Facebook Stories: como utilizar para destacar uma marca

Facebook Stories no marketing

Quando Evan Spiegel, criador do Snapchat, recusou a oferta de 3 bilhões de dólares pelo aplicativo, muitas pessoas ficaram chocadas. A proposta vinha de ninguém menos que Mark Zuckerberg, o poderoso chefão das redes sociais no mundo. Mas em uma manobra surpreendente, ele reajustou todas as suas propriedades para terem uma função semelhante. E foi assim que surgiu o Facebook Stories!

Hoje, Instagram, Messenger e WhatsApp já passaram também a ter um recurso semelhante às histórias do Snap, que consiste no envio de fotos e vídeos que deixam de ser exibidos após algum tempo. Eles duram 24 horas e é possível deixá-los por mais tempo se você colocá-los como destaque no seu perfil. 

Esse formato inovador apresentou um novo conceito para a divulgação de imagens e vídeos. Agora, não apenas as melhores fotos escolhidas a dedo são compartilhadas, mas todos os momentos do dia a dia também. 

Por que usar o Facebook Stories no marketing?

Você já sabe que as redes sociais dominaram o mundo. Elas são mais viciantes que chocolate e café! Hoje, é difícil conhecer alguém que não tenha um perfil na web, goste de dividir seus momentos com os seguidores e de acompanhar o que eles postam. 

Por isso, você deve utilizar essa arma ao seu favor. Ter uma presença digital em todas essas redes, de acordo com o seu público-alvo, fará você ter mais alcance, visibilidade e acumular mais fãs e clientes fiéis. Tudo o que a gente ama, né? ♥

Com o Facebook Stories essa história não é diferente. Se você tem mais um recurso que pode ajudar em sua estratégia de marketing, por que não usá-lo?

“Mas nooossa, tenho que usar tudo de todas as redes sociais agora?”

A resposta é: mais ou menos, mais ou menos. 

Você precisa identificar se o seu público é presente naquela plataforma. E como você faz isso? Com dados e análises! Trace sua persona, entenda seus hábitos e veja quais redes sociais usam, quanto tempo passam nela e como eles consomem conteúdo. 

O Face ainda é uma rede que tem bastante acessos, então, provavelmente, será uma ótima ferramenta para propagar seus conteúdos. Além disso, ele tem uma parte própria para esse mapeamento de dados. É o Facebook Insights, que colhe várias informações importantes para você entender com quem está falando. 

Sendo assim, você consegue identificar oportunidades de conteúdo e pode começar a pensar em suas estratégias do Stories. Mas, calma! Não vamos deixar você na mão. Mais para baixo vamos dar algumas dicas para você usar o recurso de forma inteligente, tá? (aguenta um pouquinho aí!).

Quais as vantagens do Stories do Facebook?

Usar o Stories do Instagram, por exemplo, não exclui a necessidade de você fazer posts também pro Stories do Face. Cada rede social tem seu pedacinho de importância, principalmente quando falamos sobre marketing. 

Mas vamos lá. Quais são as vantagens então de usar esse recurso? 

Além de você estar atualizado, utilizando coisas que seu público quer ver e usufruindo de algo que tem disponível de graça para a marca, o Stories do Facebook tem alguns detalhes diferentes dos de outras plataformas. 

Os vídeos têm maior tempo de duração

No Face, você pode filmar por até 20 segundos (no Insta é só 15 e no Snap, 10). Pode parecer pouco, mas a diferença é grande. 

Isso faz com que você aumente suas oportunidades e possa contar histórias mais longas de uma só vez.

Há filtros e efeitos exclusivos

Você pode usar algum filtro diferentão que só tem no Facebook. 

Há várias opções, como máscaras, efeitos reativos em que há interação com objetos dinâmicos, planos de fundo, músicas, elementos visuais, palavras e muito mais!

Além disso, algumas parcerias com outras marcas ocorrem somente no Face em ações promocionais, como foi o caso do filtro do filme do Alien: Covenant, dos Guardiões da Galáxia, e do Star Wars! (amamos!)

via GIPHY

Mas não para por aí. Rotineiramente, são incluídos novos recursos. Vai me dizer que você nunca enviou uma história simulando ser um gato? Ou quem sabe aquela inovação que trocava os rostos dos integrantes de uma foto?

Você ganha mais visibilidade

Qualquer profissional que trabalhe com mídias sociais sabe que, ao longo do tempo, o algoritmo do Facebook sofreu diversas alterações

Se antes as fanpages podiam dialogar diretamente com o consumidor e atingir uma grande margem de seguidores, hoje o alcance foi reduzido a menos de 2% de toda a base conquistada.

E isso não é apenas uma tática maligna e mercenária do Facebook de tentar obrigar os administradores a investirem em anúncios, como pensam alguns. 

Se você parar para pensar, todos os dias surgem novas páginas corporativas e as pessoas curtem e interagem com mais e mais marcas. Com o aumento da concorrência, é natural que haja menos espaço no feed de notícias. E vale lembrar que a principal característica da plataforma é incentivar a interação entre usuários.

Porém, com o novo formato de histórias, abre-se um novo leque de oportunidades. Nele, o usuário está no comando das próprias ações. Ele pode decidir qual conteúdo abrir, pular, rever e ignorar. O que bem entender.

Por isso, ao identificar a persona e criar conteúdo engajador, as chances de o usuário interagir com a marca aumentam bastante, sem a necessidade de contar com a boa vontade do algoritmo de fazer você surgir no feed do usuário e ter que incentivar loucamente curtidas, comentários e compartilhamentos.

É um meio mais natural, interessante e que caiu muito no gosto dos usuários. Então, aproveite!

Como usar o Facebook Stories no marketing?

Chegou a parte em que falamos diretamente sobre o Facebook Stories sendo usado em suas estratégias para destacar a marca. 

Veja dicas de como usá-lo:

Diversifique o conteúdo e o formato

Os usuários gostam de novidades e não querem ver a mesma coisa toda hora nos seus Stories. Por isso, é importante apostar em várias formas de conversar com seu público. 

Compartilhe cenas dos bastidores da marca, como do processo de criação de algum produto ou de uma entrevista que será realizada dentro da empresa, por exemplo.

Você também pode passar conhecimento, demonstrar autoridade no assunto, compartilhar depoimentos do CEO da marca, fazer tutoriais ou um bate-papo com perguntas e respostas rápidas. 

Há outros formatos que você pode explorar também. Use a criatividade e confie no seu taco!

Faça promoções

A exclusividade aguça todo mundo, né? Então invista nisso!

Faça ofertas exclusivas apenas para os seguidores do Facebook, como cupons de desconto com códigos próprios apenas para quem assistir seus Stories. 

Mas não se esqueça de divulgar que estará fazendo promoções nas suas histórias, tá? Não é para colocar o cupom de desconto lá, mas para incentivar que os usuários vejam seus vídeos. 

Divulgue novidades

O Stories do Facebook é um ótimo recurso para divulgação. Então anuncie novidades, descontos, lançamentos, etc.

Você pode também falar um pouco sobre as notícias do mundo que tenham a ver com o segmento da marca. Isso ajuda a mostrar que você entende do assunto, está antenado e quer disseminar conhecimento para os fãs da página!

Outra dica é fazer conteúdos para o blog e divulgá-los no Stories!

Compartilhe conteúdo dos usuários

Quem não ama ver seu conteúdo sendo divulgado pela marca que segue? 

Isso ajuda não somente na proximidade e interação com os usuários, mas também a disseminar sua página, uma vez que eles podem compartilhar essa divulgação. 

Crie uma #, por exemplo, ou peça para marcarem a página no Stories. Não se esqueça de pedir a permissão deles para postar, tá? Não queremos nenhum problema judicial! 😰

Como criar e postar uma Stories do Facebook

  1. primeiro, acesse a opção de criar stories dentro da sua Fan Page;
  2. autorize o acesso à sua câmera e microfone;
  3. grave seu vídeo, tire sua foto ou escolha uma do rolo da câmera;
  4. edite (insira gifs, textos, filtros, etc) e poste!

Gostou de saber mais sobre o Facebook Stories e como ele pode te ajudar?

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E se você ainda não curte nosso perfil lá no Facebook, tá esperando o quê? Corre lá e veja o que postamos nos nossos Stories!

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