Como utilizar o Facebook Stories para destacar seu negócio

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Quando Evan Spiegel, criador do Snapchat, recusou a oferta de 3 bilhões de dólares pelo aplicativo, muitas pessoas ficaram chocadas.

A proposta vinha de ninguém menos que Mark Zuckerberg, o poderoso chefão das redes sociais no mundo. Mas em uma manobra surpreendente, ele reajustou todas as suas propriedades para terem uma função semelhante.

Assim, Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp passaram a ter um recurso semelhante às histórias do Snap, que consiste no envio de fotos e vídeos que deixam de ser exibidos após algum tempo.

Esse formato inovador apresentou um novo conceito para a divulgação de imagens e vídeos. Agora, os micromomentos eram compartilhados todo instante, e não apenas as melhores fotos escolhidas a dedo.

E é claro que os negócios também começaram a se beneficiar dessa receita.

Neste artigo, falaremos sobre uma poderosa ferramenta de marketing: o Stories do Facebook. Se você ainda não utiliza esse recurso, pode estar perdendo lugar nas mídias sociais. Então acompanhe o texto a seguir e saiba como extrair o máximo potencial dessa ferramenta!

Quais os benefícios de utilizar o Stories do Facebook?

Basicamente, o Stories do Facebook funciona do mesmo modo que nas outras redes sociais. Ou seja, o conteúdo é temporário e, após 24 horas, ele desaparece.

Porém, por apresentar um formato diferenciado, ele possui algumas vantagens em relação ao tradicional feed de notícias, como divulgar uma página do Facebook e encantar o usuário com conteúdo regular.

A seguir, saiba porque você deve utilizar o Stories do Facebook para a página corporativa ou perfil pessoal.

Mais visibilidade

Qualquer profissional que trabalhe com mídias sociais sabe que, ao longo do tempo, o algoritmo da rede social mais famosa do mundo sofreu diversas alterações. Se antes as fanpages podiam dialogar diretamente com o consumidor e atingir uma grande margem de seguidores, hoje o alcance foi reduzido a menos de 2% de toda a base conquistada.

E isso não é apenas uma mercenária tentativa do Facebook de obrigar os administradores a investirem em anúncios, como pensam alguns. Se você parar para pensar, todos os dias surgem novas páginas corporativas e as pessoas curtem e interagem com mais e mais marcas. Com o aumento da concorrência, é natural que haja menos espaço no feed de notícias. E vale lembrar que a principal característica da plataforma é incentivar a interação entre usuários.

Porém, com o novo formato de histórias, abre-se um novo leque de oportunidades. Nele, o usuário está no comando das próprias ações. Ele pode decidir qual conteúdo abrir, pular, rever e ignorar. O que bem entender.

Por isso, ao identificar a personacriar conteúdo engajador, as chances de o usuário interagir com a marca aumentam bastante, sem a necessidade de contar com a boa vontade do algoritmo e ter que incentivar loucamente curtidas, comentários e compartilhamentos.

Recursos extras

A possibilidade de personalizar o conteúdo compartilhado é outro benefício presente no Stories do Facebook. Ao subir uma foto, o usuário precisa contar com ferramentas externas (aplicativos ou softwares) para editá-las.

Porém, as histórias apresentam uma vasta gama de ferramentas que tornam o processo mais simples. Os emojis podem ser adicionados em qualquer uma delas e estão à distância de um toque. Assim como os gifs, data e hora, temperatura, locais, entre outras informações.

Os filtros também são muito engajadores. É possível alterar planos de fundo, inserir músicas e elementos visuais, palavras e muito mais! Além disso, regularmente são realizadas ações promocionais que envolvem a indústria do entretenimento, como o recente filtro exclusivo do novo filme Star Wars.

Mas não para por aí. Rotineiramente, são incluídos novos recursos. Vai me dizer que você nunca enviou uma história simulando ser um gato? Ou quem sabe aquela inovação que trocava os rostos dos integrantes de uma foto?

Diversidade de formatos aceitos

O Stories do Facebook aceita tanto imagens quanto vídeos. Mas o grande diferencial é que há diversos formatos a serem explorados.

Como a tendência atual é de que haja uma aproximação mais humana entre marcas e consumidores, diversas situações cotidianas podem ser compartilhadas. As pessoas querem saber como é o dia a dia da sua empresa. E conhecer as pessoas que fazem parte da sua equipe. Eventos, festas, reuniões, palestras… Tudo isso gera empatia e relacionamento.

Há ainda outros formatos, como os posts sequenciais que criam histórias, por exemplo. O storytelling é um recurso literário que foi adaptado ao marketing para cativar os usuários e mantê-los atentos ao que está sendo contado. E funciona muito bem com o uso de imagens e vídeos.

Além disso, nada impede que você utilize o stories para realizar promoções, divulgar produtos e serviços, mostrar novos conteúdos para os seus seguidores e tantas outras opções disponíveis.

Como postar Stories no Facebook?

Para fazer postagens no Stories com o perfil pessoal, não há nenhum mistério. Tudo o que você precisa é instalar o aplicativo do Facebook no seu dispositivo móvel e, a seguir, clicar no ícone de fotografia no lado superior esquerdo da interface.

As fotos podem ser tiradas e editadas no momento ou escolhidas diretamente do arquivo de fotos do seu smartphone ou tablet.

Mas uma novidade que nem todo mundo sabe é que o Facebook Stories já está liberado para ser utilizado por fanpages. Se esse recurso ainda não aparece disponível em sua página, atualize o seu app!

Existe também outra forma muito simples de utilizá-lo. Tudo que você precisa é ter uma página de negócios no Facebook.

A seguir, acompanhe os passos abaixo:

  1. Vá até a respectiva loja de aplicativos do seu aparelho e busque por Facebook Mentions (Android) ou Facebook Creator (iOS);
  2. Faça o download do aplicativo;
  3. Abra o app e selecione uma fanpage para administrar;
  4. Clique no ícone de fotografia no canto superior esquerdo da tela e crie a sua história.

Bem fácil, né?

Como criar e postar uma Stories do Facebook

  1. Primeiro, acesse a opção de criar stories dentro da sua Fan Page.
  2. Autorize o acesso à sua câmera e microfone.
  3. Grave seu vídeo ou tire sua foto.
  4. Edite! (insira gifs, textos, filtros, etc), e poste!

Bom, agora que você já sabe como utilizar o Stories do Facebook para engajar ainda mais os seus seguidores, que tal curtir as nossas redes sociais? Estamos no FacebookInstagram e YouTube. Corre lá! Você verá diversos outros conteúdos sobre o universo das redes sociais e marketing digital!

 

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