Dicas de WhatsApp para empresas: tenha resultados incríveis!

Dicas de WhatsApp para empresas: tenha resultados incríveis

O WhatsApp já é uma realidade para muitas empresas hoje. 

Além de um canal de vendas, a rede social funciona como um meio de comunicação super efetivo com os clientes, facilitando esse contato e tornando-o mais rápido e ágil.

Mas, apesar de parecer simples, a ferramenta do dia a dia de 200 milhões de usuários brasileiros requer alguns cuidados e estratégias para ser realmente efetiva no marketing. E, para te ajudar nisso, separamos algumas das melhores dicas de whatsapp para empresas neste post! Se liga!

Use o WhatsApp Business!

Também chamado de WhatsApp Business, o app exclusivo do WhatsApp para empresas não tem muitos segredos. 

Ele é bem parecido com o modo pessoal, porém, você cria uma conta profissional nele e há alguns recursos a mais que ajudam na gestão do canal.

Algumas das principais vantagens do WhatsApp Business são:

  • Entrega de notificações automáticas; 
  • Adição de informações como endereço, e-mail, site e descrição da empresa no perfil;
  • Tags para organizar contatos (novos clientes, pagamentos pendentes, etc);
  • Acesso a métricas como número de mensagens enviadas com sucesso, mensagens entregues e lidas…

Tenha um número dedicado

O erro de muitas pessoas é misturar as contas pessoais e profissionais. Não faça isso! 

Tenha um número apenas para cuidar da conta profissional outro para uso próprio. Você também pode deixar uma mensagem automática com seu horário de atendimento, ou mesmo informá-lo na descrição.

Forneça todas as informações necessárias

Como dissemos lá em cima, quem usa o WhatsApp Business pode adicionar diversas informações sobre a marca. Quanto mais detalhes você passar aos seus usuários, mais credibilidade terá, além de melhorar a comunicação.

Por exemplo, caso seja o perfil de uma loja de roupas, deixe claro que o envio é para todo o Brasil.

Facilite também a vida do usuário colocando links diretos para o maps com o local da loja, por exemplo. 

Outras informações que podem (e devem) conter são: 

  • horário de funcionamento;
  • endereço do site/redes sociais/e-mail;
  • segmento;
  • descrição;
  • endereço físico.

Comunique-se do jeito certo!

Não é porque você está neste app que a comunicação pode ser de qualquer jeito. Lembre-se de que é um WhatsApp de marca!

Vale reservar um tempo para entender melhor o seu público e adequar o seu tom de voz no aplicativo. Erros gramaticais ou de digitação podem sujar a imagem de uma marca. Já o uso  de gírias casuais, emojis e figurinhas estão liberados caso faça parte da linguagem do seu público.

Seja organizado!

Crie listas para facilitar a visualização do seu público. Utilizar o recurso de etiquetas pode ajudar muito nesse caso. 

Organize os contatos ou conversas por etiquetas, uma de cor diferente da outra, para sinalizar alguns detalhes sobre aqueles usuários. Por exemplo, você pode colocar clientes fidelidade em uma etiqueta diferente dos novos clientes. 

Dessa forma, saberá o tipo de mensagem mais adequada para cada grupo. 

Cuidado com o excesso de mensagens

O aplicativo é um canal onde as pessoas costumam trocar muitas, mas muitas mensagens. Porém, quando usado por empresas, esse cenário é um pouco diferente. 

É válido mandar uma mensagem ou outra para falar de alguma novidade, evento ou promoção, mas nada de ficar incomodando seu cliente com diversas notificações.

Não faça com que vire uma verdadeira caixa de spam! Lembre-se de que esse canal é para facilitar e aproximar seu contato com o cliente. 

Faça a divulgação do número em outros canais

Divulgue nas redes sociais que você está com um WhatsApp para empresas. Explique qual será o intuito do número comercial: trazer novidades, tirar dúvidas, agendar visitas, etc. 

Aproveite e crie um link para que as pessoas cliquem e entrem automaticamente no seu grupo, caso tenha um. Mas faça com que elas queiram entrar no grupo de forma voluntária, uma vez que algumas pessoas não se sentem muito confortável com esse formato. 

Nunca se esqueça de responder seus clientes

A partir do momento que a empresa tem um número, não existe a opção de responder somente de vez em quando, é preciso ficar atento ao aplicativo e atender seus clientes de uma forma prestativa e atenciosa.

Ser rápido aqui também é fundamental. As pessoas estão cada vez mais imediatistas e, alguns minutos de demora a mais podem representar uma venda a menos. Então, respeite seu horário de atendimento mas, dentro dele, seja ágil.

Fique de olho na lei geral de proteção de dados

A partir de 2020, todas as empresas precisarão olhar com muito mais cuidado na hora de se comunicar com seu público na internet. Isso porque qualquer APP, site, landing page ou rede social que coletar dados pessoas de alguém precisará ter um termo claro de aceite do usuário para acesso ao dado.

E, o WhatsApp será um desses canais. 

Mas, o que isso significa, na prática?

Em primeiro lugar, você precisa saber que só poderá enviar mensagens via WhatsApp para alguém se ela tiver concordado formalmente com isso e, claro, com as maneiras com que você usará os dados coletados. Isso significa, por exemplo, que você precisará criar uma Política de Privacidade e solicitar o aceite dela sempre que coletar o dado (como número de WhatsApp de alguém).

Essa política deverá informar também como os dados do usuário poderão ser aproveitados. Se você vai enviar descontos e novidades, se vai usar para otimizar outras campanhas, entre outros.

Nós sabemos que esse assunto ainda é novo para muita gente, inclusive profissionais de marketing mais experientes. Mas, fique ligado e certifique-se de que suas iniciativas estejam de acordo com a nova lei.

Curtiu as nossas dicas de WhatsApp para empresas? Veja em nosso blog mais vantagens de fazer marketing no WhatsApp

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