exclusivamente a mostrar publicações, Stories, Reels e aniversários de pessoas do seu círculo mais próximo.

    Diferente do Feed tradicional, nessa aba não aparecem recomendações de conteúdo ou anúncios, apenas updates diretos de quem você realmente adicionou como amigo.

    Política de armazenamento de transmissões ao vivo

    Em 19 de fevereiro de 2025, entrou em vigor a nova política de armazenamento de Facebook Live. As transmissões só ficam disponíveis para replay, download ou compartilhamento por 30 dias em perfis e páginas, sendo removidas depois disso.

    Nova política de armazenamento de transmissões ao vivo do Facebook.
    (Fonte: about.fb.com)

    Como a maior parte das visualizações ocorre nas primeiras semanas, a Meta optou por liberar espaço e incentivar criadores a transformar lives em Reels ou fazer backup do conteúdo.

    Novidades do Facebook em 2024

    Algumas mudanças e lançamentos do Facebook em 2024 estiveram voltados tanto para criadores quanto para anunciantes. Abaixo, você confere os principais recursos e atualizações que redesenharam a experiência na plataforma:

    Novas opções de otimização no Gerenciador de Anúncios

    Em agosto de 2024, o Facebook trouxe uma das atualizações mais importantes para quem faz tráfego pago: novos objetivos de otimização dentro do Gerenciador de Anúncios.

    Antes, os anunciantes eram limitados a otimizações mais amplas, como conversões ou tráfego. Agora, é possível configurar campanhas para otimizar por ações específicas no funil (como clique em botão de WhatsApp, por exemplo), por nível de engajamento desejado e por qualidade da interação, e não apenas quantidade.

    As novas opções permitem que as campanhas tenham um maior controle sobre o comportamento desejado do público-alvo.

    Lançamento do AI Studio para criar personagens de IA

    Em julho de 2024, o Facebook apresentou o AI Studio, uma plataforma que permite que qualquer usuário crie, publique e compartilhe personagens de inteligência artificial.

    Os personagens funcionam como bots interativos, podendo responder mensagens, interagir com seguidores e até participar de Stories. Tudo é baseado no modelo Llama 3.1, uma das IAs mais avançadas da Meta.

    É como se cada marca, criador ou página pudesse criar seu próprio “atendente virtual” ou “personagem de marca”, com personalidade personalizada e pronta para conversar.

    AI Studio do Facebook para criar personagens de IA.
    (Fonte: about.fb.com)

    Expansão do Meta AI com novos idiomas e ferramentas

    Também em julho de 2024, o Meta AI foi expandido com suporte a novos idiomas, incluindo o português. A atualização tornou possível usar os recursos de IA generativa em países da América Latina, inclusive o Brasil.

    Entre as novas funcionalidades, estão a geração de imagens por prompt de texto na conversa com o Meta AI, o suporte para tarefas complexas de codificação, matemática e organização pelo chat, e a integração mais fluida com Instagram, Facebook e WhatsApp.

    É um avanço que posiciona o Meta AI como um competidor direto do ChatGPT, mas totalmente integrado às redes sociais da Meta.

    Atualização nos rótulos de conteúdo com IA (AI Info)

    Desde julho de 2024, o Facebook passou a usar uma nova lógica para os selos “AI info”, que identificam conteúdos criados com inteligência artificial.

    A diferença é a seguinte: conteúdos criados inteiramente por IA continuam recebendo o selo visível “AI Info”, logo abaixo do nome da conta. Conteúdos apenas editados ou retocados com IA agora recebem o selo escondido, acessível apenas pelo menu do post.

    O objetivo é equilibrar transparência com usabilidade, já que muitos usuários estavam reclamando de excesso de alertas visuais em publicações que usaram IA de forma parcial ou auxiliar.

    Rótulos de conteúdo com IA (IA Info) do Facebook.
    (Fonte: about.fb.com)

    Novo programa unificado de monetização para criadores

    No segundo semestre de 2024, foi lançado o Monetização de Conteúdo do Facebook (beta), um novo programa que unificou todas as formas de monetizar conteúdo na plataforma.

    O programa reúne: monetização de vídeos longos (como YouTube), monetização de Reels (como TikTok) e bônus por desempenho e engajamento em fotos, textos e outros tipos de conteúdo.

    Agora os criadores acessam um único painel, com relatórios unificados, regras padronizadas e um sistema para ganhar dinheiro com os posts. O novo sistema também facilita a entrada de criadores, com critérios mais acessíveis e integração com o Instagram.

    Gostou de saber das últimas novidades do Facebook? Estamos sempre de olho nos lançamentos das redes sociais, e vamos trazer as informações para cá sempre que tiver novos anúncios.

    Fim da aba Facebook News

    O Facebook decidiu descontinuar a aba Facebook News, uma seção que reunia reportagens de grandes veículos e estava localizada no menu de navegação. A mudança foi aplicada após já ter sido encerrada no Reino Unido, França e Alemanha.

    O motivo oficial é que o consumo de notícias no Facebook caiu drasticamente: segundo a Meta, apenas menos de 3% do que as pessoas veem no feed hoje são links de notícias. 

    A rede passou a priorizar outros formatos, como vídeos curtos e conteúdos de entretenimento. A empresa reforça que os usuários ainda podem compartilhar links de notícias, mas não haverá mais destaque específico para esse tipo de conteúdo.

    Novidades do Facebook em 2022 

    2022 está sendo um ano de muitas reviravoltas no mundo das redes sociais, o Facebook perdeu usuários pela primeira vez em 18 anos

     Mas a rede não deixou de lançar algumas funcionalidades até o momento. Veja agora quais são as principais delas!

    Facebook agora tem avatares 3D no Brasil 

    Essa função foi anunciada maio no Meta Summite Latam.  

    Será permitido criar seu próprio avatar 3d personalizado pela rede e utilizá-la nas postagens.  

    É possível customizar tom de pele, cabelo, roupas e acessórios. E com essas imagens 3d você pode criar figurinhas, comentários, fotos de perfil e muito mais.  

    A iniciativa vem de uma necessidade de representação virtual após a ascensão do metaverso e já tem até uma loja virtual para roupas.  

    O nome da loja é Meta Avatars Store e já conta com algumas marcas como Balanciaga. 

    Facebook lança Reels 

    O Facebook Reels chegou após a criação do Instagram Reels, ambos surgiram para competir com o Tik Tok, que foi pioneiro na viralização de vídeos curtos.  

    Diferente do app vizinho que já tem possibilidade de criação de vídeos com até 3 minutos, o Facebook Reels permite apenas postagem de vídeos com até 60 segundos.  

    No geral, este formato vem mostrando que tem grande poder para gerar conexão, dinamismo e inovação para a comunicação nas redes e para o marketing digital. 

    Encerramento de podcasts e áudio  

    Em 2021, o Facebook lançou o Soundbite e Live Audio Rooms, recursos de áudios curtos e podcats para competir com a ascensão do ClubHouse e outras redes durante a pandemia.  

    O formato não teve a aderência do público e por isso, o Facebook descontinuou este recurso e encerrou os investimentos em formatos focados em áudio.  

    Publicação anônima em grupos 

    Inspirado em um site de fóruns, o Facebook lançou um recurso para publicações anônimas em grupos.  

    A funcionalidade garante que a pessoa não seja identificada na publicação, mas precisa passar pela avaliação dos administradores do grupo para que seja postada.  

    Novidades do Facebook em 2021

    Rolou muita coisa nova na rede social do tio Mark Zuckerberg em 2021.  

    Dá uma olhada no compilado que fizemos sobre nas atualizações do ano passado!  

    Facebook lançou novo design das páginas comerciais

    ultimas-novidades-do-facebook-1: tela facebook

    Logo no início do ano de 2021, o Facebook anunciou uma mudança no design das páginas.  

    O objetivo era que o layout fosse mais intuitivo e fácil de navegar. 

    Se liga nas alterações que foram feitas: 

    • acesso a Insights e notificações mais simples e relevantes sobre a audiência; 
    • modificações nas publicações, que agora podem ter o formato de FAQ, com perguntas e respostas; 
    • flexibilização do gerenciamento de páginas. Agora, é possível conceder acesso total ou parcial a outras pessoas, para que ajudem a gerenciar a página; 
    • facilidade para transitar entre a página e o perfil pessoal; 
    • desenvolvimento de um feed de notícias dedicado para que os moderadores possam criar conversas, acompanhar assuntos relevantes e interagir com outras páginas e fãs. 
    imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

    Facebook disponibilizou novas integrações do Oculus Quest com o Messenger

    EEm 2014 o Facebook comprou a Oculus, empresa de realidade virtual, e afirmou que, aos poucos, a plataforma se integraria à ede social. 

    Essa previsão tem se concretizado e a companhia de Mark Zuckerberg anunciou algumas novidades para quem tem os óculos Quest 1 e Quest 2.  

    Os usuários que fizerem login na plataforma Oculus usando a conta do Facebook têm acesso a uma experiência diferenciada. 

    Agora, é possível conversar com qualquer amigo no Messenger (mesmo que ele não tenha o serviço da Oculus) usando os óculos de VR, digitar em um teclado virtual ou usar a função para transformar texto em fala. 

    Caso todos os participantes do chat estiverem usando os óculos, é possível criar uma Oculus Party, uma sala privada para que todos joguem juntos. Chique, né? 

    Facebook otimizou descrições de fotos para usuários com deficiência visual

    ultimas-novidades-do-facebook-2: tela facebook

    Com o objetivo de tornar a rede social mais inclusiva, o Facebook fez atualizações no recurso de Alt Text Automático para otimizar as descrições dos posts. 

    Com a novidade, a ferramenta de inteligência artificial usada pela plataforma está mais robusta e consegue descrever as imagens em som de forma mais específica, oferecendo mais detalhes sobre o cenário e a composição das fotos. 

    Essa medida fará com que usuários com deficiência visual tenham uma melhor experiência no Facebook, independentemente de usarem a versão para desktop ou mobile.

    Facebook fez integração entre o Messenger e o Direct do Instagram 

    Tudo junto e misturado! Com a integração do Messenger ao Direct do Instagram, os usuários podem trocar mensagens e participar de videochamadas com amigos das duas redes sociais, usando qualquer um dos aplicativos.

    A novidade também acompanhou novos recursos, e existe a possibilidade de:

    • criar e enviar figurinhas de selfies em uma conversa; 
    • responder a mensagens específicas, como acontece no WhatsApp;
    • enviar mensagens com efeitos animados;
    • definir quem pode ou não enviar mensagens diretamente para você;
    • usar o modo temporário, que deleta a mensagem do chat assim que ela é visualizada pelo contato;
    • usar a função “Assistir Juntos” durante uma chamada de vídeo. O recurso sincroniza vídeos do Facebook Watch, IGTV, Reels e programas de TV, permitindo que amigos acompanhem juntos em tempo real.

    A atualização acontece de forma automática para todos os usuários do Facebook.

    Facebook liberou atualizações na monetização de vídeos, Stories e lives 

    O Facebook permite que todos os tipos de vídeo gerem receita dentro da plataforma. 

    A atualização vale para influenciadores digitais, empresas de diversos portes, gamers, instituições culturais e outros segmentos.

    Em vídeos curtos, com até um minuto de duração, os anúncios são inseridos aos 30 segundos da reprodução. Vídeos mais longos, com 3 minutos ou mais, têm a publicidade exibida nos primeiros 45 segundos do conteúdo. 

    A plataforma também alterou os critérios para que os usuários tenham acesso à monetização. Agora, as páginas precisam ter 600 mil minutos totais de visualização nos últimos dois meses e 5 ou mais uploads de vídeo ativos ou lives gravadas previamente.

    Facebook lançou medidas para tornar os grupos mais seguros 

    ultimas-novidades-do-facebook-3: tela facebook

    Para diminuir a disseminação de conteúdo prejudicial, como incitação ao ódio e as fake news, foram iniciadas diversas medidas para tornar os grupos do Facebook mais seguros.

    Grupos que frequentemente violarem as regras da comunidade serão excluídos permanentemente, e aqueles potencialmente prejudiciais não serão recomendados aos usuários, para que menos pessoas os descubram.

    Além disso, quando alguém estiver prestes a ingressar em um grupo que viola os padrões da rede social, o Facebook exibirá um aviso informando sobre as práticas daquela comunidade, para que o usuário possa repensar se deseja ou não participar.

    Em relação aos membros que fizerem comentários ou postagens que vão contra as regras, o Facebook informou que vai impedir que o usuário poste ou comente por um determinado tempo em qualquer grupo. Os infratores também não poderão criar grupos na plataforma. 

    Facebook criou ações para incentivar a vacinação contra o Coronavírus 

    ultimas-novidades-do-facebook-4: tela facebook

    O Facebook implementou uma campanha global para conscientizar e incentivar a população a se vacinar contra a covid-19. 

    No Instagram e no Facebook, por exemplo, existe uma central de informação sobre o coronavírus em que é possível acessar atualizações e dicas de prevenção à doença.

    Em posts sobre covid e vacinação são adicionadas, automaticamente, tarjas brancas que direcionam o usuário para mais informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

    Nos Estados Unidos, a plataforma também lançou uma ferramenta no feed de notícias que, por meio de uma pesquisa rápida, permite que o usuário saiba quando e onde ele pode se vacinar. 

    Facebook liberou novidades no feed de notícias 

    A rede social lançou duas atualizações no feed de notícias que darão aos usuários um maior controle sobre suas contas.

    Agora, é possível visualizar os posts em ordem cronológica, fugindo do padrão definido pelo algoritmo do Facebook. Para ativar a função, basta acessar o menu de configurações, no aplicativo, e selecionar “Mais recentes”.

    Outra novidade é a possibilidade de gerenciar comentários, que dá ao usuário mais controle sobre quem comenta seus posts públicos. 

    Funciona assim: no menu do post, clique nos três pontinhos e selecione suas preferências. As opções variam entre “Todos”, “Apenas Amigos” e “Perfis e páginas marcados”.

    Facebook lançou ferramentas para administração de grupos

    ultimas-novidades-do-facebook-5: tela facebook

    Para facilitar e otimizar a moderação de comunidades dentro da plataforma, o Facebook lançou algumas ferramentas.

    Um novo sistema, chamado de “alerta de conflitos”, usa inteligência de máquina para identificar discussões tóxicas nos grupos, notificando as ocorrências aos administradores.

    O moderador também pode limitar temporariamente o número de postagens dos membros, diminuindo o ritmo das conversas em momentos em que se sinta sobrecarregado e impossibilitado de acompanhar os comentários.

    Além disso, é possível restringir comentários de determinados usuários, filtrar conteúdo promocional, proibir a divulgação de certos links e acessar uma página de resumo sobre cada membro do grupo e suas atividades. Demais, né? 

    Facebook criou medidas que penalizam contas que propagam fake news 

    ultimas-novidades-do-facebook-6: tela facebook

    O Facebook muda a forma como notifica os usuários sobre contas e páginas que publicam conteúdo enganoso. O objetivo é frear a disseminação de notícias falsas na rede social.

    Antes, o sistema sinalizava apenas publicações individuais que continham fakes news, mas a novidade é que a plataforma aplicará punições mais severas aos autores que publicarem conteúdos falsos com frequência.

    Agora, ao visitarem páginas penalizadas, os usuários são notificados com um aviso explícito, informando que aquela conta compartilha informações falsas. Além disso, tais páginas tem o alcance das publicações reduzido significativamente.

    Os autores dos posts são notificados pelo Facebook e a plataforma envia um artigo correspondente ao publicado, mas com as informações corretas. O usuário também será informado sobre as consequências, caso repita a infração. 

    Facebook lançou Live Audio Rooms, salas de áudio ao vivo

    Lançado nos Estados Unidos, o Live Audio Rooms é um recurso de salas de áudio ao vivo no Facebook. 

    Com a funcionalidade, é possível transmitir áudios em tempo real pelo aplicativo do Facebook. 

    Não há limites de número de ouvintes e até 50 palestrantes podem falar ao mesmo tempo. Os anfitriões das salas podem convidar pessoas para conversar com eles.

    imagem de um banner publicitário com uma chamada para teste do recurso calendário da mlabs

    Facebook lançou o Soundbite, plataforma de áudios curtos 

    Em 2021, o Facebook lançou o Soundbite, uma plataforma de áudios curtos dentro da rede social. 

    Com o recurso é possível navegar em um feed semelhante ao do TikTok e Reels, que mostrará apenas áudios curtos criados por outros usuários. Os áudios poderão conter, por exemplo, piadas, pílulas motivacionais e pequenas reflexões. 

    A ideia é que os criadores possam aplicar efeitos sonoros, transcrições e outros recursos em seus conteúdos. 

    Facebook disponibilizou podcasts dentro da plataforma 

    ultimas-novidades-do-facebook-7: tela facebook

    Mark Zuckerberg está de olho na ascensão das experiências com áudio na internet. Por isso, o Facebook anunciou que é possível escutar podcasts dentro da rede social. 

    A ideia é que apresentadores possam vincular seu programa de podcast ao Facebook. Após essa integração, os novos episódios são compartilhados automaticamente em um feed personalizado e aparecerão em uma aba chamada “Podcasts”. 

    A rede social também permite que os criadores façam pequenos cortes, de até um minuto, para divulgar os episódios na plataforma. 

    Os usuários podem ouvir os programas sem sair do aplicativo do Facebook e reproduzi-los em segundo plano, enquanto navegam pela rede social. 

    Principais novidades do Facebook em 2020

    Confira, a seguir, a lista das principais novidades anunciadas pela rede social em 2020:  

    • Lançamento de novos adesivos e efeitos para o mês do orgulho LGBTQ 
    • Lançamento do próprio sistema de pagamentos no Brasil, o Facebook Pay 
    • Compra da Giphy e integraração doserviço  
    • Lançamento para aplicativo de jogos –  Twitch 
    • Lançamento do recurso para comerciantes criarem lojas na rede social 
    • Lançamento da reação de “força” para expressar empatia na pandemia 
    • Lançamento da plataforma de videoconferência, o Messenger Rooms 
    • Lançamento do modo “humor” para Stories 
    • Facebook lança novo app do Creator Studio 

    Resumo das principais novidades do Facebook em 2019

    Finalizando nossa lista com as novidades do Facebook ao longo dos últimos anos, confira os lançamentos da plataforma em 2019:

    • Lançamento dos anúncios de Realidade Aumentada;
    • Lançamento dos anúncios nos Stories do Facebook;
    • Lançamento dos anúncios reproduzíveis que permitem “testar antes de comprar”;
    • Início dos eventos nos Stories do Facebook;
    • Lançamento do recurso de recomendações de página;
    • Criação das páginas redesenhadas no celular;
    • Atualizações das métricas de vídeo;
    • Início da venda de ingressos no Facebook com o Eventbrite.

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