15 dicas de marketing no Instagram que trazem resultados!

Marketing no Instagram: imagem do logo do Instagram em destaque na tela de um celular

Quem olha o Instagram pode achar que a rede social é apenas um espaço para descontrair com fotos e interações com os amigos. Para as pessoas, pode ser isso mesmo. Mas, para as marcas o Instagram é lugar de fazer negócios.

Basta um olhar mais apurado de marketing no Instagram para perceber os resultados que a rede social consegue gerar.

A começar pelo seu alcance, segundo o relatório We Are Social 2020, no Brasil já são mais de 91 milhões de usuários, o que nos coloca como o 3º maior país na rede social.

Na interação com os usuários, a rede social também vai bem: a taxa média de engajamento do Instagram (0.65%) é 3x maior que a do Facebook (0.21%).

O Insta também é um lugar em que as pessoas descobrem produtos, interagem com empresas, pesquisam tendências e fazem compras. Uma pesquisa do Facebook mostrou que 59% dos brasileiros fazem uma compra depois de ver um produto ou serviço no Instagram.

Mas não pense que esses resultados vão cair no seu colo, para vencer no Instagram, você tem que sair do bê-á-bá e criar ações que realmente impactem e envolvam os usuários. Confira as principais delas que nós já testamos e sabemos que funciona!

1. Crie um perfil comercial no Instagram

Criar um perfil comercial no Instagram é essencial para a sua estratégia de marketing.  Ele disponibiliza uma série de recursos que as contas pessoais não oferecem, como anúncios, relatórios, link nos Stories, entre outros.

Essas e inúmeras outras funcionalidades do Instagram Business são fundamentais para melhorar o seu resultado de marketing no Instagram.

Por exemplo: ao migrar sua conta pessoal para perfil comercial, você pode incluir informações relevantes na sua bio, como telefone, endereço e e-mail diretamente no perfil. 

Essas informações aparecem para os usuários como um botão de contato ao lado da foto do avatar. E, acredite, isso aumenta  – e muito – as chances de conversão de clientes por lá.

2. Promova o seu perfil

Você já criou o seu perfil comercial, elaborou a sua estratégia de marketing considerando as personas e os objetivos do negócio, mas até agora nada de seguidores?

Um passo importante a ser dado é promover o seu perfil em outros canais da marca para alcançar mais pessoas fora do Instagram que ainda não te conhecem.

Você pode fazer isso de várias maneiras, por exemplo, inserindo o link do seu perfil do Instagram no seu site, na sua assinatura de e-mail, nas embalagens do seu produto, em informativos, banners de eventos, inclusive, nas suas outras redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube…).

Pense fora da caixa, encontre opções de promover o seu perfil do Instagram, até mesmo, nos momentos em que tiver contato físico com o seu público.

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3. Invista no Reels com conteúdo de valor

Reels é o formato de maior potencial atualmente no Instagram. Criado para rivalizar com o TikTok, os Reels são vídeos rápidos (máximo 15s) que contam com inúmeras ferramentas de edição, como cortar cenas, adicionar efeitos, escolher trilhas e mudar a velocidade.

O alcance desses posts tem sido fantástico! Diferentemente dos Stories, os Reels ficam guardados no seu perfil depois de 24h e ainda podem aparecer na guia Explorar ou na rolagem do feed.

Assim você consegue atrair pessoas que provavelmente não seguem você ou não veem seus posts há tempos e incentiva que elas explorem mais conteúdos no seu perfil.

Então, é hora de aproveitar a oportunidade que o algoritmo está oferecendo. Use a criatividade nos 15 segundos disponíveis para entregar valor à sua audiência. Sabe aquele truque que pouca gente conhece? Ou aquele hack que facilita a vida das pessoas? O Reels é um bom lugar para esse tipo de conteúdo.

A RedBull é uma marca que vem fazendo um bom trabalho com os Reels. Além de publicar vídeos de esportes e manobras no seu perfil, a marca incentiva que os usuários publiquem seus Reels com a hashtag #RedBullKeepItReels e compartilha os posts nos seus Stories.

Marketing no Instagram: imagem de uma tela de Reels com um motoqueiro fazendo uma manobra

4. Amplie o seu alcance com uma sequência estratégica de Stories

O Stories também são um formato com muita força no Instagram. Os usuários gostam dos posts que duram apenas 24h, dos Stickers, dos GIFs e das interações que eles geram. As marcas, então, também estão aproveitando os Stories para engajar a audiência.

Grande parte dos Stories são publicados em sequência (quando uma publicação é feita logo depois da anterior, geralmente sobre um mesmo assunto ou contando uma história). Por isso, é importante criar uma sequência estratégica que desperte a atenção dos usuários.

Primeiramente, saiba que não é bom exagerar na quantidade de posts em sequência. Uma pesquisa da Squid analisou perfis de influenciadores no Instagram e verificou que a taxa média de engajamento cai até 30% a partir do quarto Story.

Marketing no Instagram: imagem de um gráfico da Squid

Além da quantidade, cuide também o conteúdo que aparece em cada posição da sequência. Procure começar com um Story que chame a atenção e motive o usuário a ver os próximos. É importante envolver o usuário no início da sequência para que ele chegue até o final, já que a taxa de saída (deslizar para cima ou para o lado) é maior entre o primeiro e o segundo Story.

Marketing no Instagram: imagem de um gráfico da Squid

Ao final da sequência, você ainda pode incluir um conteúdo que instigue o usuário a rever os stories anteriores — uma enquete sobre os conteúdos que ele acabou de ver, por exemplo. Assim, você aumenta a retenção e o engajamento nos Stories.

E, quanto mais o público interage com seus conteúdos, mais o Instagram aumenta a sua entrega para outros usuários.

Mas não entenda essas dicas e números como um modelo a seguir, ok? É importante testar no seu perfil para ver o que funciona com o seu público. Não tenha medo de experimentar!

5. Aposte no formato carrossel para melhorar o engajamento

Embora não seja o tipo de post mais querido dos usuários do Instagram, o carrossel tem ótimos resultados.

Uma pesquisa da Social Insider mostrou que posts em carrossel representam apenas 17.95% dos posts publicados no feed, mas engaja mais que imagens e vídeos. Ainda assim, os dados mostram que o carrossel está ganhando espaço: em 2019, o percentual era de 14.82%.

Marketing no Instagram: imagem de um gráfico da Insider

Mas como usar o carrossel para engajar mais os usuários? Aqui também vale a pena prestar atenção na quantidade de slides, mas não fique com medo de exagerar: quanto mais imagens tiver na sequência (no máximo 10), maior é o engajamento!

Quem encoraja os usuários a deslizar para o lado para navegar pelo carrossel também tem melhores resultados. O levantamento da Social Insider mostrou que, só de incluir essa CTA (chamada para ação), o engajamento pode subir de 1.83% para 2%.

Além disso, intercalar imagens e vídeos no carrossel também é uma boa prática. Embora a maioria (88.8%) utilize apenas imagens, são os posts mistos que têm a melhor taxa de engajamento.

Marketing no Instagram: imagem de um gráfico da Insider

Agora, se você quer que os usuários comentem mais no post, vale a pena fazer carrosséis com mais vídeos. Esse tipo de conteúdo consegue estimular mais os comentários, então podem ser usados para iniciar conversas com o seu público.

Só evite usá-los no primeiro slide pois o vídeo pode demorar a carregar e fazer o usuário desistir de ver o resto do conteúdo.

6. Apareça na guia Explorar e aumente a sua visibilidade

Você já experimentou clicar no ícone da lupa que está no menu do Instagram? Essa é a guia Explorar. Ali estão os posts que o Instagram sugere a você, baseado nas suas preferências, além da barra de busca para pesquisar contas, tags e locais.

Quem aparece no Explorar consegue atrair um público novo, que geralmente ainda não segue o perfil, mas tende a gostar dos seus conteúdos. Segundo o Instagram, 50% dos usuários usam o Explorar todo mês. Por isso, aparecer ali é valioso!

Mas você deve pensar não é o Instagram que decide o que vai aparecer ali? Sim, é o algoritmo que define, mas existem algumas formas — orgânicas ou pagas — de fazer isso acontecer.

Uma delas é inserir hashtags e locais nos seus posts, Stories e Reels. Assim, o perfil da marca pode aparecer nas buscas dos usuários pelas marcações que você usou. Vale um destaque maior para o Reels, que está tendo uma boa entrega, como falamos antes.

Além disso, o Explorar dedica seções específicas para sugestões de posts do IGTV e de produtos do Instagram Shopping. Portanto, criar publicações nesses formatos também aumenta as chances de aparecer por lá.

Mas você também pode pagar para garantir seu espaço no Explorar. O Instagram adicionou essa opção de posicionamento no Instagram Ads em 2019. Os anúncios aparecem quando o usuário clica em um post do Explorar, no mesmo formato que aparece no feed.

Os investimentos nesse posicionamento já chegaram a 1.70% do total de gastos com anúncios em Facebook e Instagram, como mostram os dados da Social Bakers. Então, dá para ver que o interesse das marcas no Explorar está aumentando.

Marketing no Instagram: imagem de um gráfico da Social Bakers

7. Mantenha a frequência nas suas postagens

Qual é a frequência ideal de postagem nas redes sociais? Essa é uma dúvida muito comum para quem está entrando no universo de social media.

Mas quem já trabalha na área sabe que não tem receita de bolo: não existe uma frequência ideal, porque depende do perfil de quem acompanha a marca, da jornada do consumidor e, é claro, da sua capacidade de produzir determinada quantidade de conteúdo.

Ainda assim, para dar uma luz às suas estratégias, trouxemos um dado interessante. O Facebook IQ descobriu, quando uma pessoa é exposta a um anúncio 1x por semana, a marca captura 80% do seu potencial de impacto, especialmente falando de lembrança de marca e intenção de compra. Quando ela é exposta 2x por semana, esse percentual sobe para 95%.

Marketing no Instagram: imagem de um gráfico do Facebook

Não estamos dizendo que publicar 1x ou 2x por semana é o melhor, ok? Mas dá para transpor essa lógica para a sua estratégia: as pessoas precisam ser expostas à sua marca frequentemente (e mais vezes, de preferência) para interagir com ela, lembrar dela e até decidir comprar.

Por isso, não dá para deixar um vácuo nas suas publicações por muito tempo. Uma boa estratégia de conteúdo para redes sociais deve definir um calendário de produção e publicação para organizar o time e garantir a frequência.

Na mLabs, você encontra uma ferramenta de Calendário, que permite organizar a agenda de redes sociais e visualizar tudo o que foi planejado. Contando também com a ajuda do agendamento de publicações, ficará muito mais fácil manter a regularidade!

imagem de um banner publicitário com chamada para testar o recurso impulsionar da mLabs

8. Invista em anúncios nas suas estratégias de marketing no Instagram

Sim, dá para ter muitos resultados no Instagram apenas com posts orgânicos. É isso que torna a rede social tão democrática, com oportunidades tanto para quem está entrando no mercado, quanto para grandes empresas já consolidadas.

Porém, não é segredo para ninguém que o alcance orgânico das redes sociais vem diminuindo. O algoritmo do Instagram utiliza uma série de fatores para exibir e ordenar os posts do feed e dos stories, e é provável que a plataforma reduza o alcance das contas comerciais para estimular a compra de publicidade, que permite alcançar e engajar mais pessoas.

Por isso, quem quer alcance no Instagram precisa entrar no jogo do Mark Zuckerberg. Muitas marcas já entenderam isso. Segundo o Social Media Examiner, o Instagram é a segunda rede social (41%) mais usada para mídia paga, atrás apenas do Facebook (70%).

Marketing no Instagram: imagem de um gráfico da Social Media Examiner

Mas anunciar no Instagram não quer dizer que você vai gastar rios de dinheiro, ok? A plataforma continua sendo democrática e o orçamento mínimo dos anúncios pagos é de apenas 1 a 5 dólares por dia.

Além disso, o anunciante tem total controle sobre o que investe, além de ser possível pausar a campanha e aumentar ou reduzir o investimento a qualquer momento.

Então, construa uma estratégia para o Instagram que contemple posts orgânicos e anúncios pagos. A estratégia orgânica vai permitir manter a frequência das publicações, enquanto a publicidade vai potencializar seu alcance e engajamento.

Dá só uma olhada na relação dos brasileiros com os anúncios no Instagram!

9. Descubra o melhor dia e horário para postar

O melhor dia e horário para postar no seu perfil é quando o seu público está online. O Instagram prioriza a entrega dos posts nos primeiros minutos depois que você publica. Então, quanto mais usuários veem e interagem nesse período, maior tende a ser o alcance.

Só que, mais uma vez, o que as pessoas querem é uma receita de bolo dizendo os melhores dias e horários. E, mais uma vez, isso depende.

Sim, depende muito do comportamento do público da marca, do segmento em que atua e até do contexto social. Durante a pandemia do coronavírus, por exemplo, verificou-se uma mudança no comportamento dos usuários, com mais uso de redes sociais nos finais de semana e ao longo do dia.

Isso quer dizer que vale a pena testar especificamente com a sua audiência. É o seu público que vai dizer quais são os melhores períodos. Então, faça experimentos ao longo do mês para identificar os dias e horários que geram mais alcance e interações.

10. Fortaleça o relacionamento com o seu público

Com mais de 80% das pessoas seguindo uma empresa, é preciso aprender a construir uma comunidade do Instagram. Afinal, as empresas que prosperam nessa plataforma entenderam como criar relacionamentos através de conteúdo e interações, tocando nos interesses e paixões do público-alvo.

Uma maneira de criar conexões significativas é por meio de parcerias com influenciadores digitais para cocriar conteúdo da marca. Mas não pense que é só fazer uma parceria e divulgar o projeto, as interações são fundamentais para o sucesso.

Por isso, ao polarizar os comentários entre positivos, neutros e negativos, não deixe de interagir com os comentários positivos e fomentar os brand lovers ❤️. Não priorize somente o que é negativo.

11. Use hashtags relevantes para o seu nicho de mercado

As hashtags no Instagram têm grande apelo e ajudam na performance das estratégias de marketing. Por serem palavras clicáveis do seu texto, elas servem para agrupar conteúdo e representam oportunidades para que a marca seja encontrada na rede social.

Com uma boa estratégia de hashtags você consegue fazer com que a sua publicação apareça na pesquisa por hashtags e na aba Explorar do Instagram.

E, aparecer na aba “Explorar” é como estar no horário nobre da TV aberta, você consegue atingir a um público mais amplo que não visualizaria seus posts olhando apenas no feed.

A nossa dica aqui é: pesquise por hashtags relevantes para o seu nicho e use entre três e sete hashtags nos seus posts para ampliar o alcance e as chances de ganhar mais comentários.

Dá uma olhada nesse post em que usamos algumas hashtags estratégicas para o nosso nicho de mercado:

Aproveitamos a trend das retrospectivas do Spotify para entrar nas conversas dos usuários.

Para isso, usamos hashtags como #retrospectiva2020, #spotifymeme e #socialmedialife, com a intenção de atrair pessoas que estavam navegando por esses assuntos. E a postagem teve um ótimo engajamento em comentários e curtidas! 👌

12. Tenha um calendário de postagem

O calendário editorial ajuda a estruturar o dia, a hora, o conteúdo das postagens e evita que imprevistos aconteçam, por exemplo, ficar sem publicar em uma data especial para a marca.

Sem contar que os seguidores da marca gostam de uma rotina de publicações previsíveis. Não estamos nos referindo a previsibilidade na produção do conteúdo, mas nos dias e horários da publicação.

É como assistir uma série: quem acompanha a estreia e continua assistindo cada episódio, quer saber o dia e o horário em que eles vão ao ar! E tem mais, com um cronograma de publicações, você organiza o seu perfil no Instagram dividindo os dias por editorias específicas, por exemplo.

Veja como o calendário de publicações que usamos na mLabs facilita os agendamentos dos posts e agiliza a produção de conteúdo do nosso perfil.

13. Faça sorteios e concursos para atrair o público

Investir em sorteios no Instagram ajuda a aumentar o número de seguidores 70% mais rápido do que contas que não fazem, é o que aponta um estudo realizado pela Tailwind.

A mesma pesquisa comprovou que posts relacionados a promoções no Instagram têm, aproximadamente, 64 x mais comentários e 3,5 x mais curtidas comparados à posts tradicionais.

E, tem mais, o estudo ainda constatou que 91% de todos os posts que alcançaram mais de 1.000 comentários no Instagram são posts de promoções. Ao oferecer um benefício para os usuários você entrega valor, conquista mais interações e atrai novo público!

14. Faça parcerias com Influenciadores Digitais

Os influenciadores digitais ajudam a dar visibilidade e aumentam as chances de novas pessoas conhecerem o seu perfil! Isso, sem contar o potencial que eles possuem de aumentar o volume de vendas – por serem considerados a segunda maior fonte de influência em uma tomada de decisão na compra.

Mas é preciso se atentar às escolhas do de influenciador, fit com a maca, afinidade com o produto, influencia no canal de atuação, tipo de parceria e, principalmente, como será realizado o acompanhamento dos resultados.

Para medir os resultados do trabalho em parceria com influenciadores digitais, acompanhe alguns KPI’s básicos:

  • AVM (Average Views Per Month ou Média de Visualizações Mensal): um bom ponto de partida para saber o alcance do profissional;
  • AEM (Average Engagement Per Month ou Média de Engajamento Mensal): ajuda a teruma ideia do envolvimento com as publicações;
  • ER (Engagement Rate ou Taxa de Engajamento);
  • AA (Audience Authenticity ou Autenticidade da Audiência).

Se esses são os requisitos para começar com o profissional, também é importante saber o que medir para avaliar cada etapa das campanhas.

Quanto às vendas, use Parâmetro UTM do Google Analytics para rastrear o tráfego gerado do perfil do influenciador para sua página de destino. Elas são indicadas para acompanhar cupons de desconto divulgados nos Stories do Instagram com o recurso “arrasta pra cima”.

15. Teste, monitore e acompanhe os resultados

Nenhuma estratégia de marketing funciona sem mensuração. É preciso avaliar e medir os resultados, essa é a parte mais importante de qualquer estratégia de marketing no Instagram.

O ideal é fazer testes com diferentes formatos de publicação, monitorar os criativos e otimizar todas as vezes que achar necessário. É fundamental acompanhar de perto cada passo da sua estratégia para fazer as adaptações em tempo real.

Só assim será possível determinar quais são as ações da sua estratégia que melhor funcionam para a sua audiência.

Como a mLabs pode potencializar suas ações de marketing no Instagram?

Percebeu como existem boas oportunidades no Instagram? Agora é só criar uma estratégia de marketing que aproveite todas essas dicas.

Não esqueça que você pode contar com a mLabs para melhorar a sua presença no Instagram. Já falamos sobre várias funcionalidades que você pode aproveitar:

Além dessas ferramentas, você também cria equipes, desenha workflows para organizar tarefas e monitorar os concorrentes para não ficar para trás no mercado.

Além disso, saiba que você vai ter ao seu lado a ferramenta de gestão e monitoramento de redes sociais mais usada no Brasil, como mostrou a pesquisa Marketing Tools Latam 2019, e a mais bem avaliada pelos usuários no ranking da Kmaleon. 🧡

E todos esses benefícios estão em uma só plataforma. Quer mais facilidade? Sim, nós te damos: você pode fazer um teste na mLabs por 7 dias grátis! Faça o cadastro agora mesmo e experimente!

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